Tell me your story

715 views
609 views

Published on

trabalho teórico-prático de PD em PD, realizado por Paula Magalhães, Pedro Ferreira, Sónia Ferreira e Teresa Gouveia

Published in: Technology, Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
715
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tell me your story

  1. 1. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Apresentação do Projecto “Tell me your story” </li></ul>O projecto “Tell me your story” consiste na produção de conteúdos audiovisuais para mobile, em formato de série televisiva, com suporte na Web. Ao longo do processo de produção é requerida a participação dos utilizadores que serão responsáveis pela criação, através da escrita colaborativa, do guião literário que servirá de base para a realização dos episódios que constituirão a série.
  2. 2. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Requisitos Funcionais e Técnicos </li></ul>UTILIZADOR UNIVERSAL Funcionalidade Requisito Funcional Requisito Técnico Sistema de registo do utilizador Local onde os U.U. têm a possibilidade de preencher um formulário com o objectivo de se registarem numa base de dados de utilizadores. Em função de haver conteúdos específicos, como tutoriais específicos, respostas a dúvidas mais direccionadas, é pertinente haver uma “barreira” para que somente quem se registe e participe no projecto possa ter acesso a esses conteúdos. Ligação a uma base de dados para que se possa dar entrada dos dados do Utilizador que surgem a partir de formulários e consequente validação dos campos. Serão pertinentes a validação dos campos: username; password; e-mail;. Através do registo de dados será concedido ao UU o acesso por convite à página de escrita colaborativa. Visualização (Vídeos, Textos e Áudio) Área onde os utilizadores registados e visitantes visualizam os conteúdos (imagens, vídeos, áudio ou texto) que constam da plataforma. No caso dos utilizadores universais, terão acesso a este tipo de conteúdos de forma generalizada. Para que seja possível a visualização de qualquer ficheiro é necessário que se realize o upload do mesmo. A visualização de vídeo e áudio implica o recurso a um player, que poderá ser flash ou media player. Sistema de ajuda Através deste sistema, os utilizadores têm a acesso a vários “documentos” sobre questões/regras directamente relacionadas com a plataforma. Este tipo de sistema é pertinente, na medida em que pode possibilitar a entrada na plataforma de utilizadores que têm algum tipo de necessidade educativa especial.
  3. 3. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Requisitos Funcionais e Técnicos </li></ul>UTILIZADOR REGISTADO Funcionalidade Requisito Funcional Requisito Técnico Sistema de Login Permite a possibilidade de efectuar login para aceder a conteúdos e funcionalidades restritos; Campos : Nome de Utilizador | Palavra Passe | botão de Ok para envio de informação à base de dados | espaço de opção de recuperação da Password e de registo de um novo utilizador. Ligação à base de dados para verificação e validação dos dados inseridos Sistema de Recuperação de Password Para a eventualidade do utilizador perder/esquecer a Palavra Passe receberá uma nova através de um e-mail. Verificação do e-mail na base de dados para, de forma automática, lhe ser enviada uma nova Password. Sistema de Logout Opção de terminar sessão de utilizador fazendo com que este retorne à qualidade de U.U., perdendo o acesso às diversas funcionalidades restritas da plataforma. Terminar sessão da aplicação. Sistema de Pesquisa Deverá permitir a procura de material inserido há mais tempo na plataforma (tutoriais, textos, episódios antigos). Ligação à base de dados para verificar a existência ou não da informação.
  4. 4. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Requisitos Funcionais e Técnicos </li></ul>UTILIZADOR REGISTADO Funcionalidade Requisito Funcional Requisito Técnico Upload de Conteúdos - Vídeos Servirá os U.R. fazerem uploads de vídeos para um servidor (vídeos de tutoriais, de produção com a duração de aproximadamente 4 minutos e num formato flv) Upload de vídeo para o servidor (do Youtube, SapoVídeos) Upload de conteúdos - Texto Possibilitará aos utilizadores com registo fazerem upload edição de texto e guardá-lo num servidor. Upload do texto para o servidor Upload de áudio Permitirá aos U.R. fazerem upload de áudio para o servidor. Upload de áudio para o servidor. Sistema de comentários Os U.R. poderão comentar os conteúdos que constarem da plataforma, desde logo os guiões que vão sendo criados e toda a fase de produção que estará visível na página. Deverá existir um campo da BD, com característica de texto, que fará o registo do texto submetido pelo utilizador, bem como a sua posterior apresentação. Sistema de Ajuda Através deste sistema, os utilizadores têm a acesso a vários “documentos” sobre questões/regras directamente relacionadas com a plataforma. Possibilita a entrada na plataforma de utilizadores que têm algum tipo de necessidade educativa especial. Assim sendo serão fornecidas o máximo de informação possível para que haja uma maior clarificação do objecto e objectivo da plataforma.
  5. 5. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Requisitos Funcionais e Técnicos </li></ul>UTILIZADOR ADMINISTRADOR Funcionalidade Requisito Funcional Requisito Técnico Sistema de validação Permite que os administradores da plataforma validarem toda a informação que seja sujeita a upload por parte dos utilizadores registados. É possível controlar o acesso dos utilizadores que não respeitem as regras de utilização da plataforma. É necessário que haja um tipo de programação específico que permita a criação dessas rotinas, se tivermos em conta a criação de uma plataforma de raiz. No caso de utilização da ferramenta CMS Open Source Joombla não é necessária essa preocupação.

×