Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Parasita piolho
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Parasita piolho

  • 1,727 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,727
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
20
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Pesc Infestação escolar por piolhoTutora Liliane Nascimento DRE V
  • 2. AnopluraOs anoplura são comumente denominadospiolho, todos os anoplura são parasitasobrigatório dos mamíferos, vivendoexclusivamente de seu sangue.Existembasicamente três tipos de piolhos. Pediculushumanus (capilar) , Pediculus humanuscorporis ( corporal) e Pthirus pubis ( pubiano).Ainfestação chama-se pendiculose.Os ovos dospiolhos são as lêndeas. A denominaçãopopular para o piolho do corpo é muquirana epara o piolho do púbis, chato.
  • 3. A evolução total é de 3 a 4 dias, após aevolução a ninfa liberta-se do ovo.O piolhovive em média 24 a 30 dias
  • 4. Tratamento Lavar o cabelo da criança com xampu ou loção própria. O xampu não matam os ovos (só mata os piolhos). Misturar vinagre morno a um condicionador. Quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lêndea no fio de cabelo.Em seguida deve-se passar o pente fino para retirar piolhos, ninfas e ovos. A lavagem com vinagre e o pente fino devem ser feitos todos os dias, durante vários dias.
  • 5.  Ferver ou enxágua com água quente a roupa de cama e depois passar ferro bem quente. Limpar bem o pente usado para retirar os piolhos, e deixe-lo separado. Por ser uma infestação, a criança infestada deve ser afastada da creche ou escola até que não haja mais nenhum pedículo ou ovo.
  • 6. Prevenção O piolho capilar não escolhe sexo, idade nem classe social, assim, todos devem estar atentos. O meio mais simples de prevenir o piolho é observar, quando a criança coçar muitas vezes a cabeça, nesse caso, deve ser iniciado rapidamente o tratamento antes que os piolhos se espalhem para seus colegas. Lavar cabeça diariamente evitando deixar os cabelos úmidos e prender os cabelos somente quando estiverem secos.
  • 7.  Inspecionar a cabeça diariamente a procura de piolhos e lêndeas. Passar assiduamente o pente fino para retirar piolhos e ninfas (piolhos em desenvolvimento). Não usar de forma coletiva: travesseiro, pente, boné, lenço de cabeça, presilha, etc.
  • 8. sugestão para o professorUtilizar o microscópio ou a lupa para observaro parasita.
  • 9. BibliografiaAutor Behrman,Richard,Tratado de Pediatria 13º ed., pg1397-1392.Jackson Machado Pinto,Doenças infecciosa com Manifestações dermatológicas 1ºed., pg. 81a 83.Naltúr Augusto Soares Machado,Periodontia Clinica 1º ed. ,pg. 53ª54.