Parasita piolho
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Parasita piolho

on

  • 2,248 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,248
Views on SlideShare
1,880
Embed Views
368

Actions

Likes
0
Downloads
20
Comments
0

3 Embeds 368

http://pescmanaus.blogspot.com.br 338
http://www.pescmanaus.blogspot.com.br 29
http://pescmanaus.blogspot.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Parasita piolho Parasita piolho Presentation Transcript

  • Pesc Infestação escolar por piolhoTutora Liliane Nascimento DRE V
  • AnopluraOs anoplura são comumente denominadospiolho, todos os anoplura são parasitasobrigatório dos mamíferos, vivendoexclusivamente de seu sangue.Existembasicamente três tipos de piolhos. Pediculushumanus (capilar) , Pediculus humanuscorporis ( corporal) e Pthirus pubis ( pubiano).Ainfestação chama-se pendiculose.Os ovos dospiolhos são as lêndeas. A denominaçãopopular para o piolho do corpo é muquirana epara o piolho do púbis, chato.
  • A evolução total é de 3 a 4 dias, após aevolução a ninfa liberta-se do ovo.O piolhovive em média 24 a 30 dias
  • Tratamento Lavar o cabelo da criança com xampu ou loção própria. O xampu não matam os ovos (só mata os piolhos). Misturar vinagre morno a um condicionador. Quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lêndea no fio de cabelo.Em seguida deve-se passar o pente fino para retirar piolhos, ninfas e ovos. A lavagem com vinagre e o pente fino devem ser feitos todos os dias, durante vários dias.
  •  Ferver ou enxágua com água quente a roupa de cama e depois passar ferro bem quente. Limpar bem o pente usado para retirar os piolhos, e deixe-lo separado. Por ser uma infestação, a criança infestada deve ser afastada da creche ou escola até que não haja mais nenhum pedículo ou ovo.
  • Prevenção O piolho capilar não escolhe sexo, idade nem classe social, assim, todos devem estar atentos. O meio mais simples de prevenir o piolho é observar, quando a criança coçar muitas vezes a cabeça, nesse caso, deve ser iniciado rapidamente o tratamento antes que os piolhos se espalhem para seus colegas. Lavar cabeça diariamente evitando deixar os cabelos úmidos e prender os cabelos somente quando estiverem secos.
  •  Inspecionar a cabeça diariamente a procura de piolhos e lêndeas. Passar assiduamente o pente fino para retirar piolhos e ninfas (piolhos em desenvolvimento). Não usar de forma coletiva: travesseiro, pente, boné, lenço de cabeça, presilha, etc.
  • sugestão para o professorUtilizar o microscópio ou a lupa para observaro parasita.
  • BibliografiaAutor Behrman,Richard,Tratado de Pediatria 13º ed., pg1397-1392.Jackson Machado Pinto,Doenças infecciosa com Manifestações dermatológicas 1ºed., pg. 81a 83.Naltúr Augusto Soares Machado,Periodontia Clinica 1º ed. ,pg. 53ª54.