Your SlideShare is downloading. ×
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Instrumentos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Instrumentos

6,369

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
6,369
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
108
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Trabalho de FísicaGrupo: Júlia Braga, Paula Roman,Mayara Estrella e Bruno Pereira
  • 2. Instrumentos Ópticos° Os instrumentos ópticos são muito comuns nonosso dia-a-dia. Eles são equipamentosconstruídos para auxiliar a visualização do queseria muito difícil ou impossível de enxergar semeles. As peças fundamentais que compõem amaioria dos instrumentos ópticos sãoos espelhos e lentes.
  • 3. Olho Humano° Anatomia
  • 4. • FuncionamentoComo nós enxergamos? Nossos olhos são como um câmarafotográfica. Ambos têm uma abertura para a passagem de luz,uma lente e uma anteparo onde a imagem é recebida eregistrada. Quando os raios de luz provenientes de um objetoatravessam essa lente, forma uma imagem real e invertidalocalizada exatamente sobre a retina para que ela seja nítida. Aretina transmite as informações ao cérebro, através do nervoótico, que processa uma inversão da imagem fazendo com quenós vejamos o objeto na sua posição normal. É assim que agente vê.
  • 5. Esquema da formação da imagem.
  • 6. Instrumentos de Projeção• Máquina Fotográfica• As máquinas fotográficas evoluíram muito. Antes elas eram compostas com apenas uma lente, e hoje em dia são compostas com diversas lentes.
  • 7. A máquina está representada por uma única lente convergenteque forma uma imagem real e invertida do objeto fotografado,sobre o filme situado na parte posterior da máquina.A luz, ao incidir sobre o filme, provoca reações químicas, fazendocom que a imagem fique gravada. O filme vai apresentar aimagem em negativo, ou seja, as partes do filme que recebemmais luz tornam-se escuras e vice-versa.Para que seja fornecida sobre o filme uma imagem real e menordo objeto, ele deve estar situado antes da dupla distância focal.
  • 8. ° Projetor de SlidesUm projetor de slides serve para projetar em uma tela umaimagem real e aumentada do objeto que está no slide.Basicamente, ele é constituído de uma lente convergente, comoobjetiva, e uma lâmpada cujo filamento está situado no centrode curvatura do espelho côncavo que juntos servem parailuminar com bastante intensidade o slide.
  • 9. Instrumentos de Observação• Lupa A lupa é uma lente convergente que fornece uma imagem virtual direita e aumentada de um objeto real. Quando a lupa é presa a um suporte, ela recebe o nome de microscópio simples.
  • 10. ° Microscópio CompostoUm microscópio ótico é utilizado para observar objetos depequenas dimensões. A parte ótica do microscópio é constituídabasicamente de duas lentes convergentes, geralmentecompostas, associadas coaxialmente (possuem o mesmo eixoótico), que são objetiva que está próxima ao objeto e a ocularcom a qual observamos a imagem fornecida pela objetiva.
  • 11. ° Na imagem abaixo, um esquema simplificadodo funcionamento do microscópio composto.
  • 12. ° Conclusão: O aumento linear do microscópio éigual ao produto do aumento linear transversal daobjetiva pelo aumento linear transversal da ocular.° Os aumentos dos microscópios variam entre 300 e2000 vezes. Não pode ser maior que estes valoresporque quando as dimensões, a serem observadas,forem da ordem do comprimento de luz, ocorre ofenômeno da difração, fazendo com que se perca anitidez da imagem.° Já os microscópios eletrônicos, que utilizam feixesde elétrons, produzem aumentos superiores a 100000 vezes.
  • 13. - Lunetas ° Luneta Astronômica A luneta ou telescópio de refração é utilizada para observar objetos distantes. A luneta astronômica tem, duas lentes convergentes: a objetiva que apresenta grande distância focal e a ocular.
  • 14. Observe que os focos da ocular e da objetivapraticamente coincidem.O aumento visual de uma luneta é expresso pela relaçãoentre as distâncias focais da objetiva (f1) e da ocular (f2):A = f1 / f2A desvantagem da luneta astronômica para observarobjetos terrestres é que ela fornece uma imageminvertida.
  • 15. ° Luneta Terrestre A luneta terrestre é semelhante à astronômica só que a imagem final obtida é direita. Luneta feita por Galileu, em 1609
  • 16. ° A distância entre as duas lentes é aproximadamente igual adiferença entre as duas distâncias focais (na construção dotelescópio coloca-se esta distância igual). A primeira imagem I1I1,fornecida pela objetiva, se forma sobre o foco imagem daobjetiva (F1). Esta imagem vai servir como objeto virtual para aocular. A imagem final I2I2 é direita, virtual e maior. O aumentoangular de uma luneta (A) é dado pela expressão:A = - f1 /f2 ; onde f1 é a distância focal da objetiva e f2 é adistância focal da ocular.
  • 17. • PeriscópioPara quê serve um periscópio? Serve para observar objetos que nãoestão no mesmo nível do olhos. Um periscópio é constituído,basicamente, de dois espelhos colocados inclinados de 45o ou de doisprismas de reflexão total. Um exemplo de Periscópio é aquele instrumento que fica acoplado no submarino para observar objetos fora d’água.O raio de luz ao incidir no primeiro espelho reflete, incidindo nosegundo espelho. Após incidir no segundo espelho, o raio de luzreflete novamente, atingindo o olho do observador.

×