PROJETO PAPEL DE GENTE

902 views
797 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
902
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
65
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

PROJETO PAPEL DE GENTE

  1. 1. Projeto Papel de Gente www.papeldegente.org.br
  2. 2. Projeto Papel de GenteO Projeto Papel de Gente conta com 16 anos de experiência noexercício de uma proposta inovadora de capacitação aempregabilidade e desenvolvimento de projeto pessoal, parapessoas portadoras de transtornos psíquicos.
  3. 3. Dados alarmantes Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde – cerca de 25% dapopulação mundial sofre de algum tipo de transtorno psíquico; Hoje tem-se 1,8 milhão de casos de esquizofrenia no mundo; Nenhum convênio ou seguro saúde acolhe as questões destapatologia de forma a abranger todas as suas necessidades, ficandoreduzido a internações e atendimento psiquiátrico; Recentemente a legislação incluiu a psicologia como umprocedimento porém, em número reduzido, não abarcando aspeculiaridades da patologia;
  4. 4. Dados alarmantes O usuário dos serviços de saúde mental não está agraciado naLegislação Trabalhista de cotas de inclusão em situação empresarial; Os familiares sofrem com a falta de informação e perspectiva arespeito deste tipo de patologia que rapidamente se cronifica egeralmente, não sabem identificar qual o melhor procedimento deconvivência e cuidados necessários, o que tende a agravar o quadro eas relações familiares; A questão da saúde mental no país, de modo geral, é a que recebe omenor índice orçamentário e seus serviços apresentam padrõesdesatualizados de conduta mesmo com a existência do advento da lutaantimanicomial ou estruturas tipo CAPS.
  5. 5. História do Projeto Papel de Gente Foi criado em 1994 e constituído juridicamente desde 1999 comoassociação filantrópica sem fins lucrativos e com certificação deOrganização da Sociedade Cível de Interesse Público – OSCIP, quelegitima a seriedade dos trabalhos desenvolvidos pela instituição. Seu surgimento envolveu a percepção de que estas pessoasportadoras de transtornos psíquicos poderiam, se bem orientadas eestimuladas, apresentar uma efetiva e produtiva participação social,com melhoria representativa na qualidade de vida dessas pessoas e deseus familiares. Em 1999, foi criado o Centro de Difusão Cultural, núcleo que promovea cultura da reciclagem, preservação ambiental em centros urbanos, asaúde mental e o design sustentável.
  6. 6. História do Projeto Papel de Gente O Centro de Difusão Cultural propicia o encontro entre o ambienteinstitucional e o social amplificado, disponibilizando diversos serviços eprodutos à população em geral, propondo, dessa forma, uma revisãodo imaginário coletivo a respeito dos transtornos psíquicos. Estas instâncias assim articuladas são uma estratégia que tem porobjetivo a mudança de paradigma, a geração de alternativas deexercício profissional – para além da produção com papel recicladoartesanal – e, principalmente, o contato com pessoas advindas deoutros segmentos sociais e culturais de modo a promover orelacionamento entre diversas tendências culturais e sociais,possibilitando outros modelos dinâmicos para os portadores detranstornos psíquicos.
  7. 7. Projeto Papel de GenteEstruturado basicamente sob dois pilares – oficina de produção e Centrode Difusão Cultural -, o projeto busca fomentar uma nova cultura sobre ofenômeno dos transtornos psíquicos, a reciclagem artesanal, apreservação ambiental em centros urbanos e o design sustentável.O projeto toma a reciclagem artesanal de papel e a criação com estematerial, como principal instrumento de alcance de suas metassocioreabilitativas, de capacitação a empregabilidade, geração de renda eprincipalmente, de potencialização do projeto pessoal e da capacidadecriativa dos atendidos.O aspecto ambiental em centros urbanos sedimentou-se como uma dasáreas foco de atuação, por conta da forte aproximação entre a saúdeemocional e ambiental e ainda, pelo fato de que nossa matéria prima deprodução, é a apara de papel, um significativo resíduo urbano.
  8. 8. Projeto Papel de GenteCom a produção de brindes e decoração em papel reciclado artesanal epapéis sustentáveis, o binômio indivíduo e meio ambiente urbano,tornou-se o eixo de atuação do Papel de Gente, fortalecendo aqualidade na vida daqueles que habitam os centros urbanos.O Projeto Papel de Gente configura-se em tecnologia de ponta, àmedida que agrega valores em torno da saúde mental, cultura,trabalho, cidadania, educação e conscientização ambiental em ummodelo integrado de alcance da sustentabilidade individual e coletiva -único no país -, para pessoas com quadros de sofrimento psíquico. Em 2012, nossa meta é crescer e fortalecer a cultura da sustentabilidade com nossas práticas em saúde mental e ambiental urbana.
  9. 9. Projeto Papel de Gente Capacitamos à empregabilidade pessoasportadoras de transtornos psíquicos comoesquizofrenia, psicose e neurose grave; Realizamos mais de 50mil atendimentos aolongo de 16 anos de atuação; Reciclamos em torno de 800 kilos de aparasde papel todos os meses; Desenvolvemos atividades de sensibilização ambiental urbana para empresas; Contamos com mais de 100 itens de produtos, desenvolvidos desde o papel para o segmento de brindes corporativos e varejo.Somos a primeira empresa social do país nesse segmento.
  10. 10. Projeto Papel de GenteConduzindo há 16 anos, esta proposta de atuação terapêutica esocioambiental o Projeto Papel de Gente, alcançou resultados expressivose diferenciados em seus campos de trabalho: estabilização de quadros; redução de medicamentos; desaparecimento de surtos; custo mensal – 1/3 valor praticado nos serviços públicos; retorno financeiro aos participantes; aumento da qualidade de vida; capacitação para empregabilidade.Em 2012, queremos garantir a replicação da proposta e o fortalecimentode novas políticas em saúde mental.
  11. 11. Prestação de serviço para empresasCom conhecimento acumulado nos segmentos: Criação de brindes corporativos sustentáveis e personalizados; Valores agregados aos programas de gestão ISO 14001, ISO 26001, SA 8000entre outros; Atuação na implantação e fortalecimento da cultura da Sustentabilidade; Mini palestras, oficinas de sensibilização criação de intervenções e programas deotimização da coleta seletiva; Atendimento terapêutico de portadores de transtornos psíquicos – extensivos afamiliares e dependentes.o Papel de Gente, é um forte aliado de sua empresa para agregar valor as ações emsustentabilidade, no desenvolvimento de indicadores e nos processos de sensibilização econscientização. Recursos que seriam utilizados para contratação de benefícios aos colaboradores, poderão ser redirecionados, resultando em efetiva redução de custos, através da isenção no IR.
  12. 12. ClientesNatura AccountabilityWal Mart (Londres)Santander Honda ParceirosThyssenKrupp NovartisDiebold Bayer Lojas MarisaPromom Logicalis IBM UPS BrasilAlpargatas Oracle Denver Cotia Secretaria doAxia Consulting Nestlé Verde e Meio AmbienteAbril Brystol Myers CMDCA – FUMCADUnimed Daimler Chrysler Associação AlumniTelefonica Fiat TecshoupNatura Chile Instituto Akatu Instituto Pro BonoItaú-Unibanco Jonhsons &Alcoa JonhsonsMicrosiga IbopeHSBC Prêmios - ReferênciasPrograma Grants 2010 da UPS e UPS FoundationGanhador na 13ª. Ed. Premio Betinho pela Cidadania 2010Membro do GAO – ISO26000Membro da Rede de Empreendedores Sociais da FolhaFinalista Premio Empreendedor Social Folha de S.Paulo e Fundação Schwuab.
  13. 13. Projeto de Pesquisa para Adolescentes Esquizofrênicos FUMCAD O projeto tem como objetivo principal realizar uma pesquisa, por meiodo atendimento terapêutico diferenciado a 50 jovens portadores detranstornos psíquicos, na faixa etária entre 15 e 17 anos. O atendimento comportará:  capacitação para empregabilidade;  sensibilização ambiental;  ação pedagógica;  estimulação potencial criativo;  desenvolvimento de projeto pessoal;  retorno financeiro (bolsa aprendiz).
  14. 14. Projeto de Pesquisa para Adolescentes Esquizofrênicos FUMCAD O projeto visa demonstrar como o diagnóstico imediato e umtratamento mais humanitário, distanciado das estruturashospitalocêntricas e totalmente articulado com o ambiente social ecultural, pode ser definidor de um prognóstico com melhoria na qualidadede vida e ampliação/participação social dos atendidos, tendo comoresultado a diminuição da utilização da rede de saúde pública em todas assuas vertentes: medicamentosa e terapêutica ocupacional.
  15. 15. Objetivos específicos Atendimento especializado a 50 jovens portadores de transtornospsíquicos, entre 15 e 17 anos e 11 meses; Produção de um livro resultante da pesquisa realizada; Distribuição de 500 exemplares do livro para universidades e centros desaúde mental em todo o país; Criação do I Congresso Internacional de Saúde Mental e práticasalternativas; Criação de uma Incubadora de Estratégias terapêuticas que deveráatender 10 grupos de 10 alunos cada, multidisciplinares: psiquiatria,psicologia, TO e artes; Abertura de um campo de aprimoramento para alunos universitários dasáreas de psiquiatria, psicologia e artes que atuarão como estagiários,sendo capacitados no método do Papel de Gente, objeto da pesquisa.
  16. 16. MetodologiaO projeto se estenderá por 1 ano, atendendo um total de 50 usuáriosadolescentes que serão introduzidos em ambiente de atividades doPapel de Gente e acompanhados de modo a verificarmos o impactoem suas vidas dos trabalhos propostos em termos de estabilidade dequadro e qualidade de vida, assim como retorno financeiro que cadaum obteve no período. As ferramentas utilizadas englobam: Auto avaliação grupal mensal; Anamnese; Reuniões familiares para levantamento de dados; Relatórios dos locais/profissionais de encaminhamento; Relatórios processuais; Índices evolutivos; Índices processuais; Estruturas de acompanhamento de casos.Como resultado final, além da pesquisa, teremos capacitado o grupoatendido ao trabalho e realizado um trabalho educacional e deconscientização ambiental. Um livro será escrito com o resultado dapesquisa.
  17. 17. Contrapartidas ao patrocinador Associar a marca a uma entidade com credibilidade, transparente erespeitada por suas ações socioambientais e sustentabilidade. Presençaem nossas divulgações presencial, em papel e virtual; Duas oficinas de sensibilização ambiental para colaboradores – papelreciclado ou reciclagem artesanal de papel; Desconto de 10% na aquisição de produtos; Duas visitações monitoradas para até 20 colaboradores da empresa; Isenção no IR conforme definido pelo FUMCAD; Exemplares do livro e convites para coquetel de lançamento.
  18. 18. Quem Pode Doar:Pessoa Física o limite de dedução é de até 6% para quem usa oformulário completo da Declaração Anual de Ajuste.Pessoa Jurídica pode direcionar até 1% do montante do IRapurado com base no lucro real.A Lei que rege esta definição é a nr. 8.069 de 13/07/90 doFUMCAD, art 260. ValoresO valor aprovado é R$ 1.152.371,00, já incluídos 10% destinadosao FUMCAD.
  19. 19. A construção de parceriasque potencializem a concepção de negócios sustentáveis é a forma de participar e agregar valor ao planeta e à cabeça das pessoas. CONTAMOS COM VOCÊ!! www.papeldegente.org.br OBRIGADO!!CONTATO Percursos Culturais Eva Bonfim projetos@percursosculturais.com (11)7549-4221 | (12) 3207-2854 www.percursosculturais.com

×