SlideShare a Scribd company logo
1 of 31
Agrupamento de Escolas de Águas Santas FUTEBOL Disciplina:  Área de Projecto Professor:  Jorge Ferreira Alunos Luís Carneiro nº19 Jorge Teixeira nº 17
Introdução 	Neste trabalho vamos abordar o tema: Futebol. O desporto com mais fans em todo o mundo e através do qual se vivem emoções fortes. No nosso dia a dia é cada vez mais frequente o contacto com o desporto e com o futebol, propriamente dito. 		Todo o mundo vibra com o futebol apoiando o seu clube favorito ou até mesmo o seu país (selecção).
Regras do Futebol 	 		Começamos pela parte mais importante nas prática do Futebol: as regras. 	Sem estas é impossivel fazer com que as coisas funcionem dentro do que é considerado normal.
Regra 1:  O Campo de Jogo 		Um campo para a prática do Futebol, deverá ter as seguintes dimensões: Comprimento: Entre 90 a 120 metros Largura: Entre 64 a 75 metros	 		O campo de futebol é constituído por linhas laterais as e linhas finais. As laterais têm maior dimensão do que as finais.
Regra 2: A Bola de Jogo 		A bola deve ser: Esférica; De couro ou de outro material do género e adequado; A circunferência da bola deve ter medidas entre os 68 e 70 centrimetros O peso deve estar entre os 410 /450 gramas.
Regra 3: Os Jogadores 		Uma equipa num inicio de um jogo deve ser constituída por 11 jogadores.	Uma partida não poderá ser jogada em quanto não estiver menos de 7 jogadores em campo. 		Num jogo normal pode-se fazer 3 substituições enquanto em jogos amigáveis se poderá fazer no maximo 7 substituições (tendo a equipa de chegar a um consenso relativamente ao número)
Regra 4: O equipamento dos jogadores 		O equipamento dos jogadores deve ser constituído por: Camisola de manga curta ou comprida;  Calções; Meias compridas; Caneleiras e chuteiras. 	O  equipamento dos Guarda-Redes é diferente, além do equipamento acima mencionada, estes tem de usar luvas. A cor dos equipamentos do guarda-redes é diferentes dos outros membros da equipa para ser mais fácil de diferenciar.
Chuteiras Caneleiras
Regra 5: Os árbitros 		Num jogo de futebol tem que haver sempre uma equipa de arbitargem. Esta equipa é constituída por um árbitro principal (o que esta dentro de campo), dois assistentes e o 4º designado pelo proprio numero (4º árbitro) ou bandeirinha.				O árbito tem o dever de aplicar de forma equivalente para ambas as equipas as regras. Dentro de campo, o árbitro é quem tem autoridade total. 		O árbitro contará com os seus assistentes para controlar o jogo e intervir sempre que houver algo que infringe as regras e ponderar a sua decisão.
Regra 6: Duração da partida  		Uma partida deverá ter a duração de 90 minutos em que é 45 minutos para cada parte e o intervalo deverá ter 15 minutos no máximo.  O descontos só serão conttabilizados se houver cobranças de faltas ou de penaltis, substituições, intervenção médica ou qualquer outro imprevisto que interrompa o regular tempo de jogo.
Regra 7: A bola dentro ou fora de jogo.  A bola estara dentro de jogo, quando: A bola estara fora de jogo quando: Bate na trave ou nas bandeiras dos cantos; Bate no arbito.  Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar; O jogo tiver sido interrompido pelo árbito.
Regra 8: O Golo 		O Golo só ocorre quando a bola passa totalmente as linhas entre os postes. 		Num jogo, a equipa que marcar mais golos até ao final é considerada vencedora. Caso haja o mesmo número de golos, é considerado empate.
Regra 10: Faltas e Conduta irregular 	A falta é uma situação onde o jogador ou técnico viola alguma regra. 				O árbito poderá aceitar a falta ou não. Se não aceitar o árbito tem as seguintes opções:
Regra 10: Faltas e Conduta irregular(continuação) Livre directo 		Quando um jogador desferir um "carrinho" (golpe rasteiro em que o agressor desliza pelo campo, com a intenção de chutar a bola ou a perna de apoio do jogador que está com a posse da bola), ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de aleijar o adversário.
Regra 10: Faltas e Conduta irregular(continuação) Livre indirecto É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do guarda-redes), entre outros.
Regra 10: Faltas e Conduta irregular(continuação) Sanções disciplinares Um jogador será punido com cartão amarelo se agredir um jogador da equipa adversária ou discutir ou com o árbitro. Se o mesmo jogador levar dois cartões amarelos na mesma partida, automaticamente leva um vermelho e é expulso do jogo; mas, se o árbitro achar necessário, pode aplicar um único cartão vermelho, em vez do segundo amarelo ou, até mesmo, sem que nenhum cartão amarelo tenha sido aplicado.
Regra 11: Os Livres Livre directo: O jogador chuta a bola, para a direcção que pretender, sem auxilio de nenhum outro.Há necessidade de construir uma barreira, por parte da equipa adversária, na qual os jogadores devem estar, no mínimo, a 9,15m da bola.  Livre indirecto: O jogador passa a bola, para outro companheiro de equipa, para que esta seja chutada para qualquer direcção.
Regra 12: Penalti 		Um penalti é assinalado quando ocorre uma infração dentro da grande área. No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, localizada a 11m da baliza , o guarda-redes deve estar sobre ou atrás da linha,  todos os jogadores devem estar fora da área.
Regra 13: Lançamento da linha lateral 		O lançamento lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um golo não pode ser marcado directo de um lançamento lateral. No momento do lançamento, o jogador deve estar de frente para o campo, com um pé sobre a linha lateral e segurando a bola com as duas mãos e acima da cabeça.
Regra 14: Pontapé de baliza 		O pontapé de baliza deve ser feito pela equipa quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo, tendo sido tocada por último por um jogador adversário. 	A bola deve ser colocada em qualquer lugar dentro da pequena área. Todos os jogadores adversários têm que se encontrar fora da grande área até que a bola esteja em jogo. A bola entra em jogo no momento em que é chutada.
Regra 15: O Canto 	O pontapé de canto deve ser feito pela equipa quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo, tendo sido tocada por último por um jogador adversário. 		No momento da cobrança,  a bola deve estar parada sobre a marca de canto. O jogador que executou a cobrança não pode tocar na bola sem que outro jogador (sendo da mesma equipa ou não) tenha tocado nela.
Posições em Campo 		Neste trabalho referimos, também, as posições que os jogadores ocupam em campo e também as suas funções. E vou falar das posições do 4-4-2 original.,
Guarda-Redes O guarda-redes no futebol obedece regras diferentes dos outros jogadores. O seu objetivo é impedir que a bola entre a baliza da sua equipa. Para isso, pode usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos (o que é proibido aos outros jogadores), mas este uso é restrito a uma área marcada em torno da baliza.
Defesa Central 		A principal função do central é marcar os atacantes, evitando que estes criem possibilidades de golo. Normalmente, os centrais possuem alta estatura, que permite a disputa de bolas aéreas com golpes de cabeça. Nem sempre o central possui grande técnica com a bola. Este facto incide também no grande número de faltas que cometem. 		Outra característica é a forte marcação, necessária para bloquear os adversários. Actuando em dupla, normalmente os treinadores escolhem um central para o combate e outro para a sobra. O primeiro deve se encarregar de dar o início à tentativa de marcação, indo ao encontro do adversário, enquanto o outro espera para entrar na sequência com a retoma da bola.
Defesa Lateral São jogadores que actuam nas faixas laterais do campo, fazendo a ligação entre a defesa e o meio-campo. Estes jogadores devem ter resistência e velocidade, uma vez que têm a missão de apoiar o ataque, através das faixas laterais por todo o campo, além de realizarem cruzamentos ou e impedirem que os atacantes adversários penetrem na sua defesa.
Médio Defensivo (trinco) 		O trinco tem a missão de fazer a ligação entre a defesa e o ataque, é inserido ora no grupo defensivo, ora no grupo do meio-campo, já que faz a "ponte" entre ambos, participando activamente em ambos papéis. Funciona como a responsável pela marcação do adversário, anulando as jogadas ofensivas contra sua equipa, é como um distribuidor do jogo de contra-ataque. Deve ser um jogador com boa capacidade de marcação mas com algumas qualidades ofensivas, para partir para o contra-ataque.
Médio Lateral 		O médio lateral liga pelos lados os defesas laterais e com o trinco, permitindo a progressão lateral do jogo rumo ao ataque. Assim, os médios-laterais percorrem frequentemente cerca de dois terços do campo e constituem uma peça fundamental do jogo ofensivo. Os médios laterais costumam ser rápidos, ter uma forte arrancada e, também, bom drible, além de ter que realizar cruzamentos e remates.
Médio Ofensivo 		Numa posição intermediária entre o meio-campo e o ataque, encontram-se o médio ofensivo. Ao contrário dos medios centrais, cuja função principal é criação, o médio ofensivo divide entre criação e ataque com mais eficiencia, uma vez que actuam mais próximos aos atacantes. Também costumam receber a camisa 10.
Ponta de Lança 		Os pontas-de-lança tipicamente manipulam e culminam a jogada. São os avançados que movem-se pelo campo, buscando possibilidades de penetrar à defesa. Tem como características a velocidade, o domínio de bola, o drible, o passe, a finalização e também o cruzamento, apesar de que em muitos casos, são raros os jogadores que dominam todos esses aspectos.
Conclusão  		Aprendemos neste trabalho mais coisas do futebol do que ja sabiamos. 		Também aprendemos que o futebol e desporto para todos e que é um desporto de convivio.
Bibliografia  Google

More Related Content

What's hot (20)

Leis de jogo
Leis de jogoLeis de jogo
Leis de jogo
 
Basquetebol
BasquetebolBasquetebol
Basquetebol
 
Voleibol
VoleibolVoleibol
Voleibol
 
Rugby
RugbyRugby
Rugby
 
Apresentação basquetebol
Apresentação basquetebol Apresentação basquetebol
Apresentação basquetebol
 
Trabalho futebol bruno_dias1
Trabalho futebol bruno_dias1Trabalho futebol bruno_dias1
Trabalho futebol bruno_dias1
 
Slide handebol
Slide handebolSlide handebol
Slide handebol
 
Corfebol
CorfebolCorfebol
Corfebol
 
Voleibol na escola
Voleibol na escolaVoleibol na escola
Voleibol na escola
 
Andebol elementar
Andebol elementarAndebol elementar
Andebol elementar
 
Regras básicas de handebol
Regras básicas de handebolRegras básicas de handebol
Regras básicas de handebol
 
Basquetebol - Resumo
Basquetebol - ResumoBasquetebol - Resumo
Basquetebol - Resumo
 
Andebol2
Andebol2Andebol2
Andebol2
 
Trabalho de Futsal
Trabalho de FutsalTrabalho de Futsal
Trabalho de Futsal
 
Basquete 1
Basquete 1Basquete 1
Basquete 1
 
História do basquete
História do basqueteHistória do basquete
História do basquete
 
Basquetebol material de basquetebol (1)
Basquetebol   material de basquetebol (1)Basquetebol   material de basquetebol (1)
Basquetebol material de basquetebol (1)
 
Basquetebol
BasquetebolBasquetebol
Basquetebol
 
A História, Fundamentos do Voleibol, Etc
A História, Fundamentos do Voleibol, EtcA História, Fundamentos do Voleibol, Etc
A História, Fundamentos do Voleibol, Etc
 
Voleibol
Voleibol Voleibol
Voleibol
 

Similar to Regras e Posições do Futebol

Apostila de basquetebol
Apostila de basquetebolApostila de basquetebol
Apostila de basquetebolbbpn
 
Apostila de basquetebol
Apostila de basquetebolApostila de basquetebol
Apostila de basquetebolbbpn
 
5ª aula de futebol regras
5ª aula de futebol regras5ª aula de futebol regras
5ª aula de futebol regrasFelipe Mago
 
5ª aula de futebol regras
5ª aula de futebol regras5ª aula de futebol regras
5ª aula de futebol regrasFelipe Mago
 
Apresentação basquetebol.pdf
Apresentação basquetebol.pdfApresentação basquetebol.pdf
Apresentação basquetebol.pdfJOÃO PEREIRA
 
Apresentação de TIC
Apresentação de TICApresentação de TIC
Apresentação de TICsusanabb_9b
 
SLIDE DE HANDEBOL PARA ED. FÍSICA.pptx
SLIDE DE HANDEBOL PARA ED. FÍSICA.pptxSLIDE DE HANDEBOL PARA ED. FÍSICA.pptx
SLIDE DE HANDEBOL PARA ED. FÍSICA.pptxsayonara39
 
Aula 1 (história, equiamentos e regras de jogo).pptx
Aula 1 (história, equiamentos e regras de jogo).pptxAula 1 (história, equiamentos e regras de jogo).pptx
Aula 1 (história, equiamentos e regras de jogo).pptxTavaresJana
 
O andebol
O andebolO andebol
O andebolbamp
 
Voleibol e futsal
Voleibol e futsalVoleibol e futsal
Voleibol e futsalTicoM22
 
48030472 resumo-regras-oficiais-do-futsal
48030472 resumo-regras-oficiais-do-futsal48030472 resumo-regras-oficiais-do-futsal
48030472 resumo-regras-oficiais-do-futsalnadia26
 
Regulamento futsal 2011 2012
Regulamento futsal 2011 2012Regulamento futsal 2011 2012
Regulamento futsal 2011 2012Daniel Pinto
 
3ªCAT Zona Centro
3ªCAT Zona Centro3ªCAT Zona Centro
3ªCAT Zona CentroNAFLIS
 

Similar to Regras e Posições do Futebol (20)

Apostila de basquetebol
Apostila de basquetebolApostila de basquetebol
Apostila de basquetebol
 
Apostila de basquetebol
Apostila de basquetebolApostila de basquetebol
Apostila de basquetebol
 
5ª aula de futebol regras
5ª aula de futebol regras5ª aula de futebol regras
5ª aula de futebol regras
 
5ª aula de futebol regras
5ª aula de futebol regras5ª aula de futebol regras
5ª aula de futebol regras
 
ApresentaçãO1
ApresentaçãO1ApresentaçãO1
ApresentaçãO1
 
Apresentação basquetebol.pdf
Apresentação basquetebol.pdfApresentação basquetebol.pdf
Apresentação basquetebol.pdf
 
Apresentação de TIC
Apresentação de TICApresentação de TIC
Apresentação de TIC
 
SLIDE DE HANDEBOL PARA ED. FÍSICA.pptx
SLIDE DE HANDEBOL PARA ED. FÍSICA.pptxSLIDE DE HANDEBOL PARA ED. FÍSICA.pptx
SLIDE DE HANDEBOL PARA ED. FÍSICA.pptx
 
Aula 1 (história, equiamentos e regras de jogo).pptx
Aula 1 (história, equiamentos e regras de jogo).pptxAula 1 (história, equiamentos e regras de jogo).pptx
Aula 1 (história, equiamentos e regras de jogo).pptx
 
andebol
andebolandebol
andebol
 
O andebol
O andebolO andebol
O andebol
 
Voleibol e futsal
Voleibol e futsalVoleibol e futsal
Voleibol e futsal
 
Apostila handebol
Apostila handebolApostila handebol
Apostila handebol
 
48030472 resumo-regras-oficiais-do-futsal
48030472 resumo-regras-oficiais-do-futsal48030472 resumo-regras-oficiais-do-futsal
48030472 resumo-regras-oficiais-do-futsal
 
Apostila futsal
Apostila futsalApostila futsal
Apostila futsal
 
Futebol
FutebolFutebol
Futebol
 
Andebol - tudo
Andebol - tudoAndebol - tudo
Andebol - tudo
 
Regulamento futsal 2011 2012
Regulamento futsal 2011 2012Regulamento futsal 2011 2012
Regulamento futsal 2011 2012
 
Word 9 d_11
Word 9 d_11Word 9 d_11
Word 9 d_11
 
3ªCAT Zona Centro
3ªCAT Zona Centro3ªCAT Zona Centro
3ªCAT Zona Centro
 

Regras e Posições do Futebol

  • 1. Agrupamento de Escolas de Águas Santas FUTEBOL Disciplina: Área de Projecto Professor: Jorge Ferreira Alunos Luís Carneiro nº19 Jorge Teixeira nº 17
  • 2. Introdução Neste trabalho vamos abordar o tema: Futebol. O desporto com mais fans em todo o mundo e através do qual se vivem emoções fortes. No nosso dia a dia é cada vez mais frequente o contacto com o desporto e com o futebol, propriamente dito. Todo o mundo vibra com o futebol apoiando o seu clube favorito ou até mesmo o seu país (selecção).
  • 3. Regras do Futebol Começamos pela parte mais importante nas prática do Futebol: as regras. Sem estas é impossivel fazer com que as coisas funcionem dentro do que é considerado normal.
  • 4. Regra 1: O Campo de Jogo Um campo para a prática do Futebol, deverá ter as seguintes dimensões: Comprimento: Entre 90 a 120 metros Largura: Entre 64 a 75 metros O campo de futebol é constituído por linhas laterais as e linhas finais. As laterais têm maior dimensão do que as finais.
  • 5. Regra 2: A Bola de Jogo A bola deve ser: Esférica; De couro ou de outro material do género e adequado; A circunferência da bola deve ter medidas entre os 68 e 70 centrimetros O peso deve estar entre os 410 /450 gramas.
  • 6. Regra 3: Os Jogadores Uma equipa num inicio de um jogo deve ser constituída por 11 jogadores. Uma partida não poderá ser jogada em quanto não estiver menos de 7 jogadores em campo. Num jogo normal pode-se fazer 3 substituições enquanto em jogos amigáveis se poderá fazer no maximo 7 substituições (tendo a equipa de chegar a um consenso relativamente ao número)
  • 7. Regra 4: O equipamento dos jogadores O equipamento dos jogadores deve ser constituído por: Camisola de manga curta ou comprida; Calções; Meias compridas; Caneleiras e chuteiras. O equipamento dos Guarda-Redes é diferente, além do equipamento acima mencionada, estes tem de usar luvas. A cor dos equipamentos do guarda-redes é diferentes dos outros membros da equipa para ser mais fácil de diferenciar.
  • 9. Regra 5: Os árbitros Num jogo de futebol tem que haver sempre uma equipa de arbitargem. Esta equipa é constituída por um árbitro principal (o que esta dentro de campo), dois assistentes e o 4º designado pelo proprio numero (4º árbitro) ou bandeirinha. O árbito tem o dever de aplicar de forma equivalente para ambas as equipas as regras. Dentro de campo, o árbitro é quem tem autoridade total. O árbitro contará com os seus assistentes para controlar o jogo e intervir sempre que houver algo que infringe as regras e ponderar a sua decisão.
  • 10. Regra 6: Duração da partida Uma partida deverá ter a duração de 90 minutos em que é 45 minutos para cada parte e o intervalo deverá ter 15 minutos no máximo. O descontos só serão conttabilizados se houver cobranças de faltas ou de penaltis, substituições, intervenção médica ou qualquer outro imprevisto que interrompa o regular tempo de jogo.
  • 11. Regra 7: A bola dentro ou fora de jogo. A bola estara dentro de jogo, quando: A bola estara fora de jogo quando: Bate na trave ou nas bandeiras dos cantos; Bate no arbito. Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar; O jogo tiver sido interrompido pelo árbito.
  • 12. Regra 8: O Golo O Golo só ocorre quando a bola passa totalmente as linhas entre os postes. Num jogo, a equipa que marcar mais golos até ao final é considerada vencedora. Caso haja o mesmo número de golos, é considerado empate.
  • 13. Regra 10: Faltas e Conduta irregular A falta é uma situação onde o jogador ou técnico viola alguma regra. O árbito poderá aceitar a falta ou não. Se não aceitar o árbito tem as seguintes opções:
  • 14. Regra 10: Faltas e Conduta irregular(continuação) Livre directo Quando um jogador desferir um "carrinho" (golpe rasteiro em que o agressor desliza pelo campo, com a intenção de chutar a bola ou a perna de apoio do jogador que está com a posse da bola), ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de aleijar o adversário.
  • 15. Regra 10: Faltas e Conduta irregular(continuação) Livre indirecto É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do guarda-redes), entre outros.
  • 16. Regra 10: Faltas e Conduta irregular(continuação) Sanções disciplinares Um jogador será punido com cartão amarelo se agredir um jogador da equipa adversária ou discutir ou com o árbitro. Se o mesmo jogador levar dois cartões amarelos na mesma partida, automaticamente leva um vermelho e é expulso do jogo; mas, se o árbitro achar necessário, pode aplicar um único cartão vermelho, em vez do segundo amarelo ou, até mesmo, sem que nenhum cartão amarelo tenha sido aplicado.
  • 17. Regra 11: Os Livres Livre directo: O jogador chuta a bola, para a direcção que pretender, sem auxilio de nenhum outro.Há necessidade de construir uma barreira, por parte da equipa adversária, na qual os jogadores devem estar, no mínimo, a 9,15m da bola. Livre indirecto: O jogador passa a bola, para outro companheiro de equipa, para que esta seja chutada para qualquer direcção.
  • 18. Regra 12: Penalti Um penalti é assinalado quando ocorre uma infração dentro da grande área. No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, localizada a 11m da baliza , o guarda-redes deve estar sobre ou atrás da linha, todos os jogadores devem estar fora da área.
  • 19. Regra 13: Lançamento da linha lateral O lançamento lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um golo não pode ser marcado directo de um lançamento lateral. No momento do lançamento, o jogador deve estar de frente para o campo, com um pé sobre a linha lateral e segurando a bola com as duas mãos e acima da cabeça.
  • 20. Regra 14: Pontapé de baliza O pontapé de baliza deve ser feito pela equipa quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo, tendo sido tocada por último por um jogador adversário. A bola deve ser colocada em qualquer lugar dentro da pequena área. Todos os jogadores adversários têm que se encontrar fora da grande área até que a bola esteja em jogo. A bola entra em jogo no momento em que é chutada.
  • 21. Regra 15: O Canto O pontapé de canto deve ser feito pela equipa quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo, tendo sido tocada por último por um jogador adversário. No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a marca de canto. O jogador que executou a cobrança não pode tocar na bola sem que outro jogador (sendo da mesma equipa ou não) tenha tocado nela.
  • 22. Posições em Campo Neste trabalho referimos, também, as posições que os jogadores ocupam em campo e também as suas funções. E vou falar das posições do 4-4-2 original.,
  • 23. Guarda-Redes O guarda-redes no futebol obedece regras diferentes dos outros jogadores. O seu objetivo é impedir que a bola entre a baliza da sua equipa. Para isso, pode usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos (o que é proibido aos outros jogadores), mas este uso é restrito a uma área marcada em torno da baliza.
  • 24. Defesa Central A principal função do central é marcar os atacantes, evitando que estes criem possibilidades de golo. Normalmente, os centrais possuem alta estatura, que permite a disputa de bolas aéreas com golpes de cabeça. Nem sempre o central possui grande técnica com a bola. Este facto incide também no grande número de faltas que cometem. Outra característica é a forte marcação, necessária para bloquear os adversários. Actuando em dupla, normalmente os treinadores escolhem um central para o combate e outro para a sobra. O primeiro deve se encarregar de dar o início à tentativa de marcação, indo ao encontro do adversário, enquanto o outro espera para entrar na sequência com a retoma da bola.
  • 25. Defesa Lateral São jogadores que actuam nas faixas laterais do campo, fazendo a ligação entre a defesa e o meio-campo. Estes jogadores devem ter resistência e velocidade, uma vez que têm a missão de apoiar o ataque, através das faixas laterais por todo o campo, além de realizarem cruzamentos ou e impedirem que os atacantes adversários penetrem na sua defesa.
  • 26. Médio Defensivo (trinco) O trinco tem a missão de fazer a ligação entre a defesa e o ataque, é inserido ora no grupo defensivo, ora no grupo do meio-campo, já que faz a "ponte" entre ambos, participando activamente em ambos papéis. Funciona como a responsável pela marcação do adversário, anulando as jogadas ofensivas contra sua equipa, é como um distribuidor do jogo de contra-ataque. Deve ser um jogador com boa capacidade de marcação mas com algumas qualidades ofensivas, para partir para o contra-ataque.
  • 27. Médio Lateral O médio lateral liga pelos lados os defesas laterais e com o trinco, permitindo a progressão lateral do jogo rumo ao ataque. Assim, os médios-laterais percorrem frequentemente cerca de dois terços do campo e constituem uma peça fundamental do jogo ofensivo. Os médios laterais costumam ser rápidos, ter uma forte arrancada e, também, bom drible, além de ter que realizar cruzamentos e remates.
  • 28. Médio Ofensivo Numa posição intermediária entre o meio-campo e o ataque, encontram-se o médio ofensivo. Ao contrário dos medios centrais, cuja função principal é criação, o médio ofensivo divide entre criação e ataque com mais eficiencia, uma vez que actuam mais próximos aos atacantes. Também costumam receber a camisa 10.
  • 29. Ponta de Lança Os pontas-de-lança tipicamente manipulam e culminam a jogada. São os avançados que movem-se pelo campo, buscando possibilidades de penetrar à defesa. Tem como características a velocidade, o domínio de bola, o drible, o passe, a finalização e também o cruzamento, apesar de que em muitos casos, são raros os jogadores que dominam todos esses aspectos.
  • 30. Conclusão Aprendemos neste trabalho mais coisas do futebol do que ja sabiamos. Também aprendemos que o futebol e desporto para todos e que é um desporto de convivio.