Your SlideShare is downloading. ×
Futebol
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Futebol

5,531
views

Published on

Este foi o unico trabalho do 1º Período

Este foi o unico trabalho do 1º Período

Published in: Sports

2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • perfeito
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • esta lindoooooooooooooooooooo
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
5,531
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
156
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Agrupamento de Escolas de Águas Santas
    FUTEBOL
    Disciplina: Área de Projecto
    Professor: Jorge Ferreira
    Alunos
    Luís Carneiro nº19
    Jorge Teixeira nº 17
  • 2. Introdução
    Neste trabalho vamos abordar o tema: Futebol. O desporto com mais fans em todo o mundo e através do qual se vivem emoções fortes. No nosso dia a dia é cada vez mais frequente o contacto com o desporto e com o futebol, propriamente dito.
    Todo o mundo vibra com o futebol apoiando o seu clube favorito ou até mesmo o seu país (selecção).
  • 3. Regras do Futebol
    Começamos pela parte mais importante nas prática do Futebol: as regras.
    Sem estas é impossivel fazer com que as coisas funcionem dentro do que é considerado normal.
  • 4. Regra 1: O Campo de Jogo
    Um campo para a prática do Futebol, deverá ter as seguintes dimensões:
    Comprimento: Entre 90 a 120 metros
    Largura: Entre 64 a 75 metros
    O campo de futebol é constituído por linhas laterais as e linhas finais. As laterais têm maior dimensão do que as finais.
  • 5. Regra 2: A Bola de Jogo
    A bola deve ser:
    Esférica;
    De couro ou de outro material do género e adequado;
    A circunferência da bola deve ter medidas entre os 68 e 70 centrimetros
    O peso deve estar entre os 410 /450 gramas.
  • 6. Regra 3: Os Jogadores
    Uma equipa num inicio de um jogo deve ser constituída por 11 jogadores. Uma partida não poderá ser jogada em quanto não estiver menos de 7 jogadores em campo.
    Num jogo normal pode-se fazer 3 substituições enquanto em jogos amigáveis se poderá fazer no maximo 7 substituições (tendo a equipa de chegar a um consenso relativamente ao número)
  • 7. Regra 4: O equipamento dos jogadores
    O equipamento dos jogadores deve ser constituído por:
    Camisola de manga curta ou comprida;
    Calções;
    Meias compridas;
    Caneleiras e chuteiras.
    O equipamento dos Guarda-Redes é diferente, além do equipamento acima mencionada, estes tem de usar luvas. A cor dos equipamentos do guarda-redes é diferentes dos outros membros da equipa para ser mais fácil de diferenciar.
  • 8. Chuteiras
    Caneleiras
  • 9. Regra 5: Os árbitros
    Num jogo de futebol tem que haver sempre uma equipa de arbitargem. Esta equipa é constituída por um árbitro principal (o que esta dentro de campo), dois assistentes e o 4º designado pelo proprio numero (4º árbitro) ou bandeirinha. O árbito tem o dever de aplicar de forma equivalente para ambas as equipas as regras. Dentro de campo, o árbitro é quem tem autoridade total.
    O árbitro contará com os seus assistentes para controlar o jogo e intervir sempre que houver algo que infringe as regras e ponderar a sua decisão.
  • 10. Regra 6: Duração da partida
    Uma partida deverá ter a duração de 90 minutos em que é 45 minutos para cada parte e o intervalo deverá ter 15 minutos no máximo. O descontos só serão conttabilizados se houver cobranças de faltas ou de penaltis, substituições, intervenção médica ou qualquer outro imprevisto que interrompa o regular tempo de jogo.
  • 11. Regra 7: A bola dentro ou fora de jogo.
    A bola estara dentro de jogo, quando:
    A bola estara fora de jogo quando:
    Bate na trave ou nas bandeiras dos cantos;
    Bate no arbito.
    Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;
    O jogo tiver sido interrompido pelo árbito.
  • 12. Regra 8: O Golo
    O Golo só ocorre quando a bola passa totalmente as linhas entre os postes.
    Num jogo, a equipa que marcar mais golos até ao final é considerada vencedora. Caso haja o mesmo número de golos, é considerado empate.
  • 13. Regra 10: Faltas e Conduta irregular
    A falta é uma situação onde o jogador ou técnico viola alguma regra. O árbito poderá aceitar a falta ou não. Se não aceitar o árbito tem as seguintes opções:
  • 14. Regra 10: Faltas e Conduta irregular(continuação)
    Livre directo
    Quando um jogador desferir um "carrinho" (golpe rasteiro em que o agressor desliza pelo campo, com a intenção de chutar a bola ou a perna de apoio do jogador que está com a posse da bola), ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de aleijar o adversário.
  • 15. Regra 10: Faltas e Conduta irregular(continuação)
    Livre indirecto
    É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do guarda-redes), entre outros.
  • 16. Regra 10: Faltas e Conduta irregular(continuação)
    Sanções disciplinares
    Um jogador será punido com cartão amarelo se agredir um jogador da equipa adversária ou discutir ou com o árbitro. Se o mesmo jogador levar dois cartões amarelos na mesma partida, automaticamente leva um vermelho e é expulso do jogo; mas, se o árbitro achar necessário, pode aplicar um único cartão vermelho, em vez do segundo amarelo ou, até mesmo, sem que nenhum cartão amarelo tenha sido aplicado.
  • 17. Regra 11: Os Livres
    Livre directo: O jogador chuta a bola, para a direcção que pretender, sem auxilio de nenhum outro.Há necessidade de construir uma barreira, por parte da equipa adversária, na qual os jogadores devem estar, no mínimo, a 9,15m da bola.
    Livre indirecto: O jogador passa a bola, para outro companheiro de equipa, para que esta seja chutada para qualquer direcção.
  • 18. Regra 12: Penalti
    Um penalti é assinalado quando ocorre uma infração dentro da grande área. No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, localizada a 11m da baliza , o guarda-redes deve estar sobre ou atrás da linha, todos os jogadores devem estar fora da área.
  • 19. Regra 13: Lançamento da linha lateral
    O lançamento lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um golo não pode ser marcado directo de um lançamento lateral. No momento do lançamento, o jogador deve estar de frente para o campo, com um pé sobre a linha lateral e segurando a bola com as duas mãos e acima da cabeça.
  • 20. Regra 14: Pontapé de baliza
    O pontapé de baliza deve ser feito pela equipa quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo, tendo sido tocada por último por um jogador adversário.
    A bola deve ser colocada em qualquer lugar dentro da pequena área. Todos os jogadores adversários têm que se encontrar fora da grande área até que a bola esteja em jogo. A bola entra em jogo no momento em que é chutada.
  • 21. Regra 15: O Canto
    O pontapé de canto deve ser feito pela equipa quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo, tendo sido tocada por último por um jogador adversário.
    No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a marca de canto. O jogador que executou a cobrança não pode tocar na bola sem que outro jogador (sendo da mesma equipa ou não) tenha tocado nela.
  • 22. Posições em Campo
    Neste trabalho referimos, também, as posições que os jogadores ocupam em campo e também as suas funções. E vou falar das posições do 4-4-2 original.,
  • 23. Guarda-Redes
    O guarda-redes no futebol obedece regras diferentes dos outros jogadores. O seu objetivo é impedir que a bola entre a baliza da sua equipa. Para isso, pode usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos (o que é proibido aos outros jogadores), mas este uso é restrito a uma área marcada em torno da baliza.
  • 24. Defesa Central
    A principal função do central é marcar os atacantes, evitando que estes criem possibilidades de golo. Normalmente, os centrais possuem alta estatura, que permite a disputa de bolas aéreas com golpes de cabeça. Nem sempre o central possui grande técnica com a bola. Este facto incide também no grande número de faltas que cometem.
    Outra característica é a forte marcação, necessária para bloquear os adversários. Actuando em dupla, normalmente os treinadores escolhem um central para o combate e outro para a sobra. O primeiro deve se encarregar de dar o início à tentativa de marcação, indo ao encontro do adversário, enquanto o outro espera para entrar na sequência com a retoma da bola.
  • 25. Defesa Lateral
    São jogadores que actuam nas faixas laterais do campo, fazendo a ligação entre a defesa e o meio-campo. Estes jogadores devem ter resistência e velocidade, uma vez que têm a missão de apoiar o ataque, através das faixas laterais por todo o campo, além de realizarem cruzamentos ou e impedirem que os atacantes adversários penetrem na sua defesa.
  • 26. Médio Defensivo (trinco)
    O trinco tem a missão de fazer a ligação entre a defesa e o ataque, é inserido ora no grupo defensivo, ora no grupo do meio-campo, já que faz a "ponte" entre ambos, participando activamente em ambos papéis. Funciona como a responsável pela marcação do adversário, anulando as jogadas ofensivas contra sua equipa, é como um distribuidor do jogo de contra-ataque. Deve ser um jogador com boa capacidade de marcação mas com algumas qualidades ofensivas, para partir para o contra-ataque.
  • 27. Médio Lateral
    O médio lateral liga pelos lados os defesas laterais e com o trinco, permitindo a progressão lateral do jogo rumo ao ataque. Assim, os médios-laterais percorrem frequentemente cerca de dois terços do campo e constituem uma peça fundamental do jogo ofensivo. Os médios laterais costumam ser rápidos, ter uma forte arrancada e, também, bom drible, além de ter que realizar cruzamentos e remates.
  • 28. Médio Ofensivo
    Numa posição intermediária entre o meio-campo e o ataque, encontram-se o médio ofensivo. Ao contrário dos medios centrais, cuja função principal é criação, o médio ofensivo divide entre criação e ataque com mais eficiencia, uma vez que actuam mais próximos aos atacantes. Também costumam receber a camisa 10.
  • 29. Ponta de Lança
    Os pontas-de-lança tipicamente manipulam e culminam a jogada. São os avançados que movem-se pelo campo, buscando possibilidades de penetrar à defesa. Tem como características a velocidade, o domínio de bola, o drible, o passe, a finalização e também o cruzamento, apesar de que em muitos casos, são raros os jogadores que dominam todos esses aspectos.
  • 30. Conclusão
    Aprendemos neste trabalho mais coisas do futebol do que ja sabiamos.
    Também aprendemos que o futebol e desporto para todos e que é um desporto de convivio.
  • 31. Bibliografia
    Google