Your SlideShare is downloading. ×

Seminário fontes de energia

1,107

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,107
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
34
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Trabalho de GeografiaSão Paulo, Junho de 2013
  • 2. Autores: Alexandre X.Bryan GustavoCaio SantosCarlos EduardoFelipe CalmonFontes de energia: uso e implicações Igor do NascimentoIgor GabrielLucas VictorioLuccas ViniciusVitor AlbuquerqueDocente: Luis Fernando de AbreuSão Paulo, Junho de 2013Centro Educacional SESI 388, Lauzane Paulista
  • 3.  Introdução................................................................................4 Desenvolvimento.......................................................................5 Referências Bibliográficas ........................................................65
  • 4. IntroduçãoEnergia é a capacidade de realizar trabalho.À medida que houve avanços técnicos e que o trabalho humanofoi se tornando mais eficiente, sobretudo com a mecanização demuitas atividades, a necessidade por novas fontes energéticastornou-se imprescindível para os objetivos direcionados aoaumento da produção e consumo.
  • 5.  É quando transformamos o carvão liquido em processos onde omaterial e triturado e esquentado, produzindo um gás. A tecnologia decarvão limpo busca reduzir os desagradáveis efeitos ambientais usandomúltiplas tecnologias para limpar o carvão e conter suas emissões.
  • 6.  A captura ou seqüestro de carbono está em uso há anos. Os setoresde petróleo e gás natural usam a captura de carbono há décadas comoforma de reforçar sua extração desses produtos. Existem três passosprincipais para a captura e a armazenagem de carbono (CCS) -capturar o CO2 e separá-lo dos demais gases, transportar oCO2capturado para o local de armazenagem e depositá-lo isolado daatmosfera (no fundo da terra ou sob o mar).
  • 7.  É um tipo de combustível que se misturado com outra célula produzágua e eletricidade.
  • 8.  A energia pelo gás metano existe para poder pegar combustível delixões e aterros . Seus principais componentes são os carvões asflatulências e as fezes de animais.
  • 9.  Junta os elementos como carbono em moléculas de gás natural parapoder gerar produtos sintéticos como o diesel.
  • 10.  Quase não gera emissões de gases . Mas possui um gasto muito alto.Ela é a partir do feixe de urânio atua como uma fonte de calor dealtíssima energia. Ele aquece a água, que se transforma emvapor, acionando uma turbina a vapor, a qual faz girar um gerador paraproduzir energia.
  • 11.  A energia geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, éa energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfícieterrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega aatingir até 6.000°C. Geo significa terra e térmica corresponde acalor, portanto, geotérmica é a energia calorífica oriunda da terra.
  • 12.  Os biocombustíveis são combustíveis com fontes renováveis, obtidos apartir do beneficiamento de determinados vegetais, entre os quaispodemos citar: cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, Essa fonte deenergia, de acordo com especialistas, é uma alternativa relativamenteeficiente para amenizar diversos problemas relacionados à emissão degases resíduos agropecuários, eucalipto, além de muitos outros.
  • 13.  O modo mais comum de se fazer a utilização dessa energia isso é usaro sol e o vento para produzir energia. Nenhum dos dois conceitos énovo, mas muitas pessoas estão usando essas fontes renováveis paraajudá-las a se desvincular da eletricidade gerada com a queima decarvão. Neste artigo explicaremos o conceito geral de energia solar eeólica
  • 14.  A energia não renovável é um tipo de energia esgotável, que pode se originarde combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e urânio,utilizado na energia nuclear. A energia não renovável também é considerada um tipo de energia suja, poiscausa prejuízos ao meio ambiente e também ao homem, como a destruição deecossistemas, aquecimento global, chuva ácida, efeito estufa, dentre váriosoutros problemas. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre as energiasconsideradas não renováveis.Urânio Petróleo Carvão Gás natural
  • 15.  A queima do carvão mineral, para gerar energia, lança no ar partículassólidas e gases poluentes. Estes gases atuam no processo do efeitoestufa e do aquecimento global. Portanto, o carvão mineral não é umafonte de energia limpa e deveria ser evitada pelo ser humano.Porém, em função de questões econômicas (em algumas regiões domundo é uma fonte barata), ainda é muito utilizado para gerar energiaelétrica em usinas termoelétricas.
  • 16.  - O carvão mineral é a principal fonte de geração de eletricidade nomundo. Aproximadamente 40% de toda eletricidade do mundo dependedo carvão. Cerca de 40% do carvão produzido no mundo abastece asusinas termoelétricas, onde é queimado para gerar energia. Aproximadamente 40% do gás carbônico (CO2, dióxido de carbono)gerado no mundo tem como origem a queima do carvão mineral O carvão mineral possui uma estrutura química muito parecida com a dodiamante.
  • 17.  A maioria das reservas de petróleo encontram-se nasplataformas continentais. Recentemente foram feitas as maiores descobertas depetróleo no Brasil, entre os estados de Santa Catarina eEspirito Santo, onde encontram-se grandes volumes de óleoleve na camada pré-sal Se aplica na geração de combustível para automóveis.
  • 18.  Camada de pré-sal é o intervalo de rochas que se estendepor baixo de uma extensa camada de sal.
  • 19.  Com o pré-sal a economia do Brasil crescerá muito com essadescoberta Com a camada pré-sal o Brasil terá petróleo para seu próprio consumopor muitos anos
  • 20.  Problemas políticos na distribuição desse petróleo pelo Brasil Apesar da economia aumentar, o petróleo é um combustível fóssil epoluente.
  • 21.  É a terceira principal fonte de energia utilizada no mundo e a queapresenta o maior crescimento de consumo. Os setores termelétricosdomésticos ( fogões e chuveiros) são os que mais utilizam gás natural. Combustível fóssil encontrado em estruturas geológicas sedimentares,o gás natural está associado ao petróleo e, portanto, é esgotável e nãorenovável. Assim como ocorre com o petróleo e o carvão mineral, as principaisreservas e a maior produção de gás natural estão no hemisfério norte.
  • 22.  De acordo com a agência nacional de energia elétrica -ANEEL, o sistema de geração de energia elétrica do Brasilcom cerca de 112, 398,49 MW instalados, tem fortepredominância de usinas hidrelétricas. A missão da ANEEL é proporcionar condições favoráveis paraque o mercado de energia elétrica se desenvolva comequilíbrio entre os agentes e em benefício a sociedade.
  • 23.  As fontes energéticas renováveis são aquelas que não se esgotam. Osprincipais exemplos são: a energia solar, biomassa, a hidráulica, eeólica e a geotérmica.
  • 24.  O primeiro passo para produzir energia elétrica é obter a forçanecessária para girar as turbinas das usinas de eletricidade.Gigantescos sistemas de hélices, elas movem geradores quetransformam a energia mecânica (movimento) em energia elétrica.Essa força pode ser obtida de diversas fontes de energia primária. NoBrasil, a energia elétrica vem, em primeiro lugar, de usinashidrelétricas; depois, de termelétricas; e, por último, de usinasnucleares. É a segunda maior hidrelétrica do mundo em potência instalada, com14 mil megawatts de capacidade de geração, atrás apenas de TrêsGargantas, na China.
  • 25.  Energia renovável. Baixo índice de poluição.Produz uma das energias mais baratas, entre as que utilizamos
  • 26.  Retirada de comunidades próximas as usinas. Comprometimento da qualidade das águas. Alto custo da construção de uma usina. Profundos impactos ambientais Perda de solos férteis da vegetação e da fauna Alteração no microclima.
  • 27.  A energia eólica é um tipo de energia limpa e renovável, ouseja, não ocorre a emissão de poluentes, além de não exaurir nanatureza. É considerada a fonte de energia mais limpa do planeta.Pode ser obtida em locais diversificados da Terra, desde que sejamimplantadas as instalações adequadas. Ela é obtida através do movimento de massas de ar (vento) que écaptado por hélices ligadas a geradores. A velocidade de rotação dashélices, conectadas a um gerador de eletricidade, gera energia.
  • 28.  Polui muito pouco o meio ambiente Não há perda de energia quando as instalações estão bemconstruídas Com o futuro esgotamento dos combustíveis fósseis uma boamaneira de produzir sem poluir tanto o meio ambiente É encontrada em abundância.
  • 29.  As hélices produzem um ruído excessivos e isso interfere natransmissão de rádio e tv Pássaros podem atingir as hélices e prejudicar as turbinas Alto custo de manutenção Topografia exigente
  • 30.  A energia solar é uma ótima fonte alternativa de geração deenergia, pois diretamente não provoca impactos ambientais.Todos os dias o planeta recebe uma imensa quantidade deenergia proveniente da luz solar. Algumas estimativasafirmam que se utilizasse todo o potencial de energia solarem escala mundial seria possível gerar um percentual deenergia duas mil vezes a produção total de todas as usinasnucleares, termoelétricas e hidrelétricas. Grande parte da energia solar hoje é usada emresidências, em chuveiro, geladeira e outros, o uso dessafonte alternativa ainda é bastante modesto. A maior parte do uso é residencial
  • 31.  Não provoca diretamente impactos ambientais Todos os dias o planeta recebe uma imensa quantidade deenergia solar Se bem planejado tem capacidade de ser uma ótima fonte deenergia limpa
  • 32.  Alto custo Baixa capacidade de armazenamento de energia Pouca demanda isso prejudica a dispersão do uso dessaenergia em escala global
  • 33.  No mundo, são restritos os países que fazem uso desse tipode energia em grande escala, são raros os casos como deIsrael, em que aproximadamente 70% das casas tem placascoletoras; e na Indonésia, onde cerca de 15 mil casas sãoiluminadas totalmente por energia solar. Além disso, jáexistem projetos de veículos movidos à energia solar noJapão, Alemanha e Estados Unidos.
  • 34. Esse tipo de energia é gerada apartir da utilização do lixoorgânico das residências, comorejeitos de animais e vegetais edo lixo industrial como obagaço da cana, madeira entreoutros.
  • 35.  Não emite dióxido de enxofre Menor risco ambiental; Recurso renovável.
  • 36.  Menor poder calorífico; Diluição através de chaminé alta Diminui a quantidade gerada
  • 37. Termoelétrica é uma instalação destinada a converter a energia de um combustível emenergia elétrica. O combustível armazenado em tanques (gás natural, carvão óleo, etc)é enviado para a usina, para ser queimado na caldeira, que gera vapor a partir daágua que circula por tubos em suas paredes. O vapor é que movimenta as pás de umaturbina, ligada diretamente a um gerador de energia elétrica.
  • 38.  Em comparação com usinas hidrelétricas, são mais rápidas parase construir, podendo assim suprir carências de energia de formamais rápida Podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo,reduzindo o custo com torres e linhas de transmissão São alternativas para países que não possuem outros tipos defontes de energia.
  • 39.  Como são usados combustíveis fósseis para queimar e gerarenergia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera.Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeitoestufa e do aumento do aquecimento global. Portanto, estetipo de energia é altamente prejudicial ao meio ambiente. Outra desvantagem é que o custo final deste tipo energia émais elevado do que a gerada em hidrelétricas, em função dopreço dos combustíveis fósseis.
  • 40. Usinas termonucleares são as que chamamos de Usinas Atômicas. Nelas oscombustíveis utilizados são materiais radioativos, geralmente usa-se ourânio.Nesse tipo de usina a fissão de átomos de urânio, plutônio ou tório, numreator, movimentam as turbinas que geram eletricidade.Esta usina produz uma energia limpa sem danos ao meio ambiente, apesar de seulixo tóxico que, se armazenado sob rigorosas normas de proteção não ameaçam anatureza.
  • 41.  Prós: Flexibilização na localização das usinas Reduzida poluição atmosférica Independe de fatores atmosféricos ( clima) Alto potencial de energia Contras: Produção de resíduos radioativos Alto custo de energia Perigo de acidentes Produção de armas
  • 42.  As instalações nucleares são construções muito complexas devidoas diversas tecnologias industriais empregadas, e devido aoelevado grau de segurança que é adotado. As reaçõesnucleares, por suas características, são altamente perigosas. Aperda do controle durante o processo pode elevar a temperatura aum valor que leve a fusão do reator, e/ou ocorrer vazamento deradiações nocivas para o exterior, comprometendo a saúde dosseres vivos.
  • 43.  A instabilidade geológica, gerada pelo movimento de placastectônicas, dá origem aos chamados agentes internos do relevo, que sãoo tectonismo (formação de relevo), vulcanismo, e abalos sísmicos(terremotos e maremotos).
  • 44.  O conceito de instabilidade geológica está associado aoprocesso de orogênese, ou seja o movimento de formação demontanhas, dando origem aos dobramentos modernos. OBrasil é considerado uma área geologicamente estável poisnão predomina o processo de orogênese recente, visto que oBrasil possui solos de base cratônica (pré-cambriano), porémisso não ausenta totalmente a região da ocorrência detremores de terra.
  • 45.  Depois do tsunami ocorrido no dia 11 de março de 2011, o Japão teveque enfrentar uma crise em suas usinas nucleares que tiveram suasestruturas ameaças pelo forte terremoto. Situada no nordeste doJapão, Usina de Fukushima foi a mais vulnerável entra das demaisusinas do sistema de produção de energia do pais.
  • 46.  A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) está localizada àsmargens da rodoviaBR-101, na praia de Itaorna, em Angra dos Reis, noEstado do Rio de Janeiro. As razões determinantes dessa localizaçãoforam à proximidade dos três principais centros de carga do SistemaElétrico Brasileiro (Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo), anecessária proximidade do mar e a facilidade de acesso para oscomponentes pesados.
  • 47.  As fontes renováveis de energia são aquelas capazes de fornecer energiaatravés da utilização dos chamados “combustíveis renováveis”: que podemser utilizados infinitamente e jamais se esgotarão. Exemplos deste tipo de“combustível renovável” são a água (fonte renovável de energia =hidroelétrica), o hidrogênio (fonte renovável de energia = célula acombustível) e a radiação solar (fonte renovável de energia = célulasfotovoltaicas).
  • 48. O calor provindo do interior da terrapor meio de vulcões e gêiseres, podeser utilizado como fonte de energiaempregada diretamente no usoresidencial e também na produção deenergia elétrica.
  • 49.  A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, poisgera baixos índices de poluição no meio ambiente.
  • 50.  Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosascom relação ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidadegeológica caso seja feita de forma inadequada. Outra providência é otratamento de água proveniente das camadas subterrâneas, pois podeconter grande quantidade de minérios que prejudicam a saúde
  • 51.  Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas. No Japão, na Austrália e em alguns países da Europa, existem usinas marinhas em queas ondas criam um fluxo de ar que faz girar uma turbina e produzem eletricidade. No Brasil, há um projeto em fase de testes em que bombas hidráulicas sãomovimentadas a partir das oscilações do oceano, impulsionando a turbina geradora deenergia. Existem três maneiras de produzir energia usando o mar: As ondas, as marés ou(deslocamento das águas) e as diferenças de temperatura dos oceanos.
  • 52.  Um dos maiores acidentes com o isótopo Césio-137 teve início nodia 13 de setembro de 1987, em Goiânia, Goiás. O desastre fezcentenas de vítimas, todas contaminadas através de radiaçõesemitidas por uma única cápsula que continha césio-137. Ele se encantou com o brilho azul emitido pela substância e resolveuexibir o achado a seus familiares, amigos e parte da vizinhança.Todos acreditavam estar diante de algo sobrenatural e alguns atélevaram amostras para casa. A exibição do pó fluorescente decorreu4 dias, e a área de risco aumentou, pois parte do equipamento deradioterapia também fora para outro ferro-velho, espalhando aindamais o material radioativo.
  • 53. Algumas horas após o contato com asubstância, vítimas apareceram com os primeirossintomas da contaminação(vômitos, náuseas, diarréia e tonturas). Umgrande número de pessoas procurou hospitais efarmácias clamando dos mesmos sintomas.Como ninguém fazia idéia do que estavaocorrendo, tais enfermos foram medicados comoportadores de uma doença contagiosa. Dias sepassaram até que foi descoberta a possibilidadede se tratar de sintomas de uma SíndromeAguda de Radiação.
  • 54.  Somente no dia 29 de setembro de 1987, após a esposa do dono doferro-velho ter levado parte da máquina de radioterapia até a sede daVigilância Sanitária, é que foi possível identificar os sintomas como sendode contaminação radioativa. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e omaior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.
  • 55.  http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/energia-solar.htm http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/energia-eólica.htm www.brasilescola.com.br www.infoescola.com.br http://www.suapesquisa.com/o_que_e/carvao_mineral.htm Apostila de Geografia do 2° ano Ensino médioMovimento do Aprender

×