Parque Natural do Douro Internacional

2,575 views
2,215 views

Published on

Trabalho realizado pelo aluno nº 16, Rui Silva, da turma do 1º ano do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, no âmbito da disciplina Ambiente e Desenvolvimento Rural, no módulo 8 "As Áreas Protegidas"

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,575
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
87
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Parque Natural do Douro Internacional

  1. 1. O Parque Natural do Douro Internacional abrange a área em que o RioDouro constitui a fronteira entre Portugal e Espanha, bem como o RioÁgueda, afluente do Douro.O Parque Natural do Douro Internacional inclui as áreas dosmunicípios de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cintae Figueira de Castelo Rodrigo.Parque Natural do Douro Internacional
  2. 2. É constituído por duas zonas planálticas. Nestas duas zonasessencialmente graníticas, quer no Rio Douro quer o Rio Águedaescavaram vales muito profundos, encaixados, com encostasescarpadas, formando dois desfiladeiros monumentais.
  3. 3. O clima da região do Douro Internacional pode definir-se comomediterrâneo-subcontinental, de acentuadas amplitudes térmicas,com Invernos muito frios e Verões muito quentes e secos.A relação entre precipitação e temperatura é muito clara e inversa,já que ambas são determinadas pela topografia e pelo mais ou menosacentuado efeito da continentalidade.
  4. 4. O Rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória,nos picos da Serra Urbião a 2080 metros de altitude e atravessa onorte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e VilaNova de Gaia. Tem 927 Km de comprimento.A bacia hidrográfica do Douro tem uma superfície deaproximadamente 18.643 km² em território português o que correspondea cerca de 19,1% da sua área total que é de 97.603 km².
  5. 5. O Douro Internacional relativamente à fauna tem 250 espécies, 170aves, 20 répteis, 11 anfíbios, 14 peixes e 35 mamíferos.Aves:Cegonha-pretaMelros-azuisAçor
  6. 6. Mamíferos:LoboRato de CabreraJavali
  7. 7. Peixes:PanjorcaBarbo-ComumBoga do Norte
  8. 8. A flora deste território é muito diversificada e rara. Adiversidade da flora aqui presente deve-se à variação do clima,relevo e geologia.A vegetação natural do Douro Internacional marca presençanas encostas do Rio Douro, revestindo as arribas do Douro debosques endémicos de zimbro.Carvalho-NegralZimbroChoupos
  9. 9. RéguaCharnecas secas europeiasCharnecas oromediterrânicas endémicas com giestas espinhosas
  10. 10. Quanto a património cultural, a área do Douro Internacional é muitorica quanto a tradições etnológicas, artesanato e gastronomia.Não deixe de assistir às típicas festas celebradas um pouco por toda aregião, em especial na altura do Carnaval e das Vindimas no Douro,bem como às romarias religiosas em honra da Senhora da Lapa, pertode Sernancelhe, ou de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego.
  11. 11. A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma áreado nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares classificada pelaUNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património daHumanidade.Multidões de homens desventraram o solo, remexeram o xisto,elevaram fileiras de socalcos e vinhedo para que dele nascesse o Vinhodo Porto.
  12. 12. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e aCultura (UNESCO) fundou-se a 16 de Novembro de 1945 com oobjectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante aeducação, a ciência, a cultura e as comunicações.
  13. 13. Paisagens de vales escarpados Formações rochosas declivosasTerrenos cerealíferos
  14. 14. Percurso pelas Arribas do DouroTipo De PercursoExtensão: 140 KmDuração: 8 horas (sem percursos alternativos)Melhor época para visitar: Primavera e VerãoZonas de Interesse TurísticoPlano de água do Rio Douro Os Zimbrais e a Avifauna
  15. 15. Eurostars Rio Douro Hotel & SPA Aquapura Douro ValleyHotel Miracorgo

×