Parque Natural da Ria Formosa

3,604 views

Published on

Trabalho realizado pelo aluno nº 6, Diogo Fernandes, da turma do 1º ano do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, no âmbito da disciplina Ambiente e Desenvolvimento Rural, no módulo 8 "As Áreas Protegidas"

Published in: Education
1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
  • como fzr dload?
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
3,604
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
154
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Parque Natural da Ria Formosa

  1. 1. •Trata-se de uma área protegidapelo estatuto de Parque Natural.• Anteriormente, a Ria Formosa ti-nha estatuto de reserva natural,instituído em 1978.Trabalho elaborado por: Diogo Fernandes nº6 10ºTTARNo âmbito da disciplina de: ADRProfessor: Pedro PeixotoEscola: Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
  2. 2. • Localização• Relevo• Clima• Hidrologia• Fauna• Flora• Habitats Naturais e Povoações• Património Cultural• Pontos de Interesse Turístico• Sugestões de Alojamento• Sugestões de Actividades
  3. 3. •A Ria Formosa é um sapal(designação dada às formaçõesaluvionares periodicamente alagadaspela água salgada e ocupadas porvegetação halofítica ou, nalgunscasos, por mantos de sal) situado naprovíncia do Algarve em Portugal,que se estende pelos concelhos deLoulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Realde Santo António.•Abrangendo uma área de cerca de18.400 hectares ao longo de 60quilómetros desde o rio Ancão até àpraia da Manta Rota.
  4. 4.  A sul é protegida do OceanoAtlântico por um cordão dunar quaseparalelo à orla continental. A altitude máxima é de 522 m, amínima de 0 m, com um valor médiode 122 m É formado por duas penínsulas: aPenínsula do Ancão, que engloba apraia do Ancão e a praia de Faro; E a Península de Cacela, que englobaa Praia de Cacela Velha e a Praia daFábrica. E cinco ilhas (Ilha da Barreta, Ilha daCulatra, Ilha da Armona, Ilha deTavira e Ilha de Cabanas), queservem de protecção a uma vastaárea de sapal, canais e ilhotes.
  5. 5. Ilha da Barreta Ilha da CulatraIlha da Armona Ilha de TaviraIlha de Cabanas
  6. 6.  Enquadra-se numa regiãode clima mediterrânico, decaracterísticas semiáridas(zona quente e com poucaprecipitação). Com uma estação secaprolongada, durante osmeses de Verão, e com umInverno relativamente ame-no, devido à influência dofluxo Atlântico do Oeste. Os valores médios sãorespectivamente da ordemdos 450 mm de pluviosi-dade(por ano) e 18º C.
  7. 7.  Os cursos de água quedesembocam no sistemalagunar da Ria Formosa: rios Seco Gilão Ribeiras de Almargem Lacém Cacela Entre outros… São sazonais, com umregime torrencial, dada afraca pluviosidade local. Assim, a ria é alimen-tada quase exclusiva-mente por água oceâni-ca.
  8. 8.  A Ria constitui local de abrigo e alimentação paradiversas espécies aquáticas, particularmente nassuas fases juvenis. Assim a Ria Formosa apresenta como espéciesanimais: 284 espécies de moluscos, 79 de peixes,15 de répteis, 11 de anfíbios, 214 de aves e 18 demamíferos.
  9. 9.  Relativamente aos moluscos há que realçara seguinte espécie: entre os bivalves temosa destacar, a amêijoa ( Mactra glauca ).
  10. 10.  Entre os gastrópodes, destaca-se, pelaqualidade ornamental: Búzio(Thaishaemastoma).
  11. 11.  Em termos de fauna piscícola destaca-se osargo ( Diplodus sargus ).
  12. 12.  Entre os répteis, destacam-se várias espécies,tais como: Víbora (Vipera latastei ) Camaleão(Chamaeleo chamaeleon)
  13. 13.  No caso dos anfíbios, há que salientar aseguinte espécie endémica da PenínsulaIbérica: rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossusgalgano) .
  14. 14. - A grande raridade daRia Formosa é a galinha-azul-de-água (Porphyrioporphyrio ), escolhidapara seu símbolo,espécieameaçada e já quaseinexistente no Mediter-râneo, onde tinha o seuhabitat principal.-No que diz respeito aaves, pela Ria Formosapassam milhares de avesnas suas migrações,destacando-se o anatídeocomo o zarro-comum (Aythya ferina ).
  15. 15.  A cobertura vegetal no interior da Ria formosa difunde-seessencialmente em dois ambientes distintos e contíguos:sapais e dunas. No sapal alto, inundável mas não submerso, domina em geral aLimoniastrum monopetalum, que tem uma bela floração rosa-lilás e forma grandes moitas floridas todo o Verão. No que diz respeito, às dunas, estas possuem uma vegetaçãomuito variada, onde a pioneira é novamente uma gramínea,conhecida por estorno ( Ammophila arenaria ), que se encontralogo a seguir ao limite superior das marés.
  16. 16.  A principal potencialidade do ponto de vista paisagísticodeste Parque resulta da possibilidade de fruição da beleza eespecificidade do espaço lagunar da Ria Formosa. O território do PNRF divide-se por 5 concelhos e 13freguesias, a população residente já ultrapassou os 100 000habitantes. Quinta do Ludo - É um santuário da natureza.O diversificadoecossistema que o caracteriza é, atualmente, um caso já rarono Algarve, visto que ainda reúne espaços florestais,agrícolas, ribeirinhos e marinhos numa estreitarelação harmoniosa, enriquecida por uma importanteocorrência de fauna e flora silvestres. Podem observar as comuns pegas-azuis o chapim-real, opica-pau-verde e o noitibó-de-nuca-vermelha.
  17. 17.  Pelas suas características toda aregião algarvia foi durante milénioslocal de encontro de povos. No Parque da Ria formosa a presençados romanos faz-se sentir um poucopor todo o seu território. Balsa(cidade romana perdida) deveráser um dos testemunhos arqueo-lógicos mais marcantes dessa época.
  18. 18.  A ria formosa tem vários pontos de interesse turístico,se o motivo da visita é cultural, a sede do parque,oferece um percurso de três quilómetros, onde estãointegrados vários pontos de interesse:- um moinho de maré;- uma barca do atum (barca de transporte de atum, quelevava o pescado às fábricas de conserva da área);- observatórios de aves;- Centro de Recuperação de Aves;- Casa do Poeta João Lúcio.
  19. 19.  O turismo de natureza da Ria formosacompreende os seguintes serviços de hospeda-gem: casas e empreendimentos turísticos noespaço rural, e casas de natureza. Entende-se que todos estes serviços de hospe-dagem têm enquadramento no Parque Natural daRia Formosa, devendo ser apoiados.
  20. 20.  Desporto de natureza:Equitação CanoagemBTT Jogos TradicionaisEntre muitas outras …

×