As 7 Estratégias do Marketing Digital 

34,290 views
33,749 views

Published on

As 7 Estratégias do Marketing Digital segundo o livro "A Bíblia do Marketing Digital".

Nesse material, os primeiros dois tópicos: 1.Marketing de conteúdo.
2.Marketing nas mídias sociais.

Published in: Education
3 Comments
36 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
34,290
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
26
Actions
Shares
0
Downloads
1,080
Comments
3
Likes
36
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

As 7 Estratégias do Marketing Digital 

  1. 1. Estratégias deMarketing Digital Fonte: A Bíblia do Marketing Digital
  2. 2. O marketing digital está se tornandocada dia mais importante para osnegócios e para as empresas.Não é uma questão de tecnologia,mas uma mudança nocomportamento do consumidor, queestá utilizando cada vez mais aInternet como meio de comunicação,relacionamento e entretenimento.
  3. 3. Sua empresa para crescer e sedesenvolver tem que estar onde o seucliente está, assim as empresas têmque estar presentes na Internet, edesenvolver uma estratégia demarketing digital eficiente.
  4. 4. As 7 Estratégias do Marketing Digital são:1.Marketing de conteúdo.2.Marketing nas mídias sociais.3.E-mail marketing.4.Marketing viral.5.Pesquisa online.6.Publicidade online.7.Monitoramento.
  5. 5. Com essas estratégias, sua empresa podetrabalhar ações de marketing digital,integradas no contexto do seu negócio, eotimizadas com as ações de marketing epublicidade convencionais.
  6. 6. Com elas você ganha eficiência efoco, e pode se concentrar naquiloque mais importa para a suaempresa: Servir ao seu cliente.
  7. 7. Esse conjunto de dicas podeajudar sua empresa acomeçar a atuar na Internet,e a desenvolver as basesnecessárias para omarketing digital.
  8. 8. 1.Dicas demarketing deconteúdo
  9. 9. O marketing de conteúdo é oconjunto de ações de marketingdigital que visam produzir e divulgarconteúdo útil e relevante na Internetpara atrair a atenção e conquistar oconsumidor online.
  10. 10. Os consumidores são atraídos para o seusite, pois as ferramentas de busca, como oGoogle, varrem este conteúdo e o exibempara seus consumidores no momento emque ele está buscando algo relacionado aoseu negócio.
  11. 11. O marketing de conteúdo envolve diversastécnicas e ações, como a corretaconcepção do site, a otimização do sitepara ferramentas de busca (SEO), aconstrução de um blog, e inúmeras outras,mas você pode começar seguindo estasdicas, e implantando já cada uma dasações a seguir.
  12. 12. 1.1 Defina seu público-alvo, de forma clara eespecíficaPense quem é o seu consumidor. Aqueleque de fato precisa e dá valor ao seuproduto. O seu cliente ideal.
  13. 13. Esta definição você já deveria ter noplanejamento do seu negócio, mas senão tem, esta é uma boa oportunidade.Defina quem é o seu cliente, o públicoalvo do seu negócio.
  14. 14. 1.2 Planeje o conteúdoPlaneje o conteúdo que você podeproduzir para este seu consumidor.Pense no que o seuconsumidor busca na Internetantes de decidir a compra.
  15. 15. Não produza conteúdo para você ou suaempresa. Produza conteúdo para atrair oseu cliente.Não pense em produtos,pense em informações.Pense como o seu cliente pensaria, nafrente do Google, quando procura umproduto ou serviço fornecido por umaempresa como a sua.
  16. 16. Para planejar este conteúdo, e defini-lo comclareza, siga os passos do planejamento deconteúdo:• Quem é o prosumidor;• O que se pretende do prosumidor;• Como se comporta o prosumidor;• Que informação o prosumidor busca;• Que conteúdo produzir para o prosumidor;• Como produzir esse conteúdo.
  17. 17. 1.3 Aloque recursosNão há mágica, você tem que alocar osrecursos necessários para produção doconteúdo da sua empresa.Pense neste investimento como adivulgação do seu negócio para umpúblico que está realmente buscandopor ele na Internet.
  18. 18. Estes recursos podem ser umestagiário, um funcionário, ou mesmovocê. Mas garanta que sejamreservados um horário e dia da semanafixos para esta atividade.Aloque os recursos necessários àexecução do planejamento e àprodução constante de conteúdo.
  19. 19. 1.4 Crie seu blogPara produzir seu conteúdo useferramentas práticas e gratuitas como oWordPress (www.wordpress.org).A maioria dos fornecedores que hospedamsites tem instalações gratuitas de blogscom WordPress que podem ser facilmenteincorporados ao seu site atual.
  20. 20. O seu blog pode aparecer no menu doseu site, e deve pertencer ao mesmodomínio (URL) dele, sendo algo comowww.seusite.com.br/blog.
  21. 21. 1.5 DivulgueDivulgue constantemente seu blog,ajudando seu conteúdo a ser conhecidonas mídias sociais, em outros blogs, noTwitter, Facebook e Orkut.
  22. 22. Integre seu Blog ao Twitter, de maneiraque toda vez que você colocarconteúdo, ele aparecerá para seusseguidores no Twitter.Se você utilizar o WordPress ele possuium plugin (acessório) com esta função.
  23. 23. 1.6 Conteúdo útil erelevanteTenha um conteúdo que seja relevantepara a comunidade de seus clientes,sempre se preocupando em manterum conteúdo atualizado e útil paraseus prosumidores.
  24. 24. 1.7 Foco é tudoMantenha o foco, resistindo à tentaçãode misturar propaganda ao conteúdo oucriando textos sem interesse.Seus textos têm que atrair consumidorespara o seu site. A compra dos seusprodutos ou serviços será umaconsequência disso.
  25. 25. 1.8 Monitore os resultadosEste esforço inicial dará resultados.Em pouco tempo os clientes que busca naInternet vão encontrar seu conteúdo e acontactar sua empresa.
  26. 26. 2.Dicas demarketing nasmídias sociais
  27. 27. O marketing nas mídias sociais éo conjunto de ações demarketing digital que visam criarrelacionamento entre a empresae o consumidor, para atrair a suaatenção e conquistar oconsumidor online.
  28. 28. O marketing nas mídiassociais envolvebasicamenterelacionamentocom seus clientesatravés da Internet.
  29. 29. O conteúdo, gerado nomarketing de conteúdo, é peçachave deste processo, pois ajudaa manter uma conversa maisconstante, e portanto, facilita orelacionamento (além, é claro degerar buscabilidade).
  30. 30. 2.1 Use seu BLOGComo vimos no marketing de conteúdo,você deve criar um blog no site da suaempresa, e mantê-lo atualizado.Isso facilita a comunicação, e mantém oconsumidor informado.
  31. 31. A grande maioria das mídias sociais,como o Twitter e o Facebook, possuemmecanismos para atualizar seu perfil apartir do seu blog.Assim quando você publica algo, osconsumidores que seguem ou sãoamigos seus nas mídias e redes sociais,estarão atualizados.
  32. 32. Note que muitas pessoas se concentramsomente em uma ou duas redes sociais.Leem pouco os blogs, e não usam tantoos emails.Assim, abastecer seu perfil nas redessociais com os artigos do seu blog,amplia a exposição da sua empresa
  33. 33. 2.2 Crie seu TwitterO Twitter se expandiu muito rapidamenteno Brasil (500 milhões de usuários nomundo. Quase 34 milhões no Brasil) e estásendo usado pelo seu consumidor, etambém por muitos estudantes, blogueirose jornalistas.Assim ele deve ser a base de sua estratégiade marketing nas mídias sociais
  34. 34. Crie um perfil seu, de sua empresaou de seu blog no Twitter(www.twitter.com).Busque pessoas importantes paraseu negócio e comece a segui-los.
  35. 35. Instale em seu blog um aplicativo quetuite seus posts (como faleianteriormente o WordPress tem issopronto como um plugin) ecomplemente escrevendo coisasinteressantes que acontecem com seunegócio, no mínimo, 2 vezes ao dia.
  36. 36. 2.3 Faça um mapaFaça o mapa da blogosfera.Ele é uma lista dos principais blogs quefalam sobre temas relacionados ao seunegócio, e que possivelmente seuconsumidor também lê.Isso é muito útil para todas as ações demarketing digital.
  37. 37. Sua lista deve ter pelo menos quinzeblogs relacionados ao seu negócio.Você pode encontrá-los pesquisandono Google temas relacionados ao seunegócio e observando os blogs quemais aparecem e são mais ativos.
  38. 38. Assine os respectivos feeds RSS eacompanhe esses blogs uma vez porsemana (você pode usar o iGoogle paraisso – www.google.com/ig).Faça comentários sempre que ler um postinteressante em um destes blogs.Coloque seu e-mail e seu site na assinaturado comentário. Isso ajudará você a setornar conhecido.
  39. 39. 2.4 Crie seu perfil emdiversas redes sociaisComo uma pequena empresa, seu marketingdigital deve ser focado.Mas: Você tem que estar onde oconsumidor está.
  40. 40. Assim, como você não pode estar em todosos lugares, pense nas mídias sociais que sãomais relevantes para o seu consumidor.Se necessário, converse com alguns clientese veja quais eles usam: Orkut, Facebook,LinkedIn, Pinterest, Google Plus, FeiraBook.Quem tem que dizer qual você deve utilizaré o seu consumidor
  41. 41. Crie um perfil seu, de sua empresa ou deseu blog no Orkut (www.orkut.com).Pesquise algumas comunidades de seuinteresse no Orkut e participe delas.Acompanhe seus contatos e mensagensuma vez por dia.
  42. 42. Se o público jovem universitário e asclasses AB estão dentro do perfil de seuconsumidor, faça o mesmo com oFacebook (www.facebook.com).Se você trabalha no setor musical,fonográfico, ou de eventos artísticos, comomúsica ou shows, participe do MySpace(www.myspace.com). Se você compõe ouproduz música cadastre-se como músico.
  43. 43. Crie um perfil profissional seu, não de suaempresa, no LinkedIn (www.linkedin.com).Crie sua rede inicial no LinkedIn com ex-colegas de estudos e trabalho e outroscontatos que você conhece.Participe dos grupos de seu interesse.Acompanhe seus contatos e mensagensuma vez por semana.
  44. 44. 2.5 Não Faça SPAMNunca use ferramentas de envio demensagens em massa.Resista à tentação de fazer publicidadeaberta em suas intervenções, mas use seunome, e-mail e site como assinatura dequalquer intervenção que fizer nas mídiasou redes sociais.
  45. 45. 2.5 Seja focado e mantenhaa conversa fluindoReserve para tudo isso um horário,uma vez por semana, para trabalharseu relacionamento com o público nasmídias sociais.O importante é criar algo que seja constante.
  46. 46. Mas lembre-se: Ouça primeiro, Interajaquando necessário, Responda quandoperguntado.Se um consumidor fizer uma reclamaçãoatravés das mídias sociais. Resolva e depoiscomunique a solução.Consumidores não querem empresasperfeitas, mas empresas que se importamcom ele.

×