Comportamento de bando e neurovendas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Comportamento de bando e neurovendas

on

  • 84 views

Este material é parte da palestra de neurovendas e biologia do comportamento do consumidor do Prof. Pedro Camargo.

Este material é parte da palestra de neurovendas e biologia do comportamento do consumidor do Prof. Pedro Camargo.

Statistics

Views

Total Views
84
Views on SlideShare
84
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Comportamento de bando e neurovendas Comportamento de bando e neurovendas Presentation Transcript

    • Comportamento de bando e vendas Pedro Camargo
    • O comportamento de bando é um grande influenciador, se não o maior, do comportamento humano de escolha e tomada de decisão e, portanto a compra de uma marca.
    • Segundo as teorias evolutivas e biológicas, há motivos que fazem as pessoas agirem e em bando: 1. Sócio/genéticos; 2. Anti-predação e; 3.Forrageamento
    • Motivo Sócio/genético 1. Os animais, inclusive nós, seres humanos, que são separados do bando tem seu nível de estresse aumentado, porque o efeito de estar com seus co- específicos acalma, além de promover uma forte motivação para permanecer agregado e; 2. Geneticamente o grupo proporciona aumento de acesso à potenciais parceiros.
    • Motivo Anti-predação Este motivo para andar em grupo é devido a 3 fatores: 1. O “efeito predador confusão”, que tem como base a ideia de que fica difícil para o predador escolher um indivíduo, porque muitos alvos em movimento cria uma sobrecarga sensorial do canal visual do predador.
    • Motivo Anti-predação 2. Um segundo potencial efeito é a hipótese “muitos olhos” e a premissa aqui é de que a tarefa de varredura do ambiente para o predador tem que ser distribuída por muitos indivíduos, causa confusão, portanto este tipo de agrupamento e colaboração em massa promove um alto grau de vigilância e também um tempo maior para alimentação individual e;
    • Motivo Anti-predação 3. Uma terceira hipótese é do efeito da “ diluição do encontro” uma forma de evitamento egoísta pela cobertura do grupo e por fim quanto maior o grupo mais difícil o ataque em função do contra-ataque- muitos contra um. Tudo aumenta a possibilidade de detecção precoce de ataque.
    • Motivo Melhora de forrageamento Este terceiro benefício esta relacionado à melhora do forrageamento ou comportamento de busca por comida. Um grupo maior leva menos tempo para encontrar alimentos e a caça cooperativa favorece este aspecto.
    • As ações de vendas, branding e comunicação de marketing, para ativar o comportamento de bando basicamente devem ter como alvo o cérebro reptiliano e o sistema límbico. Estas são as áreas mais antigas evolutivamente falando e estão ligadas aos instintos de sobrevivência e reprodução que nos fazem agir e em grupo, de maneira inconsciente. Se todo mundo está comprando só pode ser bom!
    • Este material faz parte do curso de neurovendas.