Fast ead 2o-semestre_de_2007

294 views
207 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
294
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fast ead 2o-semestre_de_2007

  1. 1. FAST-EAD 2º Semestre de 2007 Pedro Ferreira de Andrade Coordenador do NEAD-FASTProfessor da Disciplina Informática Básica 31 de julho de 2007
  2. 2. VISÃ O DO CURSO Objetivos do 1° Encontro Presencial: − Apresentar os professores e a metodologia a ser desenvolvida; − Prestar informações sobre as disciplinas que compõem os cursos no ambiente; − Habilitar os cursistas a terem um conhecimento inicial sobre o ambiente Moodle - FAST Desde o ano passado, vimos estudando soluções tecnológicas e construindo as referências pedagógicas Capacitação. Professores foram capacitados para usar o ambiente e interagir pedagogicamente com os participantes Conteúdos. Produzidos pelos professores das disciplinas, bem como as referências de pesquisas e de estudos de outros materiais.
  3. 3. VISÃ O DO CURSO Proposta de trabalho: as atividades pedagógicas e os recursos materiais foram concebidos e elaborados em torna da idéia de que o aluno e a aprendizagem sejam o centro e o fator de desenvolvimento do trabalho seja a interação centrada na efetiva relação pedagógica multilateral aluno-professor e aluno-aluno. O importante é a autonomia do aluno: a auto-aprendizagem. O aluno deve ter o controle e responsabilidade da sua aprendizagem. Deve planejar e organizar o tempo e atender as atividades. No trabalho haverá momentos presenciais, devendo estes ser no mínimo em dois momentos: no início, provas regimentais e a avaliação final quando necessária de recuperação. O formato do curso: 4 UNIDADES + 4 TAREFAS + 2 PROVAS. Tarefas são entregues ao professor via ambiente através de um arquivo ou texto on line. Apostilas / Cadernos de Estudos são também disponibilizados na xerox.
  4. 4. VISÃ O DO CURSOA VA LIA ÇÃ OA1A tividade 1 (2,5) + A tividade 2 (2,5) + pr ova pr esencial(5,0) = 10A2A tividade 3 (2,5) + A tividade 4 (2,5) + pr ova pr esencial(5,0) = 10
  5. 5. Perguntas mais freqüentes Como acesso um conteúdo de uma disciplina? Por que algumas unidades não estão disponíveis? Como entr ego a atividade / tar efa ao pr ofessor (fazer up load)? O que é entr egar uma atividade / tar efa num ar quivo único? O que é entr egar uma atividade / tar efa por meio de um texto on-line? Como vejo as minhas notas? Como par ticipo no fór um de discussão?
  6. 6. Chaves dos cursos (códigos de inscrição) Professores e e-mail Currículos e Programas − Denominação simplificada: CP − Código de Inscrição: IB – 2°/2007 − Professora Ana Lúcia Moura (anamoura@fast.br) Educação de Jovens e Adultos − Denominação simplificada: EJA − Código de Inscrição: EJA – 1°/2007 − Professora Selva Paraguassu Lopes (selvalopes@fast.br) Informática Aplicada à Educação − Denominação simplificada: IAED − Código de Inscrição: IAE – 1°/2007 − Professora Edneide Américo Vieira (edneidevieira@fast.br)
  7. 7. Chaves dos cursos (códigos de inscrição) Professores e e-mail Informática Básica − Denominação simplificada: IB − Código de Inscrição: IB – 2°/2007 − Professor Pedro Andrade (f.pedro.a@gmail.br) Legislação e Normas da Educação Básica − Denominação simplificada: LNEB − Código de Inscrição: LNEB – 1°/2007 − Professor Erisevelton Silva Lima (eriseveltonsilva@fast.br) Metodologia Científica − Denominação simplificada: MC − Código de Inscrição: MC – 1°/2007 − Professora Maria Aparecida Lopes Carneiro (malc@fast.br)
  8. 8. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA L.D.B: Artigo 80Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculaçãoprogramas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, ede educação continuada.§ 1º. A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, seráoferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.§ 2º. A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registrode diploma relativos a cursos de educação a distância.§ 3º. As normas para produção, controle e avaliação de programas de educaçãoà distância e a autorização para sua implementação, caberão aos respectivossistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentessistemas.§ 4º. A educação à distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá:I - custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonorae de sons e imagens;II - concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;III - reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos
  9. 9. PORTARIA N° 4.059/04: OFERTA DE 20% (VINTE POR CENTO)DA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS SUPERIORES NAMODALIDADE SEMI-PRESENCIAL − Per mite que às instituições de ensino super ior intr oduzam na or ganização pedagógica e cur r icular de seus cur sos super ior es r econhecidos, a ofer ta de disciplinas integr antes do cur r ículo que utilizem modalidade semi-pr esencial. − Podem ser ofer tadas as disciplinas, integr al ou par cialmente, desde que a ofer ta não ultr apasse 20% (vinte por cento) da car ga hor ár ia total do cur so pr esencial.
  10. 10. PORTARIA N° 4.059/04: OFERTA DE 20% (VINTE POR CENTO)DA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS SUPERIORES NAMODALIDADE SEMI-PRESENCIAL • Car acter iza-se a modalidade semi-pr esencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-apr endizagem centr ados na auto- apr endizagem e com a mediação de r ecur sos didáticos or ganizados em difer entes supor tes de infor mação que utilizem tecnologias de comunicação r emota. • A pr oposta dever á incluir métodos e pr áticas de ensino-apr endizagem que incor por em o uso integr ado de tecnologias de infor mação e comunicação par a a r ealização dos objetivos pedagógicos, bem como pr ever encontr os pr esenciais e atividades de tutor ia.
  11. 11. PORTARIA N° 4.059/04: OFERTA DE 20% (VINTE POR CENTO)DA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS SUPERIORES NAMODALIDADE SEMI-PRESENCIAL• A tutor ia das disciplinas ofertadas namodalidade semi-presencial implica na existênciade docentes qualificados em nível compatível aopr evisto no projeto pedagógico do cur so, comcar ga hor ár ia específica para os momentospr esenciais e os momentos a distância.• A s avaliações das disciplinas ofer tadas namodalidade semi-presencial dever ão serpr esenciais.
  12. 12. Tecnologias, aprendizagem e aabordagens pedagógicas em EAD  As tecnologias da informação e comunicação: o computador, as redes, programas  Características da EAD − Separação do professor e do aluno durante a maioria do processo instrucional − Uso da mídia para unir professor e aluno e para trabalhar o conteúdo do curso − Provisão de comunicação de duplo caminho entre o tutor ou agência educacional e o aluno − Separação do professor e do aluno no espaço e no tempo − Controle deliberado da aprendizagem pelos estudantes, mais do que pelo tutor
  13. 13. Ensino pontocom. Moodle Ensino pontocom − Realidade para muitas pessoas e instituições − Realidade na FAST: no Curso de Pedagogia − Diferença fundamental entre o ensino presencial e a distância  AVA● Moodle. O que é o Moodle? – MOODLE – Modular Object Oriented Distance Learning. SGC / LMS – Martin Dougiamas, australiano, é o criador do Moodle, que fundamentou o Moodle na abordagem de construcionismo social● Construcionismo social – É fundamentado em quatro conceitos principais: • Construtivismo “Idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.” • Construcionismo Sustenta que a aprendizagem é eficaz quando se dá construindo alguma coisa • Construcionismo social Um grupo de pessoas constroem coisas umas para as outras, criando de maneira colaborativa e compartilhando coisas com significados • Ligado e separado (sujeito) Separado – Atenção a um objetivo e dá importância apenas aos fatos, tende a defender suas próprias idéias, usando a lógica para descobrir falhas e idéias de seus oponentes Ligado – Aceita a subjetividade, presta atenção e faz perguntas num esforço de entender o ponto de vista dos outros.
  14. 14. Ensino pontocom. Moodle – O Moodle começou a ser idealizado no ano de 1990. Várias versões do software foram produzidas e descartadas até a versão 1.0 ser aceita em definitivo, que bastante utilizada até o ano de 2002. – Programa destinado a auxiliar educadores na criação de cursos on line – Software de fonte aberta livre (modificável e baixável gratuitamente) – Está disponível em 60 idiomas e é usado em 112 países – Fatores de sucesso da adesão ao Moodle: sistema de código aberto / baixado livremente / permite a customização / apoio de uma comunidade que tem grande participação na distribuição e manutenção do programa e que de suge modificações, novas habilidades e reporta eventuais defeitos
  15. 15. FimElaborado por Pedro Ferreira de Andrade

×