Projeto jovens poetas

827 views
553 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
827
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
181
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto jovens poetas

  1. 1. E.E. PROF. FRANCISCO DAMANTE PROJETO JOVENS POETAS Professora Juliana Fernandes da Fonseca Cardoso
  2. 2.  SARAU E CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO DE POESIAS
  3. 3.
  4. 4. SOBRE O PROJETO   Título – Jovens poetas da EE Damante  O que é? Uma proposta de trabalho com estudo poético, produções, reflexões poéticas e declamações em um sarau.
  5. 5. OBJETIVO  Desenvolver e sistematizar a linguagem interiorizada pelo aluno, incentivando a verbalização e/ou escrita e o domínio de outras formas de linguagens ligadas ao gênero poesia; Formar indivíduos capazes de expressar sentimentos usando os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Formar indivíduos capazes de se expressar de forma poética. Desenvolver a autoestima do educando, diminuindo sua timidez.
  6. 6. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS     Inferir e reconhecer elementos do gênero poesia  Analisar poemas e poesias bem como sua linguagem figurada  Selecionar poemas e poesias para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas, declamação em sarau, etc.)  Criar estratégias para a apresentação oral.
  7. 7. SEQUÊNCIA DIDÁTICA     Leitura de poesias por parte do professor.  Construindo o conceito sobre poesia por meio de análises coletivas.  Ouvindo poesias gravadas e musicalizadas – Vinicius de Moraes – “O poeta aprendiz”  Produzindo poesias  Produção do livro de poesias “Jovens poetas do Damante”.  Sarau das poesias realizadas.
  8. 8. VÍDEO MOTIVADOR O poeta aprendiz   
  9. 9. Produto Final do Projeto     Produções escritas e declamadas pelos alunos no Sarau
  10. 10.
  11. 11.
  12. 12.
  13. 13.
  14. 14.
  15. 15.
  16. 16.
  17. 17. AVALIAÇÃO E RECURSOS MATERIAIS    A avaliação foi feita observando o desempenho dos alunos em todas as atividades propostas. Música instrumental, computador, caixa de som e material escolar comum do dia a dia.
  18. 18. OPINIÃO GERAL DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO   5ª SÉRIE A/6º ANO A  Nunca imaginamos o quanto a poesia pode nos alegrar, mexe com os nossos sentimentos e por isso adoramos desenvolver esse trabalho apesar da vergonha foi muito divertido.   5ª SÉRIE B/6º ANO B   A nossa opinião é que esse projeto foi muito divertido, legal porque trabalha com os nossos sentimentos e a nossa criatividade, não somente de quem apresenta, mas também de quem ouve. Sem contar que ajudou a gente a perder a vergonha, a timidez e a se expressar melhor.   A vida é um palco e nós somos os atores, não saia de cena sem que receba os aplausos.  Autor desconhecido  
  19. 19. VÍDEO – DEPOIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO   
  20. 20.   Comentário professora Juliana  Eu gostaria de agradecer imensamente o empenho de todos os alunos que não mediram esforços e deram o melhor de si em cada etapa. Quero agradecer também, o apoio da coordenação para que esse trabalho fosse desenvolvido, pois sem a compreensão e apoio de cada um nada seria possível. Quanto ao projeto, só tenho a dizer uma coisa “Se não houver frutos valeu a intenção da semente”. Tenho certeza de que trabalhos como esse marcam e muito a vida de nossos alunos, é só ouvir os depoimentos. Obrigada mais uma vez a todos.   A vida é um palco e nós somos os atores, não saia de cena sem que receba os aplausos.  Autor desconhecido

×