Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
  • Save
Urbana
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
3,024
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. URBANIZAÇÃO comoprocesso de produção do espaço geográfico Profª Nilza M. P. Alonso
  • 2. O QUE É CI D A D E ?Pela legislação brasileira, a cidade é definida como uma unidadepolítico-administrativa, o MUNICÍPIO.O Decreto Lei nº 311 de 02 / 03/ 1938 estabelece em seu artigo 3º“A sede do município tem a categoria de cidade e lhe dá o nome.” No Brasil há 5 565 municípios, considerados como cidades.
  • 3. Urbanização é um conceito geográfico que representa odesenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios,redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, redeelétrica, shoppings, etc.  São as INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOSURBANOS que servem para diferenciar e hierarquizar as cidades. Este desenvolvimento urbano é acompanhado decrescimento populacional, pois muitas pessoas passam a buscara infra-estrutura das cidades. A urbanização planejada  apresenta significativosbenefícios para os habitantes.  Porém, quando não há planejamento urbano, osproblemas sociais se multiplicam nas cidades como, porexemplo, criminalidade, desemprego, poluição, destruição domeio ambiente e  desenvolvimento de sub-habitações. A urbanização é uma das responsáveis pelo êxodo rural(saída das pessoas do meio rural para as cidades,especialmente as grandes). suapesquisa.com
  • 4. A ÁREA URBANIZADA é identificada através de vários critérios,entre os quais se incluem *QUANTIDADE de POPULAÇÂO *DENSIDADE POPULACIONAL *ESTATUTO LEGAL (como ocorre no Brasil) * PREDOMÍNIO DE ATIVIDADES SECUNDÁRIAS ETERCIÁRIAS *DENSIDADE DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES Sua definição não é precisa, sendo alvo de discussõesdiversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhões de habitantes. As cidades são as áreas mais densamente povoadas Campo Grande, MS do MUNDO mil hab. IBGE, 2010) (786,7
  • 5. a cidade se expressa através de suas funções . É ponto de ligação, entre as diferentes partes doterritório, é centro de atração demográfica e o elo deligação de todo o sistema de produção e consumo. Como centro de poder, político e militar, apresentafunções econômicas que dão suporte às fontes de poder ese organiza como centro de convergência e dispersão dosistema de transportes e comunicações, o que lhe permite,também, funcionar como centro de atração demográfica. Essas funções condicionam a evolução urbana, queestruturam seus sistemas de produção e consumo, econfiguram todo seu contexto cultural. (Mumford, L. - 1982 - adaptado)
  • 6. As FUNÇÕES URBANAS são definidas pela ATIVIDADEECONÔMICA MAIS IMPORTANTE, ou pelo conjunto delas. Há cidades PORTUÁRIAS (como Rotterdam, Nova York,Santos), UNIVERSITÁRIAS (Cambridge), INDUSTRIAIS (NovaYork, Londres, Paris, São Paulo, Tóquio), DORMITÓRIOS(Vicente de Carvalho, Francisco Morato), TURÍSTICAS, etc HÁ, ENTRETANTO CIDADES QUE POR SUA LOCALIZAÇÃOACUMULAM DIFERENTES FUNÇÕES O QUE LHES PERMITEORGANIZAR SUA HINTERLÂNDIA, OU SEJA, SUA ÁREA DEINFLUÊNCIA, ONDE SÃO REALIZADOS OS FLUXOS FINANCEIROS, DEBENS, MERCADORIAS, PESSOAS E CAPITAIS, O QUE LHESASSEGURA A POSSIBILIDADE DE ORGANIZAR O ESPAÇOGEOGRÁFICO DE FORMA MAIS ACENTUADA, DEFINDO AS REDES URBANAS.
  • 7. “As cidades testemunham um processo de produção[do espaço] ‘considerado como resultado da relação entreo homem e o mundo, entre o homem e seu entorno’, [num]processo marcado de intencionalidade’ [cuja evolução]cria os processos urbanos, marca o trabalho, as formas deganhar a vida, as relações sociais e as configurações quese deixam apreender pela visão, a paisagem”. Santos, M.
  • 8. Urbanização é o deslocamento de um grande contingentede pessoas que saem da área rural para os centros urbanos (as cidades).Para que um país seja considerado urbanizado, a quantidade de pessoasque vivem nas cidades deve ser superior à quantidade de pessoas que vivemno campo, como ocorre no Brasil, onde mais de 80% da população total viveem cidades. As cidades podem ser classificadas de acordo com seu tamanho,atividade econômica, importância regional entre outras características. Brasil Escola
  • 9. O pr ocesso de UR B A NI Z A ÇÃ O ér esultado, pr i nci palmente doCR E SCI M E NT O V E G E T A T I V Oe do Ê X OD O R UR A L . E l esi nal i za a tr ansi ção de umaeconomi a agr ár i a par a umavi da econômi ca baseada napr odução i ndustr i al , nocomér ci o e nos ser vi ços, i sto é,com a P R E D OM I NÂ NCI A D EA T I V I D A D E S L I G A D A S A OSSE T OR E S SE CUND Á R I O ET E R CI Á R I O D E P R OD UÇÃ O.
  • 10. A CIDADEJÁ FOI OMUNDO... AO LONGO DA HISTÓRIA MUITAS CIDADES SE DESENVOLVERAM COMO CENTROS POLÍTICOS, ECONÔMICOS, MILITARES E RELIGIOSOS, ROMA FOI A MAIS IMPORTANTE E TINHA UMA POPULAÇÃO ESTIMADA EM 500 000 HABITANTES.
  • 11. ...HOJE O MUNDO É UMA CIDADE !Imagem noturna obtida de satélites caracterizando, através de pontos de luz , as principais aglomerações urbanas do planeta, onde hoje, se concentram mais de 50% da população total.
  • 12. A tendênci ada populaçãoé seconcentr arnas ár easur banas. E m2008 el aati ngi u 55%do total epr evê-se queem 2020r epr esente70% do totalmundi al.
  • 13. Nos úl ti mos 20 anos a popul ação mundi alaumentou em mai s de 1 bi lhão e mei o de pessoas, quemor am pr i nci pal mente em ci dades. (Veja, 15/06/2012)
  • 14. A Europa Ocidental é uma das áreas mais urbanizadas do planeta. Nela a “mancha urbana”se estende desde a GrãBretanha, onde ficaLONDRES até a PenínsulaItálica, onde está ROMA,passando por PARIS eBERLIM.
  • 15. O VATICANO é umaespécie de cidade-estado.É o menor país domundo com apenas0,49 km2 de área esua importância sedeve ao fato de sera sede da IgrejaCatólica. (população estimada 800 habitantes)
  • 16. Outras cidades também se desenvolveram a partir de sua função religiosaMeca, Arábia Saudita Aparecida do Norte, Brasil Benares, Índia
  • 17. A r ede ur bana é for mada pel o si stema de ci dades, no ter r i tór i ode cada paí s, i nter l i gadas umas às outr as atr avés dos si stemasde tr anspor tes e de comuni cações, pel os quai s fl uem pessoas,mer cador i as, i nfor mações, capi tai s e etc, defi ndo r edescontr ol adas pel as gr andes metr ópol es.
  • 18. No BRASIL, a rede urbana se organiza a partir das cidades de São Paulo e Rio deJaneiro, consideradas metrópoles nacionais (e globais) e se completa com a presença de outrasmetrópoles que atuam em suas respectivas regiões, através do conjunto de funçõesque desempenham em seus respectivos contextos.
  • 19. De um modo geral, o desenvolvimento urbano depende daquantidade de FUNÇÕES que a cidade exerce o que estimulaseu crescimento demográfico e econômico e permite suaorganização e a formação de redes urbanas,HIERARQUIZADAS.
  • 20. AS DEZ MAIORES AGLOMERAÇÕES URBANAS DO PLANETAPosição Cidade/país Populaçãono (em milhões deranking habitantes) 1 TÓQUIO/ JAPÃO 35,67 2 NOVA YORK/ EUA 19,04 3 CIDADE DO MÉXICO/MÉXICO 19,02 4 MUMBAI/ÍNDIA 18,97 5 SÃO PAULO/ BRASIL 18,84 6 NOVA DELHI/ ÍNDIA 15,92 7 XANGAI/ CHINA 14,98 8 CALCUTÁ/ ÍNDA 14,78 9 DACA/ BANGLADESH 13,48 10 BUENOS AIRES/ ARGENTINA 12,79 (fonte: ONU, 2007)
  • 21. Nos úl ti mos 20 anos o cr esci mento demogr áfi co das mai or es ci dades se deu pr i nci palmente nos paí seschamados “ emer gentes” , onde os pr obl emas ur banos l i gados à enor me desi gual dade soci oeconômi ca tem se acentuado.
  • 22. As regiões metropolitanas formamAGLOMERAÇÕES, que agrupamoutras cidades de seu entorno, formando as chamadas CONURBAÇÕES, que refletem o“extravasamento”de suas atividadeseconômicas e uma divisão territorial do trabalho característica.
  • 23. ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CIDADES DO MUNDO
  • 24. Apesar de ser ocontinente menosurbanizado, a ÁFRICApossui grandesaglomerações.A maior delas éLAGOS, Nigéria com cercade 8 milhões de habitantes. Joanesburgo – 3,8 milhões de hab. Cidade do Cabo – 3,5 milhões de hab.
  • 25. Tóquio é amaior aglomeraçãourbana do planeta:sua populaçãoaumenta em 2,5MILHÕES DEPESSOAS AO DIA
  • 26. É nos Estados Unidos onde ocorre o maior número de MEGALÓPOLES. A maiordelas é BOSWASH, onde um verdadeiro “rosário” de centros urbanos se integram economicamente e concentram a maior parte da população: 50 milhões de habitantes, 18 % da população norte americana. Além dela destacam-se a megalópole dos Grandes Lagos: CHIPITTS e a da costa do Pacífico: SAN-SAN.
  • 27. São Paulo, a maior cidade da América Latina (11 milhões de habitantes, 19,9 milhões na região metropolitana, tem 37 municípios conurbados)Rio de Janeiro, a segunda maiorcidade brasileira (12 milhões dehabitantes na regiãometropolitana que inclui 20municípios)
  • 28. A expansão urbano-industrial do chamado eixo Rio-São Paulo, cujo elo de ligação é a Via Dutra, envolveu a formação de suas respectivas REGIÕES METROPOLITANAS que, num processo contínuo, tendem a se integrar ainda mais. Ambas as cidades são consideradas como METRÓPOLES GLOBAIS.
  • 29. Os problemas ambientais urbanos refletem a ocupação desordenada do solo e, principalmente as desigualdades socioeconômicas, que marginalizam e excluem boa parte da população. Atraídos pelasperspectivas demelhoria de vida, apopulação migrantepratica atividades dosetor terciário, em geralde baixa qualificação ebaixa remuneração,configurando em muitoscasos o subemprego.
  • 30. A atração demográfica é a principal responsável pelo crescimento desordenado da cidade e se configura na FAVELIZAÇÃO e na ocupação daschamadas ÁREAS DE RISCO e se manifestam na própria configuração do espaço urbano, refletindo as desigualdadessocioeconômicas
  • 31. AS MAIORES FAVELAS BRASILEIRAS
  • 32. A atração demográfica acirra a especulação imobiliáriafazendo surgir loteamentospopulares sem a mínimainfraestruturaque funcionamcomo “cidades dormitórios”,como é o caso de Francisco Morato na Grande São Paulo.
  • 33. O ACÚMULO DE PROBLEMAS PÕE À MOSTRA A NECESSIDADEDE SE PLANEJAR E REORGANIZAR OS ESPAÇOS URBANOS
  • 34. Lagos, NigériaEM TODOS AS GRANDES CIDADES DO PLANETA OS PROBLEMASSE REPETEM...
  • 35. A aceleração docrescimentodemográfico tambémse relaciona aocolapso dos sistemasde transportes,abastecimento deágua e de diferentestipos de serviços.A falta de moradia, éalimentada pelaespeculaçãoimobiliária e àocupação das áreasde risco que faz dascidades o local dasdesigualdades.