1 diversidade da vida

5,645
-1

Published on

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
5,645
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

1 diversidade da vida

  1. 1. COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE BIOLOGIA i 2º ANO PROFª ADRIANE
  2. 2. DIVERSIDADE DA VIDA: DIFERENTES FORMAS DE VIDADESCRIÇÃO:Diversidade da vida como resultado doprocesso evolutivo.
  3. 3. DIVERSIDADE
  4. 4. - características adaptativas dosseres vivos e que se relacionem coma sobrevivência da espécie.
  5. 5. - influência da luz, da água, datemperatura e dos alimentosnos diversos ambientes;
  6. 6. teiasalimentares e oprocessodedecomposiçãocomotransformaçãodosmateriais;
  7. 7. VERTEBRADOS características que permitem destacar agrupamentos de seres vivos, e identificar laços de parentesco entre eles (ex. mamíferos, aves, peixes e répteis, incluídos no grande grupo dos vertebrados).
  8. 8. O que é biodiversidade ?- É a diversidade da vida.- Pode ser observada, estudada ou descrita emdiversos níveis:p.ex. diversidade de espécies, diversidade deecossistemas,diversidade e profundidade de linhagensevolutivas, diversidade genética,diversidade cultural.
  9. 9. -Qual é o valor da biodiversidade?A biodiversidade é fundamental por váriasrazões, tais como:- valor intrínseco;- manutenção do funcionamento e evoluçãodos ecossistemas;- vital para a sobrevivência humana no planeta.- benefícios diretos para os humanos: fontesatuais ou potenciaisde alimentos, substâncias químicas, modelospara inovação tecnológica.
  10. 10. Biodiversidade - Diversidade da VidaAtividade em grupo:1. Responda: O que é vida ?2. Classifique os organismos listados, utilizandoum critério lógico. Explique o critério utilizado. Araucária Cegonha Alga azul Baleia Borboleta Caranguejo Gorila Aranha Crocodilo Gaivota Verme Levedura de Sapo cilíndrico cerveja Laranjeira Minhoca Pulga Estrela-do-mar Tubarão Barata Protozoário Rinoceronte Anêmona Alga verde Morcego Cogumelo Bactéria Humano Rato Tartaruga Samambaia
  11. 11. Biodiversidade - Diversidade da Vida Atividade em grupo: 1. Responda: O que é vida ? 2. Classifique os organismos listados, utilizando um critério lógico. Explique o critério utilizado.Araucária Cegonha Alga azulBaleia Borboleta CaranguejoGorila Aranha CrocodiloGaivota Verme cilíndrico Levedura deSapo Minhoca cervejaLaranjeira Tubarão PulgaEstrela-do-mar Rinoceronte BarataProtozoário Morcego AnêmonaAlga verde Humano CogumeloBactéria Samambaia RatoTartaruga
  12. 12. Biodiversidade - Diversidade da Vida• O que é vida ?Propriedades dos organismos vivos:- replicação- metabolismo- hereditariedade- evolução- Definição fenotípica- Definição hereditária
  13. 13. Biodiversidade - Diversidade da Vida- O que é vida ?- Quantas formas de vida existem na Terra? De ondevieram? Onde os humanos se encaixam nisso ?- Podemos classificar os organismos vivos em diferentesgrupos ?- Que critérios podem ser utilizados? Qual seria o critériomais lógico, útil e coerente ?- Para que serve uma classificação ?
  14. 14. Vida vem do latim Vita e tem váriossignificados. Pode significar oespaço de tempo entre o momentoda concepção e a morte, que podeser de um ente , de um organismo,um fenômeno que anima a matéria,ou ainda significando a vida e osprocessos de relacionamentos.Para ter vida, um ser vivo precisacrescer, metabolizar, semovimentar, reproduzir ou não, eresponder a estímulos externos. http://www.significados.com.br/vida/
  15. 15. A vida tem umacaracterística maior que é adescendência, a capacidadeque uma forma de vida temde gerar descendentes quesão mais ou menossemelhantes aos pais, etrazendo ainda algumascaracterísticas próprias.Esta modificação caracterizaa evolução. Encontramos aío estudo da genética. Amatéria genética consisteprincipalmente em DNA eRNA.
  16. 16. A origem da vida vem sendo explicada através de muitasteorias, incluindo de astrônomos, biólogos, astrofísicos,dizendo que a vida microbiana é a mais difundida nacrosta da terra, e em vários locais nas profundezas dosoceanos. A vida tem por base o carbono e a energia.
  17. 17. Diversidade dos Seres vivos: Uni= um Multi= vários desde unicelulares até multicelularescomplexos. bactérias A célula é a unidade funcional e estrutural do ser vivo. Ou seja: é ela que vai dar a estrutura do nosso corpo e também vai executar várias das funções de nosso organismo- como respirar e digerir.
  18. 18. • Unicelulares: são os compostospor uma única célula comobactérias, muitas algas e umnúmero enorme de protozoários. •Pluricelulares (multicelulares): são compostos por mais de uma célula. Seres multicelulares podem dividir as funções do corpo entre células de diferentes tipos, cada uma exercendo um papel específico. É o nosso caso.
  19. 19. Possuímos neurônios emnossos cérebros, célulasmusculares em nosso coraçãoe espermatozoides nostestículos.Organismos multicelularessimples possuem dois ou trêstipos de células, enquanto osmais complexos, como osmamíferos, possuem centenasde tipos de células.
  20. 20. Os primeiros seres vivos que apareceram na Terra, provavelmente há 3 bilhões de anos, eram unicelulares. Até recentemente, acreditava-se que os seres multicelulares só haviam aparecido muito mais tarde.Agora, fósseis encontrados no Gabãosugerem que os seres multicelularessurgiram muito antes, por volta de 2,1bilhões de anos atrás, e estavamenvolvidos na produção de oxigênio.
  21. 21. Três bilhões de anos é muitotempo. A civilização humanatem somente alguns milharesde anos, o homem surgiu noplaneta faz 1 milhão de anos eos fósseis de animais maisantigos têm menos de 500milhões de anos.Quando a vida surgiu, não havia oxigênio na atmosferae as concentrações de gás carbônico eram muito altas.Foi somente com o surgimento das algas unicelulares,capazes de fazer fotossíntese, por volta de 2,3 bilhõesde anos atrás, que se iniciou a produção de oxigênio.
  22. 22. Ao longo de mais de 1 bilhão de anos, nossos ancestrais exerceram o papel hoje reservado às plantas: consumir gás carbônico liberando oxigênio. Ao poucos, a concentração de oxigênio nos mares e na atmosfera subiu 100 mil vezes, atingindo os níveis atuais.Somente então puderam aparecer os organismos quenecessitam de oxigênio para viver, por volta de 700milhões de anos atrás. Mas ainda foram necessários 699milhões de anos para surgir o primeiro ser humano.
  23. 23. Ancestral humano andava ereto mas subia em árvores como macacosAustralopithecus afarensis , Lucy com mais de 3milhões de anos, foi encontrada em 2000, na Etiópia.
  24. 24. Revertendo o processo. Agora, nos últimos 50 anos, tudoindica que o ser humano está revertendo lentamente esseprocesso, liberando quantidades crescentes de gáscarbônico e destruindo os seres vivos que produzemoxigênio.
  25. 25. A descoberta desse nosso ancestral sugere que os seres vivos multicelulares surgiram muito antes do que os cientistas imaginavam. E que eles contribuíram para construir a atmosfera que respiramos hoje.http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,os-primeiros-seres-vivos-multicelulares,584483,0.htmMAIS INFORMAÇÕES: LARGE COLONIALORGANISMS WITH COORDINATED GROWTH INOXYGENATED ENVIRONMENTS 2.1 GYR AGO.NATURE, VOL. 466, PÁG. 100
  26. 26. http://www.mcv.ufes.br/evolucaohumana/
  27. 27. Espécie humana:Grupo dos Vertebrados,Classe dos Mamíferos,Ordem dos Primatas.
  28. 28. Características dos Mamíferos Primatas:-Polegar disposto em ângulo de 90º emrelação aos demais dedos – segurarobjetos e agarrar em galhos de árvores.-Grande mobilidade dos membrosanteriores e posteriores.-Visão tridimensional – noçãoprofundidade.- Comportamento social intenso, comcuidado da prole – desenvolvimento doencéfalo.
  29. 29. Classificação dos Primatas: Prossímios: pequeno porte, hábito noturno.Dois grandes grupos:-Lemuriformes: lêmures (ilhas Madagáscar e Comores) lorises (África e Ásia)-Tarsiformes: társios (Sumatra, Bornéu, Célebes eFilipinas)
  30. 30. Antropoides: macacos e seres humanos. Encéfalo maisdesenvolvido. Três linhas evolutivas: Macacos do Novo Mundo: saguis, micos e macacos-prego sagui Macacos do Velho Mundo: babuínos, Rhesus e mandris Homininoides: gibão(a), gorila(b), chimpanzé(c),orangotango(d) e ser humano. Rhesus c a b d

×