Regionalização do Brasil (IBGE)

52,254 views
52,043 views

Published on

Apresentação para ensino fundamental. 7º ano (6ª série) da Escola Ana Rodrigues de Liso - Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Prof. Paulo Matiuzzi

Published in: Education
0 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
52,254
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
968
Comments
0
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Regionalização do Brasil (IBGE)

  1. 1. Regionalização do Brasil
  2. 2. Observem os textos das manchetes de jornais REGIÃO O que significa região?
  3. 3. Vamos regionalizar os quadrados pela cor? Vamos formar regiões com os quadrados vermelhos! O QUE IMPORTA É A COR Critério de regionalização: COR
  4. 4. Vamos agora regionalizar os quadrados pelo tamanho? Vamos formar regiões com os quadrados pequenos! O QUE IMPORTA AGORA É O TAMANHO, NÃO A COR Critério de regionalização: TAMANHO
  5. 5. Região: são porções do espaço geográfico que possuemcaracterísticas singulares, formadas tanto por seus aspectosnaturais (tipo de clima, relevo, vegetação, etc.) quanto peloseconômicos e culturais (tipos de atividades desenvolvidas,condições de vida da população, etc.).A combinação desses vários aspectos cria as diferenciaçõesentre as diversas porções do espaço, dando origem tambéma regiões diferentes. De maneira geral, podemos dizer que aregião corresponde a uma determinada porção da superfícieterrestre, de extensão variada, cujas características adistingue das áreas vizinhas, dando-lhe uma certa identidadenatural, econômica e cultural.
  6. 6. Exemplos de regionalização
  7. 7. Regionalização do Planeta pelos diferentesclimas existentes. Cada região (clima) possuisuas peculiaridades.
  8. 8. Divisão Norte (Países Desenvolvidos) X Sul (Países Subdesenvolvidos ou periféricos)
  9. 9. Regionalização do Brasil
  10. 10. As cinco grandes regiões do IBGE Em um país de dimensões continentais como o Brasil,podemos encontrar áreas do território com as mais diversascaracterísticas geográficas, dando origem, portanto, a regiões tambémdiferentes. Para delimitar essas regiões, em 1940, o IBGE elaborou aprimeira proposta oficial de regionalização do país, levando emconsideração apenas os aspectos naturais do território. No entanto, desde aquela época, o Brasil passou por muitastransformações, decorrentes principalmente da urbanização e daindustrialização. Todas essas transformações produziram mudançassignificativas no espaço geográfico brasileiro, fato que obrigou o IBGEa redefinir a regionalização do território com base em critérios sociaise econômicos. Atualmente, O IBGE propõe uma divisão do país emcinco grandes regiões. Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
  11. 11. As cinco grandes regiões do IBGE Norte: é a mais extensa das regiões brasileiras, ocupando quase metade do território, e a menos povoada. Tem como principal característica a presença da floresta Amazônica. Nordeste: é caracterizada pela existência de grandes contrastes naturais, sociais e econômicos. Por razões históricas, grande parte da população encontra-se na faixa litorânea. O interior, dominado pelo clima semiárido, é bem menos povoado.
  12. 12. As cinco grandes regiões do IBGE Centro-Oeste: é a região menos populosa, concentrando apenas cerca de 7% da população brasileira. Caracteriza-se por ser uma região de fronteira econômica, impulsionada pelo desenvolvimento de uma agricultura moderna. Sudeste: é a região mais populosa, desenvolvida e industrializada do país. É também a região mais urbanizada com cerca de 90% da população vivendo em cidades.
  13. 13. As cinco grandes regiões do IBGE Sul: região menos extensa do país, apresentando como características marcantes o clima subtropica, a agropecuária diversificada e uma importante produção industrial.

×