Livro valores cultura afro

  • 2,313 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
2,313
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
24
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. COLÉGIO ESTADUAL “BARTOLOMEU BUENO DA SILVA” PARANAIGUARA – GOIÁS OS VALORES NÃO TÊM COR Projetos:  Valores humanos  Patriotismo  Cultura Afro brasileira 7º ANO “B” – 2009 PROF. PAULO SÉRGIO C.E.B.B.S. NOVEMBRO/2009
  • 2. 2 OS VALORES NÃO TÊM COR Projetos:  Valores humanos  Patriotismo  Cultura Afro brasileira EXECUÇÃO: 7º Ano “B” (2009) e Prof. Paulo Sérgio UNIDADE ESCOLAR: COL. EST. BARTOLOMEU BUENO DA SILVA PROFESSOR COORDENADOR: PAULO SÉRGIO DE O. SILVA COORDENADORA PEDAGÓGICA: DEGMAR APARECIDA SILVA LEAL DIRETORA: LEIDA MARIA SOUZA DE MORAIS VICE-DIRETORA: HÉLICA FERNANDA LEMES GONDIN C.E.B.B.S. PARANAIGUARA-GO NOVEMBRO / 2009
  • 3. 3 A COLETÂNEA OS VALORES NÃO TÊM COR É O RESULTADO DOS PROJETOS VALORES HUMANOS, PATRIOTISMO E CULTURA AFROBRASILEIRA EXECUTADOS NO 7° ANO “B” (2009), SOB A COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO PROF. PAULO SÉRGIO DE O. SILVA. A EXECUÇÃO DESTES PROJETOS, EM CONSONÂNCIA COM AS MATRIZES CURRICULARES, COM A LDB, E A LEI 10639/2003, QUE OBRIGA O ESTUDO DA CULTURA AFROBRASILEIRA NAS ESCOLAS NA REDE BÁSICA E SUPERIOR DE ENSINO, VISA A COLABORAR COM A ÁRDUA LUTA CONTRA O PRECONCEITO E A LUTA PELO RESGATE DOS VALORES HUMANOS, COMO CONDIÇÃO PARA “TRANSFORMAR O MUNDO NUM LUGAR MELHOR DE SE VIVER”. OS REFERIDOS PROJETOS FORAM EXECUTADOS NO 2° SEMESTRE DE 2009, DE AGOSTO A NOVEMBRO, COM UMA SEQUÊNCIA DE AÇÕES QUE INCLUEM A PESQUISA EM TEXTOS (LIVROS, REVISTAS E INTERNET), ANÁLISE DE TEXTOS, ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS VOCÁBULOS AFRICANOS EM NOSSA LÍNGUA, LEITURA DE LIVROS, POEMAS, LETRAS DE MÚSICAS; PRODUÇÃO DE FRASES, POEMAS E TEXTOS DE OPINIÃO. A FINALIZAÇÃO DOS TRABALHOS FOI A MONTAGEM DE CARTAZES, PAINÉIS, LIVRO E PUBLICAÇÃO NO BLOG DA ESCOLA. PROF. PAULO SÉRGIO. NEGRO, O ORGULHO DA NAÇÃO
  • 4. 4 (10 motivos para não haver preconceito) De onde veio a nossa cor bronzeada? DO NEGRO. De onde veio nossa música e nosso gingo envolvente? DO NEGRO. De onde veio o nosso samba, carnaval? DO NEGRO. De onde veio a nossa alegria, nossa festividade? DO NEGRO. Quem trouxe para o brasileiro a sensualidade? O NEGRO. Quem trouxe para a nossa comida um tempero especial? O NEGRO. Quem transformou o nosso futebol em sucesso mundial? O NEGRO. Quem representa a força e a resistência física? O NEGRO. Sendo assim, quem merece todo o nosso respeito? O NEGRO. Mas, infelizmente, quem ainda sofre com o preconceito? O NEGRO. Antes de ter atitudes preconceituosas, pense 10 vezes e lute para tornar o nosso mundo 10 vezes melhor, com todos os seres humanos sendo tratados como iguais. Prof. Paulo Sérgio. Por que será que as pessoas têm preconceito? Na minha opinião, não importa se a
  • 5. 5 pessoa é preta, morena, amarela, vermelha, azul, verde ou lilás, e sim o coração e o sentimento que a pessoa demonstra por nós. Mas, por que a gente não colabora e coloca o preconceito de lado e vemos o coração, o sentimento e a bondade? Se a gente não fosse rebelde, cruel, mau, a gente poderia mudar o mundo e colocá-lo melhor 100%, mas sempre achamos um engraçadinho para julgar as pessoas por sua cor. Se nós não fôssemos orgulhosos com os negros, o mundo seria melhor... Tem pessoas que tem nojo das pessoas negras. E isso é certo? Ter nojo dos negros? Por que não nos juntamos todos contra o preconceito racial e aprendemos a amar e a respeitar o próximo? (Danila – 7º B)
  • 6. 6 Hoje em dia o preconceito ainda é um dos grandes problemas enfrentados no mundo. Todas as pessoas negras ainda sofrem com isso. Muitos são maltratados por causa de sua cor. Muitos pensam que negros são ladrões, roubam, matam... Isso tudo porque sua cor é diferente. Hoje muitos negros são tratados como gente ruim. Lembrando do escravos, talvez. Pessoas negras são gente. Pessoas negras têm coração, têm sentimentos. Eles sentem muito quando são agredidos verbalmente e também fisicamente. Por isso todos nós devemos dizer não ao preconceito, dizer não ao racismo e vivermos em paz, como gente civilizada. Isto é viver em harmonia entre negros e brancos. (Maria Angélica – 7º B) Os afrodescendentes também têm coração
  • 7. 7 Os afrodescendentes não têm muita aceitação, pois desde a escravidão eles perderam sua liberdade de expressão. Muito tempo já se passou e quase nada mudou. E os afrodescendentes continuam sendo excluídos. Muitas pessoas pensam que, só porque são brancos e os afrodescendentes são negros, eles podem pisá-los e excluí-los. Mas não é bem assim. Os afrodescendentes também têm coração. Por isso devemos tomar uma atitude para deixar de discriminar e aceitar aqueles que só são diferentes por fora, mas por dentro somos iguais. Sendo assim, somos todos irmãos, independente da cor da pele ou da cultura. (Thalia – 7º B)
  • 8. 8 No Brasil, os negros ou afrodescendentes, são muito desprezados, porque as pessoas que, só porque são negros, são diferentes de nós. Mas eles têm os mesmos direitos de um branco, pardo ou amarelo. Todos somos iguais diante da lei e diante de Deus. Isso não acontece só no Brasil, e sim, no mundo inteiro. Se as pessoas se colocassem no lugar de um negro que é desprezado, elas iriam sentir o que provavelmente ele sente, que é tristeza, humilhação, desigualdade, etc. Por isso devemos olhar para os afrodescendentes como para alguém normal, que é o que eles são, e sempre serão diante de nós e diante de Deus. (Gabriela – 7º B)
  • 9. 9 Eu penso que os brancos têm preconceito contra os negros principalmente porque pensam que os negros são sujos, ou consideram a cor deles muito feia. Na minha opinião, os negros têm o mesmo direito que os brancos, porque eles também são gente igual aos brancos. Já pensou se os negros tivessem preconceito contra os brancos? Se os brancos fossem humilhados como os negros são, eles sentiriam o quanto isso é ruim... Por isso eu penso que as pessoas negras devem ser tratadas como os brancos são. (Bruna – 7º B)
  • 10. 10 Os negros são praticamente a “luz” do Brasil, porque sem eles nós não teríamos nenhuma cultura de verdade. Mas como os “brancos racistas” eram muito preconceituosos, criaram um individualismo racial, onde os negros e os afro-descendentes eram humilhados e maltratados (sendo assim forçados a trabalhar para receber comida e moradia), sendo espancados (com cintas, fios, pedaços de madeira, etc.), condenados à morte e à perda da família. E, assim, com medo, os negros faziam tudo o que lhes pediam. Mas eles conseguiram, com o passar das décadas, anos, séculos, criar uma lei onde eles pudessem ser tratados igualmente entre negros e brancos. Com esse tempo passando e passando, assim, eles foram criando várias manifestações culturais e festas pelas quais hoje comemoramos. Por isso temos que ser gratos aos negros, porque, graças a eles, esse mundo está acabando com a escravidão. (Carlos Eduardo – 7º B)
  • 11. 11 Muitas pessoas acham que os negros, por serem negros, não fazem parte de nada aqui no Brasil. Mas nós devemos fazer ao contrário. Temos que tratar todos iguais. Por ter a cor diferente, não significa que os negros são pessoas de outro mundo. Se Deus nos criou, foi para todos tratar uns aos outros como iguais. Assim como uma pessoa branca precisa ser bem recebida, os afro-descendentes também têm que ser. Então, vamos todos juntos fazer a união entre brancos e negros. (Milena – 7º B)
  • 12. 12 Existem vários tipos de preconceito. Preconceito de deficiente físico e outros, principalmente contra as pessoas negras. Várias pessoas acham que, se a pessoa é negra, ou morena, porque são de cor diferente, devem ser discriminadas, maltratadas. A sociedade faz isso com eles no trabalho: alguns, porque são de cor diferente, devem ganhar menos. Outros pensam que, por ser negro, não pode exercer certo tipo de função na empresa. As pessoas precisam ser valorizadas pelo que são e fazem e não pela cor da pele, por isso nós devemos mudar e não deixar haver preconceito entre as pessoas do mundo e, principalmente de nossa cidade. Devemos valorizar as pessoas que vivem perto de nós. (Marcos Paulo – 7º B)
  • 13. 13 Muitos pensam que os afrodescendentes continuam sendo escravos. Eles não têm bom salário, um bom emprego, e muitos não têm um respeito, como as crianças na escola. Por isso muitos até param de estudar. Isso acontece porque eles são diferentes na cor e na cultura, mas, por dentro, nós somos iguais. Muitos ainda olham só por fora, pela cor e pela cultura, e os consideram diferentes. Eu pensam que cada um é do seu jeito, e muitos negros são até melhores, como o Pelé, o rei do futebol, vários atores e atrizes famosos, e não famosos como professores, que dedicam sua sabedoria e seu tempo para nos ensinar. Por isso eu dedico esse texto para todos os afrodescendentes que conseguiram a batalha para serem respeitados e não desistiram. (Kennedy – 7º B)
  • 14. 14 O preconceito acontece muito no Brasil, pois as pessoas são muito racistas, mas podemos consertar isso e melhorar o Brasil acabando com o preconceito. A escravidão acabou faz muito tempo, mas o preconceito ainda é uma barreira para os afrodescendentes. O respeito ao outro, o reconhecimento das diferenças sem medo, receio ou preconceito. As pessoas com preconceito não têm alma, nem respeito, pois é injusto e desleal discriminar os negros. Por isso o preconceito deve acabar, para as pessoas viverem em harmonia. O peconceito é ruim para a convivência em casa, na rua, na escola e no trabalho. Em todos esses lugares você tem que ser gentil, comportado e amigo. (Rafael – 7º B)
  • 15. 15 Eu penso que não podemos ter preconceito porque um dia pode acontecer de nascer um negro na sua família. Muitos pensam que a muitos negros são ladrões, que matam as pessoas, são pessoas ruins que vão fazer alguma coisa com os brancos. Mas não podemos pensar assim deles. Alguns deles são pessoas boas. Infelizmente, nesse mundo tem pessoas más, negros ou brancos. A maioria dos negros ainda é muito discriminada. Por isso devemos falar e defender os negros, até que um dia consigamos acabar com o preconceito racial. (Kauane – 7º B)
  • 16. 16 O preconceito é causado pela cor da pessoa ou por ela ser deficiente física ou pro ser diferente dos outros. Por isso é discriminado no lugar onde mora, na rua, no trabalho, em casa, etc. Mas como a vida não favorece aos pobres e aos negros, estes são desprezados pela sociedade por serem negros. Muitos pensam que negros não podem ter o seu lugar na sociedade por serem negros. A sociedade discrimina tudo o que eles fazem. Por isso tem negros que evitam os lugares que tem muita gente, tipo festas, escola, clube e outros. Mas isso precisa acabar, porque somos todos seres humanos. (Ellen – 7º B)
  • 17. 17 O preconceito é causado por famílias brancas que não respeitam as pessoas negras. Por isso a sociedade não é igualitária, porque muitos acham que têm o direito de estar falando coisas que são contra a lei. Mas os negros têm a sua defesa. Se alguém disser “Seu negro sujo!”, ou coisa parecida, a pessoa ofendida pode ir na promotoria e abrir um processo contra o agressor, porque ninguém nasceu para ser discriminado racialmente, e nem de outra forma. Quando nós encontramos alguém que é afrodescendente em algum lugar, temos que respeitá- lo. (Jaqueline – 7º B)
  • 18. 18 Devemos ter respeito com as outras pessoas, afrodescendentes ou não. Se tratarmos os outros com respeito, seremos respeitados. Cor não é documento. O que vale é que a pessoa é por dentro. Em um jogo de futebol, por exemplo, o branco e o negro pensa do mesmo jeito, jogam do mesmo jeito. O preconceito só é praticado pelas pessoas egoístas e sem noção do que está fazendo com as outras pessoas. Por isso devemos ter muito orgulho dos afrodescendentes e ter muito respeito com eles. (Regis – 7º B)
  • 19. 19 FRASES EM DEFESA DO AFRODESCENDENTE A cultura Afro é muito diferente, mas todos devem ser tratados igualmente. (Wesley – 7º B) Os Afrodescendentes no Brasil não têm muitas oportunidades, pois pela falta de igualdade e pelo racismo, os negros são excluídos. (Thalia – 7º B) Os Afrodescendentes não têm muita aceitação, pois desde a escravidão eles perderam sua liberdade de expressão. (Thalia – 7º B) O preconceito contra os afro-descendentes no Brasil ainda é muito porque as pessoas não pensam no que fazem, nem no que falam. Nós temos que pensar de outra forma, porque os negros são iguais a nós. (Bruna – 7º B)
  • 20. 20 A escravidão acabou faz muito tempo, mas o preconceito ainda é uma barreira para os afro- descendentes. (Rafael – 7º B) A cultura e a liberdade são uma oportunidade para os afrodescendentes viverem com igualdade. Rafael – 7º B) Nos dias de hoje não tem tanto preconceito, mas precisamos chegar ao ponto de não haver nenhum preconceito entre as pessoas, tanto no lugar onde você mora, quanto no local de trabalho. (Marcos Paulo – 7º B) O preconceito no Brasil ainda é muito. Seria tão bom se tivéssemos igualdade! (Kennedy – 7º B)
  • 21. 21 Os negros são como nós: têm coração, têm sentimentos... Por que, então, há o racismo? Esta é a pergunta que não me cala! (Maria Angélica – 7º B) Não importa se a pessoa é preta, morena, amarela, vermelha, azul, verde ou lilás, e sim o coração e o sentimento que a pessoa demonstra por nós. (Danila – 7º B) Por que a gente não colabora e coloca o preconceito de lado e vemos o coração, o sentimento e a bondade? (Danila – 7º B) Por que não nos juntamos todos contra o preconceito racial e aprendemos a amar e a respeitar o próximo? (Danila – 7º B) Se Deus nos criou, foi para todos tratar uns aos outros como iguais. Então, vamos todos juntos fazer a união entre brancos e negros. (Milena – 7º B)
  • 22. 22 VOCÁBULOS DE ORIGEM AFRICANA A cafuchi: E abará: cafundó: efó: acará:. cafuné: Exu: acarajé: cafungá: agogô: calombo: F angu: calumbá: fubá: calundu: B camundongo: G bangüê: Candomblé: guandu: bangulê: candonga: banzar: canjerê: I banzo: canjica: inhame: banto: carimbo: Iemanjá: batuque: catimbau: iorubano: banguela: catunda: berimbau: Cassangue: J búzio: caxambu: jeribata: caxumba: jeguedê: C chuchu: jiló: cachaça: cubata: jongo: cachimbo: cumba: cacimba: Cumbe: L Caculé: libambo: cafife: D lundu: cafuca: dendê: cafua: dengo: cafuche: diamba:
  • 23. 23 M O S macumba: samba: máculo: Ogum ou senzala: malungo: Ogundelê: soba: maracatu: Orixá: marimba: T marimbondo: P tanga: maxixe: puita: tutu: miçanga: milonga: Q U mandinga: quenga: urucungo: molambo: quiabo: mocambo: quibebe: V moleque: quilombo: vatapá: muamba: quibungo: mucama: queimana: X mulunga: quimbebé: xendengue: munguzá: quimbembe: murundu: quimgombô: Z mutamba: quitute: zambi ou muxiba: quizília: zambeta: muxinga: zumbi: muxongo: maassagana:
  • 24. 24 Promover a PAZ é usar a consciência, é fazer guerra contra todo tipo de violência. A violência, a cada dia mais, se mostra “um problema global, que envolve o mundo todo, mas que exige uma atitude local”; ou seja, atitudes pequenas de cada um. Nós temos vários nomes de reconhecimento internacional, às vezes mundial, como Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, e muitos outros, que deram suas vidas no movimento pela PAZ. Em nossa comunidade, temos pessoas como os membros da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, os dirigentes das igrejas, os professores e funcionários das escolas, que também estão constantemente na luta contra a violência e a favor da vivência dos valores humanos, que são a condição vital para se viver em PAZ. Para se eliminar a violência não dependemos de planos de governo, de novas leis, ou de projetos grandiosos, mas sim da mudança de atitude de cada um. Não devemos esperar por ações do Governo Lula, ou do próximo Governo, nem de intervenção da ONU, ou que algo de sobrenatural aconteça para mudar a atual situação de medo e insegurança em que todos vivemos. Precisamos, antes disso, começar mudando a nós mesmos, mudando os nossos hábitos, e assim, mudar o nosso grupo, a nossa comunidade, o nosso mundo. Viver em PAZ é jogar o papel de bala no lixo; é receber o outro sempre com um sorriso; é dizer “Muito obrigado!”; é olhar nos olhos e perguntar: “Como tem passado?”, “Você é muito importante para mim!”; é oferecer ajuda quando pensa em acusar; é saber perdoar quando pensa em condenar... Viver em PAZ é, enfim, vivenciar os valores humanos: a verdade, a justiça, a honestidade, a tolerância, a lealdade, amizade e amor. Prof. Paulo Sérgio
  • 25. 25 Para um lado e para outro sempre olha, Os direitos e deveres, com exatidão pesa, O bem estar de todos considera. Quem é ela??? Ninguém mais poderia ser... Só a JUSTIÇA isso faz acontecer. Nos faz dormir tranqüilos, Nunca troca isso por aquilo, Qualquer desafio enfrenta, Qualquer dúvida ou mentira derrota. Você conquista a Honestidade, Quando sempre fala a VERDADE. Promover a PAZ é usar a consciência; É fazer GUERRA contra todo tipo de violência; É cada um a sua parte fazer; E através de pequenas ações Ajudar a PAZ acontecer. Prof. Paulo Sérgio.
  • 26. 26 AMOR O Amor é uma chama Que queima o coração. O amor que eu tenho em você É uma verdadeira paixão... O amor da minha vida, Eu não posso te falar, Mas se você olhar nos meus olhos, Vai ver pelo meu olhar. O Amor de minha mãe, O Amor do meu irmão, O meu Amor por você Dentro do meu coração. Ke nnedy – 7º “B”
  • 27. 27 VERDADE A Verdade é uma palavra Que não adianta só falar. Antes de falar, nós temos que pensar... Algumas horas ela é boa, As outras não é não... Algumas nos machuca... Mas você vai sempre vencer, Se a verdade prevalecer! Ken nedy – 7º “B”
  • 28. 28 VERDADE Nós nos sentimos bem quando falamos a Verdade. A Verdade é tudo para nós. Sem ela ninguém é nada... Por isso é bom sempre falar a Verdade Por toda a nossa vida. Leo nardo – 7º “B”
  • 29. 29 AMOR O Amor é tudo para nós, Sem o Amor ninguém é nada, Porque o Amor é que faz As pessoas se entenderem na vida. O Amor, para nós, é A melhor coisa que acontece Em toda a nossa vida. O verdadeiro Amor é Amar o próximo, Respeitá-lo e não maltratar... Isso é AMOR! Leonardo – 7º “B”
  • 30. 30 LEALDADE Lealdade representa ser leal. E nós somos leais à nossa família? Ser leal é ser fiel; Ser leal é guardar segredo... Para ser leal é preciso ter Honestidade; Para ser leal é preciso ser verdadeiro... Ser leal é ser várias outras coisas... Ser leal é ter vários outros valores humanos... E ter também Amor no coração. Milena Gomes – 7º “B”
  • 31. 31 VERDADE Não dormimos tranquilos, Nos pesa a consciência, Nos deixa sufocados... É isso que sentimos, Se não falamos a VERDADE. É a Verdade que sempre devemos dizer... Se existe a mentira, Também existe a Verdade... Para sermos verdadeiros, Também tem que existir A Sinceridade! Milena Gomes – 7º “B”
  • 32. 32 A PAZ A PAZ pode ser dada para as pessoas Ele pode ser muito boa. A PAZ nos nossos corações pode ser dada A partir da alegria de viver. E essa alegria faz bem... Se você tiver PAZ no coração, Você pode ter Tudo aquilo que desejar. Se você tiver PAZ, as coisas serão melhores... Se o mundo tivesse PAZ, ele seria melhor Para todos nós que vivemos nesse planeta Que se chama Terra. Marcos Paulo – 7º “B”
  • 33. 33 O VERBO AMAR O que é Amor? Amor é um sentimento, Que deixa as pessoas Muito sensíveis, muito carinhosas... As pessoas sentem Amor... Existe o Amor próprio, Existe o Amor ao próximo; Também o amor de mãe... Os filhos amam os pais, Assim como os pais amam os filhos... Com certeza, Se toda a sociedade cultivasse o Amor, Se praticasse o verbo Amar... Nosso mundo seria melhor. Marcos Paulo – 7º “B”
  • 34. 34 O AMOR TUDO FALA O AMOR pode falar tudo, Mesmo que ele seja mudo. Ele pode até ressaltar... Assim dá para saber como é bom Amar. Podemos Amar a mamãe e o papai. Esse amor, de nós, nunca sai. Se você ama alguém, É provável que ele te ame também. Tudo o que é feito com amor, Fique sabendo que sairá em perfeita cor. Além do Amor, existe também a Paixão... Que está no fundo do seu coração! Gabriela – 7º “B”
  • 35. 35 PAZ, A RAZÃO DA VIDA! Você tem que conhecer a PAZ, E, claro, tudo o que ela traz: Traz amor, e esperança... Nem que seja uma criança. Pode ser para um adulto, Mesmo que ele esteja oculto. A cor da Paz é o branco, Pois te olhar é sempre um acalanto. A fênix é o símbolo que a representa, E sem ela a violência te atenta. Ande logo e decida! Pois a PAZ é a razão da sua vida! Gabriela – 7º “B”
  • 36. 36 O SABOR DO AMOR O AMOR tem o seu sabor, Quando tem a sua cor, Que dá o seu valor... Isso sim, é AMOR! O AMOR tem a dor. E do sofrimento de amar O sol me faz acalmar... Isso sim, é saber amar! O AMOR tem o seu ser, Que não sabe o que dizer, Nem o que falar... Quando eu tenho que te amar! O AMOR é saber Amar, Quando tem que ser um par, Mas eu não penso em recuar... Eu só penso em te AMAR! Jaqueline – 7º “B”
  • 37. 37 AMIZADE VERDADEIRA A Amizade é verdade Da nossa cidade, Que tem muita bondade E lealdade. É tarde para a inimizade. Amanhã vai ser só felicidade! Isso é que é uma sociedade Que honra a sua honestidade! É um prazer te ver. Eu só queria crescer. Mas isso é uma coisa que eu não sei fazer, Uma coisa que eu não pensei em fazer! Mas eu vi você sorrir, E vi você partir... Pensei que ia voltar E fiquei aqui a esperar! A Amizade é verdadeira Nem que eu te espere a vida inteira! Jaqueline – 7º “B”
  • 38. 38 A PAZ QUE REALIZAMOS É através de pequenos atos Que realizamos grandes coisas... E podemos começar realizando a PAZ Fazendo pequenos atos, sem olhar para trás, Com carinho e atenção, E com muita educação. E saber pensar, Para maus atos não realizar. Então, acho bom você pensar, Começar logo a mudar, Se uma má pessoa não quiser virar... Thalia – 7º “B”
  • 39. 39 SONETO DA AMIZADE A Amizade é importante e verdadeira. Ela é uma companheira Para a vida inteira... Às vezes pode ser passageira. A Amizade é uma flor que brota E espalha o seu perfume pelo ar... No momento em que você mais chora... Ela chega de mansinho para te consolar. Passo a passo a pessoa vai te conquistando... E quando ela te conquista, Você nunca fica só. A Amizade é como um abraço, Que te envolve num carinho Quente e aconchegante que te aquece. Thalia – 7º “B”
  • 40. 40 JUSTIÇA Nós não podemos fazer justiça Com as próprias mãos... Porque, quando menos esperamos, A vingança nos encontra... Ninguém pode mentir para ninguém, Porque, quando menos esperamos, A Verdade vem à tona... Bruna – 7º “B”
  • 41. 41 COM A PAZ Com a PAZ, o mundo vai à frente Fazendo com que as pessoas vivam alegremente. Com a PAZ o universo é mais lindo, Sempre com cores vivas e mais vida. Com a PAZ, sempre dizemos Não à destruição! Com a PAZ, função da vida, Vidas de todo o mundo Correm seguras com a nossa ajuda... Com a ajuda de todos que querem a PAZ!!! Maria Angélica – 7º “B”
  • 42. 42 A VERDADE Nunca use a mentira para vencer, Mas sempre diga a verdade, Mesmo que seja para perder. Mesmo que pareça necessário mentir, A verdade deve sempre estar aqui! Thierry – 7º “B”
  • 43. 43 A PAZ Promover a PAZ É sempre ajudar os necessitados, É sempre pensar nas necessidades do outro, É nunca pensar só em si mesmo... Promover a PAZ É viver a vida Com Amor! Thierry – 7º “B”
  • 44. 44 A AMIZADE A Amizade é uma coisa muito boa para nós compartilharmos com todas as pessoas que conhecemos. Ter um amigo é bom para dividirmos Bons e maus momentos... Com os amigos devemos se sinceros E amá-los como eles nos amam. Pedro Henrique – 7º “B”
  • 45. 45 VERDADE A Verdade sempre é plena E nunca lhe condena... Te traz Felicidade, Amor, Carisma e Lealdade. Carlos Eduardo – 7º “B”
  • 46. 46 AMIZADE A Amizade é como o vento, Ninguém vê, Mas sabemos que ela está ali. A Amizade é também Uma pessoa com quem Podemos contar, sonhar e brincar... AMIGOS... Quem não tem??? Amigos que estão com você A todo momento. Não importa se é hora De alegrias ou de Lamento! Carlos Eduardo – 7º “B”
  • 47. 47 A PAZ A PAZ nos ajuda a sobreviver, Sem ela nada de bom pode acontecer. Ela nos ajuda a nos tranquilizar E pensar positivo, Nada negativo... A PAZ nos ensina A ser mais amigos, Nos traz novas amizades! Regis – 7º “B”
  • 48. 48 A PAZ A PAZ é muito boa. A PAZ que traz calma na sua vida... É a PAZ que dá alegria... PAZ, PAZ!!! Que é tudo que tem na sua vida... Que é muito importante para todos... Quando você tem PAZ, você tem tudo! Francisco – 7º “B”
  • 49. 49 VERDADE A Verdade é uma palavra de sete letras, Que, de um jeito bonito e especial Melhora a convivência entre todos, E nos torna pessoas melhores. Por isso devemos sempre Dizer a Verdade!!! Rafael – 7º “B”
  • 50. 50 AMOR É amando que se aprende A amar! Por isso devemos sempre Amar ao próximo como a si mesmo, Para poder ser amado! Rafael – 7º “B”
  • 51. 51 MINHA TERRA Na minha terra tinha palmeiras, Onde os sabiás não cantam mais... Em lugar, agora, só existem canaviais! Na minha terra não canta o sabiá! Nossos céus são poluídos; Em nossos campos não existem flores! Nossos bosques não têm mais vida, E nossas vidas não têm mais amores! Quem ficar sozinho, à noite, Um tiro pode levar, E perdido pode ficar Nas profundezas Do nosso mar do desespero. Mas não pense mal do nosso Brasil! Apesar da destruição, Aqui é um lugar que tem proteção E gente de bom coração... Preste atenção no que eu vou dizer: Aqui é um lugar bom para se viver!!!! Thalia Batista – 7º “B”
  • 52. 52 BRASIL, EU TE AMO! BRASIL, Nenhum país substitui sua alegria Com vidas alegres, Vivemos com conforto... Tu sabias, Tu sabias... Que nas palmeiras do Brasil, A luz do sol é mais exposta? Só você, Brasil, nos faz como crianças, Fazendo qualquer coisa ser brinquedo... E como crianças, assim, Brincamos sem medo De ser FELIZ BRASIL, EU TE AMO!!!! Maria Angélica – 7º “B”
  • 53. 53 MEU PAÍS Meu país tem o verde para brilhar, E os pássaros o adoram tanto que chegam a cantar. Meu país é uma grande flor... E quando ela desabrocha, nasce o amor! Do meu país eu não largo Até mesmo quando eu morrer. Só sei que lá no céu não vou ter o que fazer, Mas no meu país, meus filhos vão crescer, E lá também ficarão até morrer! Gabriela – 7º “B”
  • 54. 54 MINHA TERRA BRASL Minha terra tem coqueiro, Onde canta o sabiá... As aves que aqui cantam, A quem por aqui passa, encantam... Nosso céu tem várias estrelas... Como brilham quando é noite por cá! As pessoas que por aqui passam, Não deveriam mais chorar... Em cima da passarela da praia Estou triste a passar, Mas ninguém se preocupa comigo... Minha felicidade???? Para eu encontrá-la, Tenho que seguir o meu caminho. O Brasil é um país muito grande Serve para todos. Mas as pessoas que por aqui passam, Não deveriam mais chorar... Wesley – 7º “B”
  • 55. 55 NATUREZA BRASILEIRA A nossa natureza tem de tudo o que se pensa... Tem muitos passarinhos que começam a cantar. As cores da bandeira representam o Brasil. Nosso verde brilha, você vai ver... Junto com a luz do sol, pode crer. Kauane – 7º “B”
  • 56. 56 NOSSO BRASIL O Brasil tem muitos defeitos, Mas tem também muitas coisas boas Como as praias e as belezas da Natureza. As culinárias... Cada comida gostosa!!! E os defeitos do Brasil??? Tem muita violência, Muitas pessoas morrem com tiroteios, Morrem com acidentes de carros... Fora disso, É um país maravilhoso O nosso Brasil!!! Bruna – 7º “B”
  • 57. 57 BRASIL O Brasil é muito bom e eu gosto. No Brasil tem muitas coisas boas, Mas tem coisas ruins também... No Brasil tem ótimas coisas Que têm valor... As coisas ruins???? Tráfico, roubos, mortes... Mas mesmo assim o Brasil é muito bom... Francisco – 7º “B”
  • 58. 58 BRASIL Brasil, terra de amores, Mesmo com poucos valores... Brasil, mesmo com violência, A Paz vem em sequência. Brasil, terra de alegrias, Mas sempre tem suas tristezas... Viver no Brasil É o mesmo que viver Com a alegria sempre a mil!!! Thierry – 7º “B”
  • 59. 59 MEU BRASIL Minha terra tinha palmeiras, Onde os sabiás não cantam As aves que aqui gorjeavam Não gorjeiam como antes. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas não têm mais flores, Nossos bosques não têm mais vida, Nossas vidas não têm mais amores. Não cismo mais sozinho... Mas prazer não encontro eu cá... Minha terra tinha palmeiras, Onde cantava o sabiá. Minha terra deveria ter palmeiras... O sabiá deveria cantar... Quem sabe tudo isso aconteça Quando cada um A sua atitude mudar!!!! Millena Gomes – 7º “B”
  • 60. 60 AS MATAS DO BRASIL O Brasil e suas matas imensas e verdes... Desde 1.500, o Brasil começou a ser explorado. Os portugueses que aqui chegaram Ficaram maravilhados com as matas que Aqui haviam. Eles começaram a desmatar, E assim começou a destruição... Começou o desmatamento, E de várias espécies de animais, a extinção! E, nos tempos de hoje, A destruição das matas... Tanto as matas ciliares, quanto as florestas... Continua a cada dia pior. Os seres humanos deveriam ter consciência. Mas não temos essa consciência... É uma pena, porque, se tivéssemos, O mundo seria melhor em tudo! Marcos Paulo – 7º “B”
  • 61. 61 BRASIL, UM PAÍS RICO O Brasil é um país muito rico Em amizades e pessoas felizes... Em cidades muito importantes Como o Rio de Janeiro, E outras mais... No Brasil há muitos habitantes; Há muitas cidades evoluídas, Com pessoas bonitas e agradáveis. O Brasil é um país muito rico... Aqui você encontra felicidade!!! Regis – 7º “B”
  • 62. 62 BRASIL, Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá. Mas as pessoas que aqui vivem, Usam maconha e outras mais... Nosso céu é mais poluído, Nossas várzeas têm menos flores. Nossas ruas têm mendigos, Nossas vidas mais terrores! Mas tudo isso pode mudar, E o Brasil diferente pode ser... Depende de cada um A sua parte querer fazer! Rafael – 7º “B”
  • 63. 63 BRASIL O Brasil é muito bom Para preservar o nosso planeta Dos maus momentos... Devemos ser bons com o nosso Brasil. Não podemos prejudicá-lo, E sim, só praticar o bem; Mostrar o tanto Que o nosso Brasil é bom. Não deixe que ninguém acabe com ele. Vamos preservar o nosso patrimônio!! Victor Antônio – 7º “B”
  • 64. 64 BRASIL: Guerra ou PAZ ?? “Para que existem tantas guerras, se Deus fez o mundo para que tivesse PAZ?” O Brasil é um pais com um grande índice de mortalidade, prostituição, tráfico, etc. Agora lhe pergunto você sabe o porquê? O Brasil é um pais muito hospitaleiro, até demais, pois o que vemos aqui não vemos em outros lugares. A cada momento pessoas estão morrendo por não ter uma palavra de ajuda, carinho, amizade, ternura, gratidão. Você sabe o porquê que estas pessoas estão assim?? Isso é porque estão revoltadas com o mundo, não têm verdadeiras amizades, pessoas que os ajudem. Você pode fazer a diferença com palavras de agradecimento e amor... Então, o que custa você ajudar esses índices a serem reduzidos??? Por isso digo e repito: “Para que tantas guerras se Deus fez o mundo para que tivesse PAZ ???” CARLOS EDUARDO – 7º “B”
  • 65. 65 ALUNOS DO 7° ANO “B” BRUNA CABRAL DOS SANTOS REGINALDO JUNIOR A. DA SILVA DANILA CAETANO LORENA REGIS SOARES TOLENTINO DANYLLO MORAES DA COSTA THIERRY LOVERA DE F. FERREIRA FÁBIO JUNIOR PAULA DA SILVA UÁLIFE LIMA DOS SANTOS PORTELA FRANCISCO SAMPAIO DE M. NETO VANESSA MONTEIRO DE CARVALHO GABRIELA RODRIGUES DE FREITAS VICTOR ANTONIO G. PARREIRA JAQUELINE BATISTA LULA WESLEY MARTINS VIEIRA KAUANE FREZZARIN ALVES THALIA BATISTA DA SILVA LEONARDO CABRAL DOS SANTOS MARCOS PAULO A. DA SILVA MARIA ANGÉLICA ROSA BORGES CARLOS EDUARDO DOS SANTOS MILLENA GOMES BARROS ELLEN CRISTINA ELEUTÉRIO MUTALO PABLO FRANCIS M. DE SOUZA RAFAEL ALEXANDRE DA SILVA PEDRO HENRIQUE V. DE OLIVEIRA KENNEDY RANGEL M. DE SOUZA Professor: Paulo Sérgio de O. Silva