Agenda Recife do Futuro
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Agenda Recife do Futuro

on

  • 1,056 views

Paridos lançam Agenda para o Recife do Futuro. PDT.PSC.PTB.PRB.PV.PP

Paridos lançam Agenda para o Recife do Futuro. PDT.PSC.PTB.PRB.PV.PP

Statistics

Views

Total Views
1,056
Views on SlideShare
970
Embed Views
86

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

2 Embeds 86

http://www.paulorubem1212.com.br 72
http://ultimosfatos.com.br 14

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Agenda Recife do Futuro Agenda Recife do Futuro Presentation Transcript

  • SÍNTESE DA SITUAÇÃO ATUAL DO RECIFE1. Visão predominantemente de curto prazo e assistemática dodesenvolvimento atual e futuro da cidade, em especial no que diz respeito aoplanejamento urbano, na prática inexistente, e à integração metropolitana doRecife.2. Perda do controle urbano por parte do poder público, tendo como padrãodisseminado na cidade a ampla desobediência e o grave descumprimento dosinstrumentos legais regulatórios do espaço e da convivência urbana noMunicípio.3. Mobilidade travada e em fase de pré-colapso pelo crescimentodescontrolado do transporte individual automotivo, em detrimento daindispensável prioridade a ser dada ao transporte público de qualidade e aosdemais modais (aquaviário, pé, bicicleta).
  • SÍNTESE DA SITUAÇÃO ATUAL DO RECIFE4. Falta de condições de acessibilidade a prédios, equipamentos e espaçospúblicos.5. Abandono do centro da cidade (até o limite da Avenida AgamenonMagalhães).6. Descompasso crescente e preocupante entre a intensificação do uso dosolo urbano e a oferta de serviços públicos (redes), resultando emestrangulamentos crescentes e visíveis por toda a cidade.7. Aumento do “custo Recife” (terrenos, aluguéis, deslocamentos,infraestrutura etc.) pela deseconomia de escala provocada pela pressão quesofre a cidade, sem a adequada preparação, como principal palco urbano donovo e acelerado ciclo de crescimento da economia de Pernambuco.
  • SÍNTESE DA SITUAÇÃO ATUAL DO RECIFE8. Falta de identificação clara das vocações econômicas da cidade e deinvestimento na sua potencialização, agravados pelos problemas dadesocupação de ampla parcela da população em idade produtiva, dainexistência de formação para o trabalho e do não incentivo aoempreendedorismo na cidade.9. Falta de identificação e tratamento das vocações específicas dos bairrosda cidade para potencialização do uso e da ocupação do solo e para oindispensável estímulo à descentralização das atividades comerciais e de lazer.10 . Insuficiência de espaços verdes e arborização mal cuidada.11. Deficiências diversas e insuficiente abrangência na coleta e notratamento do lixo urbano.
  • SÍNTESE DA SITUAÇÃO ATUAL DO RECIFE12 . Grave deficiência no tratamento de esgoto e insuficiente rede de coleta(cobertura de apenas um terço dos domicílios).13 . Drenagem amplamente deficiente e com inúmeros pontos críticos queprovocam transtornos monumentais para os cidadãos durante os períodoschuvosos.14 . Calçadas inadequadas sob aspectos do estado de conservação e uso,em flagrante desrespeito ao direito de ir e vir dos pedestres (responsáveis porpelo menos 1/3 dos deslocamentos na cidade – modal “a pé”).15 . Má qualidade da educação municipal aliada à falta de perspectivas defuturo para ampla parcela das crianças e dos jovens recifenses.
  • SÍNTESE DA SITUAÇÃO ATUAL DO RECIFE16 . Má qualidade do atendimento na saúde pública e precariedade dosequipamentos e espaços físicos.17 . Invasão do espaço público, em especial nos bairros do centro, pormoradores de rua.18 . Enfrentamento inadequado do uso de drogas, em especial no que dizrespeito ao crack.19 . Segurança pública muito aquém do mínimo indispensável ao exercícioda cidadania produtiva e tranquila.
  • SÍNTESE DA SITUAÇÃO ATUAL DO RECIFE20. Abandono e degradação do rico patrimônio histórico, cultural eturístico da cidade por falta de ação preventiva e de incentivos efetivos eviáveis à sua preservação e ao seu uso produtivo.2 1. Baixa participação da população e da sociedade civil organizada nadiscussão dos reais problemas da cidade e das suas necessárias soluções.22. Modelo de gestão excessivamente centralizado, sem efetivas divisõesregionais e concentração das decisões e dos serviços.23. Falta de valorização dos quadros técnicos próprios da administraçãopública municipal que assegurem a continuidade administrativa entre gestões ea guarda e o desenvolvimento da memória técnica da cidade.
  • Recife do Futuro
  • EIXOS DE UMA AGENDA PARA O RECIFE1. Planejamento de Longo Prazo Restabelecer a prática e a sistemática de planejamento de longo prazo paradelinear a cidade do futuro, de modo a que seja possível definir, com clareza edentro das necessidades do Recife, o uso do solo urbano municipal. Fortalecer as carreiras públicas municipais. Instalar a discussão sobre as mudanças climáticas e preparar plano de longoprazo para enfrentamento das suas consequências e impactos sobre a cidade.
  • EIXOS DE UMA AGENDA PARA O RECIFE2. Gestão da Cidade Regionalizar/descentralizar efetivamente a administração pública municipalcom a imediata ampliação da prestação de serviços pelas regionais. Fazer cumprir e aperfeiçoar os dispositivos legais ordenadores dasatividades urbanas, em especial no que diz respeito a licenças de construção,de funcionamento e de placas visuais, além de estacionamento, carga edescarga etc. Aperfeiçoar a infraestrutura e realizar a efetiva manutenção dos principaissistemas/redes urbanos como coleta de lixo, iluminação pública, vias decirculação – inclusive calçadas –, drenagem, áreas verdes etc.
  • EIXOS DE UMA AGENDA PARA O RECIFE2. Gestão da Cidade (cont.) Enfrentar de forma criativa e viável o problema da crescente falta demobilidade, com o estabelecimento de medidas de curto, médio e longo prazosque priorizem uma nova logística de deslocamentos e o transporte coletivo(pneus, trilhos e aquaviário), a pé e de bicicleta. Cumprir e fazer cumprir a legislação vigente implantando o conceito deacessibilidade universal que perpassa todas as áreas de ações e intervençõesno âmbito da municipalidade. Implantar sistema de saneamento ambiental que reduza a geração de lixo epromova a coleta eficaz e seletiva e sua correta destinação final, bem comouniversalizar a coleta e o tratamento de esgoto na cidade.
  • EIXOS DE UMA AGENDA PARA O RECIFE3. Promoção Social Promover melhoria na qualidade do ensino com universalização do modelode tempo integral na escola. Melhorar os atendimentos clínicos e laboratoriais na rede municipal desaúde fazendo funcionar integralmente os Programas de Saúde da Família,Caps, postos de saúde, hospitais, maternidades e policlínicas, de formaintegrada com os demais municípios da RMR, visando a reduzir oencaminhamento para a rede de atendimento hospitalar do Recife, com ênfaseno atendimento à mulher e ao idoso.
  • EIXOS DE UMA AGENDA PARA O RECIFE3. Promoção Social (cont.) Implantar programa habitacional de interesse social articulado com osdemais municípios da RMR, com a construção de moradias que reduzam odéficit habitacional, garantindo regularização fundiária, infraestrutura básicanecessária e sustentabilidade econômica e social. Assumir o papel da administração municipal na segurança pública e naconsequente melhoria da qualidade de vida no Recife, com ações decompetência da administração pública municipal como, por exemplo,iluminação pública, valorização de praças e parques públicos, urbanização defavelas, educação de jovens e adultos e inclusão social através da cultura e doesporte.
  • EIXOS DE UMA AGENDA PARA O RECIFE4. Desenvolvimento Econômico Identificar as vocações econômicas da cidade e estimular o seudesenvolvimento (incluindo a capacitação profissional e o estímulo aoempreendedorismo) como fator de criação de oportunidades de emprego erenda e de inclusão social. Valorizar de forma intensa a diversidade cultural e histórica da cidade pararesgate do passado, elevação da autoestima do recifense, geração de rendapara os cidadãos e ampliação da inclusão social.
  • EIXOS DE UMA AGENDA PARA O RECIFE5. Participação Popular Ampliar a efetiva participação da população – por meio de fóruns dediscussão e campanhas sistemáticas de informação e esclarecimento – naformulação das políticas públicas e na avaliação de sua execução pelaadministração pública municipal.
  • EQUIPE TÉNICA:•Alberto Salazar•Berenice de Andrade Lima•Evilson Rêgo•Graça Vasconcelos•Jacques Ribemboim•Luiz Helvécio•Manoel Aguiar•Odilon Lima•Socorro Sarmento•Tomé Franca•Vicente Roque
  • OBRIGADO