Could Computing

3,123 views
3,020 views

Published on

Resumo do trabalho apresentado ao curso de Sistemas de Informação da Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia - UNESULBAHIA, referente à materia Sistemas de Informações Gerenciais, orientado pelo docente Antonio Brangioni.

Published in: Technology, Business
0 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,123
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
178
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Could Computing

  1. 1. Cloud Computing
  2. 2. Cloud Computing ou Computação nas Nuvens refere-se essencialmente a disponibilização de servidores com grande capacidade de armazenamento e processamento. O que possibilita ao usuário acessar seus aplicativos e arquivos através de qualquer computador conectado à internet independente da plataforma utilizada. O que é Cloud Computing?
  3. 3. Como funciona? O funcionamento do sistema de Computação nas Nuvens é baseado no Grid Computing (Computação em Grade), que é uma alta capacidade de processamento na qual as tarefas são divididas entre diversas maquinas que não estejam sendo utilizadas no momento, evitando o desperdício de recursos.
  4. 4. Tipologia Atualmente, a Cloud Computing é dividida em cinco tipos: IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade. PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure). DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço: as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup .
  5. 5. Tipologia SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs, Microsoft Sharepoint Online). CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço: uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Siemens Enterprise, Locaweb ).
  6. 6. Software as a Service (SaaS) Trata-se de uma forma de trabalho onde o software é oferecido como serviço, assim, o usuário não precisa adquirir licenças de uso para instalação ou mesmo comprar computadores ou servidores para executá-lo. Nessa modalidade, no máximo paga- se um valor periódico - como se fosse uma assinatura - somente pelos recursos utilizados e/ou pelo tempo de uso.
  7. 7. Na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" independentemente disso; Vantagens
  8. 8. Vantagens O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional";
  9. 9. Vantagens Outras vantagens deste novo modelo computacional é que ele não exige mais equipamentos potentes para acessar aplicações; O usuário só precisa de um browser e uma boa conexão a internet ;
  10. 10. Dúvidas ● Conectividade de rede ● Confiabilidade e segurança
  11. 11. Exemplos de uso - Google Apps : esse é um pacote de serviços que o Google oferece que contém aplicativos de edição de texto, planilhas e apresentações (Google Docs), serviço de agenda (Google Agenda).
  12. 12. Exemplos - Amazon : a Amazon é um dos maiores serviços de comércio eletrônico do mundo. Para suportar o volume de vendas no período de Natal, a empresa montou uma superestrutura de processamento e armazenamento de dados, que acaba ficando ociosa na maior parte do ano.
  13. 13. Exemplos - Panda Cloud Antivirus : como o nome indica, este é um programa antivírus da Panda Software, mas com uma grande diferença: a maior parte do trabalho necessário à ferramenta para pesquisar e eliminar malwares fica por conta das "nuvens".

×