A vez do mobile - Dev in Bahia #3

429 views

Published on

Palestra dada no Dev In Bahia #3 sobre o crescimento do mercado mobile, oportunidades e estratégias que podemos utilizar para explorar esse mercado.

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
429
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A vez do mobile - Dev in Bahia #3

  1. 1. A vez do mobile Por Paulo Ortins – Dev In Bahia #3
  2. 2. Agenda O Crescimento do mercado mobile O Oportunidades O Distribuição do mercado (Market Share) O Principais players O Estratégias Mobile O WebApp, Aplicações Nativas e Aplicações Hibridas O Estudo de caso O Discussões
  3. 3. A vez do mobile O Tradicionalmente, os sistemas são desenvolvidos para desktop. O Os desktops/Notebooks estão morrendo e dando lugar aos smartphones/tablets.
  4. 4. Vendas Por Tipo de Device
  5. 5. Vendas Por Tipo de Device
  6. 6. Vendas Tablets x PCs
  7. 7. Mobile First O Mobile hoje não é mais um nicho, é mainstream. O Aplicações desenvolvidas para mobile e então adaptadas para o desktop. Ex: Instagram, FourSquare.
  8. 8. Mercado no Brasil O Segundo Qualcomm, Brasil será o quarto maior mercado de smartphones no mundo em 2017. O Mercado brasileiro de smartphones cresce 78% em 2012, diz IDC. O Em 2012, Smartphones já eram um quarto do mercado brasileiro de celulares. O Tablets já representam 35% do mercado de PCs no Brasil.
  9. 9. Oportunidades O Versões mobile de aplicações existentes O Marketing/Propaganda/Publicidade O Redes Sociais O Jogos
  10. 10. Distribuição do Mercado Mobile
  11. 11. Google Android O Comprado pelo Google em 2005. O É o device mais acessível em termos de preço e variedade. O Principais devices são a linha Galaxy e a linha Nexus, ambos da Samsung. O Mais de 1 milhão de Apps e mais de 50 bilhoões de downloads. (Julho 2013).
  12. 12. Fragmentação por OS
  13. 13. Fragmentação por Tamanho
  14. 14. Apple iOS O Lançado em 2007. O Devices mais potentes. O Mais de 900 mil Apps na Apple Store resultando em mais de 50 bilhoões de downloads.
  15. 15. Fragmentação por OS
  16. 16. Fragmentação por Tamanho
  17. 17. Microsoft Windows * O Ainda não se encontrou no mercado mobile. Windows Mobile, Windows Phone e agora o Windows 8. O Não consegue atrair a atencão dos usuários e nem dos desenvolvedores. O Nokia Lumia 1020, Surface RT e Surface Pro.
  18. 18. Qual estratégia seguir para atacar esse mercado ? O WebApp O Aplicações Nativas O Aplicações Híbridas
  19. 19. Qual estratégia seguir para atacar esse mercado ?
  20. 20. Considerações para a escolha de uma estratégia mobile O Velocidade e Custo de Desenvolvimento O Conhecimento do Time O Experiência do Usuário O Ferramentas Disponíveis O Acesso a APIs do dispositivo O Monetização
  21. 21. WebApp O Aplicações acessadas diretamente no browser. O Design Responsivo. O Geração de diferentes telas.
  22. 22. Vantagens O Base de código única. O Não é necessária a instalação do aplicativo. O Não é necessária a aprovação das Store. O Maior velocidade de desenvolvimento caso o sistema já possua uma versão web tradicional. O Conhecimentos necessários são comuns no mercado.
  23. 23. Desvantagens O Não tem acesso a todas as features dos devices. O Experiência do usuário. O Suporte a múltiplos browsers pode ser caro de manter. O Custos com servidor. O Sua app vai ser mais díficil de encontrar, visto que as WebApps não estão centralizadas numa Store.
  24. 24. Aplicacões Nativas O Aplicações desenvolvidas na linguagem natural do dispositivo. O Objetive-C para iOS O Java para Android O C# para Windows *
  25. 25. Vantagens O Fornecem uma boa experiência para o usuário (Performance e Componentes Nativos, Acesso ao Hardware do dispositivo). O Ferramentas de desenvolvimento maduras. O Monetização facilitada pelo uso das stores. O São mais faceis de serem achadas por estarem centralizadas nas stores.
  26. 26. Desvantagens O Dificuldade em encontrar profissionais. O Manutenção e evolução de multiplas bases de código gerando custos e prazos maiores. O Usuários podem não atualizar a aplicação gerando fragmentação. O Custos com ferramental (Hardware, Software, Licença).
  27. 27. Aplicações Híbridas
  28. 28. Aplicações Híbridas O Como o próprio nome diz, são o meio termo entre as nativas e as WebApps. O Existem várias ferramentas para criação de aplicações híbridas cada uma com suas vantagens e desvantagens.
  29. 29. Ferramentas para construção de aplicações híbridas O PhoneGap O Xamarin
  30. 30. PhoneGap O Open source via Apache Foundation. O Usa HTML, CSS e Javascript para desenvolver aplicações mobile multi plataforma.
  31. 31. Vantagens O Acesso as API’s do Dispositivo. O Base de código única. O Usa HTML, CSS e Javascript, o que torna fácil encontrar profissionais para trabalhar no projeto.
  32. 32. Acesso as APIs
  33. 33. Desvantagens O Performance inferior em relação as aplicações nativas. O Não possui componentes de interface pré-construídos similar aos nativos.
  34. 34. Xamarin O Usa C# para desenvolver aplicações para iOS, Android e Windows *. O Possui tanto uma IDE própria como plugin para Visual Studio.
  35. 35. Vantagens O Reaproveitamento de cerca de 75% da base de código entre as diferentes versões da aplicação O Usa C#, o que torna fácil de encontrar profissionais para trabalhar nos projetos. O Componentes e Performance iguais aos nativos ou até melhor (Android).
  36. 36. Desvantagens O É pago, cerca de $1000 por ano, para cada desenvolvedor e para cada plataforma. O Ainda não possui uma comunidade grande, é difícil de achar material na internet. O É necessário desenvolver diferentes interfaces para cada projeto. O É necessário um Mac para desenvolver para iOS (Compilação e Ibuilder).
  37. 37. Estudo de Caso 1 O Um cliente precisa de uma aplicação mobile com o seguinte cenário: O Versão mobile de uma aplicação web já existente. O Suporte a multiplas plataformas. O iOS, Android, Windows Phone/Windows 8 O Deve ter suporte a algumas interações com o hardware do aparelho. O Push Notifications O Equipe com experiência em C# e Javascript O Não é interessante manter múltiplas bases de código.
  38. 38. Estudo de Caso 2 O Uma consultoria precisa realizar um treinamento com os seus funcionários com o intuito de começar a produzir a vender projetos mobile O Equipe com experiência em C#/Javascript/HTML/CSS O Equipe autodidata/experiente O Foco na produtividade/capacidade de entrega
  39. 39. Discussões O A Microsoft vai, realmente, atingir a participação de mercado estimada ? O Como vocês estão gerenciando a estratégia mobile na empresa de vocês ? O 50% dos aplicativos feitos hoje em dia são híbridos. Existem previsões que esse percentual continue crescendo. O que vocês acham disso ? É realmente o caminho ?

×