Your SlideShare is downloading. ×
Saiba como estimar o seu computador portátil
Saiba como estimar o seu computador portátil
Saiba como estimar o seu computador portátil
Saiba como estimar o seu computador portátil
Saiba como estimar o seu computador portátil
Saiba como estimar o seu computador portátil
Saiba como estimar o seu computador portátil
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Saiba como estimar o seu computador portátil

97

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
97
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Saiba como estimar o seu computador portátilO computador portátil está massificado e, na generalidade, a prática diária obriga ao seutransporte, utilização em diferentes locais, arrumar e desarrumar várias vezes ao dia emuitas outras acções. Tudo isto encaixa nos procedimentos normais nos quais umcomputador portátil foi desenhado para suportar, no entanto há que ter alguns cuidados.Nomeadamente no meio académico, o computador portátil é uma ferramenta de trabalhoque praticamente todos têm, no entanto trata-se de um grande investimento que mereceo maior dos cuidados pois a ideia de ter de adquirir um novo pode não ser concretizável.
  • 2.  1. Colocar sempre o computador numa superfície lisa e rígidaQualquer superfície que não seja lisa e rígida pode (mesmo não parecendo) bloquear ouinterferir na circulação de ar no interior do computador, tornando assim o arrefecimentodeficiente. Portanto, o computador não deve ser colocado sobre almofadas, colo oucobertor.Este é um dos principais problemas nos computadores portáteis, a dissipação do calor, epor vezes nem a altura dos “pés” lá existentes é suficiente para uma boa dissipação.Além de todas estas desvantagens, para os homens existe uma outra: a utilização regulardo computador no colo, devido ao calor transmitido, pode reduzir a produção deespermatozóides em cerca de 40%. 2. Desligar, hibernar ou suspender o computador antes de o colocar na malaEsta será certamente uma prática pouco comum, no entanto uma arrumação apressadapor vezes não dá tempo suficiente para que o computador suspenda o seu
  • 3. funcionamento… pior ainda se por alguma razão ocorre uma falha ou é colocada umaquestão ao utilizador e faça com que o computador fique ligado até esgotar a bateria.Movimentos bruscos durante o seu funcionamento podem danificar o disco rígido, nocaso de ser mecânico, e obviamente coloca-se a mesma questão referida no ponto 1:sobreaquecimento é bastante prejudicial para o computador, nomeadamente para abateria. 3. Não deixar o computador sempre ligado à corrente eléctricaManter a bateria em elevados níveis de capacidade durante muitos dias pode danificá-lae diminuir a sua autonomia. Se usar o computador portátil como um computador desecretária, certifique-se que dá uso à bateria pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Issofará com que a bateria seja “exercitada” e não perca desempenho.Por outro lado, se prevê utilizar o computador durante vários dias sem necessitar dabateria, poderá retirá-la (se tal for possível) mas certifique-se que a sua capacidaderonda os 40%. Se tiver capacidade muito alta ou muito baixa, pode causar degradação.Mesmo assim, utilize-a pelo menos uma vez a cada duas semanas.
  • 4.  4. Limpar o computador pelo menos uma vez por anoSujidade excessiva, nomeadamente junto às janelas de circulação de ar, é o factor maiscomum na quebra de desempenho do computador. Utilize ar comprimido – de uma latatipo “spray”, tenha cuidado com os compressores vulgares pois esse ar tem muitahumidade -, aspirador e cotonetes para limpar todos os locais sujos.Geralmente também se acumula bastante pó no interior do computador. Se se acharcapaz, procure um guia que explique como abrir a carcaça do seu computador paraefectuar uma limpeza. A substituição esporádica das pastas térmicas (CPU, GPU,chipset) também é uma prática comum para melhorar o desempenho do sistema dearrefecimento.Um sistema de arrefecimento obstruído pode causar um aumento da temperatura internana ordem dos 20ºC, o que pode ser suficiente para não permitir o funcionamentocorrecto do computador.
  • 5.  5. Desligar o computador regularmenteCom “desligar” refiro-me a desligar mesmo e não a hibernar ou suspender. Em sistemasoperativos como Windows, é necessário reiniciar o computador para que determinadasactualizações surtam efeito, sejam limpas algumas “caches” e a memória sejareorganizada.Muitas vezes é complicado abandonar o ambiente de trabalho para reiniciar e logodepois ter de o refazer, no entanto quando se começa a notar algo no sistema, como osistema lento ou comportamentos estranhos, então é sinal para uma urgência no reiníciodo sistema.
  • 6.  6. Preparar para perdas ou roubosA perda ou roubo de um computador portátil é algo catastrófico nos dias de hoje. Aquantidade de informação pessoal e crítica é imensa e é necessário que os cuidadossejam redobrados. Mesmo que seja feita uma queixa à polícia e que exista software delocalização para chegar ao computador, pode ser bastante difícil recuperar umcomputador roubado.A melhor solução é precaver a segurança dos dados mais sensíveis e encriptá-los, sendonecessário uma palavra-passe ou um “keyfile” para aceder a tal informação. Pode serutilizado, por exemplo, software de código aberto como o TrueCrypt, ou as ferramentasnormalmente existentes no sistema operativo que permitem encriptar todo o sistema dedados. Mesmo que um ladrão fique com o computador, muito dificilmente conseguiráaceder a informação privada. Lembre-se também de instalar um software que permitadetectar a sua localização.Deve bloquear sempre o computador mesmo que preveja afastar-se dele por pequenosmomentos. De acordo com o FBI, é roubado um computador a cada 53 segundos eapenas 3% deles são recuperados.
  • 7.  7. Fazer cópia de segurança de tudo De nada vale ter dados encriptados pois, umavez o computador roubado, tudo fica perdido. Dado isso é essencial utilizar um sistemade cópia de segurança, quer o do sistema operativo ou de terceiros, para mantersalvaguardada e actualizada toda a informação crítica em mais que um local.É claro que se a cópia de segurança estiver armazenada num disco externo e o mesmofor roubado, toda a informação lá existente fica acessível ao larápio. Resumindo, querfaça os backups num disco físico externo, num servidor NAS ou na Cloud, devetambém encriptar a informação que julgue ser demasiado privada.Hoje em dia o preço por gigabyte de armazenamento é bastante acessível e não há razãopara que não tenha o seu próprio disco de backups. Estima-se que os custos de perda dedados na economia americana seja na ordem dos 18.2 mil milhões de dólares, que 35%dos utilizadores de um computador nunca fizeram uma cópia de segurança e apenas 7%o faz diariamente.

×