Your SlideShare is downloading. ×

Apresentação1

30

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
30
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Módulo: Design Instrucional DES14G4A Prof. Laurianne Franco Alunos: Geycilene Sales Lanir Marcilene Lima Paulo Leite Valdir Júnnior Wilcineide Nery Manaus – AM 2014
  • 2. EMPREENDEDORISMO: METAS PARA CRIAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
  • 3. AULA 1
  • 4. 1. O QUE É EMPREENDORISMO?
  • 5.  A definição de empreendedorismo é muito subjetiva, todos parecem conhecer, mas não conseguem conceituar realmente o que seja. Por isso a importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.  Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.  O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
  • 6. 1.1 BREVE HISTÓRICO DO EMPREENDEDORISMO  Os primeiros indícios de que alguém começou a assumir riscos e investir em algo novo foi no século XVII, onde os empreendedores tinham acordo contratual com o governo para realizar a produção de seus produtos, Richard Cantllon, foi um importante escritor e economista da época sendo considerado um dos criadores do termo empreendedorismo, diferenciando o empreendedor do capitalista (aquele fornecia capital).  No século XVII os capitalistas e os empreendedores foram finalmente diferenciados, devido ao inicio da industrialização que ocorria por todo o mundo através da primeira revolução industrial que ocorreu na Grã Bretanha, já no final do século XIX e começo do XX, os empreendedores começaram a ser confundidos com os administradores, sendo analisados meramente pelo ponto de vista econômico.  Como aqueles que apenas organizam uma empresa, pagam o salário de seus empregados, planejam técnicas para melhoramento de sua empresa, dirigem e controlam as ações que são desenvolvidas em suas organizações, mais sempre servindo um capitalista, que não é o caso do empreendedor que planeja tudo com seus próprios investimentos, sem o dedo de um capitalista investidor.
  • 7. 1.2 O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL  No Brasil o empreendedorismo surgiu nos anos 90 com muita força, durante a abertura que o povo teve para a economia, a entrada de fornecedores estrangeiros começaram a controlar os preços, sendo uma condição muito importante para o país voltar a crescer, mais trouxe problemas para alguns setores que não conseguiram competir com os produtos importados por falta de planejamento. 
  • 8. 1.3 A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

×