25 de abril de 1974

2,744 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,744
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
388
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

25 de abril de 1974

  1. 1. 25 de Abril de 1974Trabalho realizado por: Ana Nº1 André Nº2 Carolina Nº3 João Filipe Nº6 Xavier Nº9
  2. 2. Introdução• A ultima revolução portuguesa do século XX deu-se á pouco mais de 34 anos e ficou conhecida por “ Revolução dos cravos “.• Com ela, os portugueses deixaram de viver em ditadura para passarem a viver em democracia como quase todos os países da Europa.
  3. 3. A revolução do 25 de AbrilAs razões que levaram à revolução em 1974 foram:-a censura e a falta de liberdade;-a guerra colonial;-a proibição do aparecimento de novos partidos políticos;-as condições de vida difícil que levaram á emigração de muitos portugueses.
  4. 4. O movimento dos capitãesPerante esta situação , e saturados de uma guerra colonial que parecia não ter fim , um grupo de jovens militares do formou o Movimento das Forças Armadas (MFA) e começou a preparar um golpe militar.Foi no maior dos segredos que os militares do MFA.A primeira reunião realizou-se em 1973, no Monte do Sobral em Évora. Seguiram-se outras em vários pontos do país.
  5. 5. O dia do 25 de AbrilEm 25 Abril de 1974, o MFA desencadeou uma “operação militar” que, pela força das armas, acabou com a ditadura do Estado Novo e instaurou um regime democrático.O primeiro ministro Marcelo Caetano juntou-se com os outros ministros no quartel da GNR em Lisboa.A população estava na rua a acompanhar e apoiar a movimentação dos militares.As tropas estavam a ser comandadas pelo capitão Salgueiro Maia sempre com o apoio da população, cercaram o quartel do Carmo e o governo acabou se por render.Mais tarde Marcello Caetano e Américo Tomás foram exilados para o Brasil.
  6. 6. O programa do MFA A restituição das liberdadesPara que o país não ficasse sem governo, os oficiais do MFAentregaram o poder a uma junta de Salvação Nacional, presididapelo general António de Spínola.Na madrugada do dia 26 de Abril, a” Junta de Salvação Nacional”apresentou ao povo português o”Programa do MFA”. Nele sereferiam as principais orientações politicas que iriam gerir Portugalaté ser aprovada uma nova Constituição.Dando cumprimento ao programa do MFA, iniciou-seimediatamente a democratização da sociedade portuguesa atravésde medidas que restituíram as liberdades fundamentais aoscidadãos :Libertação dos presos políticosExtinção da DGS ( ex - PIDE )Extinção da Legião e da Mocidade portuguesaAbolição da censuraReconhecimento da liberdade da expressãoDiscussão do problema da guerra colonial
  7. 7. • Com a democratização do país ,os trabalhadores começaram a organizar os seus sindicatos e a fazer livremente grandes “manifestações” de rua nas quais com cartazes e “palavras de ordem”, chamavam a atenção para os seus problemas.• Todos tinham alguma exigência a fazer: aumento do salário ,o fim da guerra ,o pagamento do 13.mês , a semana de 40 horas,etc.
  8. 8. Conclusão• Gostamos muito deste trabalho, mas temos pena que não tenhamos conseguido meter todos os ícones.

×