007
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share
  • 889 views

 

Statistics

Views

Total Views
889
Views on SlideShare
802
Embed Views
87

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

6 Embeds 87

http://tratamentocomunitariopb.blogspot.com.br 45
http://tratamentocomunitariopb.blogspot.com 22
http://tratamentocomunitariopb.blogspot.ru 17
http://tratamentocomunitariopb.blogspot.pt 1
http://www.tratamentocomunitariopb.blogspot.com.br 1
http://tratamentocomunitariopb.blogspot.com.ar 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

007 Presentation Transcript

  • 1. Tarefa nº 07 MINHA COMUNIDADE, MINHA NOVELA
  • 2. USINEIROS À TRANSFORMAÇÃO  Os grupos deverão identificar o problema mais significativo que existe na comunidade e refletir sobre quais são as estratégias utilizadas para resolvê-los. Após ter discutido ambas as coisas, realizar uma fotonovela, forma de arte seqüencial que se utiliza de fotografias para narrar uma história baseadas em roteiros previamente desenvolvidos, onde possam mostrar os resultados do processo. A tarefa deverá envolver atores da comunidade, além de refletir sobre os conflitos e a mediação e solução dos mesmos e a promoção de relacionamentos não violentos.  Tão importante quanto a realização e apresentação da fotonovela é o processo que farão com a comunidade para discutir sobre esses temas!!
  • 3. USINEIROS HABILIDOSOS: Nesta etapa os usineiros terão a possibilidade de aprimorar as seguintes habilidades:  Imaginação  Criatividade  Paciência  Mediação de conflitos  Expressão corporal  Síntese  Sensibilidade  Cooperação
  • 4. LIÇÃO DO RATINHO  Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali.  Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.  Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:  - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!  A galinha disse:  - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.  O rato foi até o porco e disse:  - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !  - Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.  O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse:  - O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !  Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira.  Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.  A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.  No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.  Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.  Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.  Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.  A mulher não melhorou e acabou morrendo.  Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.  Moral da História: Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos!
  • 5. TAREFA Nº 07 PRODUTO ESPERADO:  Uma fotonovela
  • 6. MEIOS DE VERIFICAÇÃO  Uma Fotonovela  Apresentação criativa (historia, ppt, etc) que mostre como foi o processo para decidir o tema da fotonovela e a realização do roteiro, assim como a fundamentação do tema escolhido.  Lista com o nome e a maior habilidade que possui cada um dos participantes da fotonovela. Lembrar que na fotonovela DEVEM aparecer pessoas da comunidade e não somente o grupo de usineiros.
  • 7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Critérios Pontos - Avaliação Insuficiente Satisfatório Bom Muito Bom Ótimo 0 1 2 3 4 Metodologia utilizada para refletir sobre os conflitos e mediações da comunidade. Pertinência do tema escolhido Número de pessoas incluídas (0) (1 a 3) (4 a 6) (6 a 8) (> 8) na criação da fotonovela Pontuação total