Endomarketing na EaD - apresentação 19°CIAED

720 views
570 views

Published on

Apresentação de artigo no 19° CIAED - Congresso internacional ABED de educação a distância

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
720
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Endomarketing na EaD - apresentação 19°CIAED

  1. 1. Endomarketing na EaD: da utopia à prática Patricia Rodrigues
  2. 2. Breve currículo Patricia Rodrigues Formação Acadêmica: Gerência de Marketing – UNIDERP/MS; Radialista há 17 anos com DRT em direção artística; MBA em Gestão Estratégica de Negócios – UNIDERP/MS; Especialista em EaD – SENAC/MS; Especialista em Coach de Carreira - ADH Diretora Artística da UNIDERP Interativa – 2005 a 2010; Sócia Produtora VIP responsável pela realização e comercialização de programas de TV semanais e diários em Maringá – Pr, : VIP (diário – TV Maringá/BAND) , Shopping TV (semanal-Canal 20/NET), Programa Destaque (diário –TV Tibagi/SBT) Consultora na área de marketing, audiovisual, e EaD. Membro de vários grupos de pesquisa e estudos em educação a distância e tecnologia entre eles: ABED – Associação Brasileira de EaD; GT EaD MS Grupo de Trabalho ligado ao Fórum Estadual de Educação do MS; GETED Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologia Educacional e Educação a Distância.
  3. 3. Segundo a American Marketing Association, marketing é: uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valores para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
  4. 4. Alguns entendem que marketing é “venda pesada” e acreditam que ele desdenha a educação e as instituições que o utilizam. Outros acham que essa função é desnecessária. No entanto, deve-se compreender que as atitudes e preferências das pessoas mudam. Ao invés de achar que uma IE sempre desfrutará de sua posição de honra outrora conquistada, deve se adotar pesquisa de marketing para continuar a satisfazer este mercado (KOTLER, 1994).
  5. 5. “É a filosofia de gerenciamento que trata funcionários como clientes“
  6. 6. Pouco se pergunta... 1 - Será que o funcionário, técnico, administrativo ou docente está feliz e satisfeito desempenhando sua função? 2 - As escolas, universidades, faculdades têm proporcionado condições de trabalho, ambiente bom e seguro, estrutura adequada, comunicação integrada e efetiva para o desenvolvimento pleno de suas atividades?
  7. 7. Pouco se pergunta... 3 - Desenvolvem continuamente as habilidades e competências para assegurar a satisfação e as possibilidades de carreira de cada um? 4 - Será que o empregado está comprometido com a missão da instituição?
  8. 8. Qual é a expectativa n° 1 do funcionário?
  9. 9. Muitos pensam que o fator decisivo de motivação é o salário. Por meio de uma série de pesquisas e relatos observou-se que a remuneração não é o item mais importante. Segundo Beckin, as expectativas dos funcionários compreendem quatro pontos essenciais:
  10. 10. Expectativas dos funcionários segundo Beckin 1. Reconhecimento pelo trabalho realizado. 2. Reconhecimento de sua importância como individuo na empresa. 3. Remuneração adequada. 4. Possibilidade de avanço profissional.
  11. 11. Base de implantação de endomarketing É preciso, antes de qualquer coisa, priorizar, corrigir e fortalecer os pontos mais vulneráveis
  12. 12. Intranet: poderosa forma de comunicação interna das empresas
  13. 13. Base de implantação de endomarketing Gronroos identifica três níveis que direcionam o endomarketing: 1 - O primeiro norteia as ações de endomarketing por meio da mentalidade dos colaboradores da IE que deve estar voltada para a missão: “para onde queremos ir” ou “aonde queremos chegar”. O funcionário deve saber que é responsável pelos rumos da IE, que é a “peça-chave” do processo. É preciso envolvê-lo no trabalho em equipe, integrar os setores.
  14. 14. Base de implantação de endomarketing 2 - O segundo estágio fortalece e mantém essa cultura também chamada de cultura de serviços que é totalmente voltada à qualidade. Aqui, é preciso que os funcionários sejam estimulados pelas suas gerências, recebam informações e feedbacks constantes e façam uso do marketing de seus produtos e serviços junto aos demais.
  15. 15. Base de implantação de endomarketing 3 - Depois da mentalidade de serviço já ter sido criada, mantida e integrada à filosofia da empresa, no terceiro estágio são vislumbrados novos bens e serviços para o funcionário paralelamente às campanhas de marketing. Como cita Bekin, seja qual for a linha de abrangência do endomarketing, há sempre duas linhas de ação que guiam esse processo: atitude e comunicação.
  16. 16. Práticas de endomarketing nas IES Não existem regras ou fórmulas de programas de endomarketing. Gronroos (2003) ensina que "quase qualquer função ou atividade que causar impacto sobre relacionamentos internos e sobre a mentalidade de serviço e consciência quanto ao cliente por parte dos empregados pode ser incluída".
  17. 17. Práticas de endomarketing nas IES • Praticando a comunicação eficaz. • Capacitação e formação continuada. • Criação de comitê com o objetivo de desenvolver a cultura do comprometimento. • Promover o endomarketing com funcionários e professores por meio de ações e parcerias com a iniciativa privada.
  18. 18. Práticas de endomarketing nas IES • Ações e parcerias com a iniciativa privada. • Ações integradoras de alunos, coordenação dos cursos, funcionários técnicos administrativos e corpo docente. • Ofertar bolsas integrais e parciais de cursos livres, técnicos, de nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado. • Tecnologia educacional e Webtecnologia gratuitas
  19. 19. Vídeo depoimento reitor
  20. 20. É preciso entender que não se faz Endomarketing para que as pessoas sejam mais felizes, mas para que elas produzam melhor, logo, se realizem profissionalmente, ficando mais próximas da felicidade. É nas decisões refletidas, discutidas e alinhadas a orientação estratégica da empresa, que reside seu sucesso. Informação é insumo! Retroalimentação e avaliação são fundamentais ! Todos participem! Processos transparentes, éticos e justos!
  21. 21. Única certeza: mudança! O endomarketing estratégico aplicado de forma contínua é uma ferramenta importante à gestão de mudanças.
  22. 22. Obrigada! patriciarodriguesead patrodriguesead teleaulaeadPatricia Rodrigues Patricia.rodrigues@teleaulaead.com.br www.teleaulaead.com.br

×