A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DO
PROFESSOR NA APRESENTAÇÃO DAS
TELEAULAS E UTILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
AUDIOVISUAL EM EAD
Patric...
Breve currículo
Profa. Patricia Rodrigues
Formação Acadêmica: Gerência de Marketing – UNIDERP/MS;
Radialista há 17 anos ...
Você já teve alguma
dificuldade em se apresentar
frente às câmeras?
TV + aula = teleaula
Teleaula
Modelo UNIDERP
Segundo Moran (2009), teleaulas são variações
de professor falando, com ilustração de
apresentaçõe...
Quanto a apresentação em teleaulas, percebe-se
grandes dificuldades de alguns docentes em se
adaptar ao novo
ambiente e à ...
O vídeo e a educação
Sartori (2005) chama a atenção da dificuldade que
os educadores têm em lidar com a complexidade da
di...
Dificuldades que os professores enfrentam
em ministrar uma teleaula:
1. Falta de hábito;
2. “Medo” da câmera;
3. Dificulda...
Dificuldades que os professores
enfrentam em ministrar uma teleaula:
9. Falta de tempo para preparar uma teleaula bem
prod...
Pesquisa “A qualidade da produção
audiovisual das teleaulas”
• Objetivo: Levantamento de dados sobre a
produção audiovisua...
Conclusão da pesquisa
• Os alunos são extremamente observadores:
notam e reagem a qualquer mudança,
enviando e-mails para ...
Conclusão da pesquisa
Críticas quanto a:
Estética e excesso do número de eslaides e textos
muito extensos;
Velocidade da...
Conclusão da Pesquisa
Elogios quanto a:
• Simpatia do professor;
• Segurança na apresentação da teleaula;
• Interação com ...
Conclusão da Pesquisa
A palavra mais citada foi:
DINAMISMO
Exemplos de teleaulas
Para uma teleaula de qualidade, é
preciso que:
•As IEs invistam na capacitação da equipe
docente, de produção e em tecnolo...
Obrigada!
www.teleaulaead.com.br
Facebook: /patriciarodriguesconsultoria
Email: patricia.rodrigues@teleaulaead.com.br
17 ciaed_A importância da capacitação do professor na apresentação das teleaulas e utilização da produção audiovisual na EaD
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

17 ciaed_A importância da capacitação do professor na apresentação das teleaulas e utilização da produção audiovisual na EaD

430 views

Published on

Apresentação de artigo no 17° CIAED - congresso internacional ABED de educação a distância

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
430
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

17 ciaed_A importância da capacitação do professor na apresentação das teleaulas e utilização da produção audiovisual na EaD

  1. 1. A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR NA APRESENTAÇÃO DAS TELEAULAS E UTILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM EAD Patricia Rodrigues da Silva – SENAC Programa de Pós-Graduação em Educação a Distância patriciarodriguesead@hotmail.com
  2. 2. Breve currículo Profa. Patricia Rodrigues Formação Acadêmica: Gerência de Marketing – UNIDERP/MS; Radialista há 17 anos com DRT em direção artística; MBA em Gestão Estratégica de Negócios – UNIDERP/MS; Especialista em EaD – SENAC/MS; Diretora Artística da UNIDERP Interativa – 2005 a 2010; Durante 10 anos dirigiu, apresentou e produziu programas de TV semanais e diários em Maringá – Pr, : VIP (diário – TV Maringá/BAND) , Shopping TV (semanal-Canal 20/NET), Programa Destaque (diário –TV Tibagi/SBT) ; Consultora na área de marketing, audiovisual, e EaD. Membro de vários grupos de pesquisa e estudos em educação a distância e tecnologia entre eles: ABED – Associação Brasileira de EaD; GT EaD MS Grupo de Trabalho ligado ao Fórum Estadual de Educação do MS; GETED Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologia Educacional e Educação a Distância.
  3. 3. Você já teve alguma dificuldade em se apresentar frente às câmeras?
  4. 4. TV + aula = teleaula
  5. 5. Teleaula Modelo UNIDERP Segundo Moran (2009), teleaulas são variações de professor falando, com ilustração de apresentações em PowerPoint, trechos de vídeo e alguma interação com a lousa digital.
  6. 6. Quanto a apresentação em teleaulas, percebe-se grandes dificuldades de alguns docentes em se adaptar ao novo ambiente e à atual realidade tecnológica. O professor que ministra uma teleaula deve conhecer, também, a linguagem audiovisual e o uso adequado do vídeo na educação
  7. 7. O vídeo e a educação Sartori (2005) chama a atenção da dificuldade que os educadores têm em lidar com a complexidade da didatização da linguagem audiovisual e justifica a necessidade do uso correlacionando às múltiplas inteligências de Gardner. “educar levando em conta essas inteligências implica mudanças na educação formal que deve se encaminhar para o abandono da fragmentação e da supremacia da linguagem verbal e acentuar a abordagem interdisciplinar, a resolução de problemas e a utilização de todas as linguagens” (SARTORI, 2005).
  8. 8. Dificuldades que os professores enfrentam em ministrar uma teleaula: 1. Falta de hábito; 2. “Medo” da câmera; 3. Dificuldade em se expressar (gestos e postura) em frente as câmeras de TV; 4. Modular a voz; 5. Vícios de linguagem (gerundismo, pleonasmo) e gesticulação; 6. Escolha do figurino adequado para TV; 7. Automaquiagem; 8. Ausência ou má orientação fonoterápica.
  9. 9. Dificuldades que os professores enfrentam em ministrar uma teleaula: 9. Falta de tempo para preparar uma teleaula bem produzida; 10. Falta de investimentos das IEs em produção de TV e vídeo; 11. Excesso de tarefas e sobrecarga de trabalho; 12. Falta de estímulo da IE.
  10. 10. Pesquisa “A qualidade da produção audiovisual das teleaulas” • Objetivo: Levantamento de dados sobre a produção audiovisual da teleaula, uso do vídeo e desempenho do professor EAD. • Explicitou as principais ideias, sugestões, críticas e elogios, bem como as inter-relações e contradições existentes entre essas ideias. • Público: Alunos e tutores presenciais. • Pesquisa qualitativa (de opinião) aplicada em 2009. • Participação de 79 pólos – mais de 80 tutores e aproximadamente 3.500 alunos.
  11. 11. Conclusão da pesquisa • Os alunos são extremamente observadores: notam e reagem a qualquer mudança, enviando e-mails para o professor e coordenador do curso, partilhando com outros alunos e com os tutores. • A qualidade da produção audiovisual e uso adequado do vídeo tem influência no aprendizado do aluno. • Promove o estímulo e a motivação...ou não!
  12. 12. Conclusão da pesquisa Críticas quanto a: Estética e excesso do número de eslaides e textos muito extensos; Velocidade da fala - muito rápida prejudica o entendimento; muito devagar, dá ideia de monotonia; Aparência do professor – excessos no visual; Uso inadequado do vídeo. Ex. tapa-buracos;  Timbre da voz; dificuldades de dicção.
  13. 13. Conclusão da Pesquisa Elogios quanto a: • Simpatia do professor; • Segurança na apresentação da teleaula; • Interação com a turma; com a equipe técnica; • Integração da teoria à situações atuais, do cotidiano ; • Ao uso do vídeo: filmes, enquetes, encenações; • Participações ao vivo como entrevistas e mesas redondas; • Visual adequado, boa expressão oral e corporal do professor; • Familiaridade com as tecnologias. Ex. com o quadro eletrônico.
  14. 14. Conclusão da Pesquisa A palavra mais citada foi: DINAMISMO
  15. 15. Exemplos de teleaulas
  16. 16. Para uma teleaula de qualidade, é preciso que: •As IEs invistam na capacitação da equipe docente, de produção e em tecnologia audiovisual; •Os professores estejam abertos e motivados as mudanças e as inovações na educação.
  17. 17. Obrigada! www.teleaulaead.com.br Facebook: /patriciarodriguesconsultoria Email: patricia.rodrigues@teleaulaead.com.br

×