Your SlideShare is downloading. ×
0
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Projecto Cross-Media
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Projecto Cross-Media

434

Published on

A Wikipédia …

A Wikipédia
Patrícia Vieira nº39007
Comunicação e Multimédia, UTAD

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
434
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Projecto Cross-Media<br />
  • 2. Sinopse<br /><ul><li>A minha apresentação de Cross-Media fala sobre a Wikipédia.
  • 3. Esta trata-se de uma espécie de enciclopédia online no qual pessoas de todo o mundo colaboram ao partilharem diversos conceitos.
  • 4. Foi criada a 15 de Janeiro de 2001.</li></li></ul><li>Texto Hipermédia<br /><ul><li>AWikipédia baseia-se no sistema wiki, que permite que os documentos sejam editados e amplicados por qualquer pessoa através de navegadores comuns tais como Internet Explorer, MozillaFirefox, Google Chrome ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens.
  • 5. A principal diferença entre a Wikipédia e todas as outras enciclopédias é o facto de qualquer pessoa com acesso à Internet poder modificar qualquer artigo, sendo assim potencial colaborador do projecto.</li></li></ul><li><ul><li>A Wikipédia é um aperfeiçoamento do projecto Nupédia, criado por Jimmy Wales, com o mesmo sistema mas com modelos de funcionalidades diferentes, pois enquanto a Nupédia distinguia-se por rígidos critérios de revisão e aprovação a Wikipédia fazia o oposto.
  • 6. A palavra “Wikipédia” teve origem em “wiki” do havaiano wiki-wiki que significa rápido/veloz com a junção de “pédia” de enciclopédia.</li></li></ul><li><ul><li>A Wikipédia é uma enciclopédia que compreende elementos de enciclopédias generalistas, de enciclopédias especializadas e de almanaques. A Wikipédia não é um repositório de informação indiscriminada.
  • 7. A Wikipédia não é um dicionário, não é uma página onde se coloca o currículo, um fórum de discussão, um diretório de links ou uma experiência política. A Wikipédia não é local apropriado para inserir opiniões, teorias ou experiências pessoais.</li></li></ul><li><ul><li>Na versão em Português qualquer pessoa pode criar e editar artigos, independentemente de registar-se ou não.
  • 8. Este projecto não tem quaisquer fins lucrativos de forma a incentivar a produção, o desenvolvimento e a distribuição de conteúdo livre com o intuito de disponibilizar esses mesmos conteúdos ao público.</li></li></ul><li><ul><li>Na Wikipédia, neste momento há disponíveis 272 idiomas e conta com aproximadamente 17 milhões de artigos, dos quais grande parte são escritos em português.
  • 9. A Wikipédia é um dos sites mais visitados e procurados em todo o mundo, estando sempre a aumentar o seu desempenho, fazendo com que seja um dos maiores projectos cross-media.</li></li></ul><li><ul><li>Em dezembro de 2008 o Internet WatchFoundation, organização que lista sites que possuem material ilegal ou potencialmente ilegal, adicionou à sua lista de sites perigosos a Wikipédia. Com isso seis dos maiores servidores de internet do Reino Unido usam o site para bloquear páginas perigosas, e portanto 95% das residências do país ficaram impossibilitadas de acessar o site.
  • 10. Para prevenir tais acontecimentos o Wikipedia Scanner foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia. Ele faz o cruzamento das informações de um banco de dados de IP com a lista das modificações das páginas, que já podiam ser acessadas na Wikipédia ao se clicar no link intitulado &quot;história&quot; no alto de uma página do site.</li></li></ul><li><ul><li>Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e EncyclopædiaBritannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.
  • 11. Outros especialistas criticam a primazia dada à Wikipédia pelo Google, o que esmaga as concorrentes.</li></li></ul><li><ul><li>Mas a Wikipédia possui regras estabelecidas pelos seus utilizadores e protege os direitos de autor.
  • 12. Para que tudo funcione da melhor maneira, a Wikipédia é formada por vários tipos de utilizadores tais como: Anónimos, Registados, SockPuppet, Robôs, Auto revisores, Reversores, Eliminadores, Administradores, Burocratas, Verificadores, Árbritos, Stewards, Desenvolvedores, Reversores Globais e Supervisores.</li></li></ul><li>Reflexão<br /><ul><li>Com a realização desta pesquisa acerca do projecto cross-media, é visível a importância deste no progresso da internet.
  • 13. Sem dúvidas algumas que a Wikipédia é um dos maiores projectos cross-media do mundo que conta com a colaboração de milhares e milhares de pessoas de todo o mundo por trás de cada artigo, sem que ninguém tenha noção do trabalho que é feito para cada um de nós fazer as pesquisas que queremos e encontrarmos os artigos ao qual procuramos.</li></li></ul><li>Referências/Autoria do Trabalho<br /><ul><li>http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia</li></ul>Trabalho Realizado por:<br />Patrícia Vieira nº39007<br />Comunicação e Multimédia<br />

×