Sistema formação de adultosUEB
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Sistema formação de adultosUEB

on

  • 508 views

 

Statistics

Views

Total Views
508
Views on SlideShare
508
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
11
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Sistema formação de adultosUEB Presentation Transcript

  • 1. Curso preliminar(escotistas e dirigentes)UD09 Sistema de Formação deAdultos
  • 2. Sistema de Formação de Adultos1 - Captação:☻Busca sistemática por voluntários adultos.☻Envolve a etapa de detectar as necessidades.☻Vai até iniciar a capacitação do voluntário.
  • 3. Sistema de Formação de Adultos2 – Assessor Pessoal de Formação - APF:☻Adulto designado para acompanhar o treinamento.☻Exerce a orientação de práticas especificas.☻Pode ser de um outra UEL.
  • 4. Sistema de Formação de Adultos2 – Trabalho do APF:☻Avaliar necessidades iniciais do voluntário.☻Supervisionar o processo de formação.☻Orientar a participação do assessorado.☻Propor ações para agilizar o treinamento.☻Homologar os progressos.
  • 5. Sistema de Formação de Adultos3 – Plano Pessoal de Formação:☻Junto com APF, propor as metas de treinamento.☻Depois registrar as atividades realizadas.OBJETIVO: concluir o nível Básico em um ano, e o Avançado em dois anos.
  • 6. Sistema de Formação de Adultos4 – Acordo de Trabalho Voluntário:☻Assinam: voluntário, presidente da entidade e APF.☻Afirma as condições e obrigações de cada parte.☻É obrigatório conforme a LF.9608/1998.☻Não gera vínculo empregatício.
  • 7. Sistema de Formação de Adultos5 – Promessa:☻Adulto voluntário também faz a Promessa.☻Promessa Escoteira da regra 6 do POR.☻Direito e dever de se aperfeiçoar-se.☻E esforçar-se para cumprir a Lei Escoteira.
  • 8. Sistema de Formação de Adultos6 – Registro e Contribuição anual:☻Todos devem ser registrados anualmente.☻Sem registro, a UEL perde seu reconhecimento.☻Sem registro, jovens e adultos não podem participar.
  • 9. Sistema de Formação de Adultos7 – Nomeação:☻Todos devem ser nomeados para um cargo.☻O ideal é nomeação para apenas um cargo.☻Se não atende aos requisitos = nomeação provisória.☻Dirigentes eleitos recebem Certificado de Eleição.
  • 10. Sistema de Formação de Adultos7 - Formação:☻É um processo contínuo e permanente.☻Informações gerais sobre o Escotismo e conhecimentos e habilidades específicas da função.☻Desenvolver-se como líder.Existem Módulos de Formação e CursosTécnicos.
  • 11. Sistema de Formação de Adultos Formação: 8 – Processo de☻2 LINHAS: Escotista e Dirigente Institucional.  3 RAMOS: Lobinho Escoteiro, Sênior e Pioneiro.☻3 NÍVEIS: Preliminar, Básico e Avançado.Linha Nível Preliminar Básico AvançadoDirigente Tarefas prévias; Tarefas prévias;Institucional Tarefas prévias curso básico; curso avançado Curso Prática supervisionada Prática supervisionada preliminarEscotista Tarefas prévias; Tarefas prévias; curso básico; curso avançado; Prática supervisionada Prática supervisionada
  • 12. Sistema de Formação de Adultos8 – Processo de Formação:☻Para cada curso existem requisitos.☻Promessa e Registro após o Preliminar.☻Cursos com certificado de participação e de nível.
  • 13. Sistema de Formação de AdultosRESUMINDO... Todo escotista ou dirigente tem amesma obrigação que os jovens: treinar e atingir seu nível máximo num período de 2 ou 3 anos .