Aula de 15. modulo I. a célula de evangelismo e sua estrutura. parte III
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Aula de 15. modulo I. a célula de evangelismo e sua estrutura. parte III

  • 164 views
Uploaded on

CÉLULA DE CAPACITAÇÃO ...

CÉLULA DE CAPACITAÇÃO

CURSO:

MODULO I - LÍDER DE CÉLULA DE EVANGELISMO.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
164
On Slideshare
164
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
14
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. FATOR CELULAR 1.Célula de capacitação CÉLULA DE CAPACITAÇÃO
  • 2. O quê é Célula de Capacitação? CÉLULA DE CAPACITAÇÃO
  • 3. Essa célula é semanal nos horários das 15h00 e as 20h00 Duração 1h30 O quê é célula de capacitação? É reunião semanal de todos os discípulos (as) para serem ensinados na igreja (templo). CÉLULA DE CAPACITAÇÃO
  • 4. A CÉLULA DE CONSOLIDAÇÃO E LIDERANÇA Trás ensinamento, porém também trata de assuntos sobre projetos, metas e o que vamos realizar na igreja. A CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Trata apenas do ensino da palavra e está dividida em temas para facilitar a compreensão . CÉLULA DE CAPACITAÇÃO
  • 5. A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO SIGNIFICA TORNAR-SE APITO PARA REALIZAÇÃO DE ALGO ATRAVÉS DO ENSINO E PRÁTICA. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO
  • 6. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Aula anterior: A Célula de Evangelismo e sua estrutura. Parte II
  • 7. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Lemos a Palavra em Atos dos Apóstolos 2.42,46,47; 5.42 Na parte I falamos sobre Horário, Orações e o Quebra-gelo que dentro da estrutura de um Célula de Evangelismo se demonstram importantíssimos, porém nesta aula abordaremos que o Louvor é um elemento essencial para ampliar o conceito sobre Estrutura e fortalecer o entendimento para se alcançar a eficiência necessária na liderança da Célula de Evangelismo. OBJETIVO; Estrutura; O Louvor; A influência do Louvor na Célula de Evangelismo; Objetivos do louvor na Célula de Evangelismo; Cuidados no momento do Louvor; Conclusão.
  • 8. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO CONCLUÍMOS QUE: A estrutura da Célula de Evangelismo é extremamente necessária e seu formato fundamental para atingir seus propósitos. A parte II da aula anterior abordou o Louvor que é um dos elementos da estrutura e que também demonstra importância, pois sua realização na perspectiva correta proporciona a todos os participantes um ambiente agradável para receber tudo o que Deus quer realizar na reunião.
  • 9. Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Atos dos Apóstolos 2.46,47 Atos dos Apóstolos 2.42 E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações. Atos dos Apóstolos 5.42 E, todos os dias, no pátio do Templo e de casa em casa, eles continuavam a ensinar e a anunciar a boa notícia a respeito de Jesus, o Messias.
  • 10. TEMA DA AULA CÉLULA DE CAPACITAÇÃO A Célula de Evangelismo e sua estrutura. Parte III
  • 11. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO A CÉLULA DE EVANGELISMO Reiterando o que já foi aprendido podemos enxergar a Célula de Evangelismo como a reunião semanal dos irmãos e irmãs em uma casa com o propósito de alcançar vidas, crescer na fé e se ajudar mutuamente. Sua estrutura concede a oportunidade de haver interação, proximidade e relacionamentos mais íntimos dando as tarefas de evangelização, discipulado e apascentamento condições de serem realizadas com eficiência atingindo o objetivo final que é a multiplicação. A Célula de Evangelismo em funcionamento correto concede ao Corpo de Cristo crescimento, amadurecimento e forma na vida de cada cristão a visão acertada de unidade.
  • 12. TEXTO REFLEXIVO CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Na parte I e II falamos sobre Horário, Orações, Quebra-gelo e o Louvor que dentro da estrutura de um Célula de Evangelismo se demonstram importantíssimos, porém não são os únicos a serem necessários, pois nesta aula parte III abordaremos a Edificação na Palavra e o compartilhar a Palavra que também dão forma a Estrutura e fornecem conhecimento e oportunidade de interação para se alcançar com a eficiência o amadurecimento da liderança e membros, bem como apresentar aos visitantes da Célula de Evangelismo a poderosa Palavra de Deus que liberta (Jo 8.32) e transforma quem possui fé em Cristo numa nova pessoa (2 Co 5.17).
  • 13. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Objetivo: A aula de hoje continuaremos abordagem da estrutura da Célula de Evangelismo tratando de sua realização e forma.
  • 14. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO ESTRUTURA 1. Horário; 2. Orações; Abordamos na 3. Quebra-gelo; penúltima aula. 4. Louvor/adoração; Abordamos na aula anterior. 5. Edificação pela Palavra; Abordaremos 6. Compartilhar a Palavra; na aula hoje 7. Vinculo participativo; Abordaremos 8. Confraternização. na próxima aula
  • 15. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO A Edificação da Palavra e o compartilhar da Palavra Temos dois momentos importantíssimos e distintos que envolvem a Palavra de Deus que são o momento da Edificação da Palavra e o compartilhar da Palavra. No primeiro quem está encarregado de refletir sobre a Palavra irá expor a leitura e explicar num tempo razoável (dez minutos) e no segundo momento irá conduzir a todos os participantes da Célula compartilhar o que entenderam concedendo também um tempo razoável para cada um falar um pouco (de dois a quatro minutos).
  • 16. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Entendendo a Edificação pela Palavra A Edificação pela Palavra é extremamente importante, pois irá conduzir os participantes da Célula de Evangelismo dentro dos propósitos do Espírito Santo a edificação pessoal e o conhecimento da vontade divina. Temos um alvo especifico com a ministração de Edificação da Palavra na Célula de Evangelismo que é dar a prática da Palavra, ou seja, mostrar a todos como aplicar a Palavra para utilizá-la diariamente. O momento da Edificação na Palavra não deve ser prolongado em demasia, por isso, deve ser aproveitado ao máximo. Para tanto, devemos ter em mente que este não é um momento de ensino teológico, muito menos sessão de debates doutrinários etc Para ensino temos em nosso ministério a Célula de Capacitação. O propósito de ensino na Célula de Evangelismo é diferenciado, pois está imbuído na visão de família, ou seja, aprendizado prático e convivencial.
  • 17. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Objetivos da Edificação pela Palavra na Célula de Evangelismo 1. Transmitir a vontade de Deus; 2. Edificação; 3. Conforto e ânimo; 4. Confronto e mudança; 5. A Palavra de Edificação busca despertar a atitude de reflexão para aplicação pessoal dos ensinos que a Palavra de Deus transmite; 6. Ensino prático; 7. Despertar o interesse pela Palavra;
  • 18. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Cuidados na Edificação pela Palavra 1. Planejamento: Estudar anteriormente a Palavra que será ministrada; 2. Prudência: Não exceder o período de 10 (dez) minutos; 3. Lembre-se há ainda o momento de Compartilhar a Palavra; 4. Explicar de forma clara e simples; 5. Demonstrar entusiasmo; 6. Como objetivo é praticidade, a ministração não deve ser teórica, mas envolta a uma vivência; 7. Utilizar em momentos oportunos Ilustrações, exemplos pessoais e testemunhos de outros tornam a ministração mais compreensível; 8. Evitar fugir do assunto abordado na Palavra;
  • 19. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO O momento destinado a compartilhar a Palavra conduz os participantes da Célula a externar o que foi aprendido na explicação da Edificação da Palavra, bem como mostrar dúvidas para serem esclarecidas. Aqui há o crescimento pessoal e a nível de relacionamento, pois também abre-se a oportunidade de compartilhar problemas pessoais e questões que possibilitam a aproximação e consequentemente a ampliação dos vínculos que fornece a Célula de Evangelismo a característica de família. Entendendo o Compartilhar da Palavra
  • 20. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Objetivos do Compartilhar da Palavra 1. Crescimento espiritual e na fé; 2. Esclarecimento de dúvidas; 3. Conhecimento da visão; 4. Estreitar relacionamentos; 5. O Despertar do desejo de compartilhar; 6. Contribuir com opinião e testemunhos; 7. Criar o vinculo da transparência; 8. Compartilhar o aprendizado mútuo; 9. Conhecer o proposito de família e amor cristão.
  • 21. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Cuidados no Compartilhar da Palavra 1. Esclarecer que cada participante não deve exceder o tempo (02 à 04 minutos); 2. Mediar a utilização do tempo; 3. Estimular a participação através de perguntas; 4. Reconduzir ao propósito da Palavra quando deste distanciado; 5. Observar e incentivar a participação das pessoas que são mais retraídas; 6. Evitar expor quem não quiser compartilhar; 7. Mostrar que o momento de compartilhar estimula o crescimento pessoal; 8. Incentivar o ambiente de respeito evitando expressões de deboche ou humilhação; 9. Esclarecer que o que é compartilhado de forma pessoal não deve ser transmitido para elementos alheios a Célula de Evangelismo.
  • 22. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO CONCLUSÃO A estrutura da Célula de Evangelismo que é formada do Horário, Oração, Quebra-Gelo, Louvor abordados nas aulas anteriores são complementados pela aula de hoje que tratou da Edificação da Palavra e o Compartilhar da Palavra que também formam elementos essências para estrutura e que através de sua realização na perspectiva correta colaboram para concretização do propósito da reunião que é de alcançar vidas, crescer na fé e se ajudar mutuamente.
  • 23. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO Atividade interativa na sala de aula Em grupo de até 04 (quatro) pessoas: Juntos reflitam e respondam: 1) Qual a diferença entre a Edificação da Palavra e o Compartilhar da Palavra? 2)Descreva o que é a Edificação da Palavra e o Compartilhar da Palavra.
  • 24. CÉLULA DE CAPACITAÇÃO NÃO SE ESQUEÇAM QUE VOCÊS TEM OS SEGUINTES TRABALHOS INTERDISCIPLINARES: 1.LER O CAPITULO 03 DE 1 TIMOTEO e FAZER RESUMO DIZENDO O QUE ENTENDEU. 2.LER O CAPITULO 18 DE ÊXODO DO VERSÍCULO 1 AO 17 (ÊX. 18.1-17) e FAZER RESUMO e ESCREVER EM SEGUIDA O QUE ENTENDEU. 3.FAZER RESUMO DAS AULAS DE 05 À 08 e AO FINAL ESCREVER O QUE ENTENDEU. 4.FAZER UMA REDAÇÃO SOBRE “A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO E COMO DISCIPULAR BENEFICIA O CRESCIMENTO E FORTALECIMENTO DA IGREJA DE CRISTO.” 5.FAZER UMA REDAÇÃO SOBRE “A CÉLULA DE EVANGELISMO E A IMPORTÂNCIA DA MULTIPLICAÇÃO PARA CONCRETIZAÇÃO DO PROPÓSITO DO REINO.” OBS: “ESSES TRABALHOS EQUIVALEM A 5 (CINCO) HORAS CADA, SOMANDO 25 HORAS”