Your SlideShare is downloading. ×
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Alterações climáticas #1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Alterações climáticas #1

806

Published on

Powerpoint sobre o ambiente e sustentabilidade

Powerpoint sobre o ambiente e sustentabilidade

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
806
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS (Nível Secundário de Educação) Ano Lectivo 2010/2011Trabalho elaborado por: Turma C António Freitas Pedro Freitas
  • 2. O que são alterações climáticas?As alterações climáticas são fenómenos naturais que ocorrem desde a formação da Terra. No entanto,no último século estas têm sido mais pronunciadas e preocupantes, devido à acção do homem,levando a um aumento da temperatura que podem ter consequências devastadoras. Desde a formação da Terra, que as alterações climáticas existem. A Natureza sempre arranjou maneira de lidar com essas alterações, regulando a temperatura ao longo do tempo. E agora, que a Humanidade está a interferir negativamente, nomeadamente com o aumento da emissão de gases de efeito de estufa e a exploração desenfreada de energias não renováveis, como irá a Natureza reagir? Há danos irreparáveis no ambiente, será que vamos a tempo de os remediar?
  • 3. - Mudança do clima - Causas Internas Naturais  Terramotos  Erupções vulcânicas Incêndios FuracõesCausas Externas Naturais Actividade solar Órbita terrestre Meteoritos Causas Internas Antropogénicas (provocadas pelo homem)  Aumento de emissões de gases de efeito de estufa
  • 4. CAUSAS NATURAISHá alterações climáticas naturais que se produzem ao longo degrandes períodos de tempo. São causadas por:•Ciclos solares.•Variação da excentricidade da órbita terrestre em volta do Sol.•Variação da inclinação do eixo da Terra.•Precessão do eixo de rotação terrestre.•Vulcanismo•Queda de meteoritos
  • 5. O ciclo solar é o ciclo que mostra a actividade do Sol em intervalos de aproximadamente 11 anos. Dependendo da sua maior ou menor actividade, as radiações solares que atingem a Terra serão maiores ou menores.É causa de mudança climática o fenómenoastronómico de variação orbital, ou seja, oaumento ou diminuição, das radiações solaresdevido às variações no movimento da Terra emrelação ao Sol. O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e os gases a ele associados ascendem, a partir do interior da Terra até à superfície da crusta terrestre, incluindo à atmosfera. Impactos de meteoritos são eventos raros, mas também podem modificar o clima na terra. Impactos de grandes proporções podem modificar profundamente a biosfera.
  • 6. Causas AntropogénicasAs causas antropogénicas são as maiores responsáveis pelo aquecimento global. Estascausas incluem tudo aquilo que o Homem altera na natureza. A principal causa para o aumento da temperatura relaciona-se com os chamados gases com efeito de estufa (GEE). Os GEE(como o dióxido de carbono, o metano ou o óxido nitroso) retêm a radiação infravermelha emitida pela superfície da terra, impedindo que parte desta seja libertada para o espaço. Só este processo permite a vida na Terra, impedindo que esta se torne demasiado fria. Contudo, o aumento da libertação de GEE, resultante das actividades humanas (principalmente actividades industriais e transportes), origina o aumento da temperatura da troposfera, causando o aquecimento global.
  • 7. A utilização dos recursos não renováveis provocam a destruição de ecossistemas, redução da produtividade agrícola, corrosão de edifícios, monumentos e infra-estruturas, deterioração da camada de ozono e mesmo chuva ácida.Desflorestação é o processo dedesaparecimento de massas florestais,fundamentalmente causada pela actividadehumana sobre a natureza, principalmentedevido à destruição de florestas para aobtenção de solo para a agricultura e demadeira para a indústria madeireira. É aprincipal causa da destruição dos recursosbiológicos.
  • 8. CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBALAumento da temperatura média: com o aumento da temperatura nomundo, está em curso o derretimento das calotes polares. Aoaumentar o nível da água dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, asubmersão de muitas cidades no litoral. Na foto ao lado somente passaram 20 anos. Possível mapa de Portugal em 2100 se as condições actuais não se alterarem.
  • 9. Uma das consequências do derretimento dos glaciares, talvez a maisimportante, seja a escassez de água potável, tanto para consumo comopara agricultura e indústria. Com o problema da diminuição da quantidadede água potável, seguem-se naturalmente outros: diminuição demográfica ,diminuição da esperança média de vida, aumento de doenças…
  • 10. Aumento das catástrofes climáticas: o aumento da temperatura faz com queocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando este tipo decatástrofes (furacões, incêndios, inundações, tsunamis…)
  • 11. Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas decalor. No verão europeu, por exemplo, tem-se verificado uma intensa onda decalor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
  • 12. Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca amorte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando váriosecossistemas. Somado à desflorestação que vem ocorrendo, principalmente emflorestas de países tropicais, a tendência é aumentar cada vez mais as regiõesdesérticas do planeta Terra.
  • 13. Uma vez que a principal causa do aquecimento global é a emissão de gases poluentespara a atmosfera terrestre, então uma das formas de minimizar o problema será diminuiressa emissão. Através da utilização de energias renováveis e da redução do consumo,épossível diminuir a emissão de gases e o consumo de combustíveis fósseis. Soluções:  Estabelecimento e cumprimento de um máximo mundial para as emissões de CO2, mediante limitações do uso de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes.  Efectuar, e cumprir, acordos internacionais para pôr fim à emissão de CFC`s (aerossóis e gases para refrigeração)  Deter a desflorestação e incrementar a plantação de árvores em vastas áreas actualmente desflorestadas.  Sensibilizar para a conservação de energia e apostar em formas de energia renováveis.  Fomentar a escolha pelos transportes públicos. Reciclar
  • 14. É essencial a aposta nos vários tipos de energias renováveis Eólica Solar BiomassaGeotérmica Ondas Mini Hídrica
  • 15. És tu que controlas a mudança do clima . Reduz Desliga Recicla Anda a pé
  • 16. ConclusãoTorna-se cada vez mais urgente a divulgação e prevenção do meio ambiente. Énecessário pôr em prática o protocolo de Quioto para que as gerações futuras tenhamuma boa qualidade de vida.Espero que todos tenhamos consciência das medidas a adoptar para uma melhorqualidade de vida e do ambiente. SALVA O PLANETA! ACABA COM A POLUIÇÃO!
  • 17. •BIBLIOGRAFIAhttp://www.quercustv.org/spip.php?rubrique2http://www.portaldoastronomo.org/tema_pag.php?id=36&pag=3http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:PL3XtSj6FbkJ:https://infoeuropa.eurocid.pt/registo/000040724/documento/0001/+Martin+Hedberg+meteorologista+do+Centro+Meteorol%C3%B3gico+Sueco&hl=pt-PT&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESioKHn7METKxiBsKTed3hmHd7gllnePVP-Dv7jyj0kduIsxn99TNZ69lBQl3NvovcWzhpWRb-mQDMfQRS1Nci4UzKxMY2TGqVYbd5WJPKO4PvcBq5QcQH8vKtPvs3rwJmMSv9-H&sig=AHIEtbSm19IFqEkfjYazRuZcOsfrETUTYwhttp://europa.eu/pol/env/index_pt.htmhttp://ec.europa.eu/environment/index_pt.htmhttp://ec.europa.eu/clima/sites/campaign/index_pt.htmhttp://efab3ambiente.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

×