• Like

Usando o Slideshare na Comunicação Online

  • 3,302 views
Uploaded on

Slide sobre a utilzação do Slideshare na Comunicação Online.

Slide sobre a utilzação do Slideshare na Comunicação Online.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Good!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Material muito informativo sobre o slideshare para quem atua na área de comunicação. Na verdade eu passei a usar o slideshare depois que assisti a palestra de Danila Dourado no I Encontro da Comunicação Digital da Paraíba. Ferramenta útil para meu dia a dia. (Curso Gestão Avançada em Mídias Sociais – Recife)
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Poucas empresas utilizam o slideshare com tanta propriedade quanto a PaperCliq.
    Essa apresentação nos faz olhar com outros olhos o Slideshare e mostra o potencial de gerar negócios.
    Inclusive, acho que deveria ser patrocinada pela rede. hehe
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
3,302
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
72
Comments
3
Likes
9

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Usando o SlideShare na comunicação online
  • 2. SlideShare e similares O SlideShare é um dos principais sites de compartilhamento de apresentações e documentos. Outra plataforma, mais voltada a documento, é o Scribd. As dicas gerais a seguir servem para ambos sites e similares, como Docstoc e Google Docs, mas com foco no SlideShare, que vem desenvolvendo serviços e sistemas próprios de anúncios, analytics e geração de leads.
  • 3. Por que usar o SlideShare?  Aumentar o alcance de sua marca e produtos  Apresentar a expertise de profissionais da empresa  Encantar com atrativos visuais  Aperfeiçoar a equipe  Economizar custos  Realizar benchmarking  Prospectar clientes e gerar vendas  Avaliar reputação de marca
  • 4. 10 passos de uso do SlideShare A seguir, 10 passos que podem ser realizados, de uma maneira contínua e integrada ao longo do tempo: - Mapeamento e monitoramento - Análise de Contexto - Criação de presença - Produção e Gestão - Relacionamento - Otimização dos Processos - Mensuração - Geração de Leads - Anúncios de AdShare - Anúncios com Adwords
  • 5. Mapeamento e Monitoramento Antes de qualquer coisa, é preciso mapear e monitorar citações à suas marcas, como nome da empresa, produtos, profissionais, serviços e eventos. Isto servirá para entender se já existe e como existe um posicionamento espontâneo. É possível utilizar a busca interna do SlideShare e similares, buscas gerais como o Google e softwares de monitoramento.
  • 6. Análise de Contexto Seus profissionais e clientes utilizam o SlideShare? Se não utilizam, qual o motivo? Falta de vontade, conhecimento sobre a plataforma ou outro motivo? Se utilizam, como utilizam? Apenas lêem? Que tipo de apresentações e documentos? A partir disto é possível avaliar se este tipo de plataforma é ideal e como utilizar do melhor jeito, incluindo estilos e formatos de apresentações mais bem aceitos.
  • 7. Criação de Presença Depois de monitoramento e análise iniciais, é hora de criar perfil. Como qualquer mídia social, o ideal é preencher todo o perfil com as informações vitais da empresa. Em seguida, escolher as tags mais adequadadas, pensando na otimização para buscas internas e externas. Em seguida, carregar as primeiras apresentações básicas, como uma apresentação da empresa, apresentações sobre serviços, sedes e políticas...
  • 8. Produção e Gestão A produção e gestão de conteúdo deve ser realizada de forma constante e planejada. De acordo com a área e escopo de serviços da empresa, produzir continuamente apresentações que demonstrem valores buscados pela organização, como: expertise, confiabilidade, credibilidade, coolness, solidez, inovação, sustentabilidade etc
  • 9. Relacionamento Atividades de relacionamento como seguir perfis, favoritar e adicionar tags em slides, comentar, publicar mensagens e participar de grupos pode aumentar o alcance e gerar laços entre perfis. Responder e analisar as interações recebidas também deve fazer parte da estratégia. Dessa forma, pode-se promover o debate, discussão, trocas de experiências e até serviços de SAC e venda.
  • 10. Otimização dos Processos Eventos institucionais, participação de representantes em congressos e treinamentos de equipe são oportunidades de produção otimizada de material para SlideShare e semelhantes. Todo o material de apresentação e educação que pode ser publicado se transforma em um ponto de relacionamento de sua marca com valores de expertise e solidez. Além disso, ajuda a economizar custos e tempo na formação de novos funcionários, que terão este material de apoio sempre disponível.
  • 11. Mensuração Atividades de relacionamento como seguir perfis, favoritar e adicionar tags em slides, comentar, publicar mensagens e participar de grupos pode aumentar o alcance e gerar laços entre perfis. Você pode usar o analytics próprio do slideshare Pro ($19/mês) e ver os dados de forma integrada, ou anotar através de um software externo e ainda utilizar dados de seu site pra avaliar o valor do visitante direcionado. [continua]
  • 12. Mensuração O analytics do SlideShare ainda é beta e está em desenvolvimento. Hoje já permite avaliar evolução de visitação e dados de Visitas, Compartilhamento por Email, Tweets, Compartilhamento no Facebook, Favoritamentos, Comentários e Downloads por cada apresentação.
  • 13. Geração de Leads É possível gerar leads nas apresentações, através de uma conta Pro (30 Leads por mês), Premium (ilimitados) ou pagamento direto (atualmente, $3 por lead). O formulário básico apresentado pede os dados: Nome, Email, Telefone, Empresa e Comentário. É possível escolher se o usuário pode ver o formulário em todos slides ou apenas alguns escolhidos. Além disso, o formulário pode ser editado em contar Premium ou pagamento por lead.
  • 14. Anúncios AdShare Os anúncios AdShare permitem que suas apresentações sejam exibidas em espaço privilegiado, como anúncio de suas marcas e serviços. Atualmente, é possível segmentar por país e conteúdo relacionado. Além disso, é possível anunciar nos seus próprios slides. Dessa forma, mostrar uma apresentação curta e geral sobre a empresa pra um possível cliente que já está consumindo algum conteúdo que mostra sua expertise na área.
  • 15. Anúncios AdWords O SlideShare exibe banners e links patrocinados, que podem ser comprados e gerenciados através da plataforma Google Adwords. Esta mídia social pode entrar no plano de mídia de uma forma externa, ao se direcionar anúncios pra profissionais que estão buscando por formação, por exemplo. Em conjunto com o próprio slideshare uma estratégia é anunciar pra uma página de seu site que possua conteúdo incorporado, por exemplo.
  • 16. + Diferentes Formatos Use diferentes formatos para aumentar atenção e envolvimento : Slides + Vídeo: adicione vídeos incorporados do YouTube entre os slides. Slidecasts: apresentações podem trazer áudio com progressão associada a cada slide. Assim, a apresentação online pode ser quase tão rica quanto um aula ou palestra.
  • 17. + Contas Pro Ao lado, os recursos disponibilizados pelo uso de contas Pro Basic e Pro Premium. A boa utilização de alguma destas opções vai depender do porte da empresa, objetivos e recursos financeiros e humanos disponíveis.
  • 18. + Alguns dados Dados de 2009: - 19.33 é a média de slides por apresentação no SlideShare - Com 61%, o formato PPT é o mais utilizado - 19 é o número médio de figuras em uma apresentação - 68% das apresentações foram enviadas das Américas
  • 19. Tarcízio Silva – Consultor de Mídias Sociais www.twitter.com/tarushijio www.tarciziosilva.com.br/blog + Conteúdo: www.papercliq.com.br www.papercliq.com.br/blog www.slideshare.net/papercliq www.twitter.com/papercliq Tel.: (71) 3013-1432 Av. Tancredo Neves – Ed. Esplanada Tower, 939 – Sala 403 – Caminho das Árvores | CEP 41.820-021 | Salvador-BA