Facebook Timeline para Marcas - Estratégias e Possibilidades
 

Like this? Share it with your network

Share

Facebook Timeline para Marcas - Estratégias e Possibilidades

on

  • 16,207 views

Apresentação realizada por Marcel Ayres (Planejamento da PaperCliQ).

Apresentação realizada por Marcel Ayres (Planejamento da PaperCliQ).

Statistics

Views

Total Views
16,207
Views on SlideShare
14,801
Embed Views
1,406

Actions

Likes
87
Downloads
1,357
Comments
6

19 Embeds 1,406

http://www.webdialogos.com 741
http://papercliq.com.br 373
http://mestreacasa.gva.es 71
http://estaloweb.com 40
http://www.papercliq.com.br 37
http://nosgalon.wordpress.com 25
http://marcelayres.com.br 24
http://tabuleirodigital.tumblr.com 19
http://feeds2.feedburner.com 18
http://mydesk 16
http://us-w1.rockmelt.com 14
http://www.socialpraxis.com.br 10
http://feeds.feedburner.com 5
http://pedrox.com.br 3
https://twitter.com 3
http://localhost 3
http://safe.tumblr.com 2
http://www.blogger.com 1
https://si0.twimg.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

CC Attribution-NonCommercial-NoDerivs LicenseCC Attribution-NonCommercial-NoDerivs LicenseCC Attribution-NonCommercial-NoDerivs License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

15 of 6 Post a comment

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment
  • Assim como Gatorade, é possível explorar apenas logo no avatar - You don’t need to include the name of your organization in your main avatar because the name of your Facebook page travels with your avatar everywhere on Facebook.
  • “ Strategy Tip: Come up with a weekly posting feature — Fan of the Week, Blog post of the week, or a question for your fans that stays up at the top each week — to promote engagement.
  • The timeline allows visitors to your page to interact with a story that has a beginning, a middle, and it now. Facebook users can flip through the pages in your story in a variety of ways (as shown below). Brands will need to be ready to embrace the fact that the new layout leans much more towards pushing brands to become storytellers, to create narratives and stories that engage and resonate well with their audience. Again, Facebook Pages are now much more about your visual story told over time, rather than what’s happening now. As much as possible, it’s best to focus on telling that story through images photos and other visual content.

Facebook Timeline para Marcas - Estratégias e Possibilidades Presentation Transcript

  • 1. Facebook Timeline para MarcasMudanças e Possibilidades Estratégicas
  • 2.  Facilitador Marcel Ayres @MarcelAyres Jornalista – Universidade Federal da Bahia (UFBA) Sócio da PaperCliQ – Comunicação e Estratégia Digital Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (Gits - UFBA) Organizador dos Ebooks “Mídias Sociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões” e “Mídias Sociais e Eleições 2010”.
  • 3.  Ebooks sobre Mídias Sociais da PaperCliQ 2011 2010 http://papercliq.bookess.com/
  • 4.  Sobre a PaperCliQ Estratégias e A PaperCliQ é uma empresa de Táticas Comunicação Digital, com foco em Mídias Sociais, que busca posicionar as organizações na web, Pesquisa e Ensino e Análise Treinamento através de soluções inovadoras, estratégicas e criativas + informações: Comunicação e Estratégia Digital
  • 5. Cenário
  • 6.  Cenário da InternetFonte: Nuvem Digital / IBOPE Nielsen Online
  • 7.  Mídias SociaisPrisma da Conversação- Não se restringe ao Twitter,Facebook, YouTube etc.- Multiplicidade das mídias sociais.Fonte: Brian Solis
  • 8.  Facebook no Mundo  833.311.800 Usuários Maior Site de Rede Social do Mundo
  • 9.  Facebook no Brasil Dados gerais:  Penetração do Facebook no Brasil é de 20,98% da população do país.  Faz parte do cotidiano de 55,57% dos usuários de internet.
  • 10.  Facebook no Brasil Dados gerais:  Idade: Maior faixa etária (de 18 a 34 anos).  Gênero: Mais mulheres do que homens.
  • 11.  Facebook no Brasil Maiores marcas e Veículos do Brasil no Facebook Locais mais visitados (check-ins)
  • 12. Timeline para Marcas
  • 13.  Timeline para Marcas 1) Foto de Capa  A Foto de Capa é o primeiro contato do visitante com a página de fãs, permitindo diferentes customizações, desde que estejam dentro dos padrões de tamanho estabelecidos (851x315 px).
  • 14.  Timeline para Marcas 2) Imagem do Perfil  A imagem de perfil irá representar a empresa em diferentes espaços do Facebook, como anúncios, histórias patrocinadas e no feed de notícias.  Desse modo, deve conter, em geral, a logomarca, a fim de gerar uma rápida associação com o seu público de interesse. (180 x 180 px ou 32 x 32 px)
  • 15.  Timeline para Marcas  As abas personalizadas vão para o topo da página (Obs.: é 3) Abas Personalizadas possível incluir até 12 aplicativos, contudo apenas 04 estarão em destaque).  É possível customizar a imagem dos aplicativos, a fim de personalizar uma espécie de “menu”.  Ao clicar para expandir as abas, clique no símbolo em forma de lápis, depois “Editar Configurações” e, por fim, “Imagem da aba Personalizada”.
  • 16.  Timeline para Marcas 3) Visualizações e Aplicativos  O espaço para o desenvolvimento de aplicativos no Facebook aumentou.  Você pode escolher os tamanhos Narrow (com 520 px de largura) ou Wide (com 810 px de largura) em “Editar App”. https://developers.facebook.com/apps
  • 17.  Timeline para Marcas 4) Recursos  Posts Fixos Na nova página, é possível fixar um post logo no topo da timeline, dando destaque a algum tema que a empresa deseja relatar.  Esse post fica fixo no topo por até 7 dias.
  • 18.  Timeline para Marcas 4) Recursos  Vídeos e Fotos É possível dar mais destaque visual a fotografias, vídeos e links compartilhados, tornando-os mais atrativos para os fãs da página e aumentando a possibilidade de interações.
  • 19.  Timeline para Marcas 5) Destaques e Histórias Ocultas  Ao clicar no ícone em forma de “Estrela” nos conteúdos publicados, você poderá destacar esse post na página.  Ao clicar no ícone do “Lápis” nas atualizações da página, é possível ocultar os posts para os fãs da página.
  • 20.  Timeline para Marcas 6) Marco histórico  Ao selecionar a opção “Marco histórico” dá para inserir informações de extrema relevância para uma empresa em uma determinada data, local, como: alcançar um número específico de fãs, prêmio, evento, data comemorativa, aniversário da empresa etc.
  • 21.  Timeline para Marcas 7) Atividades de Amigos  Ainda no topo da Timeline, do lado direito, é possível visualizar informações sobre: a) Quantos dos seus amigos curtiram a página que você está visitando; b) O que os seus amigos estão falando no Facebook sobre esta página.
  • 22.  Timeline para Marcas  Sempre ao abrir uma página na qual você administra, em seu 8) Painel Administrativo topo aparecerá o Painel Administrativo com dados sobre: a) Notificações de usuários que interagiram em sua página. b) Novos fãs da página. c) Facebook Inisghts (dados estatísticos e demográficos dos usuários da página). d) Mensagens privadas – opção na qual o usuário pode mandar uma mensagem direta para a marca.
  • 23.  Timeline para Marcas  Ainda no painel administrativo, é possível acessar a opção 8) Painel Administrativo “Gerenciar” que permite que o usuário realize diferentes edições, como: informações básicas, foto do perfil, recursos, aplicativos etc.  A opção “Usar o registro de Atividades” que permite acompanhar atividades instantâneas na página.  Por fim, a opção “Visualizar usuários banidos”.
  • 24.  Timeline para Marcas  Em “Registro de 8) Painel Administrativo – Registro de Atividade Atividades” é possível ver todas as mensagens para sua página, mesmo as que você ocultou.  Você pode filtrar os conteúdos por tipo e data e, se quiser, editar posts ajustando datas, destaque, ocultando atualizações indesejadas etc.
  • 25.  Timeline para Marcas 8) Painel Administrativo  Em “Construir Público” o administrador da página terá acesso a uma gama de recursos de divulgação, como: a) Convidar contatos por e-mail. b) Convidar amigos c) Compartilhar página d) Criar Anúncios
  • 26.  Timeline para Marcas 8) Painel Administrativo  No ítem “Ajuda” o usuário tem acesso a informações sobre as principais mudanças do Facebook com a Timeline para marcas, com vídeos, guias, tour etc.
  • 27.  Timeline para Marcas 9) Navegação pela Timeline  Na lateral da página, o usuário pode navegar pelos conteúdos da empresa, selecionando ano e mês na Timeline.
  • 28. Novos Anúncios
  • 29.  Timeline para Marcas 10) Novos formatos de anúncio  Facebook Mobile Ads - com cerca de 425 milhões de usuários mobile, o Facebook resolveu investir no formato de anúncio para celulares. Será possível personalizar os anúncios com ações dos usuários, tais como: Check-ins e o Uploads de fotos tiradas pelo celular.  Logout Ads – Enormes anúncios na tela de Logout do Facebook. Esta será uma opção premium para as marcas. Fonte: Marketing Drops
  • 30.  Timeline para Marcas 10) Novos formatos de anúncio Fonte: Marketing Drops  Anúncios no Newsfeed – os anúncios pagos aparecerão agora, também, ao longo do feed de notícias em dois formatos: a) Postagens de amigos b) Sugestões de amigos que já curtiram aquela página. Anúncios baseados nos interesses dos usuários irão permanecer na lateral direita do Facebook.
  • 31.  Timeline para Marcas 10) Novos formatos de anúncio  Reach Generator – segundo dados do próprio Facebook, as empresas com suas páginas só alcançam 16% de seus fãs por semana.  Com a ferramenta, o índice sobe para 50% na semana e, no mês, 75%. Ela faz com que as “histórias patrocinadas” apareçam com mais frequência no mural e no perfil do internauta, seja através de um PC ou Smartphone. Fonte: Facebook
  • 32. Regras de Uso
  • 33.  Regras de Uso 1 – Adeus, Landing Tabs! As Landing Tabs foram bastante usadas para incentivar os usuários a curtirem páginas. Agora, não haverá mais essa opção e as marcas deverão explorar bem o conteúdo da Foto de Capa e das Abas Personalizadas para conquistar a atenção e o engajamento de novos fãs. Fonte: We Are Social
  • 34.  Regras de Uso2 – Limitações no uso da Foto de CapaEmbora as capas dêem um novo ar para as páginas doFacebook, elas não poderão ser utilizadas como asLanding Tabs, pois, segundo regras do Facebook, seráproibido divulgar nelas:a) Preços de Produtosb) Promoçõesc) Incentivos como “Curta”, “Compartilhe”, “Baixe” etc. + Informaçoes – Facebook Pagesd) Informações como endereço de site, e-mail, perfisem mídias sociais (qualquer dado que poderia estar no“Sobre”).e) Call to Action como “Compre”, “Ligue já” etc. Fonte: We Are Social
  • 35. Possibilidades
  • 36.  Possibilidades Textos otimizados para o “Sobre”  Explique o que é a página,;  Realize Call to action (ex.: “Chame seus amigos” etc.;  Insira outros links. Fonte: Facebook – Página da Coca-Cola Fonte: Facebook – Página da Chiclets Fonte: Facebook – Página da Revusta Candy
  • 37.  PossibilidadesImagem do Perfil (avatar)Na imagem do perfil, valorize a logomarca, peças e produtosrepresentativos da empresa etc. Fonte: Facebook – Página da Starbucks Fonte: Facebook – Página da Net-a-porter Fonte: Facebook – Página da Toblerone Brasil Fonte: Facebook – Página da KLM
  • 38.  Possibilidades Foto de Capa - Produtos Fotos que valorizem os produtos:  Mix de Produtos;  Peças Individuais etc. Fonte: Facebook – Página do Zena Caffé Fonte: Facebook – Página da Louis Vuitton
  • 39.  Possibilidades Foto de Capa - Ambientes  Fachada;  Instalações;  Visão aérea etc. Fonte: Facebook – Página da Canlis Fonte: Facebook – Página da Dior
  • 40.  Possibilidades Foto de Capa - Campanhas  Artes com conceitos da campanha;  Fotos de Peças Publicitárias etc. Fonte: Facebook – Página do Guaraná Antarctica Fonte: Facebook – Página da Pepsi Brasil
  • 41.  Possibilidades Foto de Capa - Mensagem  Conceitos;  Inspirações;  Slogans etc.Fonte: Facebook – Página da GatoradeFonte: Facebook – Página da Gatorade
  • 42.  Possibilidades Foto de Capa - Bastidores  Por trás das câmeras;  Infraestrutura;  dia a dia etc. Fonte: Facebook – Sports Center
  • 43.  Possibilidades Foto de Capa - Colagens Pessoas (artistas, celebridades, fãs etc.); Produtos Cenários etc.Fonte: Facebook – Página da Revista PeopleFonte: Facebook – Página da Britney Spears
  • 44.  Possibilidades Foto de Capa - Complementaridade  Seqüência em objetos;  Cenários etc. Fonte: Facebook – Página da FantaFonte: Facebook – Página da Ford Motor Company Fonte: Facebook – Página da Amsterdam Printing
  • 45.  Possibilidades Foto de Capa - Outros Estilos  Analogias;  integração com outros espaços da página de fãs etc. Fonte: Facebook – Página da Macy´s Fonte: Facebook – Página da Livestrong
  • 46.  Possibilidades Aplicativos personalizados  Ícones;  Fotos; Fonte: Facebook – Página do American Express  Logomarcas etc. Fonte: Facebook – Página da Subway
  • 47.  Possibilidades Aplicativos personalizados Mais espaço para a criação Possibilidade de realizar Call to action Fonte: Facebook – Página do American Express
  • 48.  Possibilidades Post fixo no topo da página (07 dias)  Boas vindas;  Games;  Dicas;  Promoções;  Call to action etc.Fonte: Facebook – Página da Red Bull Fonte: Facebook – Página da WallmartFonte: Facebook – Página da Subway Fonte: Facebook – Página da Smirnoff
  • 49.  Possibilidades Publicações em destaque  Promoções;  Datas comemorativas;  Eventos etc. Fonte: Facebook – Página do Coldplay
  • 50.  Título do Slide Marco Histórico  Antigos casos e produtos;  Campanhas;  Ambientes;  Funcionários etc. Fonte: Facebook – Página da Bem & Jerry´s
  • 51. Dicas
  • 52.  Dicas1. Atualizações que incluem um álbum de foto 4. Escolha estrategicamente quais serão osou imagem podem gerar 2x mais envolvimento aplicativos/abas que ficarão visíveis na barrado que outro post. superior da página - uma vez que 8 dessas abas, pelo menos, não estarão à mostra.2. Utilizar o Facebook Insights para otimizar osresultados da produção de conteúdo, 5. Cheque diariamente a caixa de mensagens,observando, por exemplo, posts mais a fim de evitar possíveis crises e/oucurtidos/comentados, horários com maior taxa complicações.de engajamento dos fãs.3. Utilize “marcos” para criar uma trajetória dedatas, acontecimentos e curiosidades relevantespara a organização na Timeline. Fonte: TechCrunch
  • 53.  Fontes  Learn About Facebook Pages (Facebook)  Facebook Pages – Mission Control for Your Business on Facebook (TechCrunch)  Os novos formatos de anúncios no Facebook (Marketing Drops)  5 Reasons Why Facebook’s Timeline Will Enhance Marketing  Timeline do Facebook para marcas: veja o que muda e como utilizar os recursos  Facebook Timeline for Brands: The Complete Guide (Mashable)  10 mudanças no Facebook que precisamos conhecee (Webdiálogos)  7 New Facebook Changes Impacting Businesses  As mídias sociais na Bahia e o crescimento da internet no Brasil  Will You Adopt Facebook Timeline or Just Migrate?  10 changes to Facebook you need to know
  • 54. >> Fontes  http://socialmediatoday.com  http://www.webdialogos.com  http://www.simplyzesty.com  http://www.jeffbullas.com  http://socialfresh.com  http://blogof.francescomugnai.com  http://www.dreamgrow.com  https://www.facebook.com  http://www.cutedrop.com.br/
  • 55. + Conteúdo: www.papercliq.com.brwww.papercliq.com.br/blog Tel.: (71) 3013-1432 Av. Tancredo Neves – Ed. Esplanada Tower, 939 – Sala 403 – Caminho das Árvores | CEP 41.820-021 | Salvador-BA