Your SlideShare is downloading. ×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Aplicativos Sociais no Orkut - os cinco mais populares

2,870

Published on

O diretor de mídias sociais da PaperCliQ apresenta os 5 aplicativos sociais mais populares no Orkut (dados de 24/06/09), e as razões da popularidade de cada aplicativo. …

O diretor de mídias sociais da PaperCliQ apresenta os 5 aplicativos sociais mais populares no Orkut (dados de 24/06/09), e as razões da popularidade de cada aplicativo.

www.papercliq.com.br

3 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Fizemos uma customização pra Nike no app do Corinthians qnd ele foi campeao da Copa do Brasil. =)
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Diego, na verdade tanto banner quanto customizações 'branded' estão sendo oferecidas. Inclusive, acabaram de lançar uma da Bubbaloo: http://xiscando.com/?p=2244
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Achei legal, só que o Buddy Poke não vende mais banners nem customizações 'branded' (como fez anteriormente).
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
2,870
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
99
Comments
3
Likes
8
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Aplicativos Sociais no Orkut: os cinco mais populares
  • 2. O que são aplicativos sociais? Aplicativos sociais são ferramentas desenvolvidas por terceiros que podem ser disponibilizadas em redes sociais (Orkut, Facebook, MySpace) para utilização opcional pelos usuários. De jogos a listagens de livros, o diferencial dos aplicativos sociais é aproveitar as vantagens das redes sociais, oferecendo um serviço atraente e interativo que incentive o usuário a compartilhá-lo com seus amigos. São simples como hotsites, mas, por serem integradas e acessadas dentro das próprias redes sociais, se beneficiam deste espaço.
  • 3. O que são aplicativos sociais? Entre os aplicativos sociais mais populares, fica clara a importância de quatro fatores principais: Formato: ser social de fato, oferecendo novos tipos de interações entre os usuários Customização: permitir que os usuários customizem seu perfil e interações Atualização: criação e disponibilização periódica de novas opções Referências/integração ao mundo offline: através de ações relacionadas a “eventos” reais ou que os criem
  • 4. #1: BuddyPoke por Buddypoke www.buddypoke.com Usuários: 35.768.889 Modelo de negócio: Banners Vendas de novas funcionalidades
  • 5. #1: BuddyPoke Exemplo de ação
  • 6. #1: BuddyPoke BuddyPoke é um aplicativo social líder por ser o mais elaborado em diversos níveis. Permite que os usuários criem um avatar de si mesmos para realizar várias ações ou expressar humor (Customização). Algumas das ações possíveis podem ser feitas com os amigos, algumas sendo exclusivamente em dupla (Formato). Atualmente passou da versão 3.0 (Atualização) e tem centenas de ações, sendo algumas relacionadas a festejos nacionais, como o Carnaval (Referência ao mundo offline).
  • 7. #2: Minha Música por StudioSol www.studiosol.com.br Usuários: 7.082.880 Modelo de negócio: Banners
  • 8. #2: Minha Música
  • 9. #2: Minha Música O Minha Música é um aplicativo produzido por uma desenvolvedora brasileira. Dois pontos o tornaram o vice-líder no Orkut. O primeiro foi a ideia. O Minha Música reúne conteúdo de três sites com conteúdo gerado pelo usuário: o próprio Orkut, o YouTube e o Letras de Músicas. O segundo ponto foi o pioneirismo. Estar disponível assim que os aplicativos sociais foram abertos ao público, o permitiram tornar-se o líder nesse tipo de aplicativos de música e vídeo.
  • 10. #3: Vou, Não Vou! por HiperSocial www.hipersocial.com Usuários: 2.424.450 Modelo de negócio: Banners
  • 11. #3: Vou, Não Vou!
  • 12. #3: Vou, Não Vou! O Vou, Não Vou! é um aplicativo social da categoria Paquera, através do qual os usuários podem classificar os outros em termos de atratividade. O Formato é o destaque desse aplicativo. Expande um tipo de atividade social já existente no Orkut, adicionando novas funcionalidades e facilidade. Ao invés de entrar em uma comunidade e participar dessas brincadeiras escrevendo em um tópico, o usuário pode participar apenas através de cliques de botões. Também se beneficia da base de dados, para oferecer, por exemplo, a ferramenta “Combinou” que associa usuários que sentiram-se atraídos mutuamente.
  • 13. #4: Sou Corinthians por StudioSol www.studiosol.com.br Usuários: 2.278.010 Modelo de negócio: Banners
  • 14. #4: Sou Corinthians
  • 15. #4: Sou Corinthians Já existiam vários aplicativos relacionados a times de futebol, um ramo naturalmente promissor. Porém, o “Sou Corinthians” faz parte de um grupo de mais de 70 aplicativos de times e seleções do mesmo desenvolvedor. Além das funcionalidades individuais como carteirinha, notícias e amigos do mesmo time, estes aplicativos dialogam uns com os outros. Por exemplo, o usuário que usa o aplicativo “Sou Corinthians” pode ver uma lista de amigos sofredores que usam o aplicativo “Sou Palmeiras”, por exemplo.
  • 16. #5: Mosaico de Amigos por Mentez www.mentez.com.br Usuários: 3.391.402 Modelo de negócio: Banners
  • 17. #5: Mosaico de Amigos
  • 18. #5: Mosaico de Amigos Desde os primórdios da utilização do Orkut, um tipo de uso é a competição de quem tem mais amigos. Praticamente toda comunidade possui algum tópico “Me Add” ou “Me Adiciona”. O Mosaico de Amigos oferece duas ferramentas não disponíveis pelo Orkut, mas que foram bem recebidas. A primeira é a visualização dos avatares de todos os amigos em um mesmo espaço. A segunda é decorrente desta. Como todos os avatares estão linkados para os perfis, é uma funcionalidade navegacional que facilita a utilização por quem tem muitos contatos.
  • 19. Concluindo... Estes aplicativos sociais de sucesso são aqueles que oferecem novas funcionalidades – ou expandem as já existentes – às redes sociais. Cada rede social possui suas próprias características, que devem ser respeitadas e utilizadas em benefício das ações de comunicação para uma marca ou conteúdo. Este também é o caso dos aplicativos sociais, que devem oferecer ferramentas, experiências e interações adequadas e instigantes.
  • 20. www.papercliq.com.br Contato PaperCliQ contato@papercliq.com.br Tarcízio Silva – diretor de mídias sociais tarcizio.silva@papercliq.com.br

×