0
EXERCÍCIOS
1. Qual a relação entre o ciclo do oxigênio e os ciclos
   do carbono, cálcio e fósforo?
2. Quais são os princi...
RESPOSTAS

1. Em relação ao ciclo do carbono: os dois elementos
estão associados aos processos da fotossíntese (onde
há ab...
RESPOSTAS

2. Os fenômenos são:

Respiração: 6O2 + C6H12O6 -> 6H2O + 6CO2 + ENERGIA
Fotossíntese: 6H2O + 6CO2 + ENERGIA ->...
RESPOSTAS

3. O ozônio é um alótropo triatômico (O3)
do oxigênio muito menos estável que o diatômico O2.
É uma molécula co...
RESPOSTAS

4. O elemento químico Oxigênio,
de símbolo O apresenta número atômico 8 (8 prótons e
8 elétrons) com massa atôm...
RESPOSTAS

5. Sua alta eletronegatividade o faz reagir com muitos elementos
químicos excetuando alguns poucos gases nobres...
RESPOSTAS

6. O fósforo é um dos macronutrientes essenciais no processo
bioquímico da fotossíntese, já que tanto durante a...
RESPOSTAS

7. O problema da emissão dos clorofluorcarbonetos (CFCs) na
atmosfera está no elemento responsável pelo desequi...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

1o ano ciclo oxigênio - perguntas e respostas

6,833

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
6,833
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
38
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "1o ano ciclo oxigênio - perguntas e respostas"

  1. 1. EXERCÍCIOS 1. Qual a relação entre o ciclo do oxigênio e os ciclos do carbono, cálcio e fósforo? 2. Quais são os principais fenômenos químicos associados com o equilíbrio de oxigênio nos stocks atmosférico, oceânico e terrestre? 3. Qual a relação entre o oxigênio e a camada de ozônio? 4. Qual a diferença entre oxigênio molecular e oxigênio como elemento químico? 5. Como se explica o fato de o oxigênio ser o elemento mais abundante da crosta terrestre e dos oceanos? 6. Explique como ocorre o controle de substratos oceânicos por bactérias. 7. Como os compostos clorados prejudicam a camada de ozônio?
  2. 2. RESPOSTAS 1. Em relação ao ciclo do carbono: os dois elementos estão associados aos processos da fotossíntese (onde há absorção do CO2 e produção de O2) e da respiração (onde há absorção do O2 e produção de CO2). Também na decomposição ocorre absorção do O2 e liberação de CO2. Em relação ao ciclo do cálcio: uma das formas de absorção de oxigênio pelos seres vivos é através da formação de conchas de carbonato de cálcio. Em relação ao ciclo do fósforo: o fósforo é um limitante da fotossíntese, portanto quanto mais fósforo maior a taxa de fotossíntese e, portanto, de produção de oxigênio
  3. 3. RESPOSTAS 2. Os fenômenos são: Respiração: 6O2 + C6H12O6 -> 6H2O + 6CO2 + ENERGIA Fotossíntese: 6H2O + 6CO2 + ENERGIA -> 6O2 + C6H12O6 Fotólise: 2H2O + energia → 4H + O2 2N2O + energia → 4N + O2 Ferrugem (oxidação): 4FeO + 3O2 → 2Fe2O3 Ciclo biológico: absorção através das conchas, acúmulo dos nutrientes das rochas minerais, absorção de nutrientes pelos vegetais Decomposição: absorção de oxigênio durante o processo
  4. 4. RESPOSTAS 3. O ozônio é um alótropo triatômico (O3) do oxigênio muito menos estável que o diatômico O2. É uma molécula composta por três átomos de oxigênio. Forma-se quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem devido à radiação ultravioleta, e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio. Ciclo ozônio-oxigênio, ou ciclo do ozônio, é o nome dado ao processo de interconversibilidade entre o ozônio e o oxigênio, o qual ocorre na estratosfera. Este ciclo é responsável pela absorção da maior parte da radiação ultravioleta solar, que pode causar sérios problemas aos seres vivos, como câncer. O ciclo ozônio-oxigênio pode ser resumido pela equação química: O3 ⇌ O2 + [O]
  5. 5. RESPOSTAS 4. O elemento químico Oxigênio, de símbolo O apresenta número atômico 8 (8 prótons e 8 elétrons) com massa atômica 16u. Na sua forma molecular, O2, é um gás à temperatura ambiente incolor (azul em estado líquido e sólido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água. É composto por dois átomos de oxigênio (elemento químico). Obs: Comburente é todo elemento que alimenta a combustão.
  6. 6. RESPOSTAS 5. Sua alta eletronegatividade o faz reagir com muitos elementos químicos excetuando alguns poucos gases nobres. O composto mais notável do oxigênio é a água (H2O). Outros compostos importantes que apresentam o elemento oxigênio em sua composição são: dióxido de carbono, os álcoois (R-OH), aldeídos, (R-CHO), e ácidos carboxílicos (R-COOH). Os íons clorato (ClO3-), perclorato (ClO4), cromato (CrO42), dicromato (Cr2O72-), permanganato (MnO4-) e nitrato(NO3-) são fortes agentes oxidantes. Os epóxidos são éteres na qual o átomo de oxigênio é um hétero- tomo. O ozônio (O3) se forma mediante descargas elétricas a partir do oxigênio molecular (durante as tormentas elétricas, por exemplo). Obs: Uma medida qualitativa da ionicidade de uma ligação química é fornecida por meio de uma escala de eletronegatividade, uma propriedade periódica que mede a tendência de um átomo, em uma ligação química, de atrair elétrons.
  7. 7. RESPOSTAS 6. O fósforo é um dos macronutrientes essenciais no processo bioquímico da fotossíntese, já que tanto durante as fases “clara” e “escura” ocorrem fosforilações sucessivas. O oxigênio é produzido no processo da fotossíntese, portanto, teoricamente quanto maior a quantidade de fósforo disponível, maior a potencialidade fotossintética, porém o que se observa é que com o aumento da oxigenação oceânica aumenta o crescimento bacteriano e essas bactérias competem pelo excesso de fósforo, que então retorna a níveis equilibrados.
  8. 8. RESPOSTAS 7. O problema da emissão dos clorofluorcarbonetos (CFCs) na atmosfera está no elemento responsável pelo desequilíbrio deste sistema, o cloro, em sua forma atômica. Este age como catalisador da reação de desintegração do ozônio, sendo representado pelas seguintes equações químicas: Cl(g) + O3(g) → ClO(g) + O2(g) ClO(g) + O3(g) → Cl(g) + 2 O2(g) Reação global: 2 O3(g) → 3 O2(g) A eficiência do cloro como catalisador é bastante elevada, chegando a quebrar 100.000 moléculas de ozônio em um ano, por isso é considerado também um gás de efeito estufa (GEE) de ação indireta. Graças ao Protocolo de Montreal as emissões quase zeraram.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×