0
ESTAMOS PRONTOS?

PODEMOS COMEÇAR?
OS MOVIMENTOS SOCIAIS
e o DIREITO AS
GREVES

HISTÓRIA E GEOGRAFIA
O QUE ENTENDEMOS POR
MOVIMENTO SOCIAL?
1. O conceito de movimento social se refere à 
ação coletiva de um grupo organizado...
•

COMO SE DEU OS MOVIMENTOS SOCIAIS
NO BRASIL?

Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais
importância a partir da d...
VOCÊ CONHECE
OS DIREITOS DE UMA
GREVE?
DIREITO DE GREVE
A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89,
asse...
DIREITO DOS GREVISTAS
• São assegurados aos grevistas: 
 O emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar 
os...
VAMOS DESCONTRAIR!!!!
AS COISAS NÃO CAEM DO CÉU
CANTOR: LEONI

APÓS O VÍDEO, ATIVIDADES
HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
ARLI E PAES VIANA
Questões e reflexão:
1º. O ano de 2013 ficará marcado por uma onda de
manifestaçõe...
2º Uma das características marcantes dos protestos
reivindicatórios espalhados pelo mundo a fora, é o
advento das novas te...
3º O historiador é o profissional responsável em transformar a
história vivida em história contada. Entretanto é consensua...
BOA TARDE
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL EM 2013

48,039

Published on

AQUI APRESENTAMOS UM TRABALHO QUE TRAZ ASSUNTO SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS QUE OCORRERAM NO BRASIL EM 2013.
SUGESTÃO: REPASSE AOS ALUNOS O VIDEO MUSICAL DE LEONE: AS COISAS NÃO CAEM DO CEU.

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
48,039
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
336
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL EM 2013"

  1. 1. ESTAMOS PRONTOS? PODEMOS COMEÇAR?
  2. 2. OS MOVIMENTOS SOCIAIS e o DIREITO AS GREVES HISTÓRIA E GEOGRAFIA
  3. 3. O QUE ENTENDEMOS POR MOVIMENTO SOCIAL? 1. O conceito de movimento social se refere à  ação coletiva de um grupo organizado. QUAIS OS SEUS OBJETIVOS ?  alcançar mudanças sociais por meio do embate  político, dentro de uma determinada sociedade e de  um contexto específico.   Os movimentos populares, sempre evocam e lutam  em busca das necessidades coletivas e não  individuais; daí a representatividade deve ser legal.  Exemplo disso existem: Os movimentos sindicais e  a organizações não governamentais (ONGs).
  4. 4. • COMO SE DEU OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL? Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade. OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS SOCIAIS: Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são: •O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), •O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e •Os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
  5. 5. VOCÊ CONHECE OS DIREITOS DE UMA GREVE? DIREITO DE GREVE A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89, asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender. LEGITIMIDADE DO EXERCÍCIO DA GREVE Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.  
  6. 6. DIREITO DOS GREVISTAS • São assegurados aos grevistas:   O emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar  os trabalhadores a aderirem a greve; A arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento. PROIBIÇÕES • Os meios adotados por empregados e empregadores em  nenhuma hipótese poderão violar ou constranger os direitos e  garantias fundamentais de outrem. • A empresa não poderá adotar meios para constranger o  empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes  de frustrar a divulgação do movimento. • A manifestação e atos de persuasão utilizados pelos grevistas  não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça  ou dano à propriedade ou pessoa.  •Não podem impedir os serviços essenciais à vida.
  7. 7. VAMOS DESCONTRAIR!!!! AS COISAS NÃO CAEM DO CÉU CANTOR: LEONI APÓS O VÍDEO, ATIVIDADES
  8. 8. HISTÓRIA E GEOGRAFIA: ARLI E PAES VIANA Questões e reflexão: 1º. O ano de 2013 ficará marcado por uma onda de manifestações ocorrida em todo Brasil, durante o mês junho de onde se realizaria a copa das confederações. São várias as reivindicações feitas pelos manifestantes, mas o que realmente deflagrou essa onda de protesto foi: (A) a corrupção, que assola o país desde os seus primórdios. (B) o aumento das passagens de ônibus. (C) a inflação descontrolada e o aumento do dólar. (D ) o crescimento do desemprego e os baixos salários. (E ) o mau atendimento no sistema de saúde pública.
  9. 9. 2º Uma das características marcantes dos protestos reivindicatórios espalhados pelo mundo a fora, é o advento das novas tecnologias, que tem ajudado na propagação de ideias e ideais entre os mais diversos setores e segmentos sociais. Os protestos que estão acontecendo no Brasil neste ano de 2013 têm hora e local marcado pelos manifestações que se comunicam e divulgam com ajuda: (A ) dos celulares (B) dos telefones fixos (C) dos fax (D) dos e-mails (E) das redes sociais
  10. 10. 3º O historiador é o profissional responsável em transformar a história vivida em história contada. Entretanto é consensual hoje a ideia de que excesso de informação disponível dificulta e muito uma pesquisa historiográfica, uma vez que se torna quase impossível avaliar a todas as fontes históricas hoje existentes e disponíveis. No entanto, mesmo assim muitos fazem interpretações de assuntos diversos, fazendo inclusive paralelos com o passado. Sabendo disso as atuais manifestações de 2013: (A) Tem a maior dimensão desde 1992 (B ) possui uma menor quantidade de manifestações comparada aos últimos protestos (C ) conta com apoio dos policiais e do exército (D) conta com o apoio dos policiais e do exército (E) é composto por em sua maioria de idosos da meia idade
  11. 11. BOA TARDE
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×