Atps paradigmas linguagem programacao

1,479 views
1,350 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,479
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Atps paradigmas linguagem programacao

  1. 1. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Ciência da Computação 8ª. Série Paradigmas de Linguagem de Programação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: André Ricardo Jovetta Faculdade Anhanguera de Limeira .
  2. 2. Ciência da Computação – 8ª Série – Paradigmas de Linguagem de Programação André Ricardo Jovetta Pág. 2 de 7 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.  Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionado à computação.  Competência para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação.  Capacidade de trabalhar em equipe.  Analisar, organizar, abstrair e relacionar dados e informações. Produção Acadêmica  Relatório 1 – Linguagens Científicas FORTRAN e ALGO.  Relatório 2 – Linguagens Comerciais COBOL e DELPHI - Linguagem Artificial PROLOG.  Relatório 3 – Linguagens Imperativas PASCAL e C.  Relatório 4 – Linguagens Orientadas a Objeto C++ e JAVA.  Relatório 5 – Relatório técnico de Paradigmas de Linguagens de Programação. Participação Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes com número de participantes definida pelo professor e entregar seus nomes, RAs e e- mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas. Padronização O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do professor da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. 1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
  3. 3. Ciência da Computação – 8ª Série – Paradigmas de Linguagem de Programação André Ricardo Jovetta Pág. 3 de 7 DESAFIO O estudo de linguagens de programação é um tópico central à Ciência da Computação. Além dos cientistas da computação, existe uma vasta comunidade de profissionais que usam as linguagens de programação como instrumento de trabalho. Dado um novo problema que um profissional da área deve resolver, é importante identificar qual a linguagem de programação é mais adequada para realizar o trabalho. Quando se compara as linguagens é possível observar que várias delas possuem elementos escritos com sintaxes diferentes que produzem resultados semelhantes ou, ainda, elementos escritos da mesma forma que produzem resultados diferentes. Este desafio consiste na elaboração de um conjunto de relatórios técnicos sobre as evoluções dos paradigmas e das linguagens de programação de aplicações científicas, comerciais, inteligência artificial, programação de sistemas, identificando suas melhorias durante o passar do tempo em relação as suas características originais. Os relatórios técnicos solicitados são: 1º- Linguagens Científicas FORTRAN e ALGOL 2º- Linguagens Comerciais COBOL e DELPHI – Linguagem Artificial PROLOG 3º- Linguagens Imperativas PASCAL e C 4º- Linguagens Orientadas a Objeto C++ e JAVA 5º- Relatório Técnico de Paradigmas de Linguagem de Programação. Considerando que são linguagens científicas: FORTRAN e ALGOL; comerciais: COBOL e DELPHI; de inteligência artificial: PROLOG, a equipe deverá apresentar as evoluções dos paradigmas das linguagens de programação, como: evolução das suas características originais, os nomes das versões e as linguagens geradas por elas durante o passar dos anos. Para elaborar os relatórios de linguagens imperativas PASCAL e C, Orientadas a Objeto C++ e JAVA, apresentar as comparações dos códigos dos softwares, seguindo os critérios de avaliação de uma linguagem: 1. Legibilidade 2. Simplicidade e ortogonalidade 3. Sintaxe 4. Facilidade de escrita 5.Confiabilidade 6.Custo. No relatório Técnico de Paradigmas de Linguagem de Programação apresentar um capítulo para cada relatório técnico e também apresentar qual é a linguagem mais adequada de cada capítulo. Além dos relatórios, a equipe deve entregar uma mídia digital com os códigos dos softwares das linguagens correspondentes para o professor da disciplina. Objetivo do Desafio Elaborar um conjunto de relatórios técnicos sobre as evoluções dos paradigmas e das linguagens de programação de aplicações científicas, comerciais, inteligência artificial, programação de sistemas, identificando suas melhorias durante o passar do tempo em relação as suas características originais.
  4. 4. Ciência da Computação – 8ª Série – Paradigmas de Linguagem de Programação André Ricardo Jovetta Pág. 4 de 7 ETAPA 1 (tempo de realização: 5 horas)  Aula-tema: Histórico e evolução das linguagens de programação. Evolução dos paradigmas das linguagens programação. Essa atividade é importante para conhecer a evolução das características originais, os nomes das versões e as linguagens geradas pelas linguagens científicas FORTRAN e ALGOL durante o passar dos anos. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Aluno) Fazer a leitura do capítulo do livro texto ou complementar sobre o histórico e evolução dos paradigmas da linguagem científica FORTRAN e ALGOL. Passo 2 (Aluno) Fazer uma pesquisa na internet sobre os itens a seguir.  Histórico e evolução dos paradigmas da linguagem científica FORTRAN e ALGOL. Apresentar exemplos de softwares desenvolvidos por essas linguagens.  Fazer a leitura do texto Exemplo de Ordenação por método Bolha em Albol86. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/12MPyi7-P9vU5kY_oXfX9z8zjidPfPE- VJAX9f1o38bY/edit?hl=en>. Acesso em: 13 ago. 2011.  Fazer a leitura do texto Linguagem Fortran. Disponível em: <http://www.docstoc.com/docs/23977196/Linguagem-Fortran>. Acesso em: 13 ago. 2011. Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatório com o nome de Linguagens Científicas FORTRAN e ALGOL, com a evolução das características originais, nomes das versões, as linguagens geradas pela linguagem científica FORTRAN durante o passar dos anos e um exemplo de até vinte linhas de código de um software desenvolvido pela mesma linguagem. Passo 4 (Equipe) Acrescentar no relatório Linguagens Científicas FORTRAN e ALGOL, elaborado no Passo 3 as evoluções das características originais, os nomes das versões, as linguagens geradas pela linguagem científica ALGOL durante passar dos anos e um exemplo de até vinte linhas de código de um software desenvolvido pela mesma linguagem.
  5. 5. Ciência da Computação – 8ª Série – Paradigmas de Linguagem de Programação André Ricardo Jovetta Pág. 5 de 7 ETAPA 2 (tempo de realização: 5 horas)  Aula-tema: Histórico e evolução das linguagens de programação. Evolução dos paradigmas das linguagens de programação. Essa atividade é importante para conhecer as evoluções das características originais, os nomes das versões das linguagens comerciais DELPHI e COBOL e a linguagem de inteligência artificial PROLOG desde suas primeiras versões até as versões mais atuais. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Aluno) Fazer a leitura do capítulo do livro texto ou complementar sobre as evoluções das características originais, nomes das versões dos paradigmas das linguagens comerciais DELPHI e COBOL e também da linguagem de inteligência artificial PROLOG. Passo 2 (Aluno) Fazer uma pesquisa na internet, seguindo os itens abaixo:  Evoluções das características originais, nomes das versões e exemplos de código dos paradigmas das linguagens comerciais DELPHI e COBOL e também da linguagem de inteligência artificial PROLOG.  Fazer a leitura de um texto Cobol Passo a Passo. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1s2wKUFQKC9DoBvFi75dISWMs3SvEUicqede1bo vP3EY/edit?hl=en>. Acesso em: 13 ago. 2011. Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatório com o nome de Linguagens Comerciais - COBOL e DELPHI - Linguagem Artificial PROLOG com as evoluções das características originais, os nomes das versões das linguagens comerciais COBOL e DELPHI, mais um exemplo de cada linguagem de até 30 linhas de código de um software desenvolvido pelas mesmas linguagens. Passo 4 (Equipe) Acrescentar no relatório elaborado no Passo 3 dessa etapa, as evoluções das características originais, os nomes das versões da linguagem de inteligência artificial PROLOG da primeira versão até as versões mais atuais. ETAPA 3 (tempo de realização: 5 horas)  Aula-tema: Características das linguagens de programação. Sintaxe e semântica das linguagens de programação. Comparação das linguagens de programação. Essa atividade é importante para aplicar os critérios de avaliação das linguagens de programação e desenvolver softwares para linguagens imperativas PASCAL e C. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
  6. 6. Ciência da Computação – 8ª Série – Paradigmas de Linguagem de Programação André Ricardo Jovetta Pág. 6 de 7 PASSOS Passo 1 (Aluno) Fazer uma pesquisa na internet, seguindo os passos a seguir.  Pesquisar sobre as evoluções das características originais, nomes das versões e exemplos de código dos paradigmas das linguagens imperativas PASCAL e C.  Fazer o download e a instalação dos softwares Dev-Pascal e DEV-C++ nos sites: <http://www.bloodshed.net/dev/devpas192.exe>. Acesso em: 13 ago. 2011 e, <http://www.baixaki.com.br/download/dev-c-.htm>. Acesso em: 13 ago. 2011.  Fazer a leitura do artigo Dev-Pascal – um Ambiente para o Desenvolvimento de Programas na Linguagem Pascal. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1CHn40awLqGM0_213UVsuir2vDWU8nDFrWLjowbb xOTg/edit?hl=en>. Acesso em: 13 ago. 2011.  Fazer a leitura do artigo em C – Operadores com a linguagem C. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7egHuiPat_6Mz Q1OTk0ZmItYTc1Zi00ODFjLTg2OTctY2I2YjU1YjVjNjc5&hl=en>. Acesso em: 13 ago. 2011. Passo 2 (Equipe) Desenvolver um software de até 30 linhas de código para cada linguagem estudada no passo 1 e 2 desta etapa com as mesmas funcionalidades. Fazer uma comparação do software desenvolvido pela linguagem imperativa PASCAL com o software desenvolvido pela linguagem imperativa C, aplicando os critérios de avaliação de linguagem de programação abordada no livro-texto da disciplina de paradigmas de linguagem de programação. Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatório com o nome de Linguagens Imperativas PASCAL e C, com as comparações dos critérios de avaliação de linguagem de programação e copiar em uma mídia digital os dois softwares desenvolvidos. ETAPA 4 (tempo de realização: 5 horas)  Aula-tema: Características das linguagens de programação. Sintaxe e semântica das linguagens de programação. Comparação das linguagens de programação. Essa atividade é importante para aplicar os critérios de avaliação das linguagens de programação e desenvolver softwares para as linguagens orientadas a objeto C++ e JAVA. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Aluno) Fazer uma leitura no capítulo do livro texto ou complementar sobre os paradigmas das linguagens orientadas a objeto C++ e JAVA.
  7. 7. Ciência da Computação – 8ª Série – Paradigmas de Linguagem de Programação André Ricardo Jovetta Pág. 7 de 7 Passo 2 (Aluno) Fazer uma pesquisa na internet, seguindo os itens abaixo:  Sobre as evoluções das características originais, nomes das versões e exemplos de código dos paradigmas das linguagens orientadas a objeto C++ e JAVA. Para desenvolver os passos seguintes.  Fazer o download e a instalação do IDE NetBeans 6.9.1 no site: <http://netbeans.org/downloads/start.html?platform=windows&lang=pt_BR&option=all>. Acesso em: 13 ago. 2011.  Fazer a leitura do artigo em JAVA – Hello, Word – Seu primeiro programa em Java! Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7egHuiPat_6MW ZkYjJlMTktYzlmYi00ZDNmLThlOGEtNTcyMGNiNmI4YzYx&hl=en>. Acesso em: 13 ago. 2011.  Fazer a leitura do artigo em C++ - Entendendo C++ Classes. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B7egHuiPat_6NDQ 3YTYzOWYtNTlkMS00ZDFkLWI4YjktYjBkODJjNjlmNWJj&hl=en>. Acesso em 13 ago. 2011. Passo 3 (Equipe) Desenvolver um software para a linguagem orientada a objeto C++ e para a linguagem orienta a objeto JAVA do problema logo abaixo, compare os códigos, aplicando os critérios das linguagens de programação do livro texto da disciplina. Façam as atividades a seguir: 1. Criar uma classe chamada Empregado com os atributos rg, nome (ambos String) e salário (double). 2. Criar um método construtor e um método get para cada um desses atributos. 3. Criar um método sobrecarregado chamado calcula Salário, em que, se o parâmetro passado for do tipo inteiro (int), o salário antigo deve ser somado ao parâmetro. Caso o parâmetro passado seja do tipo real (double), o salário novo deve ser calculado, utilizando-se a seguinte fórmula: salário * (1 + parâmetro Passado). 4. Criar uma classe principal que instancie dois objetos da classe - Empregado. Cada um deles deve chamar um dos métodos sobrecarregados. Os novos valores dos salários devem ser mostrados após o cálculo. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatório com o nome Linguagens Orientadas a Objeto JAVA e C++, da pesquisa obtida no passo 1 e 2, e os critérios de avaliação aplicados nas linguagens C++ e JAVA do passo 3. Entregar para o professor o relatório e uma mídia digital dos códigos e os softwares em C++ e JAVA para avaliação. Livro Texto da Disciplina SEBESTA, Robert W.. Conceitos de Linguagem de Programação. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

×