Design Estratégico | Projeto Creative

  • 657 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
657
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
7
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Contexto Histórico da Marca Creative é uma das empresas líderes mundiais em produtos de entretenimento digital voltados ao computador pessoal (PC) e a Internet. Fundada, em Singapura, em 1981, com a visão de que seria uma empresa multimídia a revolucionar a forma como as pessoas interagem com seus computadores. Famosa por suas placas de som Sound Blaster a empresa se lançou em novos mercados com uma ampla linha de lançamentos para multimídia, focados em entretenimento digital na plataforma PC com produtos como a sua linha ZEN de leitores de áudio digital. A empresa desenvolve hardware, tecnologia proprietária e aplicações e serviços para que os consumidores possam obter entretenimento digital de alta qualidade, a qualquer hora e em qualquer lugar. A sede global da Creative está localizada em Singapura, no coração da região da Ásia-Pacífico. Tem sede regional em os E.U.A (Milpitas, Califórnia), Europa (Dublin, Irlanda) e Ásia (Singapura). E possui os seguintes laboratórios de pesquisa e administração e distribuição:
  • 2. Creative Labs Ásia Em Setembro de 1999, Creative Labs Ásia foi formada como o principal canal de vendas e marketing nos países asiáticos, como Japão, China, Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Índia, Malásia, Indonésia, Tailândia, Vietnã , as Filipinas, Turquia e Oriente Médio. O escritório da Ásia inclui várias divisões, como a Business Development, Product Marketing, Operações da Ásia e Serviço ao Cliente. Estas divisões otimizar os seus conhecimentos para exercer coletivamente efetiva vantagem competitiva neste florescente região. Creative Labs Europe Creative Labs Europe foi criada em 1993 para capturar uma parte maior do mercado europeu em crescimento. A rede européia prevê estratégias de apoio técnico para os clientes da Creative no Benelux, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia e Reino Unido.
  • 3. Contexto do Produto (ou Linha) A Creative procura expandir o poder do computador pessoal com uma ampla gama de produtos que inclui interativos PDE MP3 players portáteis de mídia centers, alto-falantes e handfone multimédia, câmeras digitais e web, soluções gráficas, teclados musicais e uma infinidade de periféricos para PC. Estes produtos são comercializados de uma maneira a buscar soluções para os consumidores e integrar sistemas através de uma rede mundial de distribuição, que inclui canais tradicionais no mercado, fabricantes de equipamentos originais (OEM) e da Internet.
  • 4. Posicionamento Atual da Marca (Tecnológico, Estratégico e Mercadológico). Tecnológico: Empresa é reconhecida no mercado internacional e produz uma infinidade de produtos, como apelo estético e tecnológicos atuais, sobretudo com as novas mídias e sistemas. Estratégico: Ao que se percebe a empresa decidiu a partir da última década diversificar e inovar em produtos e acessórios, começou a participar do mercado e tocadores de mp3 cobrindo também acessórios para outros tipos de aparelhos não somente os da sua linha. Mercadológico: No mercado nacional esta marca não tem muita visibilidade sobretudo para esses tipos de aparelhos, mais constantemente é citada como uma marca de confiança para os produtos tocadores de mp3, é também uma das únicas empresas do ramo e oferecem suporte técnico no país. Seus principais concorrestes são a Apple, Phillips e Samsung.
  • 5. Análise do Potencial de Inovação (Produto, Linha ou Marca) Segundo a Nielsen Telecom Practice mesmo em meio a crise financeira mundial a relação de venda de telefones celulares na América Latina, continuaram crescendo 18% até o fim de 2008 em comparação com 2007. Além disso, segundo estudos da Nielsen, 32% dos consumidores da região, após cobrirem os gastos essenciais, utilizam o dinheiro restante para adquirirem equipamentos com novas tecnologias. O Brasil lidera o índice de gasto nesta categoria com 45%. No Brasil, exatamente 57% dos celulares vendidos tinham as funções de Rádio FM e 25% possuíam MP3 Player. Também no Brasil, o último período de 2008 apresentou volumes similares de venda de celulares em relação ao mesmo período de 2007. Entretanto, os aparelhos que oferecem novas tecnologias, como 3G, Smartphones com MP3, rádio e câmeras, cresceram de maneira substancial e significativa durante 2008.
  • 6. Análise do Potencial de Inovação (Produto, Linha ou Marca) Este aumento está ligado à maior utilização dos recursos dos aparelhos e seus aplicativos de dados. No Brasil, a penetração da utilização de câmeras, MP3 e rádio cresceu mais de 5 pontos durante 2008. Concomitantemente, o acesso à música on-line, o download de ringtones e arquivos de MP3 foram os mais escolhidos pelos consumidores e também aumentaram suas penetração entre o início e o fim de 2008. Ainda segundo uma reportagem do jornal Agora São Paulo do dia 27/0/2009. De acordo com dados da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), o mercado mundial digital (internet e telefonia móvel) cresceu cerca de 25% no ano passado, em relação a 2007, e já responde por 20% das vendas em todo o mundo. No Brasil, o aumento no mesmo período foi de 79,1%, correspondendo a 12% das vendas registradas no ramo em 2009, contra apenas 8% em 2008.
  • 7. Análise do Potencial de Inovação (Produto, Linha ou Marca) Segundo a reportagem o motivo para esse cenário é a disseminação da internet, que possibilita baixar arquivos de música por meio de sites especializados e programas de compartilhamento de arquivos. Atualmente, o Brasil possui 34,5 milhões de internautas ativos --que usam a web ao menos uma vez no mês--, segundo pesquisa pela Ibope Nielsen Online, divulgada em maio deste ano Diante destes dados, o potencial de inovação está relacionado diretamente na busca de diferenciação dos produtos para mp3 que a Creative possui em sua linha, apostando em inovações estéticas e tecnológicas que agreguem valor tanto ao produto quanto a marca propriamente dita.
  • 8. Definição de Abrangência da Proposta Focados no desenvolvimentos de uma proposta que agregue valor a marca e a faça se destacar dos demais concorrentes propomos: • Desenvolver um serviço de cardápio musical on-line que conecte dispositivos móveis a diferentes playlists disponíveis na web. Funcionando como um sistema mashup o cardápio serviria como um portal que poderia ser alterado pelo usuário, através de sua interação com o sistema criando seus próprios playlists, os alterando e disponibilizando para outros usuários, tudo isso de maneira móvel. Lá ele teria acesso a diferentes tocadores e softwares de download de musicas, audio-books e podcasts entre outros. • Desenvolver um novo tipo de aparelho de Mp3 que integre tecnologia e um sistema integrado de downloads e disponibilização de áudio via web, repensando o conceito de mobilidade, pose e uso de dispositivos móveis.
  • 9. Definição de Abrangência da Proposta Desta maneira a cobertura da proposta seria tanto focada no design do produto, como também sua integração com este sistema on-line, bem como as estratégias relacionadas a comunicação do produto, ou seja, a produção de materiais que incluem comunicação visual, marca, embalagem e merchandising que potencializem a visibilidade deste novo produto/sistema.
  • 10. Identificação de Escopo e Ações da Proposta Diante de uma linha tão diversificada de produtos, o que propomos é que repensemos a relação do nosso consumidor com o nosso produto. Apropriando- se das novas tecnologias para desenvolver algo melhor, dinâmico e competitivo. Em que mudaríamos a visão do nosso consumidor com relação ao nosso produtos oferecendo novas possibilidades de uso para os dispositivos de mp3. Ampliando o uso dos dispositivos, ampliamos a exposição da marca sobre diferentes usuários. Desta maneira nos posicionamos de maneira estratégica como fornecedores de mídias verdadeiramente interativas. Para tanto se faz necessário uma mudança nas ações da empresa que são relacionadas especificamente a venda dos dispositivos. Passaríamos a partir deste ponto a sermos também, prestadores de serviço, no que diz respeito ao portal onde nosso usuário de dispositivos mp3 Creative, poderia ter acesso a vasto repertório musical on-line, de maneira móvel.
  • 11. Definição de Objetivos O objetivo principal da proposta é sem sombra de dúvida destacar a marca Creative e sua linha de produtos dos demais concorrentes presentes no mercado, oferecendo ao nosso consumidor/usuário um produto diferenciado. Essa diferenciação se daria primeiramente por um emprego de estética diferenciada para o design do aparelho de mp3, que ainda integraria tecnologia, mobilidade e interatividade em um sistema de downloads e disponibilização de áudio via web, que tivesse seu uso ampliado por um sistema on-line de “cardápio musical”.
  • 12. Identificação de Recursos Mínimos Para que essa proposta de inovação de concretize são necessários os seguintes recursos: • Uma equipe de Design de Produto, focados no desenvolvimeto do aparelho de mp3, utilizando-se dos critérios já antes discutidos, como a diferenciação com relação aos outros aparelhos disponíveis no mercado, bem como o pensameno sobre uma estética realmente inovado para este novo produto. • Uma equipe de Web Design, focada no desenvolvimeto do portal, tendo a interatividade e usabilidade como conceitos principais para a criação deste sistema maskup de integração de conteúdo on-line. • Uma equipe de Marketing, focada no desenvolvimeto de todo o planejamento estratégico relacionados ao lançamentos do produto e divulgação.
  • 13. PROPOSTA DE DESIGN DE PRODUTO ZEN STUDIO