Your SlideShare is downloading. ×
0
Filosofia moderna
Filosofia moderna
Filosofia moderna
Filosofia moderna
Filosofia moderna
Filosofia moderna
Filosofia moderna
Filosofia moderna
Filosofia moderna
Filosofia moderna
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Filosofia moderna

19,144

Published on

Published in: Education
2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
19,144
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
277
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1.  Filosofia moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento e se estendendo até meados do século XX, mas a filosofia desenvolvida dentro desse período está fragmentada em vários subtópicos, e escolas de diferentes períodos, tais como: Filosofia da Renascença Filosofia do século XVII Filosofia do século XVIII Filosofia do século XIX
  • 2.  A modernidade é uma ruptura com a tradição, oposição entre o antigo e o novo, valorização do novo, ideal de progresso, ênfase na individualidade, rejeição da autoridade institucional (Igreja) Costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna e consolidado com a Revolução Industrial. Está normalmente relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo.
  • 3. Características da Filosofia Moderna  Humanismo :  é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância.  Conceitos associados:Neoplatonismo, Antropocentrismo, Hedonismo, Racionalismo, Otimismo e Individualismo.  O Humanismo afirma a dignidade do homem e o torna o invstigador por excelência da natureza.
  • 4.  A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo. Um dos pontos de destaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções feitas por vários reformadores (entre eles o próprio Lutero) a partir do latim para as línguas nacionais. Tal liberdade fez com que fossem criados diversos grupos independentes, conhecidos como denominações. Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante, surgiram diversos grupos, destacando o Luteranismo e as Igrejas Reformadas ou calvinistas (Presbiterianismo e Congregacionalismo). Nos séculos seguintes, surgiram outras denominações reformadas, com destaque para os Batistas e os Metodistas.
  • 5.  O maior senso crítico exigido pelo humanismo permitiu ao homem observar mais atentamente os fenômenos naturais em vez de renegá-los à interpretação da Igreja Católica. O Homem Vitruviano
  • 6. A imprensa, inventada nestemesmo período, desempenhouum papel fundamental narevolução científica. Assim,desapareciam os erros deinterpretação e cópia queacabavam por deturpar astraduções. A impressão nalíngua nativa permitiu uma maiordivulgação de material secomparado aos escritos emlatim, que eram compreendidosapenas pelos estudiosos destalíngua. 1440, Johannes Guttenberg desenvolve a tecnologia da prensa móvel.
  • 7.  A FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou- se o racionalismo da Idade Moderna.
  • 8.  Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam naquilo em que acreditam. Estabeleceu um método que ajudou no seu desenvolvimento. O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Baseado nisso, Descartes busca provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - ego cogito ergo sum- eu que penso, logo existo) e de Deus . Também consiste o método de quatro regras básicas: •verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada; •analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples; •sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; •enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
  • 9. a lição mais preciosa deDescartes é a de começarduvidando absolutamente detudo, a não confiar nos sentidose exemplificar como eles podemnos enganar. Quantas vezes,acordamos espantados portermos sonhado e este sonhonos ter parecido tão real? Aoobservamos um galhosubmergido na água, nossosolhos vêem que ele fica tortoapós tocar a água, massabemos que isso é uma ilusão:o galho permanece reto, masnossos olhos nos dizem quenão.

×