Aula liberalismo

11,204 views
10,593 views

Published on

Aula liberalismo

  1. 1. Liberalismo pode ser definido como umconjunto de princípios e teorias políticas,que apresenta como ponto principal adefesa da liberdade política e econômica
  2. 2.  os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
  3. 3.  Embora sejam compatíveis, não são a mesma coisa. O Liberalismo se preocupa com a intervenção maior ou menor do Estado. O oposto do liberalismo é o totalitarismo. O oposto de democracia é o autoritarismo.
  4. 4.  século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke.
  5. 5. No século XVIII, o liberalismoeconômico ganhouforça com as idéias defendidas pelo filósofo eeconomista escocês Adam Smith.
  6. 6. . Autor de A riqueza das nações, Smith defendia anecessidade da divisão do trabalho para quehouvesse o crescimento da produção e do mercado.Segundo ele, também a livre concorrência seriaessencial ao Liberalismo, pois ela forçaria oempresário a ampliar a produção, buscando novastécnicas, aumentando a qualidade do produto ebaixando ao máximo os custos de produção. Aconseqüente diminuição do preço final favoreceria a“lei da oferta e da procura”, viabilizando um sucessoeconômico generalizado. Ao Estado, portanto, caberiasomente a função de zelar pela propriedade e pelaordem, não sendo necessário interferir na economia.
  7. 7. As teses liberais, em função dedefenderem uma ordem social queprivilegiaria a classe dominante,receberam diversos contrapontos aolongo da História. Karl Marx talvez tenhasido o teórico que mais se destacou emdirigir críticas qualificadas econtundentes ao Liberalismo. Segundoos princípios marxistas, a divisão dotrabalho proposta por Smith agia nosentido de alienar o trabalhador. A livreconcorrência, por sua vez, em função deimpelir o burguês a reduzir os custos deprodução, culminaria na exploração dotrabalhador e num processo querecebeu a nomenclatura de mais-valia.Quanto à tese malthusiana, Marxrebateu-a afirmando que não é oaumento populacional o gerador dapobreza, mas que é a pobreza o geradordo aumento populacional. Ainda no quediz respeito a Malthus, o marxismo não Karl Marx: Teórico alemão, autor deadmite que o sofrimento e a miséria importantes obras como o Manifesto dosejam considerados inerentes àsociedade humana. Em suma, pode-se Partido Comunista, Manuscritosdizer que Marx ataca praticamente todos Econômico-Filosóficos e O Capital, foi,os pontos das teorias liberais, alertando indubitavelmente, quem teceu as maise impelindo o proletariado à luta contra o duras e qualificadas críticas aoLiberalismo.
  8. 8.  Defesa da propriedade privada; Liberdade econômica (livre mercado); Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado); Igualdade perante a lei (estado de direito);
  9. 9. Na década de 1970 surgiu o neoliberalismo, que é a aplicação dos princípios liberais numa realidade econômica pautada pela globalização e por novos paradigmas do capitalismo.
  10. 10.  Política de privatização de empresas estatais; Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; Abertura da economia para a entrada de multinacionais; contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado; a base da economia deve ser formada por empresas privadas;

×