Aula ideologia 3 ano
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aula ideologia 3 ano

on

  • 3,440 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,440
Views on SlideShare
1,404
Embed Views
2,036

Actions

Likes
1
Downloads
94
Comments
0

4 Embeds 2,036

http://eremptm.wordpress.com 1160
http://eremptm.com 873
http://webcache.googleusercontent.com 2
http://2.gravatar.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aula ideologia 3 ano Aula ideologia 3 ano Presentation Transcript

  • A VERDADE “Que é a verdade?” (Pergunta de Pilatos para Jesus, conf. Jo18,38).
  • Diz-se de uma realidade que é verdadeiraem oposição à aparente, ilusória, etc. Estatradição de pensar a verdade foiinaugurada por Platão com sua Teoriadas Formas e a pressuposição de queexiste uma essência verdadeira epermanente em oposição às aparências,que são fugazes e enganadoras. Atingir averdade seria, então, atingir a essência darealidade.
  • [...] A história da ciência tem mostrado que não existe uma “coisa” (teoria, proposição ou fato) que possa seriamente ser designada como verdadeira. Existem teorias, proposições e fatos que hoje são verdadeiros, ou o são relativamente a uma certa perspectiva, a um certo contexto. Isso significa que, por princípios, todas as teorias, proposições ou fatos que hoje consideramos verdadeiros podem deixar de sê-lo amanhã. Nós jamais teremos a completa e absoluta certeza de termos atingido a verdade.
  • REALIDADE SOCIAL Resulta da percepção que os indivíduos e grupos têm de suas vivências, que são filtradas por suas crenças, valores, experiências... Nesse sentido, a “realidade” envolve aspectos que podem não ser concretos e, às vezes, podem não ser sequer reais!
  •  O que nos faz ver o mundo é também o que nos impede de vê-lo , nossa ideologia. Nossa IDEOLOGIA está incorporada a nossos esquemas culturais.
  • IDEOLOGIA QUEM É VOCÊ?!
  • Então...QUEM (E COMO) MODELA A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS??
  • IDEOLOGIA Conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. (senso comum)
  • A classe dominante de uma sociedade produz, para legitimar seu domínio, uma IDEOLOGIA para manter sua dominação e “iludir” a classe dominada. Os direitos são iguais para todos! Cada um faz suas próprias oportunidades; Vivemos numa sociedade democrática! A ideologia, no sentido marxista, é uma ilusão, uma mentira, criada pelos dominantes para assegurar que os dominados ficarão passivos.
  • IDEOLOGIA BURGUESA Estabilizador social Mecanismo de dominação Inversão entre causa e efeito da realidade social.
  • IDEOLOGIA... De um modo geral, pode-se afirmar que ideologia é uma “falsa consciência, falsa representação que as classes sociais possuem de sua própria condição. A representação estabelecida pela ideologia se constitui no necessário aparecer de uma sociedade dividida em classes.
  • ALIENAÇÃO Quando a pessoa tem seu centro de autodeterminação em outra instância que não seja si mesma. É o ser estranho – estrangeiro – a si mesmo.  ALTER: outro (alter ego)  ALIEN: estrangeiro (alienígena)  ALIENADO: “louco”, “fora de si”...
  •  Ideologia, alienação e sociedade –  Vivemos em uma sociedade mas, nem sempre, nos damos conta da forma como ela se organiza e dos instrumentos empregados para que a percebamos como tal.  A sociedade onde vivemos é a ESTRUTURA, mas ela decorre de uma organização das formas de produção (a infraestrutura) e é justificada por um conjunto de instituições, valores e crenças (a superestrutura)
  • PRÁXIS Tomada de consciência e rompimento com a alienação através de prática transformadora. Projeto político de mudança Capitalismo Socialismo Comunismo Burguesia no Ditadura do  Ausência do poder proletariado Estado  Meios de produçãoPráxis socializados  Justiça e igualdade