Aula ideologia 3 ano

3,781 views
3,758 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,781
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
117
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula ideologia 3 ano

  1. 1. A VERDADE “Que é a verdade?” (Pergunta de Pilatos para Jesus, conf. Jo18,38).
  2. 2. Diz-se de uma realidade que é verdadeiraem oposição à aparente, ilusória, etc. Estatradição de pensar a verdade foiinaugurada por Platão com sua Teoriadas Formas e a pressuposição de queexiste uma essência verdadeira epermanente em oposição às aparências,que são fugazes e enganadoras. Atingir averdade seria, então, atingir a essência darealidade.
  3. 3. [...] A história da ciência tem mostrado que não existe uma “coisa” (teoria, proposição ou fato) que possa seriamente ser designada como verdadeira. Existem teorias, proposições e fatos que hoje são verdadeiros, ou o são relativamente a uma certa perspectiva, a um certo contexto. Isso significa que, por princípios, todas as teorias, proposições ou fatos que hoje consideramos verdadeiros podem deixar de sê-lo amanhã. Nós jamais teremos a completa e absoluta certeza de termos atingido a verdade.
  4. 4. REALIDADE SOCIAL Resulta da percepção que os indivíduos e grupos têm de suas vivências, que são filtradas por suas crenças, valores, experiências... Nesse sentido, a “realidade” envolve aspectos que podem não ser concretos e, às vezes, podem não ser sequer reais!
  5. 5.  O que nos faz ver o mundo é também o que nos impede de vê-lo , nossa ideologia. Nossa IDEOLOGIA está incorporada a nossos esquemas culturais.
  6. 6. IDEOLOGIA QUEM É VOCÊ?!
  7. 7. Então...QUEM (E COMO) MODELA A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS??
  8. 8. IDEOLOGIA Conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. (senso comum)
  9. 9. A classe dominante de uma sociedade produz, para legitimar seu domínio, uma IDEOLOGIA para manter sua dominação e “iludir” a classe dominada. Os direitos são iguais para todos! Cada um faz suas próprias oportunidades; Vivemos numa sociedade democrática! A ideologia, no sentido marxista, é uma ilusão, uma mentira, criada pelos dominantes para assegurar que os dominados ficarão passivos.
  10. 10. IDEOLOGIA BURGUESA Estabilizador social Mecanismo de dominação Inversão entre causa e efeito da realidade social.
  11. 11. IDEOLOGIA... De um modo geral, pode-se afirmar que ideologia é uma “falsa consciência, falsa representação que as classes sociais possuem de sua própria condição. A representação estabelecida pela ideologia se constitui no necessário aparecer de uma sociedade dividida em classes.
  12. 12. ALIENAÇÃO Quando a pessoa tem seu centro de autodeterminação em outra instância que não seja si mesma. É o ser estranho – estrangeiro – a si mesmo.  ALTER: outro (alter ego)  ALIEN: estrangeiro (alienígena)  ALIENADO: “louco”, “fora de si”...
  13. 13.  Ideologia, alienação e sociedade –  Vivemos em uma sociedade mas, nem sempre, nos damos conta da forma como ela se organiza e dos instrumentos empregados para que a percebamos como tal.  A sociedade onde vivemos é a ESTRUTURA, mas ela decorre de uma organização das formas de produção (a infraestrutura) e é justificada por um conjunto de instituições, valores e crenças (a superestrutura)
  14. 14. PRÁXIS Tomada de consciência e rompimento com a alienação através de prática transformadora. Projeto político de mudança Capitalismo Socialismo Comunismo Burguesia no Ditadura do  Ausência do poder proletariado Estado  Meios de produçãoPráxis socializados  Justiça e igualdade

×