• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Lei do efeito
 

Lei do efeito

on

  • 4,961 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,961
Views on SlideShare
4,961
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
71
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

CC Attribution-NonCommercial LicenseCC Attribution-NonCommercial License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Lei do efeito Lei do efeito Presentation Transcript

    • Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo - AprendizagemTem L do E a- ei feito e Condicionamento Operante Princípios Básicos
    • A Lei do Efeito e o Condicionamento A Lei do Efeito e o Condicionamento Operante OperanteUma forma importante de aprendizagem éaquela que leva em consideração aconseqüência da resposta que está sendoaprendida.O pioneiro do estudo nesta forma deaprendizagem foi Thorndike, quedesenvolveu a Lei do Efeito.
    • A Lei do Efeito e os primórdios do A Lei do Efeito e os primórdios do Condicionamento Operante Condicionamento Operante Edward Lee Thorndike (1874-1949)- Dedicou-se ao estudo experimental da inteligência em animais e seres humanos. Através de experimentos com gatos, desenvolveu a Lei do EfeitoA Lei do Efeito- Comportamentos acompanhados por A Lei do Efeito- Comportamentos acompanhados porconseqüências agradáveis tornam-se mais freqüentes conseqüências agradáveis tornam-se mais freqüentesenquanto enquanto comportamentos comportamentos acompanhados acompanhados por porconseqüências desagradáveis tendem a desaparecer. conseqüências desagradáveis tendem a desaparecer.
    • A Lei do Efeito A Lei do EfeitoEsta era a caixa experimental onde Thorndike estudou os princípios da Lei do Efeito
    • A Lei do EfeitoA Lei do Efeito
    • Condicionamento Operante Condicionamento OperanteNo entanto, foi com Skinner que o estudoNo entanto, foi com Skinner que o estudoda aprendizagem através das suasda aprendizagem através das suasconseqüências ganhou grande ímpeto.conseqüências ganhou grande ímpeto.Skinner desenvolveu o conceito deSkinner desenvolveu o conceito deCondicionamento OperanteCondicionamento Operante
    • Condicionamento Operante Condicionamento Operante Burrhus Friederich Skinner (1904- 1990)- Provavelmente um dos psicólogos mais influentes na área da aprendizagem, desenvolveu o conceito de condicionamento operante. Desenvolveu também uma nova área da psicologia denominada de Análise Experimental do Comportamento.Condicionamento operante – Forma de aprendizagem que leva em Condicionamento operante – Forma de aprendizagem que leva emconsideração aa conseqüência do comportamento. O comportamento consideração conseqüência do comportamento. O comportamentoaumenta de freqüência se for reforçado (positivamente ou aumenta de freqüência se for reforçado (positivamente ounegativamente). Por outro lado, o comportamento reduz de freqüência se negativamente). Por outro lado, o comportamento reduz de freqüência sefor punido (positivamente ou negativamente). O comportamento éé for punido (positivamente ou negativamente). O comportamentoregulado pelas suas conseqüências ou contingências. regulado pelas suas conseqüências ou contingências.
    • Condicionamento Operante Condicionamento OperanteCondicionamento operante – Forma de aprendizagem que leva Condicionamento operante – Forma de aprendizagem que levaem consideração aa conseqüência do comportamento. O em consideração conseqüência do comportamento. Ocomportamento aumenta de freqüência se for reforçado comportamento aumenta de freqüência se for reforçado(positivamente ou negativamente). Por outro lado, o (positivamente ou negativamente). Por outro lado, ocomportamento reduz de freqüência se for punido (positivamente comportamento reduz de freqüência se for punido (positivamenteou negativamente). O comportamento éé regulado pelas suas ou negativamente). O comportamento regulado pelas suasconseqüências ou contingências. conseqüências ou contingências.Análise experimental do comportamento- Posição teórica que Análise experimental do comportamento- Posição teórica queacredita que todo comportamento deve ser estudado ee analisado acredita que todo comportamento deve ser estudado analisadoem função das suas contingências com o meio ambiente em função das suas contingências com o meio ambiente
    • Condicionamento Operante Condicionamento OperanteUm dos principais conceitos em aprendizagem, tanto operantequanto clássica, é a noção de CONTINGÊNCIAContingência – Relação entre dois eventos. Relação do tipo Contingência – Relação entre dois eventos. Relação do tipoSE ... ENTÃO. No condicionamento clássico temos: SE SE ... ENTÃO. No condicionamento clássico temos: SEestímulo condicionado (CS) ENTÃO estímulo incondicionado estímulo condicionado (CS) ENTÃO estímulo incondicionado(US). No condicionamento operante temos: SE um determinado (US). No condicionamento operante temos: SE um determinadocomportamento ENTÃO uma determinada conseqüência. comportamento ENTÃO uma determinada conseqüência.Modelagem – Procedimento de condicionamento operante em Modelagem – Procedimento de condicionamento operante emque o reforço guia aa emissão de respostas por aproximações que o reforço guia emissão de respostas por aproximaçõessucessivas até que uma determina resposta seja alcançada. sucessivas até que uma determina resposta seja alcançada.
    • Condicionamento Operante Condicionamento OperanteMas como ensinar o sujeito uma nova respostaatravés de condicionamento operante?Modelagem –O reforço guia aa emissão de respostas por Modelagem –O reforço guia emissão de respostas poraproximações sucessivas até que uma determina resposta seja aproximações sucessivas até que uma determina resposta sejaalcançada. alcançada.
    • Condicionamento OperanteCondicionamento Operante
    • Condicionamento Operante Condicionamento OperanteComo diria o velho Skinner, sem reforço não há nada. Mas apropósito, o que é reforço?Reforço- Todo estímulo que aumenta aa freqüência de uma Reforço- Todo estímulo que aumenta freqüência de umadeterminada resposta operante. O reforço pode ser primário ou determinada resposta operante. O reforço pode ser primário ousecundário. Reforço primário produz o aumento da resposta secundário. Reforço primário produz o aumento da respostaoperante de forma natural (por exemplo comida). Reforço operante de forma natural (por exemplo comida). Reforçosecundário só éé capaz de aumentar aa freqüência de uma resposta secundário só capaz de aumentar freqüência de uma respostaoperante através de uma associação (condicionamento clássico) operante através de uma associação (condicionamento clássico)com um reforçador primário (por exemplo, dinheiro). com um reforçador primário (por exemplo, dinheiro).
    • Condicionamento Operante Noção de ReforçoCondicionamento Operante Noção de Reforço Mas coisas desagradáveis podem ser utilizadas como reforço ??? Sim. O reforço pode ser positivo ou negativoReforço positivo – Estímulo agradável que quando apresentado Reforço positivo – Estímulo agradável que quando apresentadocontingente aa uma determinada resposta produz um aumento da contingente uma determinada resposta produz um aumento dafreqüência dessa resposta (resposta operante). freqüência dessa resposta (resposta operante).Reforço negativo – Estímulo desagradável que quando retirado Reforço negativo – Estímulo desagradável que quando retiradocontingente aa uma determinada resposta produz um aumento da contingente uma determinada resposta produz um aumento dafreqüência dessa resposta (resposta operante). freqüência dessa resposta (resposta operante).
    • Condicionamento Operante Noção de ReforçoCondicionamento Operante Noção de Reforço ATENÇÃO!!!!!!! Não confunda reforço negativo com puniçãoPunição- Todo estímulo que reduz aa freqüência de uma Punição- Todo estímulo que reduz freqüência de umadeterminada resposta operante através da apresentação de um determinada resposta operante através da apresentação de umestímulo desagradável (punição positiva ou do tipo I) ou da estímulo desagradável (punição positiva ou do tipo I) ou daretirada de um estímulo agradável (punição negativa, ou do tipo retirada de um estímulo agradável (punição negativa, ou do tipoII). Note que aa punição do tipo II éé exatamente igual ao processo II). Note que punição do tipo II exatamente igual ao processode extinção. de extinção.Dessa forma, reforço (positivo ou negativo) AUMENTA afreqüência da resposta enquanto a punição (positiva ounegativa) REDUZ a freqüência da resposta.
    • Condicionamento Operante Condicionamento Operante O procedimento de cada tipo de reforçamento e seu efeito no comportamento pode ser esquematizado da seguinte forma: Efeito no Tipo de Reforço Procedimento Comportamento Operante Apresentação de um estímulo Aumenta a frequênciaReforçamento positivo agradável após o sujeito apresentar um desse comportamento determinado comportamento Retira-se um estímulo desagradável Aumenta a frequênciaReforçamento negativo após o sujeito apresentar um desse comportamento determinado comportamento Apresentação de um estímulo Reduz a frequênciaPunição positiva desagradável após o sujeito apresentar desse comportamento um determinado comportamento Retira-se um estímulo agradável após Reduz a frequênciaPunição negativa o sujeito apresentar um determinado desse comportamento comportamento
    • Condicionamento Operante Condicionamento OperanteA mesma coisa pode também ser apresentada assim:
    • Condicionamento Operante Condicionamento Operante EXERCÍCIO EXERCÍCIODê alguns exemplos de comportamentos que são mantidos por Dê alguns exemplos de comportamentos que são mantidos porreforço positivo eepor reforço negativo. reforço positivo por reforço negativo.Ambos os reforços são capazes de estabelecer ee manter essas Ambos os reforços são capazes de estabelecer manter essasrespostas ? respostas ?Dê também alguns exemplos de comportamentos que Dê também alguns exemplos de comportamentos quedesaparecem através de punição positiva eenegativa. desaparecem através de punição positiva negativa.Ambas as formas de punição são efetivas para reduzir a Ambas as formas de punição são efetivas para reduzir afreqüência desses comportamentos? freqüência desses comportamentos?
    • Condicionamento OperanteCondicionamento Operante