Your SlideShare is downloading. ×
Americas complete_pdf
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Americas complete_pdf

303
views

Published on


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
303
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Américas América do Sul, Central e NorteProf. Otávio Reis MegdaGeografia (UNESP); pós graduação em climatologia e anomalias climáticas (UNESP/ UFU) e mestrando naárea de geomorfologia, mudanças climáticas e variabilidade climática (UNESP-RC).
  • 2. Patrocínio: Piscinas improvisadas Soso LTDA
  • 3.  Características Gerais a) Países Andinos: 2º continente mais extenso do planeta; Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Pop.: 901 milhões de habitantes – 3º Equador – São associados ou membros efetivos mais populoso, após a Ásia e África; do MERCOSUL. Possui terras em quase todas as faixas b) Países Platinos: de longitude, tendo influência disso nos climas e vegetações. Argentina, Uruguai e Paraguai Nome faz referência à macro bacia Platina; Divisão Geográfica: Junto com o Brasil, integram o MERCOSUL como1. América do Norte membros fundadores; Canadá, EUA e México (NAFTA e ALCA); c) Guianas:2. América Central República da Guiana, Suriname e Porção Ístmica Continental Guiana Francesa. Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Panamá Porção Insular (Ilhas) d) Brasil Cuba, Jamaica, Haiti, Porto Rico, Bahamas País com representação própria e3. América do Sul singularidade econômica. Subdividida em:
  • 4. Distribuição das matrizes étnicas dos EUA
  • 5.  Divisão Etnolinguística : • Geomorfologia: 3 tipos genéricos:1. Canadá e EUA: a) Dobramentos Modernos: Maioria de pop. Inglesa (colonização); Montanhas Jovens com sujeição ao tectonismo e seguido de minorias latinas, como os franco- vulcanismo; canadenses no Canadá e os hispânicos, nos Costa Do Pacífico: linha de convergência da placa de EUA. Nazca – Cordilheira dos Andes (Am. Do Sul) e Costa das Rochosas (EUA) e Sierras Madres no México.Canadá: caso da província de Quebec b) Escudos Cristalinos e planaltos antigos: Áreas com relevo mais antigo, já com suscetibilidade à erosão e com achatamento ou mamelonação;2. América Latina Área do Atlântico:Planalto Laurenciano ou Labrador, no Maioria mestiça de origem latina miscigenada Canadá; Montes Apalaches, nos EUA; Planaltos das com os ameríndios e afro – descendentes. Guianas e do Brasil, em escudos cristalinos. Caracterizam-se como países c) Planícies e depressões nas regiões subdesenvolvidos ou periféricos Centrais: Planícies árticas, no Canadá; Planícies Centrais do Mississipi, nos EUA e Canadá, planícies do Amazonas e Platina, na América do Sul.
  • 6. Canadá
  • 7.  Características Gerais Caso de Quebec: 2º maior país em extensão, depois da Rússia; As diferenças etnolinguisticas são Possui cerca de 33 milhões de habitantes, com fatores que levaram a população a 3,3 hab/ km² (uma das mais baixas reinvidicar autonomia política 2 vezes em densidades demográficas do mundo). plebiscitos;  Composição étnica: O ultimo em 2004, com 56% contra a autonomia. Predomínio de pop. Branca (inglesa); 42% concentrada na província de Ontário, • Província de Nunavut junto a região dos Grandes Lagos. Região de concentração indígena (Inuits ou Cidades: Destaca-se Toronto (a mais esquimós); populosa)e Otawa (Capital). Região legalizada para essas populações. A população de origem Francesa se • IDH: Melhores indicadores do Mundoconstitui concentrada na província de Quebec,junto ao Vale do Rio são Lourenço, onde 0,995Montreal e Quebec são as maiores cidades Fatores: Elevada renda per capita, escolaridade de qualidade e elevada e longevidade.
  • 8. Províncias do Canadá
  • 9.  Regiões Geoeconômicas: 2. Colúmbia Britânica • Localizada na Costa oeste, essa província1. Territórios do Norte apresenta relevo de planícies e planaltos no Áreas de Yukon, do Noroeste, Nunavut litoral e montanhas recentes – Rochosas – e norte da Província de Ontário; no interior. Clima e Vegetação Clima e vegetação Ao Norte: Clima Polar e vegetação de Tundra (musgos e líquens); Litoral e interior: Clima temperado Centro – Norte: Clima temperado frio e oceânico e floresta Caducifólia floresta de Coníferas (Taigas); Interior e Região das Rochosas: floresta Essa região caracteriza-se como um vazio de Coníferas, ocorrendo em patamares demográfico, com povoamento rarefeito mais elevados das Montanhas Rochosas. associado ao povo esquimó, que praticam • Destaque para Vancouver: economia de subsistência. São nômades. Terceira maior cidade do país, apresenta Emancipação de Nunavut: maior concentração de asiáticos e uma Em1999, o território de Nunavut intensa atividade portuária passou a ser administrado pelo povo Inuit, após longo processo por autonomia.
  • 10. 3. Região do Praire • Região servida pela imensa ferrovia Região abundante de Pradarias (campos); Transcanadense – ligando os portos de Vancouver (Pacífico) até Halifax, no Área das Províncias de Alberta, Saskatchewan e Manitoba = área de relevos de planície em Atlântico. terras altas; 4. Sudeste – Região dos Grandes Clima e Vegetação Lagos Clima dominante é o temperado Continental, com vegetação formada por Província de Ontário e o alto do curso do pradarias = solos férteis que favorecem a Vale do rio São Lourenço produção de cereais (trigo, cevada e aveia) = Exportação; • Relevo de Planícies: Pastos para criação de bovinos (Semi Terras altas; grande formação de lagos intensivo). glaciais; fronteira com os EUA em grande Exploração extensão = Obs: Cataratas do Niágara. Mineração (carvão mineral) e Petróleo Clima e Vegetação Foco para as cidades de Edmonton e Regina Clima dominante é temperado frio, com Província de Monitoba = Winnipeg destaca- florestas de Coníferas ao Norte e se como maior centro do comércio de Trigo Caducifólia ao Sul
  • 11.  Região concentra 65% da população • Destaque para a produção de celulose: Canadense. Destaques para cidades: Canadá é maior produtor mundial Grande parte da de papel jornal; Toronto produção dessas áreas está voltada Montreal para os EUA, seu • Vale do Rio São Lourenço (Quebéc), maior parceiro Otawa comercial junto ao Destaque para a policultura de NAFTA. Energia: produção de alimentos e de leite, voltada Destaca-se pelo grande potencial para o mercado interno; hidrelétrico, com usinas instaladas nas Produção industrial na cidade de Montreal, Cataratas do Niágara, no rio São 2ª mais populosa, após Toronto. Lourenço. 5. Planícies Marítimas Obs: Lago Huron: exploração de urânio. Litoral do Atlântico = principal cidade é Halifax (portuária e ferroviária); Economia: Predominantemente industrial com Grande destaque para a economia pautada em atividade pesqueira e portuária destaque para Toronto (pop. , industrias e serviços); Turismo litorâneo e economia portuária. Industrias petroquímicas, metalúrgicas, eletrônica e aeronáutica
  • 12. Estados Unidos da América
  • 13.  América Anglo Saxônica – EUA  Principais cidades1. Características Gerais Megalópole de Boston até Washington, incluindo NY, Baltimore e Filadélfia. Pop. Absoluta: 301 milhões de hab. Na região dos Grandes Lagos: Chicago, Pop. Relativa: 32 hab km² Detroit, Buffalo e Pittsburg. Composição da população: Sul – Sudeste: Dallas, atlanta Predomínios de brancos. Entre 1850 e Sudoeste: Los Angeles e São Francisco 1929 = recebimento de grande contingente Noroeste: Seattle de imigrantes. Principalmente: Italianos 2. Regiões geográficas Irlandeses Poloneses Nordeste Ingleses Sul holandeses Grandes Planícies CentraisPop. Imigrante: concentra-se principalmente no Sul (New Orleans ); os asiáticos (litoral Oeste do Pacífico) e hispânicos na Flórida, Texas Costa do Pacífico e Califórnia.
  • 14. a) Nordeste Destaque: Rio São Lourenço Liga os Grandes Lagos ao Atlântico; Região Sul dos Grandes Lagos e litoral Produção hidrelétrica e navegação Lacustre Atlântico – fluvial mediante o uso de eclusas; Relevo: predomínio de terras baixas no litoral, Escoamento da produção regional para com destaque para os Montes Apalaches (cristalino antigo) = Leste exportação Clima: b) Sul Temperado Continental com pradaria e Relevo: Planície do Mississipi temperado úmido com floresta Predomínio de Clima subtropical caducifólia de clima temperado, hoje com floresta subtropical, com destaque praticamente devastada. para Flórida. Correspondente à maior concentração urbano População: maior concentração da – industrial do Globo, população negra, e forte influência de Destaque para o eixo megalópole de NY – imigrantes latinos – cubanos, mexicanos e BOS – WASH = 50% da pop. absoluta dos porto-riquenhos. EUA. • Região do Cotton Belt – cinturão do Recursos naturais: Carvão nos Apalaches e algodão e do Fruit Belt – cinturão das ferro nos Lagos Superior. frutas tropicais – além do arroz e cana.
  • 15. Industria: Alimentícia, têxtil, petroquímica d) Oeste dos EUA e metalúrgica (beneficiada pelo potencial Relevo: Montanhas Rochosas e Cadeia da térmico). Costa com clima árido e vegetaçãoEconomia: destaque para a exploração de gás xerófitas e estepes natural e petróleo na região do Golfo do • Área de vazio demográfico = deserto México = empresas americanas (Chevron e TexaCo) Economia: Baseado na criação extensiva dec) Grandes Planícies Centrais bovinos e na exploração de minérios (cobre Relevo: Planícies, ao longo do Rio Mississipi e manganês) Predomínio de clima temperado Destaque: Região central de Nevada; continental e pradarias Las Vegas – cidade construída na DESTAQUE: rede hidrográfica navegável década de 60 – 70 com intuito de estimular do Complexo Mississipi – Missouri, a atração populacional na região; responsável pelo escoamento agrícola da Maior centro de jogos de azar do mundo = região. destaque para a alta concentração de renda Celeiro agrícola dos EUA: Wheat Belt e turismo de luxo; (cinturão do trigo) e Corn Belt (cinturão Rede hoteleira e receptiva modelo no do milho). mundo todo.
  • 16. e) Costa do Pacífico Los Angeles (Califórnia) correspondendo Relevo: Estreita planície limitada a Oeste a segunda maior concentração humana no pelas Rochosas (influentes das fraturas país. tectônicas desde a América do sul até os Forte presença de Latinos ( Mex) EUA); Economia: baseada na agricultura Clima e vegetação: influência das irrigada de frutas; exploração de petróleo características de vegetação mediterrânea (Golfo do México) e indústria = destaque (maquis e garrigues) para os setores petroquímicos, eletrônico Hidrografia: Rios curtos e acidentados; e cinematográfico (+ rentável do mundo) Destaque pelo potencial hidrelétrico Destaque: Vale do Silício ou Silicon Valley: e o potencial irrigação Maior tecnopólo do mundo Rios: Colorado ao Sul e Colúmbia ao Início dos anos 70; Norte. Industrias se centram no local Obs.: Rio Colorado: durante os milhares de devido a mão de obra especializada; anos correndo na área sedimentar, entalhou Stanford University e MIT um dos maiores Cânions do mundo, o Grand Empresas: IBM, HP, Google, Apple, Canyon. Sony eletronics, Nokia e Samsung. Tecnopólo em plena ascensão.• Principais cidades:
  • 17. II. Os Belts – Cinturões Agrícolas • Sub – destaque: Influências climáticas a partir da Problema na região com os distribuição territorial – influência da trabalhadores braçais ilegais nos EUA Continentalidade e Maritimidade. Chamados braceros• Cinturões: NAFTA: Acordo de Livre – Comércio Norte – Norte: Wheat Belt (cinturão do Trigo) Americano Sul: Cotton Belt (cinturão do algodão) EUA, MEX e CAN = 1994. Centro: Corn Belt (cinturão do Milho) Nordeste: Dairy Belt (cinturão leiteiro)Destaques: Estado da Flórida: Irrigação a partir dos vales dos Rios Sacramento e San Joaquim Técnica do Dry Farmings = Grandes tratores que removem a terra do fundo , trazendo à superfície o solo mais profundo, mais úmido e fértil. Plantações de Oliveiras e Videiras na região, típicas do clima mediterrâneo.
  • 18. Cinturões agrícolas dos EUA (“Belts”)
  • 19. América Latina: México
  • 20. I. América Latina - Geral a) Quadro Natural Formado por aproximadamente 30 países Relevo de formação recente Porção econômica menos desenvolvida Atuação de tectonismos das Américas; 2 formações de grande importância:Elevadas taxas de: Sierra Madre Ocidental (Oeste) Sierra Madre Oriental (Leste) Natalidade Porção Central: Mortalidade Ocorrência de um planalto de origem Analfabetismo vulcânica : Elevadas taxas de população ruralizada; Planalto Central Mexicano Baixos IDH’s – Caso Mexicano • Clima Tropical dos mais diversos aspectos:II. México Litoral e Península de Yukatán: Cerca de 2 milhões de km² Úmido e com floresta tropical 5º país mais extenso da América Altiplanos Centrais 3º mais populoso do Cont. Americano Altitudes ElevadasDestaque: Cidade do México = 22milhões de hab. Temperaturas amenas e umidade reduzida Até 2011 – 113 milhões de habitantes Noroeste: Clima desértico comMatriz populacional: Formados por mestiços vegetação xerófila hispânicos e indígenas ( Asteca e Maia)
  • 21. b) Economia • Industrias Maquiladoras Aproveitando a mão de obra Mexicana Agricultura que é mais barata que a Americana; a’) Subsistência Maquiladoras se caracterizam Propriedades comunais conhecidas como montadoras de equipamentos pré – como Éjidos; fabricados; Predomínio de plantações de milho Instaladas próxima as fronteiras com os b’) Comercial EUA, facilitando a venda desses produtos Norte: Algodão no mercado Americano com rótulos de Sul: Café e prods. Tropicais ao litoral produtos Mexicano.Pecuária: Ocupa 40% do território Mexicano;Extrativismo Mineral Petróleo na região do Golfo- Tampico; Cobre, prata e ferro na Sierra Madre Ocid.Industria: Tradicionais (Têxtil e alimentícia) Base: Metalúrgica, Siderúrgica e automobilística = Cidades de Monterrey e Cidade do México.
  • 22. III. América Central (Carac. Gerais) Economia: Pequena porção ístmica e insular; Basicamente Rural Destacando-se o sistema de plantations de Grande fragmentação política; Se divide em: prods. tropicais voltados para exportação; Cana de açúcar, banana, café e cacau. Istmo: Guatemala, Belize, El Salvador, Forte intervenção da economia Norte – Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá Americana na região: sobretudo em países Antilhas (Pequenas e Grandes): Cuba, como: Haiti, Jamaica, Porto Rico e Bahamas. Nicarágua, Haiti, Granada e Panamá. América Central se caracteriza por uma • Cuba: segundo país centro – americano grande instabilidade física; demografia, econômica e política. mais populoso (11 milhões de hab.) Experiência Socialista;População: Ótimos níveis na saúde e educação; Predomínio de jovens; Recebeu ajuda externa da EX – URSS Natalidade Elevada; Sofre embargo econômico dos EUA desde 1962 Mestiçagem: índios do istmo e negros das – resposta à aliança Socialista. Antilhas. Relevo: Influência das Sierras Madres, com climaGuatemala: país mais populoso da A. Central tropical úmido (oceânico)Haiti e Jamaica: Maior concentração negra
  • 23. Destaques para a soja, algodão e tabaco.IV. América do Sul (Platina) Geral platino: Países: Argentina, Paraguai e Uruguai Complexo dos Países Platinos são de Relevo: Planície Platina (Bacia do Prata) origem espanhola, com predomínio de relevos baixos e vegetação estépica. Bacia hidronavegável Platina • Entroncamentos fluviais: Clima: tropical complexo ao Norte com Rios Paraná, Paraguai e Uruguai. e temperado continental (seco) no centro Importância da área de Planície: – sul, onde predominam as pradarias e Planície do Pampa estepes. Solos férteis Vegetação de pradarias úmidas (L) População: Predomínio de pop. branca, Estepes (O) embora seja grande o número de mestiços Grandes propriedades mecanizadas ( brancos com índios) no Paraguai. com elevada produção de cereais e Economia: rebanho bovino para exportação. • Patagônia Destaques para: ARGENTINA E Clima frio e árido URUGUAI = criação extensiva de Vales irrigados do Rio Negro = bovinos e ovinos; triticultura (trigo) e produção de maçãs e peras. rizicultura (arroz) Produção de Petróleo: principal PARAGUAI: produto de exportação da Argentina.