América Norte e Central_aulas objetivo_Campinas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

América Norte e Central_aulas objetivo_Campinas

on

  • 2,008 views

Segue os PPT's

Segue os PPT's

Statistics

Views

Total Views
2,008
Views on SlideShare
2,008
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
46
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

América Norte e Central_aulas objetivo_Campinas Presentation Transcript

  • 1. Américas América do Sul, Central e NorteProf. Otávio Reis MegdaGeografia (UNESP); pós graduação em climatologia e anomalias climáticas (UNESP/ UFU) e mestrando naárea de geomorfologia, mudanças climáticas e variabilidade climática (UNESP-RC).
  • 2. Patrocínio: Piscinas improvisadas Soso LTDA
  • 3.  Características Gerais • Países Andinos: 2º continente mais extenso do planeta; Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Pop.: 901 milhões de habitantes – 3º Equador – São associados ou membros efetivos mais populoso, após a Ásia e África; do MERCOSUL. Possui terras em quase todas as faixas • Países Platinos: de longitude, tendo influência disso nos climas e vegetações. Argentina, Uruguai e Paraguai Nome faz referência à macro bacia Platina; Divisão Geográfica: Junto com o Brasil, integram o MERCOSUL comoc América do Norte membros fundadores; Canadá, EUA e México (NAFTA e ALCA); • Guianas:x América Central República da Guiana, Suriname e Porção Ístmica Continental Guiana Francesa. Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Panamá Porção Insular (Ilhas) • Brasil Cuba, Jamaica, Haiti, Porto Rico, Bahamas País com representação própria ea América do Sul singularidade econômica. Subdividida em:
  • 4. Distribuição das matrizes étnicas dos EUA
  • 5. • Geomorfologia: Divisão Etnolinguística : 3 tipos genéricos:u Canadá e EUA: c) Dobramentos Modernos: Maioria de pop. Inglesa (colonização); Montanhas Jovens com sujeição ao tectonismo e seguido de minorias latinas, como os franco- vulcanismo; canadenses no Canadá e os hispânicos, nos Costa Do Pacífico: linha de convergência da placa de EUA. Nazca – Cordilheira dos Andes (Am. Do Sul) e Costa das Rochosas (EUA) e Sierras Madres no México.Canadá: caso da província de Quebec f) Escudos Cristalinos e planaltos antigos: Áreas com relevo mais antigo, já com suscetibilidade à erosão e com achatamento ou mamelonação;6. América Latina Área do Atlântico:Planalto Laurenciano ou Labrador, no Maioria mestiça de origem latina miscigenada Canadá; Montes Apalaches, nos EUA; Planaltos das com os ameríndios e afro – descendentes. Guianas e do Brasil, em escudos cristalinos. Caracterizam-se como países • Planícies e depressões nas regiões subdesenvolvidos ou periféricos Centrais: Planícies árticas, no Canadá; Planícies Centrais do Mississipi, nos EUA e Canadá, planícies do Amazonas e Platina, na América do Sul.
  • 6. Canadá
  • 7.  Características Gerais Caso de Quebec:2º maior país em extensão, depois da Rússia; As diferenças etnolinguisticas sãoPossui cerca de 33 milhões de habitantes, com fatores que levaram a população a 3,3 hab/ km² (uma das mais baixas reinvidicar autonomia política 2 vezes em densidades demográficas do mundo). plebiscitos; Composição étnica: O ultimo em 2004, com 56% contra a autonomia. Predomínio de pop. Branca (inglesa); 42% concentrada na província de • Província de Nunavut Ontário, junto a região dos Grandes Região de concentração indígena (Inuits ou Lagos. esquimós); Cidades: Destaca-se Toronto (a mais Região legalizada para essas populações. populosa)e Otawa (Capital). • IDH: Melhores indicadores do Mundo A população de origem Francesa se constitui concentrada na província de 0,995 Quebec, junto ao Vale do Rio são Fatores: Elevada renda per capita, Lourenço, onde Montreal e Quebec são as escolaridade de qualidade e elevada e maiores cidades longevidade.
  • 8. Províncias do Canadá
  • 9.  Regiões Geoeconômicas: • Colúmbia Britânica • Localizada na Costa oeste, essa provínciam Territórios do Norte apresenta relevo de planícies e planaltos no Áreas de Yukon, do Noroeste, litoral e montanhas recentes – Rochosas – Nunavut e norte da Província de Ontário; no interior. Clima e Vegetação Clima e vegetação Ao Norte: Clima Polar e vegetação de Tundra (musgos e líquens); Litoral e interior: Clima temperado Centro – Norte: Clima temperado frio e oceânico e floresta Caducifólia floresta de Coníferas (Taigas); Interior e Região das Rochosas: Essa região caracteriza-se como um vazio floresta de Coníferas, ocorrendo em demográfico, com povoamento rarefeito patamares mais elevados das Montanhas associado ao povo esquimó, que praticam Rochosas. economia de subsistência. São nômades. • Destaque para Vancouver: Emancipação de Nunavut: Terceira maior cidade do país, apresenta Em1999, o território de Nunavut maior concentração de asiáticos e uma passou a ser administrado pelo povo Inuit, após longo processo por autonomia. intensa atividade portuária
  • 10. 1. Região do Praire • Região servida pela imensa ferrovia Região abundante de Pradarias (campos); Transcanadense – ligando os portos de Vancouver (Pacífico) até Halifax, no Área das Províncias de Alberta, Saskatchewan e Manitoba = área de relevos Atlântico. de planície em terras altas; 2. Sudeste – Região dos Grandes Clima e Vegetação Lagos Clima dominante é o temperado Continental, com vegetação formada por Província de Ontário e o alto do curso do pradarias = solos férteis que favorecem a Vale do rio São Lourenço produção de cereais (trigo, cevada e aveia) = Exportação; • Relevo de Planícies: Pastos para criação de bovinos (Semi Terras altas; grande formação de lagos intensivo). glaciais; fronteira com os EUA em grande Exploração extensão = Obs: Cataratas do Niágara. Mineração (carvão mineral) e Petróleo Clima e Vegetação Foco para as cidades de Edmonton e Regina Clima dominante é temperado frio, com Província de Monitoba = Winnipeg destaca- florestas de Coníferas ao Norte e se como maior centro do comércio de Trigo Caducifólia ao Sul
  • 11.  Região concentra 65% da população • Destaque para a produção de celulose: Canadense. Destaques para cidades: Canadá é maior produtor mundial de Grande parte da produção dessas papel jornal; Toronto áreas está voltada Montreal para os EUA, seu • Vale do Rio São Lourenço (Quebéc), maior parceiro Otawa comercial junto ao NAFTA. Destaque para a policultura de Energia: produção de alimentos e de leite, voltada Destaca-se pelo grande potencial para o mercado interno; hidrelétrico, com usinas instaladas nas Produção industrial na cidade de Cataratas do Niágara, no rio São Montreal, 2ª mais populosa, após Toronto. Lourenço. 5. Planícies Marítimas Obs: Lago Huron: exploração de urânio. Litoral do Atlântico = principal cidade é Halifax (portuária e ferroviária); Economia: Predominantemente industrial com Grande destaque para a economia pautada em atividade pesqueira e portuária destaque para Toronto (pop. , industrias e serviços); Turismo litorâneo e economia portuária. Industrias petroquímicas, metalúrgicas, eletrônica e aeronáutica
  • 12. Estados Unidos da América
  • 13.  América Anglo Saxônica – EUA  Principais cidades2. Características Gerais Megalópole de Boston até Washington, incluindo NY, Baltimore e Filadélfia. Pop. Absoluta: 301 milhões de hab. Na região dos Grandes Lagos: Chicago, Pop. Relativa: 32 hab km² Detroit, Buffalo e Pittsburg. Composição da população: Sul – Sudeste: Dallas, atlanta Predomínios de brancos. Entre 1850 e Sudoeste: Los Angeles e São Francisco 1929 = recebimento de grande contingente Noroeste: Seattle de imigrantes. Principalmente: Italianos 7. Regiões geográficas Irlandeses Poloneses Nordeste Ingleses Sul holandeses Grandes Planícies CentraisPop. Imigrante: concentra-se principalmente no Sul (New Orleans ); os asiáticos (litoral Oeste do Pacífico) e hispânicos na Flórida, Texas Costa do Pacífico e Califórnia.
  • 14. a) Nordeste Destaque: Rio São Lourenço Liga os Grandes Lagos ao Atlântico; Região Sul dos Grandes Lagos e litoral Produção hidrelétrica e navegação Lacustre Atlântico – fluvial mediante o uso de eclusas; Relevo: predomínio de terras baixas no Escoamento da produção regional para litoral, com destaque para os Montes Apalaches (cristalino antigo) = Leste exportação Clima: c) Sul Temperado Continental com pradaria Relevo: Planície do Mississipi e Predomínio de Clima subtropical temperado úmido com floresta com floresta subtropical, com destaque caducifólia de clima temperado, hoje para Flórida. praticamente devastada. População: maior concentração da Correspondente à maior concentração população negra, e forte influência de urbano – industrial do Globo, imigrantes latinos – cubanos, mexicanos e Destaque para o eixo megalópole de NY – porto-riquenhos. BOS – WASH = 50% da pop. absoluta dos • Região do Cotton Belt – cinturão do EUA. algodão e do Fruit Belt – cinturão dasRecursos naturais: Carvão nos Apalaches e frutas tropicais – além do arroz e cana. ferro nos Lagos Superior.
  • 15. Industria: Alimentícia, têxtil, petroquímica a) Oeste dos EUA e metalúrgica (beneficiada pelo potencial Relevo: Montanhas Rochosas e Cadeia da térmico). Costa com clima árido e vegetaçãoEconomia: destaque para a exploração de gás xerófitas e estepes natural e petróleo na região do Golfo do • Área de vazio demográfico = deserto México = empresas americanas (Chevron e TexaCo) Economia: Baseado na criação extensiva dec) Grandes Planícies Centrais bovinos e na exploração de minérios Relevo: Planícies, ao longo do Rio Mississipi (cobre e manganês) Predomínio de clima temperado continental Destaque: Região central de Nevada; e pradarias Las Vegas – cidade construída na DESTAQUE: rede hidrográfica navegável década de 60 – 70 com intuito de do Complexo Mississipi – Missouri, estimular a atração populacional na região; responsável pelo escoamento agrícola da Maior centro de jogos de azar do mundo = região. destaque para a alta concentração de Celeiro agrícola dos EUA: Wheat Belt renda e turismo de luxo; (cinturão do trigo) e Corn Belt (cinturão Rede hoteleira e receptiva modelo no do milho). mundo todo.
  • 16. a) Costa do Pacífico Los Angeles (Califórnia) correspondendo Relevo: Estreita planície limitada a Leste a segunda maior concentração humana no pelas Rochosas (influentes das fraturas país. tectônicas desde a América do sul até os Forte presença de Latinos ( Mex) EUA); Economia: baseada na agricultura Clima e vegetação: influência das irrigada de frutas; exploração de petróleo características de vegetação mediterrânea (Golfo do México) e indústria = destaque (maquis e garrigues) para os setores petroquímicos, eletrônico Hidrografia: Rios curtos e acidentados; e cinematográfico (+ rentável do mundo) Destaque pelo potencial hidrelétrico Destaque: Vale do Silício ou Silicon e o potencial irrigação Valley: Rios: Colorado ao Sul e Colúmbia ao Maior tecnopólo do mundo Norte. Início dos anos 70; Obs.: Rio Colorado: durante os milhares Industrias se centram no local de anos correndo na área sedimentar, devido a mão de obra especializada; entalhou um dos maiores Cânions do mundo, Stanford University e MIT o Grand Canyon. Empresas: IBM, HP, Google, Apple, Sony eletronics, Nokia e Samsung.• Principais cidades: Tecnopólo em plena ascensão.
  • 17. • Os Belts – Cinturões Agrícolas • Sub – destaque: Influências climáticas a partir da Problema na região com os distribuição territorial – influência da trabalhadores braçais ilegais nos EUA Continentalidade e Maritimidade. Chamados braceros• Cinturões: NAFTA: Acordo de Livre – Comércio Norte Norte: Wheat Belt (cinturão do Trigo) – Americano Sul: Cotton Belt (cinturão do algodão) EUA, MEX e CAN = 1994. Centro: Corn Belt (cinturão do Milho) Nordeste: Dairy Belt (cinturão leiteiro)Destaques: Estado da Flórida: Irrigação a partir dos vales dos Rios Sacramento e San Joaquim Técnica do Dry Farmings = Grandes tratores que removem a terra do fundo , trazendo à superfície o solo mais profundo, mais úmido e fértil. Plantações de Oliveiras e Videiras na região, típicas do clima mediterrâneo.
  • 18. Cinturões agrícolas dos EUA (“Belts”)
  • 19. América Latina: México
  • 20. I. América Latina - Geral a) Quadro Natural Formado por aproximadamente 30 países Relevo de formação recente Porção econômica menos desenvolvida Atuação de tectonismos das Américas; 2 formações de grande importância:Elevadas taxas de: Sierra Madre Ocidental (Oeste) Sierra Madre Oriental (Leste) Natalidade Porção Central: Mortalidade Ocorrência de um planalto de origem Analfabetismo vulcânica : Elevadas taxas de população ruralizada; Planalto Central Mexicano Baixos IDH’s – Caso Mexicano • Clima Tropical dos mais diversos aspectos:X. México Litoral e Península de Yukatán: Cerca de 2 milhões de km² Úmido e com floresta tropical 5º país mais extenso da América Altiplanos Centrais 3º mais populoso do Cont. Americano Altitudes ElevadasDestaque: Cidade do México = 22milhões de Temperaturas amenas e hab. umidade reduzida Noroeste: Clima desértico com Até 2011 – 113 milhões de habitantes vegetação xerófilaMatriz populacional: Formados por mestiços
  • 21. Economia • Industrias Maquiladoras Aproveitando a mão de obra Mexicana Agricultura que é mais barata que a Americana; a’) Subsistência Maquiladoras se caracterizam Propriedades comunais conhecidas como montadoras de equipamentos pré – como Éjidos; fabricados; Predomínio de plantações de milho Instaladas próxima as fronteiras com os b’) Comercial EUA, facilitando a venda desses produtos Norte: Algodão no mercado Americano com rótulos de Sul: Café e prods. Tropicais ao produtos Mexicano. litoralPecuária: Ocupa 40% do território Mexicano;Extrativismo Mineral Petróleo na região do Golfo- Tampico; Cobre, prata e ferro na Sierra Madre Ocid.Industria: Tradicionais (Têxtil e alimentícia) Base: Metalúrgica, Siderúrgica e automobilística = Cidades de Monterrey e Cidade do México.
  • 22. América Central (Carac. Gerais) Economia: Pequena porção ístmica e insular; Basicamente Rural Destacando-se o sistema de plantations de Grande fragmentação política; Se divide em: prods. tropicais voltados para exportação; Cana de açúcar, banana, café e cacau. Istmo: Guatemala, Belize, El Salvador, Forte intervenção da economia Norte – Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá Americana na região: sobretudo em Antilhas (Pequenas e Grandes): Cuba, países como: Haiti, Jamaica, Porto Rico e Bahamas. Nicarágua, Haiti, Granada e Panamá. América Central se caracteriza por uma • Cuba: segundo país centro – americano grande instabilidade física; demografia, econômica e política. mais populoso (11 milhões de hab.) Experiência Socialista;População: Ótimos níveis na saúde e educação; Predomínio de jovens; Recebeu ajuda externa da EX – URSS Natalidade Elevada; Sofre embargo econômico dos EUA desde 1962 Mestiçagem: índios do istmo e negros das – resposta à aliança Socialista. Antilhas. Relevo: Influência das Sierras Madres, com climaGuatemala: país mais populoso da A. Central tropical úmido (oceânico)Haiti e Jamaica: Maior concentração negra