Your SlideShare is downloading. ×
0
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
A Alimentação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

A Alimentação

29,235

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
29,235
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
378
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Os alimentos dão ao nosso corpo substâncias de que ele precisa para nos mantermos vivos e saudáveis. Essas substâncias que são tão importantes para o nosso organismo são os nutrientes. São os nutrientes que nos ajudam a crescer, desenvolver e manter saudáveis. Depois de ingeridos os alimentos são digeridos, ou seja, são transformados em substâncias mais simples, que são depois absorvidos pelo nosso corpo.
  • 2. Cereais e derivados, 4 a 11 porções tubérculos Hortícolas 3 a 5 porções Fruta 3 a 5 porções Lacticínios 2 a 3 porções Carnes, pescado e 1,5 a 4,5 porções ovos Leguminosas 1 a 2 porções Gorduras e óleos 1 a 3 porções
  • 3. De uma forma simples, a Roda dos Alimentos dá-nos as indicações para uma Alimentação Saudável, isto é, uma Alimentação: •Completa - comer diariamente alimentos de cada grupo; •Equilibrada - respeitar as proporções de cada grupo. Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão; •Variada - comer diferentes alimentos dentro de cada grupo variando diariamente.
  • 4. Os principais grupos de alimentos são: Cereais, seus derivados e tubérculos: por serem a principal fonte de hidratos de carbono e, consequentemente, principais fornecedores de energia, para além de possuirem vitaminas do complexo B, sais minerais, e fibras alimentares. Hortícolas: por serem bons fornecedores de fibras alimentares, vitaminas e minerais. Os hortícolas de folha verde são ricos em Vitamina C e os corados são bons fornecedores de Carotenos. Fruta: por ser uma fonte importante de vitaminas, sais minerais (cálcio, ferro e potássio) e fibras alimentares. Alguns fornecem também uma quantidade apreciável de água.
  • 5. Lacticínios (excluindo manteiga e natas): por serem bons fornecedores de proteínas de elevado valor biológico, cálcio e fósforo. É ainda de realçar as quantidades apreciáveis de vitamina A, B2 e D. Carnes, peixe e ovos: pela sua riqueza em proteínas de elevado valor biológico. Fornecem ainda vitaminas do complexo B e sais minerais (Ferro, fósforo e iodo). Leguminosas: por serem ricas em hidratos de carbono, por possuírem elevado teor de proteínas e serem uma boa fonte de algumas vitaminas (B1, B2), minerais (ferro e cálcio) e fibras alimentares. Gorduras e óleos: por serem bons fornecedores essencialmente de lípidos e algumas vitaminas lipossolúveis. As gorduras de origem animal apresentam elevado teor em ácidos gordos saturados e níveis elevados de colesterol. As de origem vegetal apresentam teores elevados de ácidos gordos insaturados que são mais saudáveis.
  • 6. Os principais nutrientes são: A água; As Proteínas; Os Hidratos de Carbono (glícidos); Os Lípidos (gorduras); As Vitaminas; Os Minerais e os Oligoelementos; As Fibras Alimentares.
  • 7. To d o s os n u t r ie n t e s de s e mpe nha m fu n ç õ e s m u it o im p o r t a n t e s :  F u n ç ã o E n e r g é t ic a - Dão a energia necessária para o organismo funcionar. Proteínas  Hidratos de carbono Lípidos Fu n ç ã o c o n s t r u t o r a o u P lá s t ic a - Servem para “construir” as estruturas do nosso corpo. Proteínas (músculos) Minerais (cálcio nos ossos e dentes) Água
  • 8.  Fu n ç ã o r e g u la d o r a , A c t iv a d o r a e P ro te c to ra – Activam e regulam as reacções que ocorrem no organismo e permitem que outros nutrientes sejam aproveitados e protejam o nosso organismo Fibras Água Vitaminas Minerais e Oligoelementos
  • 9. Água A água é a substância que existe em maior quantidade no corpo humano, representa dois terços do nosso peso. É por este motivo que é o nutriente que precisamos de ingerir em maiores quantidades. Funções da água no nosso corpo: Transporte de nutrientes e de outras substâncias no nosso organismo; É onde ocorrem muitas reacções do nosso organismo; Ajuda a manter a temperatura corporal. Mas atenção a água não nos dá energia.
  • 10. As Proteínas As proteínas são responsáveis pelo crescimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células. Podem também ser utilizadas como fonte de energia se houver problemas com os outros nutrientes energéticos. As proteínas são formadas por sequências de unidades mais pequenas chamadas aminoácidos, que podem ser de dois tipos: Aminoácidos não essenciais – são feitos pelo organismo; Aminoácidos essenciais – são fornecidos pelos alimentos. De acordo com as quantidades de aminoácidos essenciais que as proteínas têm estas podem ser classificadas de: Alto valor biológico – quando se encontram nos alimentos de origem animal. Exemplo: Lacticínios (leite, iogurte), carne, peixe e ovos. Baixo valor biológico – existem nos alimentos de origem vegetal. Exemplo: leguminosas frescas (ervilhas e favas) e leguminosas secas (grão e feijão).
  • 11. Hidratos de Carbono Glicidos São a principal fonte de energia do nosso corpo, da que gastamos para nos movimentarmos, trabalhar e realizar todas as funções do nosso organismo. Existem, principalmente, nos alimentos de origem vegetal: cereais e seus derivados (arroz, farinhas, massas, pão,…), leguminosas secas, batatas e frutos. Os hidratos de carbono podem ser simples ou complexos.
  • 12. Lípidos Lípidos = gorduras São importantes porque: Dão-nos energia; Protegem-nos do frio; Protegem os nossos órgãos das agressões externas; Ajudam ao desenvolvimento do cérebro e da visão; Transportam algumas vitaminas (A, D, E e k); Dão paladar e gosto aos alimentos.
  • 13. ANIMAL manteiga banha gema de ovo toucinho natas As gorduras podem ser de origem VEGETAL azeite óleo margarina frutos secos
  • 14. As Vitaminas As vitaminas são nutrientes indispensáveis para o crescimento e manutenção do equilíbrio do nosso corpo. Não fornecem energia, mas são essenciais em pequenas quantidades para regular muitos dos processos que ocorrem no organismo humano. As vitaminas encontram-se em muitos alimentos.
  • 15. As vitaminas podem ser classificadas em: Hidrossolúveis (solúveis na água) Vitamina A (Retinol) Vitamina D (Calciferol) Vitamina E (Tocoferol) Vitamina K (Menadiona) Estas vitaminas podem ser armazenadas pelo organismo e quando existem em excesso, podem provocar intoxicações. Lipossolúveis (solúveis nos lípidos – gorduras) Vitamina C (Ácido Ascórbico) Vitamina B1 (Tiamina) Vitamina B2 (Riboflavina) Vitamina B3, PP (Niacina) Vitamina B5 (Ácido Pantoténico) Vitamina B6 (Piridoxina) Vitamina B8, H (Biotina) Vitamina B9 (Ácido Fólico) Vitamina B12 (Cobalamina) Estas vitaminas podem ser eliminadas pelo nosso organismo através da urina.
  • 16. Vitaminas - Complexo B Vitamina B1 Tiamina Vitamina B2 Riboflavina Ácido Pantoténico Vitamina B5 Utilidade: Curiosidades: Ajuda nas transformações dos Os raios solares UV (ultravioletas) Utilidade: alimentos que ingerimos, dando- tornam a riboflavina inactiva. Ajuda nas transformações dos nos a energia de que precisamos. alimentos que ingerimos, dando- nos a energia de que precisamos. Utilidade: Actua sobre as hormonas, na Onde se encontra: Ajuda nas transformações dos Ervilhas, feijão, arroz integral, pão resposta ao stress, na formação alimentos que ingerimos, dando-nos a de anticorpos. integral, cereais integrais, carne de energia de que precisamos. porco, fiambre, fígado, rins, nozes, Onde se encontra: peixe e gema de ovo. Onde se encontra: Fígado, carnes, ovos, frutas, Cereais em grão, levedura de cerveja, cereais em grão e verduras, leite, Se faltar... leite, carne, ovos, fígado e verduras. etc. Encontra-se em praticamente A avitaminose da vitamina B1 é todos os alimentos. uma doença chamada beribéri. Se faltar... O doente perde de sensibilidade, as Racham os cantos da boca e há forças, anda nervoso, tem dores no inflamações bucais. Segue-se abdómen e pode começar a perder comichão, ardor nos olhos, pele seca, a memória... Se faltar... sensibilidade à luz, depressão, É raro dar-se pela falta desta letargia e histeria. vitamina. Pessoas com dietas Se houver em excesso... Mas as carências de vitamina B2 normais não têm carência de Mesmo em doses elevadas, a costumam acompanhar a falta de ácido pantoténico. tiamina não é tóxica. O excesso é outras vitaminas... eliminado pelos rins. Se houver em excesso... Se houver em excesso... O excesso de ingestão pode Mesmo em doses elevadas, a provocar diarreia. Como acontece com as vitaminas riboflavina não é tóxica. O excesso é hidrossolúveis, os excessos são eliminado pelos rins. eliminados na urina.
  • 17. Ácido Fólico B9 Vitamina B6 Piridoxina Vitamina B12 Curiosidades: Curiosidade: Cozer muito os alimentos pode destruir até Curiosidade: O cozimento dos alimentos reduz as 90% do seu conteúdo em ácido fólico. Ao contrário de outras vitaminas, quantidades de vitamina B6. os níveis de vitamina B12 Utilidade: podem ser medidos no sangue e Utilidade: Antes da concepção e na gravidez, a futura assim fazer-se um diagnóstico A Vitamina B6 favorece a respiração das mãe deve tomar esta vitamina, para evitar seguro. células e ajuda no metabolismo das proteínas más formações no sistema nervoso da e das gorduras. criança. Utilidade: Actua na produção de hormonas, participa no É necessária para o bom funcionamento do Esta vitamina é essencial para o crescimento dos jovens e estimula as funções cérebro. Previne a anemia, promove a crescimento e metabolismo defensivas das células. formação de células saudáveis e dos celular e é fundamental na glóbulos vermelhos. formação dos glóbulos Onde se encontra: Contribui para o crescimento dos tecidos, vermelhos do sangue Carne de porco, vísceras, cereais em grão, previne doenças cardiovasculares, ajuda o (hemácias). carnes, frutas e verduras. Germe de trigo, funcionamento dos intestinos. aveia, arroz integral, banana, batata, Onde se encontra: leguminosas, aveia, atum. Onde se encontra: Fígado, carnes vermelhas, ovos Alimentos frescos, carnes, verduras e lacticínios. Se faltar... escuras (brócolos, espinafres, etc.), Podem ocorrer doenças de pele, como a cereais, feijões e batatas. Cerveja, gema Se faltar... seborreia, anemia, gengivite (inflamação nas de ovo, fígado, tâmaras secas, peixes Quando esta vitamina falta, as gengivas), feridas na boca e na língua, (principalmente atum e salmão), ostras e pessoas ficam com anemia e náuseas e nervosismo. citrinos. perturbações no sistema Também pode causar perturbações no nervoso, que podem ser crescimento. Se faltar... irreversíveis, causadas pela Gera malformações congénitas nos bebés morte de neurónios (células Se houver em excesso... ao nível do cérebro e do sistema nervoso. nervosas). É pouco tóxica, mas doses altas podem Junto com a falta de Vitamina B12 causa provocar intoxicações neurológicas que vertigens, cansaço, perda de memória, Se houver em excesso... resultam em formigueiro nas mãos e alucinações e fraqueza muscular. As doses que ultrapassam a diminuição da audição. capacidade diária de Se houver em excesso... aproveitamento pelo organismo O ácido fólico oral não é tóxico. são eliminadas na urina.
  • 18. Mais vitaminas Vitamina D calciferol Curiosidade: Vitamina C ácido ascórbico Tanto o excesso como a falta de vitamina D altera a formação dos ossos. Curiosidades: - A acerola é trinta vezes mais rica em Vitamina C que a laranja. Utilidade: - A vitamina C é muito sensível ao calor, luz e oxigénio. Nos A vitamina D contribui para a formação dos ossos e dos alimentos pode ser parcialmente ou completamente destruída por dentes, fixando neles (e no sangue) o cálcio. um armazenamento longo ou quando a cozedura dura tempo Também favorece o crescimento. demais. Onde se encontra: Utilidade: O nosso organismo sintetiza a vitamina D a partir do É muito importante para a formação dos ossos, cartilagens e colesterol. dentes. Para mais, enquanto apanhamos sol, a nossa pele produz Por reforçar o sistema imunitário, refere-se que previne gripes, vitamina D. fraqueza muscular e infecções. De modo natural, obtém-se a vitamina D comendo fígado, óleos de peixes (de água salgada) e gema de ovo. Onde se encontra: Nas regiões onde há pouco sol, pode complementar-se a Frutas e verduras frescas, especialmente nestas: mamão/papaia, falta de vitamina D ingerindo óleo de fígado de bacalhau. brócolos, laranja, limão e outros citrinos, morango, batata, manga, caju, pimentão, kiwi, melão, acerola, couve, ananás, etc. Se faltar... Nas crianças, a falta de vitamina D provoca o raquitismo: Se faltar... os dentes nascem tarde e caem, os ossos são moles - vê- A carência desta vitamina provoca escorbuto (que hoje é se nas pernas arqueadas, por exemplo. praticamente desconhecido): as feridas demoram a cicatrizar, há Nos adultos, a falta de vitamina D provoca a osteomalácia hemorragias, os dentes ficam moles, perde-se de peso, tem-se (os ossos amolecem). Nos idosos leva à osteoporose. dores nas articulações e as gengivas ficam inflamadas. Um possível sinal de falta de vitamina C é, nos cabelos, os pêlos Se houver em excesso... tornarem-se crespos onde antes eram lisos. A hipercalcemia leve pode não apresentar sintomas. Os casos mais graves podem apresentar anorexia, cólicas Se houver em excesso... abdominais, náusea, vómitos, sede intensa, desidratação, Se o excesso for mesmo enorme e se se prolongar, formam-se delírio, fraqueza muscular. cálculos (pedras) nos rins. O depósito de cálcio nos rins quando o organismo tenta eliminar o excesso deste pode provocar insuficiência renal aguda.
  • 19. Vitamina K - Naftoquinona Vitamina E - Tocoferol. Curiosidades: Curiosidades: - A vitamina K tem três tipos: a vitamina K1 (filoquinona, - O leite de mulher contém vitamina E suficiente para o fitonadiona), que se encontra nos vegetais, a K2 filho, ao amamentar, ao contrário do leite de vaca. (menaquinona) que se produz no tracto intestinal e a K3 (menadiona), que é sintética (fabricada). Utilidade: - A vitamina K que se consome numa dieta alimentar É importante para o funcionamento dos tecidos habitual excede normalmente a dose diária musculares e necessária à formação das células recomendada. sexuais. Funciona como antioxidante e ajuda a proteger os Utilidade: tecidos corporais dos efeitos dos radicais livres. A vitamina K é fundamental para a produção da protrombina, uma proteína corporal, que é um factor Onde se encontra: importante na coagulação do sangue. Os óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, As vitaminas K1 e a K2 praticamente não têm actividade cártamo, girassol, etc.) e o gérmen de trigo são as em pessoas saudáveis. Age também na prevenção de fontes mais importante de vitamina E. osteoporose. Encontra-se também nas nozes, sementes, grãos inteiros, e vegetais de folhas verdes. Onde se encontra: As margarinas e outros alimentos gordos são Vegetais de folhas verdes (espinafre, couve, repolho, fortificados com vitamina E. alface, nabo) e fígado. Também está presente nos lacticínios, gema de ovo, Se faltar... tomate, arroz integral, nas ervilhas e nos óleos vegetais. A falta de vitamina E provoca alterações neurológicas: diminui os reflexos e a sensibilidade vibratória, por Se faltar... exemplo. Na falta da Vitamina K (o que é raro em adultos) podem As dificuldades visuais podem também ser agravadas ocorrer hemorragias e problemas com a coagulação do pela falta de vitamina E. sangue. Se houver em excesso... Se houver em excesso... A vitamina E mesmo em altas doses não é tóxica. No Mesmo em altas doses, as vitaminas K1 e K2 não são entanto, pode interferir na absorção de outras tóxicas. vitaminas. A vitamina K3 (em altas doses) pode provocar anemia e Altas doses de Vitamina E aceleram uma doença dos lesões no fígado.
  • 20. Minerais e Oligoelementos Estes nutrientes não fornecem energia, mas são imprescindíveis ao organismo humano em pequenas quantidades. São fundamentais para: • A conservação e renovação dos tecidos; •O bom funcionamento das células nervosas (cérebro) Existem em muitos alimentos de origem animal e vegetal. Minerais: Em que alimentos é que podemos encontrar os •Cálcio; minerais? •Cloro; Lacticínios Frutos secos •Enxofre; Hortícolas de folha verde escura •Fósforo; Cereais Leguminosas •Magnésio; •Potássio; •Sódio.
  • 21. Oligoelementos: Cobre; •Crómio; •Ferro; •Flúor; •Iodo; Em que alimentos é que podemos •Maganésio; encontrar os oligoelementos? •Molibdénio; •Selénio; Carnes •Zinco. Peixes Leguminosas
  • 22. Fibras Alimentares As fibras alimentares são nutrientes que não nos fornecem energia, mas que são importantes para a saúde do nosso organismo. Funções das Fibras alimentares: Ajudam ao bom funcionamento do intestino, prevenindo a obstipação; Reduzem os níveis de colesterol no sangue e, com isso, o risco de algumas doenças cardiovasculares.

×