Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Ler é diferente de contar história
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Ler é diferente de contar história

  • 1,388 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,388
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6

Actions

Shares
Downloads
14
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Conhecer as características das duas atividades éessencial para se preparar e garantir a atenção (e aaprendizagem!) de todas as crianças
  • 2. Ler Contar A trama sempre sofre A história é apresentada pequenas modificações,Característica preservando as palavras já que o contador tem a principal escolhidas pelo autor. O liberdade para improvisar leitor deve se manter fiel e agregar elementos a ela. ao que está escrito. Ele nunca conta uma história da mesma forma. Desenvolver o comportamento leitor das crianças. Elas Ampliar o repertório da conhecem o portador e cultura oral, que se seus elementos (texto e perpetua na forma e sofre Objetivo imagens), aprendem a mudanças de conteúdo emitir opiniões sobre a de geração em geração. história, falando ao grupo se gostaram do que foi lido e porquê, e a conhecer o ponto de vista dos colegas.
  • 3. Ler Contar Conheça bem a história e seus personagens, já que Selecione e leia os livros ela será contada sem o pensando na qualidade auxílio de um portador Preparação literária e na adequação à de texto. Analise se faixa etária da turma. intervenções com música, fantoches e outros recursos podem enriquecer o momento. Se sim, providencie o material. Coloque o grupo sentado próximo a você, de modo que todos possam ouvir a Peça que as crianças se leitura e visualizar as acomodem em torno deOrganização da turma ilustrações do livro. Se você para ouvir a houver diversos contação com clareza. exemplares do mesmo título, sugira que a turma acompanhe a atividade em duplas.
  • 4. Ler Contar Apresente ao grupo o título do livro, o autor e o ilustrador. Explique o porquê da escolha e Faça uma introdução antecipe possíveis rápida do enredo e fale dúvidas. Se, por exemplo, sobre a opção de contar os personagens moram aquela história no polo Norte, fale um especificamente. pouco sobre o local. Antecipe possíveisInício da atividade Lembre que é importante dúvidas. Informe que é todos se manterem em importante o grupo se silêncio até o fim da manter em silêncio para leitura e que perguntas ouvir a contação. As serão respondidas depois. perguntas devem ser Faça referências ao respondidas somente no suporte livro, um bem término da atividade. cultural que guarda a história.
  • 5. Ler Contar Conte a história Durante a leitura, seja fiel preservando os detalhes. ao texto. Não substitua Cuide da postura palavras ou faça corporal para que os Cuidados interrupções na narrativa. movimentos enriqueçam Mude o tom da voz de a contação. Fique atento acordo com os à impostação de voz, personagens e o respeitando o desenrolar desenrolar da trama. da trama e as características dos personagens. Convide a turma para comentar a história e as ilustrações e abra espaço Sugira às crianças que para perguntas - se apresentem suas opiniõesO que fazer depois necessário, releia trechos. sobre a trama que foi Ofereça o livro aos contada e a forma como a pequenos para que eles o narração foi feita. manuseiem e analisem como o visual ajuda a contar o enredo.