Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Trabalho de empreendedorismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Trabalho de empreendedorismo

  • 6,105 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
6,105
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
26
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Paulo Alexandre F Moreira / GM - ADIC / Empreendedorismo / Prof.ª Claudia
  • 2. BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVAO AVALIADO TEM BOAS INICIATIVAS, MAS FALTAM POR PARTE DA EMPRESA, ASOPORTUNIDADES.EXIGENCIA DE QUALIDADE E EFICIENCIAAPRESENTA-SE DE FORMA MUITO EXIGENTE NO AMBIENTE DE TRABALHO.CAPACIDADE DE CORRER RISCOS CALCULADOSSEMPRE SE MOSTROU FAVORÁVEL E ABERTO NESSE ASPECTO, VISANDO BUSCARAPERFEIÇOAR E INOVAR AS RELAÇÕES DE TRABALHO E ROTINAS FUNCIONAIS.PERSISTENCIATEM BUSCANDO COM AFINCO ALCANÇAR O QUE A EMPRESA PROPÕE.COMPROMETIMENTOALGUMAS VEZES TEM DEIXADO A DESEJAR EM RELAÇÃO A ESSE FATOR, REFLEXO DA FALTADE OPORTUNIDADES E INVESTIMENTOS.ESTABELECIMENTO DE METASHÁ A NECESSIDADE DE IMPLANTA-LAS PESSOALMENTE, POR CONTA DE NÃO EXISTIR NAEMPRESA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOASSIM COMO AS METAS, PROCURA CRIAR PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS DENTRO DASSUAS ATRIBUIÇÕES FUNCIONAIS PARA MANTER-SE MOTIVADO. CONTUDO POR HAVERACÚMULOS DE FUNÇÕES NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR ALGUMAS ATIVIDADESPROPOSTAS.BUSCA DE INFORMAÇÕESTEM PROCURADO MANTER-SE INFORMADO NA ESFERA DE SUAS ATRIBUIÇÕES FUNCIONAIS.DENTRO DA ÁREA DE TI E MOBILE POR EXEMPLO, ASSIM COMO O QUE VEM SENDOADOTADO NO MERCADO DE ATACADO E DISTRIBUIÇÃO.PERSUASÃO E REDE DE CONTATOAPRESENTA UMA REDE DE CONTATOS FAVORÁVEL AO SEU TRABALHO E UM BOMRELACIONAMENTO COM SEUS COLABORADORES.INDEPENDENCIA E CONFIANÇAÉ A QUALIDADE DE MAIOR DESTAQUE, HAJA VISTA SUA FORMA DE ATUAR NA RESOLUÇÃO DESITUAÇÕES PROBLEMAS. E POR TER CONFIANÇA NO QUE FAZ ADQUIRIU LIBERDADE PARATOMADA DECISÕES COM INDEPENDÊNCIA.
  • 3. Análise de Swot Paulo Alexandre F Moreira / GM - ADIC / Empreendedorismo / Prof.ª Claudia Montreal DistribuidoraÉ uma empresa que atua no ramo do comércio, tanto no atacado como no varejo, ondeseus principais produtos são cosméticos e higiene pessoal e do lar, material escolar elinha infantil, para bebê.Visão: Ser referência no ramo de atuação até meados de 2014, buscandoaprimoramentos contínuos e inovações.Missão: Atender o cliente com eficácia e eficiência através de funcionários capacitadose comprometidos com a melhoria contínua, a fim de proporcionar satisfação e fidelidadepara com a empresa.Valores: Ética, efetividade e pontualidade. Analise do AmbienteTaxa de Inflação - é uma ameaça, pois o aumento da mesma incide na diminuição daprocura dos produtos da empresa, diminuindo assim as vendas e aumentando o estoque.Taxa de Juros - está sendo negativa pois o governo continua aumentando para tentarconter a inflação. E para conter a inflação o governo tem que diminuir a liberação decrédito, consequentemente diminui as vendas.Nível de Distribuição de Renda - é desfavorável, pois apesar da nossa distribuição derenda não ser boa, é favorável porque o governo está trabalhando para mudar essaimagem. Sendo assim a ascensão da classe D e E para a classe C, aumentando o poderde compra.Política Tributária Atual - é uma ameaça, pois os impostos pagos pelo brasileiroestão entre os maiores do mundo, o que acaba aumentando muito o preço dos produtosvendidos.Nível de Educação Brasileira - no presente momento é uma ameaça, pois se encontraem um estado onde o nível de alfabetização é precário, porém em um futuro próximoessa situação tende a ser revertida, pois o governo está trabalhando para odesenvolvimento da educação.Desenvolvimento de Novas Tecnologias no País - é uma oportunidade, pois com odesenvolvimento da mesma nossa empresa tenderá a comprar menos produtosimportados, estimulando assim o consumo de produtos nacionais e consequentementebaratos.Área Comercial Trabalhista - é oportunidade, pois a partir do momento que existeuma lei a empresa pode se respaldar de possíveis problemas que possam vir a aparecer.Marcas e Patentes - são oportunidades, pois protegem os direitos autorais da empresa.
  • 4. Pontos Fortes Pontos Fracos: Oportunidades AmeaçasNúmero de linha de Sistema de pessoal Desenvolvimento Taxa de Jurosprodutos (recrutamento) de novas tecnologiasPolíticas de Coordenação de Área comercial e Taxa de inflaçãodeterminação de esforços trabalhistapreço.Controle de estoque Coordenação de Marcas e patentes Nível da educaçãoe de qualidade esforços brasileiraEspírito de time Capacidade de Situação econômica P&D de cada segmento da população Qualidade e grau de Política tributária confiança da informação
  • 5. Paulo Alexandre F Moreira / GM - ADIC / Empreendedorismo / Prof.ª Claudia Resumo sobre o filme Piratas do Vale do SilícioO filme aborda o início da carreira de dois dos maiores empreendedores da área de tecnologiada informação, Steven Jobs e Bill Gates. Juntos, cada qual do seu jeito deu início a uma“corrida” na busca de desenvolver inovações tecnológicas para computadores. Logo cedodeixaram a Faculdade para empreender em seus respectivos negócios. Jobs desenvolveucomputadores pessoais e Gates, o software mais utilizado do mundo, o Sistema OperacionalWindows.Jobs fundou a Apple que se tornou nos dias atuais a empresa de maior valor comercial da área.Isso se deu por causa da sua personalidade forte e seu espírito incansável em medrar. Jobs nãoera um “nerd” comum, muito menos um empreendedor convencional. Sua empresadesenvolveu os primeiros computadores pessoais e inovou o seguimento apresentando umagrande novidade, o mouse e a interface gráfica. Contudo, essa ideia partiu de outra empresa,mas foi à visão impar de Jobs que percebeu a importância em agregar essas ferramentas parasuas criações. Em síntese, podemos dizer que Steven Jobs sabia aproveitar as oportunidades,pois seu “faro” para criações era algo surpreendente. Estava sempre pronto para aperfeiçoar-se, mas sobre tudo, criar o que ainda não existia, computadores cada vez mais modernos. E foiessa busca que levou a Apple a alcançar a excelência que assina até os dias de hoje. Claro queexiste um preço a pagar por tudo isso. Enquanto levantava sua bandeira para o mundo,desprendeu-se de qualquer sentimentalismo, era um homem sem escrúpulos para chegaronde queria, ao ponto de manipular as pessoas, sobre tudo seus colaboradores. Razão que olevou a ser demitido da própria empresa, na qual fundou, regressando anos depois paranovamente coloca-la no topo. Por isso para muitos foi amado, referenciado e até idolatrado.Entretanto, principalmente entre os mais próximos, Steve era uma personalidade de difícilconvivência, embora todos reconhecessem nele, seu talento inigualável.No que diz respeito a Bill Gates, também verificasse a imagem de uma figura de genialidadeincontestável, um executivo nato, capaz de vender o que ainda pretendia-se criar. E foiexatamente isso que arquitetou junto a IBM ao lançar uma proposta de licenciar seu “supostosoftware”, MSDOS. O mais inquietante nisso tudo é que após amarrar esta renomada empresa
  • 6. com a proposta apresentada, ele conseguiu comprar por um valor irrisório o sistema e fazer oque se pretendia aperfeiçoar a ferramenta operacional mais comercializada do mundo. Comesse passo, Gates, que antes era apenas mais um estudante comum de Harvard, caminhoupara se tornar o homem mais rico do mundo. Toda essa riqueza tem um nome, chama-seMICROSOFT, nome de sua companhia. O que exatamente fez Bill Gates foi adaptar de umamaneira descomunal para época um sistema operacional para computadores. Porque, haviano momento, uma “guerra” entre a Apple e as demais companhias para desenvolver e vendercomputadores. Acontece que a Apple dominava as duas bases hardware e software, enquantoque as outras apresentavam condições de desenvolver apenas hardwares, com softwaresmuito inferiores ao da concorrente líder. Foi onde Bill viu uma ótima oportunidade e com oseu sistema ele deu às essas companhias condições necessárias de produzirem computadorestão atrativos como àqueles que Apple computadores oferecia ao mercado. A partir daí surgiuuma disputa pessoal tecnológica entre Microsoft e Apple, apesar de Bill ainda ter trabalhadopara Apple por algum tempo, até os interesses de ambos se conflitarem e causarem suaseparação.Concluindo, posso dizer que ambos resguardam dentro de suas respectivas proporções umaforma interior descomunal de enxergar possibilidades. É quase não humano, o foco que BillGates e Steven Jobs conseguem dar às suas criações futuristas. Jobs conseguiu mesclar arte etecnologia, enquanto Gates deteve a frete da MICROSOFT, o domínio quase absoluto decomputadores executando seu sistema operacional, Windows, em todo o mundo. Sem falarque sua empresa durante mais de uma década liderou de forma absoluta o seguimento, comuma plataforma intuitiva e com uma gama de recursos de fácil aplicação. Esse foi o maiortrunfo de Gates, gerar um sistema com programas de fácil manuseio que o levasse apopularização. Assim podemos dizer que graças aos dois, os computadores tornaram-se amaravilha tecnológica de hoje. Por conta desse espírito empreendedor agressivo que oscomputadores fazem parte, da maneira que fazem do nosso cotidiano. Tornaram mais queuma necessidade profissional, eles mostraram que poderiam exercer um papel bem maiorperante a humanidade.
  • 7. Paulo Alexandre F Moreira / GM - ADIC / Empreendedorismo / Prof.ª ClaudiaIdeia Criativa Faz Empreendedor Abrir Loja de PresentesAndré Susskind inaugurou há dois meses a Viva! Experiências, loja quepermite presentear os amigos com serviços diferenciados, como aulas deDJ e culinária para crianças. Uma temporada de oito meses na França e o sonho de montar o próprio negócio foi o ponto de partida para o empreendedor André Susskind, 33 anos, largar a carreira de superintendente de marketing da Telefônica e abrir, há dois meses, no shopping Iguatemi de São Paulo a Viva! Experiências, loja que promete proporcionar aos presenteados de seus clientes experiências diferenciadas.Moda na Europa, se depender de Susskind, as caixas-presente devem se popularizartambém no Brasil. “Presentear é um ato importante, mas nem sempre é fácil fazer aescolha certa. Nosso objetivo é oferecer momentos mágicos e dar liberdade de escolha aquem recebe a lembrança. Para que isso seja possível, fizemos parceria com mais de 80empresários, de diversos ramos”, diz. Os presentes oferecidos pela Viva!Experiências são divididos nas categorias bem-estar &beleza, fun, em movimento, kids e gourmet. Cada uma delas disponibiliza 18 opções e ospreços variam de R$ 70 a R$ 199. Aula de DJ, arte em vidro, wakeboard, culinária paracrianças e assessoria de moda são algumas das atividades propostas. Criatividade é a alma da empresa Segundo Susskind, a boa receptividade à ideia tem sido fundamental para a consolidação do negócio. Ele diz que as pessoas ficam surpresas com a criatividade da proposta e qualidade do serviço. “Empresas de experiências já existiam no mercado antes de eu abrir a loja. Por isso, tento sempre investir em diferenciais. O fechamento das parcerias é
  • 8. muito cauteloso. Além disso, procuro focar na central de relacionamento com os clientes eproporcioná-los um atendimento exclusivo e personalizado”. A gestão criteriosa tem dado certo e o empreendimento deve triplicar as vendas duranteo Natal deste ano. Em 2010, está nos planos do empreendedor terceirizar o produto paraoutras lojas do varejo, aumentar o leque de opções de experiências, atender o mercadocorporativo e, provavelmente, ampliar o número de unidades. COMENTÁRIO O fato de Susskind ter passado algum tempo fora do país foi importante para focar estratégias de mercado exterior. Assim, pode vislumbrar Atenção negócios inovadores, criativos e diferenciados. Comparando esses mercados as necessidades do mercado brasileiro. Entretanto, poderia muito bem adaptar ao nosso público (mercado brasileiro) um seguimento convencional europeu e mesmo que adotasse seus padrões em sua criação, ainda sim não estaria oferecendo um produto diferente e nem um serviço singular. Fuga Felizmente observou-se a ausência dessa experiência de sucesso crescente, em nosso país. Foi essa escolha, a de implantar no Brasil uma empresa com produtos diferenciados que fez a diferença para esse empresário. Para finalizar, a grande cartada foi adaptar à nossa realidade esse produto. Porque poderia muito bem oferecer, apenas o mesmo leque de opções que as empresas europeias oferecem, mas aqui não é a Europa. Assim, a VIVA! EXPERIENCIAS oferece um grupo de opções queMovimento compreende Degustação, Gourmet, Zen, Bem-estar, em Movimento, em Ação, Brasil, Kids, Fun, entre outros. Além disso, ele implementou os negócios fechando parcerias rentáveis e importantes para o ciclo de vida do empreendimento com empresas que oferecem seus produtos nos kits de presentes.Como funciona a VIVA! EXPERIENCIASO negócio consiste em oferecer aos clientes por meio do canal web uma caixa contendoum livrinho explicativo e um cartão que correspondem ao “presente escolhido”. Porexemplo, se o presente for um almoço num parceiro da empresa da linha Gourmet, umrestaurante, o cliente vai almoçar de acordo com as instruções do manual (dia, horário elocal), já o cartão funciona como pagamento. Há uma faixa de esportes radicais como saltode paraquedas, serviços em SPA, etc. O detalhe é que para cada linha de produtos existeuma cor correspondente, ou seja, cada caixinha de presente tem sua cor e um produtodentro de uma linha específica. Isso ajuda o cliente a decidir qual produto escolher. Tudoisso é fruto de um criterioso estudo de mercado, além da escolha do local de instalação edos parceiros.