Ii Guerra
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Ii Guerra

on

  • 873 views

 

Statistics

Views

Total Views
873
Views on SlideShare
873
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
19
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Ii Guerra Ii Guerra Presentation Transcript

  • A II Guerra Mundial …
  • Citação :
     « Quem acender a tocha da guerra na Europa nada pode desejar senão o caos. »
    Adolf Hitler, 21 de Maio de 1935
  • Os antecedentes da Guerra
    Tratado de Versalhes :
    Na conferência de paz que se realizou depois da I Guerra Mundial, ficou decidido que a Alemanha :
    - Teria de devolver os territórios á França e á Polónia;
    - Não podia ter mais do que 100.000 homens no seu exercito;
    - Estava proibida de usar artilharia pesada, aviação e marinha;
    - Teria de pagar elevadas indemnizações aos países ocupados por eles durante a Guerra.
  • Os antecedentes da Guerra
    Sociedade das nações
    Na conferência de Paz também se criou a Sociedade das Nações (sede em Genebra), dela faziam parte 32 países vencedores e 13 neutrais. Este organismo propunha-se a :
    - Assegurar a paz , resolvendo os conflitos entre os Estados-membros, através do diálogo e da diplomacia;
    - Promover a cooperação económica e cultural entre as nações.
  • Os antecedentes da Guerra
    Crise
    A crise económica abalou todo o Mundo a partir de 1929, o que aumentou ainda mais o sofrimento dos povos, provocando conflitos sociais e políticos.
  • Os antecedentes da Guerra
    O expansionismo da Alemanha
    A Alemanha entrou num regime ditatorial, e então quis expandir o seu território. Começa pela zona desmilitarizada da Renânia em 1936, a partir do momento que Hitler começou a sentir segurança quis avançar para uma GRANDE ALEMANHA, para garantir o “Espaço Vital” e o domínio da “Raça Ariana” , que era considerada por Hitler a raça pura.
    Em 1938 foram anexadas á Alemanha a Áustria e a Região dos Sudetas, em 1939 invadem a Checoslováquia por completo e exigem que a Polónia ceda territórios.
    A 1 de Setembro de 1939, o exército Alemão, invadiu a Polónia, e assim começou a II GUERRA MUNDIAL.
  • Alianças…
    Aliados: França; Grã-Bretanha; União Soviética; Estados Unidos (Brasil – 1943)
    Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
  • “Guerra-Relâmpago”
    Após a invasão da Polónia a continuaram a avançar , Em Abril de 1940, entraram na Dinamarca e na Noruega, e em Maio do mesmo ano a Bélgica, Luxemburgo e a Holanda, dirigindo-se depois para a França.
    Com quase toda a Europa Ocidental dominada, Hitler pretendeu então conquistar o ultimo grande resistente.
    Esta importante batalha, travou-se no espaço aéreo do Canal da Mancha e das ilhas Britânicas, no Verão de 1940.
    A força aérea inglesa (RAF – Royal Air Force), ajudada pelo radar (invenção recente), infligiu a primeira grande derrota da grande Alemanha.
    Entretanto, no abrigo no Pacto Germano-Soviético, a URSS começou a invadir alguns países, mas em Junho de 1940 a Alemanha rompe esse pacto e invade a URSS, ficando assim com 2 frentes activas.
  • Ataque Japonês a Pearl Harbor
    A 7 de Dezembro de 1941, o Japão atacou de surpresa a base naval americana (Pearl Harbot no Hawai). Metade da frota lá existente foi danificada, ou mesmo destruída. Este ataque levou os Estados Unidos a entrarem na guerra, sendo isto a MUNDIALIZAÇÃO DA GUERRA.
  • O domínio Nazi sobre a Europa
    Com a guerra-relampâgo Hitler conseguiu apoderar-se de quase toda a Europa. Nos países ocupados, as topas alemãs apreenderam bens, utilizaram mão-de-obra local e exerceram uma enorme repressão, a todos os que se opunham a eles, por isso criaram-se os Campos de Concentração.
    Na resistência dos nazis, destacou-se o português Aristides de Sousa Mendes, Contrariando as ordens de Salazar, passou milhares de vistos a fugitivos do exercito Alemão, permitindo-lhes assim escapar á morte. Quando soube Salazar condenou-o a uma reforma compulsiva e impediu-o de exercer advocacia, morreu na maior pobreza.
  • Campos de Concentração
    Os Campos de Concentração eram locais para onde as tropas Alemãs mandavam quem se opusesse a eles e ao Nazismo, e quem fosse Judeu, Ciganos. As pessoas eram alimentadas a pão e água, e era quando tinham pois ás vezes nem isso. Á entrada dos campos estavam guardas que separavam quem podia trabalhar (jovens e adultos) de quem não podia ( grávidas, crianças e velhos), os que não podiam davam-lhe um sabão e mandavam-nos para as câmaras de gás e eram mortos. Era o genocídio ou então “ A solução Final”.
    http://www.youtube.com/watch?v=tMCIgV4xu7Y
  • O avanço dos Aliados
    Na União Soviética, enfrentaram-se os exércitos Vermelhos e Alemão. Em Estalinegrado, os Soviéticos resistiram defendendo-se rua a rua, casa a casa, até á chegada do rigoroso Inverno russo (que contribuiu para a grande derrota Alemã). Os Alemães foram cercados e aniquilados em 1943, e em 1944 os russos seguiam para a Alemanha.
    No Pacífico, as sucessivas ocupações japonesas foram travadas pelos Estados Unidos, utilizando entre outros meios porta-aviões enormes e recém-constituídos.
    Na Europa Ocidental, o principal palco da guerra foi o Mediterrâneo. Em Maio de 1943, o Eixo foi derrotado em África. O caminho para a Europa estava aberto, os Aliados desembarcaram na Sicília; e depois foram libertar Itália.
  • O dia D
    A 6 de Junho 1944, os Aliados desembarcaram na Normandia com um poderosos exercito de 100 mil homens.
  • Fim da guerra
    A URSS, e os restantes Aliados a Ocidente preparavam-se para esmagar a Alemanha, os Soviéticos chegaram primeiro a Berlim, ENTRETANTO Hitler já se tinha suicidado e a Alemanha rendeu-se no inicio de Maio de 1945, mas o Japão continuava a insistir que queria continuar e foi atacado pela URSS em Agosto de 1945, com duas bombas atómicas em dois sítios: Nagasáqui e Hiróxima e então rendeu-se a 2 de Setembro de 1945. A 2ª Guerra Mundial chegou ao fim.
  • Os caminhos da paz …
    Os representantes da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e da União Soviética, reuniram-se em 1945, na conferência de Ialta ainda decorrida durante a guerra, e na conferência de Potsdam, após o conflito mundial, tomaram novas medidas:
    - Divisão do território alemão em quatro zonas, ocupadas pela União Soviética (Oriental), pela Grã-Bretanha, pelos Estados Unidos e pela França (Ocidental). Apesar de Berlim se situar na parte oriental também foi dividida em quatro zonas.
    - Desmilitarização e “desnazificação” da Alemanha, sendo ai instaurado o regime democrático. Os principais responsáveis Nazis foram julgados no tribunal Nuremberga (dois deles foram condenados á morte).
    No Médio Oriente foi criado o Estado de Israel, na Palestina, contra a vontade de toda a gente, criando um problema existente ainda nos dias de hoje.
  • ONU
    Desde 1941 que Churchill e Roosevelt, num documento chamado “Carta do Atlântico”, defendiam a criação de um organismo defensor da paz que substituísse a Sociedade das Nações.
    Na Conferência Internacional de São Francisco (1945), foi aprovada a “Carta das Nações Unidas” assinado por 50 países.
    Nascia assim a Organização das Nações Unidas (ONU) ,que iria substituir a Sociedade das Nações, assumiu então assim como prioridades:
    - Manter a paz no Mundo
    - Defender o direito á autodeterminação de todos os povos
    - Promover a cooperação internacional em todos os problemas
    - Apelar á defesa dos direitos humanos.
  • FIM
    Trabalho realizado por:
    • Catarina Baptista (nº6)
    • Mariana Canelas (nº19)
    • Sara Gomes (nº23)