Your SlideShare is downloading. ×
Doenças cardíacas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Doenças cardíacas

2,210
views

Published on


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,210
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
85
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Doenças Cardíacas
  • 2.  Introdução……………………………………………………………….…3  O que são doenças cardíacas………………………………………...5  Factores de risco……………………………………………………..……7  Explicação de alguns factores de risco……………………………...9  Continuação……………………………………………………………...11  Consequências das doenças cardíacas …………….…………….13  A importância da luta contra as doenças cardíacas em Portugal……………………………………………………….……………15  Prevenção……………………………………………………………..….17  Conclusão…………………………………………………………………21  Webgrafia…………………………………………………………………23
  • 3.  Nós escolhemos o tema: as Doenças Cardíacas, porque achamos interessante falar sobre uma doença muito comum no nosso país.  Entre as causas destas doenças mais comuns do nosso país estão: o excesso de gordura e sal, tabaco, sedentarismo e falta de actividade física. As mais frequentes são o enfarte do miocárdio, angina de peito, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial e arterosclerose.
  • 4.  Doenças Cardíacas, são de um modo geral, doenças que afectam o coração, por vezes os pulmões e também os vasos sanguíneos.  Estas doenças podem provocar a morte se não forem detectadas a tempo.
  • 5.  Idade  Antecedentes familiares  Vida sedentária  Ingestão de alimentos ricos em gordura e sal  Tabaco e excesso de bebidas alcoólicas  Hipertensão arterial  Diabetes  Obesidade  Stress
  • 6.  Colesterol: O colesterol é transportado no sangue combinado com proteínas, formando lipoproteínas. Conforme a gordura que transportam, assim se designam por LDL ou mau colesterol, VLDL ou HDL, também chamado o bom colesterol.  Stress: pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.  Hipertensão Arterial: A hipertensão arterial (HTA), é conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial. Explicação de alguns factores de risco
  • 7.  Sedentarismo: Os hábitos de vida adoptados por grande parte da população, como o sedentarismo, a falta de actividade física diária, uma alimentação desequilibrada ou o tabagismo, constituem hoje factores de risco a evitar.  Antecedentes familiares: As pessoas com antecedentes familiares devem começar mais cedo a prevenir-se, controlando a sua tensão arterial e outros factores de risco.
  • 8.  As suas consequências mais importantes – o enfarte do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a morte – são frequentemente súbitas e inesperadas.  Devem-se essencialmente à acumulação de gorduras na parede dos vasos sanguíneos – arterosclerose – um fenómeno que tem início numa fase precoce da vida e progride silenciosamente durante anos.
  • 9.  As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no nosso país e são também uma importante causa de incapacidade.
  • 10.  No caso das doenças cardíacas, tal como em todas as doenças, a prevenção é o melhor tratamento.  Entre as melhores medidas preventivas estão:  Uma alimentação equilibrada com abuso de legumes, vegetais, fruta e cereais  Exercício físico moderado e com regularidade  Não fumar.
  • 11.  Controle regular da tensão arterial, açúcar e gordura no sangue.  A partir dos 40 anos deve haver realização de exames periódicos de saúde.
  • 12.  Concluímos que se não tivermos cuidado com a nossa saúde, o nosso coração e com todo o nosso corpo, podemos morrer mais cedo do que pensamos e isso não é nada bom.  Gostámos muito de fazer este trabalho, porque ficamos um pouco mais cultas à cerca das doenças do coração e do que as provoca.
  • 13.  Min-saude.pt  Wikipédia.org  Conhecersaude.com  Linex.com.br