Your SlideShare is downloading. ×
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
 4ºbiótopo.odg
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

4ºbiótopo.odg

258

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
258
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Biótopo NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011 “Adão sempre aguardou ansiosamente pelo Outono, a época em que as folhas caem...” in Divino Entrevistámos a... Festa das Latas ...Prof. Dr. Cristina Canhoto. p4 p10 Editorial -------------------------------------- p2 TEDxCoimbra Actividades ----------------------------------p3 Entrevista ----------------------------------- p4 Entrevista à Prof. Dr. Cristina Canhoto ‘‘E se os pensamentos Opinião ------------------------------------- p7 voassem?’’ p3 O livro --------------------------------------- p8 Em análise---------------------------------- p9 Festa das latas---------------------------- p10 Lazer----------------------------------------- p12Edição: Ana Afonso
  • 2. 2editorial NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011 Passam já quase dois meses desde o inicio de um novo ano. Mais um paraalguns, um começo para outros.Para os recém-chegados as expectativas estão em alta e a curiosidade ao rubro. Ummundo novo, com experiências únicas e novas aventuras. A esses desejamos asboas-vindas e deixamos os votos de que aproveitem ao máximo tudo o que esta etapatem para vos dar, pois é aqui que vão viver os melhoresanos das vossas vidas. Têm sido semanas imparáveis e assim vão continuar, ainda mais com a Festadas Latas ai à porta. Mas um conselho de quem já cá anda há algum tempinho, nãodescurem dos estudos. No primeiro ano temos tempo para tudo, incluindo estudar,não há cadeiras muito difíceis ou impossiveis de fazer, há sim é uma mudança nométodo de ensino, um pouco mais de matéria e uma busca da vossa parte pelainformação que não vos é oferecida. Esta tem de ser trabalhada e isso,consequentemente, tem de se reflectir no vosso método de estudo, se perceberemisso desde o início, e conseguirem conciliar o lazer com o dever, é garantido umsucesso na vossa vida tanto académica como de boémia. Descubram a vossa nova cidade, a vossa próxima casa por uns bons anos, vãoperceber que é impossível não se apaixonar por ela. É uma cidade rica em locais lindissimos, cheia de história e actividadesculturais, daquelas que vos vão enriquecer e formar enquanto pessoas. Cheia derecantos misteriosos, embalada pelo som de um fado ou de uma tuna qualquer. Nãodeixem de procurar nela algo que vocês gostem. Seja xadrez, música, literatura, háinúmeras actividades extra que estão ao vosso alcance. E assim mantêm-se vivos eintegrados na cidade. Coimbra é como uma casinha de bonecas onde podem aprender a viversozinhos, é o bater de asas inicial, mas com um apoio, até aprendermos a voarsozinhos. Aproveitem ao máximo, sempre sem descurar dos vossos principios e ideaise sem infrigir regras, mas façam tudo o que querem, não deixem que nada fique porfazer, porque só se passa por isto uma vez, e deve ser vivido como deve ser. Filipa Brito
  • 3. 3 actividades NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011Torneio de Sueca A organização agradece a todos os que participaram pela boa disposição e Como já passa a ser tradição, o espírito de camaradagem.NEB/AAC organizou, no passado mês desetembro, um torneio de sueca que visava Nelson Farinhao habitual convívio mas também aoportunidade dos participantes poderemobter em primeira mão um bilhete geral (1º),ou dois bilhetes pontuais (2º) para a Latadade Coimbra 2011. ‘‘E se os pensamentos voassem?’’ - Era isto que nos propunha o TEDxCoimbra 2011, realizado no Conservatório de Música da cidade. Por mais um ano, uma amostra dos mais brilhantes e melhores ‘brrrrains’ das diferentes áreas, em reunião, num Tal como tinha ocorrido nas versões modesto sofá vermelho, no meio de umantecedentes, houve uma boa afluência e interactivo palco enorme de saberes, ondetambém uma grande compreensão por discursaram para uma plateia faminta departe dos participantes aos problemas que pensamentos. Ouviu-se a ciência, a cultura,surgiram previamente ao início de torneio o a arte, desde os ossos à dança, à fotografiaque facilitou o bom funcionamento e a e à promoção de actividades locais.diversão deste. Passando à competição em Os nossos objectivos: uma primeirasi, após jogos muito bem disputados, na presença (com certeza não a última) numfinal encontraram-se as duplas Tito ciclo de conferências intelectual e aMendes/ Thony Abreu e Miguel oportunidade de ouvirmos alguns que, numBarreira/Diogo Mina, cabendo à primeira a ambiente diferente, neste percursoderradeira vitória levando para casa o universitário, nos cativam e nos ajudam dedesejado prémio. certa forma a planear o nosso futuro.
  • 4. 4 actividades NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011 ‘‘Eu quero ser como tu!’’,’’ És o meuídolo!’’ são algumas das frases que ecoamna nossa mente cada vez que de uma entrevistaforma tão natural, mas ao mesmo tempoaltiva e segura, ouvimos os melhores da Entrevista a Prof. Dr. Cristina Canhoto.nossa área relatar o seu fascinante trabalhodiário. As talks abordaram todos os camposdesde ossos, genes, jogos paralímpicos, aexperiência e convite ao voluntariado,passando por um momento de divagação,que tanto nos fez rir e ser alvo dos olharesmenos bondosos daqueles que fecharamos olhos e entraram em pura hipnose. Com o público, maioritariamentejovem, as talks, as performances musicais, Licenciada em Biologia, Mestre eos merecidos coffee breaks e até mesmo os Doutorada em Ecologia pela Universidademomentos mortos de interiorização de cada de Coimbra, realiza investigação desdeideia exposta e da sua influência na 1994. Actualmente trabalha nosociedade, deixámos os pensamentos voar. Departamento de Ciências da UC masE na próxima edição nós estamos lá, again! também tem colaborações com diversosQuestiona, inova, sê anormal no caos da projectos (cooperação e orientação denormalidade e para o ano vem voar alunos): Alemanha - Brandenburgtambém. University of Technology, Argentina –Ricardo Rodrigues, Rita Duarte e Bárbara Passaia National University of Comahue, Canadá - Mount Allison University, Equador -Universidade de Quito, Espanha - University of Girona, Universidade de http://nucleoestudantesbiologia.blogspot.com Barcelona, EUA - University of Georgia, University of Maryland , França - University Paul Sabatier- EcoLab. O seu objecto de http://www.facebook.com/nebaac estudo é a Ecologia de Rios.
  • 5. 5 entrevista NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 20111.Quando soube que ia seguir Ecologia? 3.Fale-nos um pouco sobre a evolução dasSempre fez parte dos seus planos seguir técnicas usadas em investigação na suaesta área? área, desde a altura em que começou a trabalhar até aos dias de hoje. De facto não; enquanto aluna senti-me dividida entre a área da “fisiologia” e a Julgo que, de um modo geral, em“ecologia”. Acabei por optar pela área de ecologia de rios, as análises químicas estãoecologia dadas as oportunidades que mais facilitadas pelos equipamentos quesurgiram. Não estou, de modo nenhum, dispomos: menos trabalho pessoal, maisarrependida. Aliás, as oportunidades de rigor, mais precisão e maior rapidez. Oincorporar uma vertente ecofisiológica na recurso a novas abordagens e técnicasminha investigação são inúmeras. como técnicas moleculares, a incorporação de análises enzimáticas nos estudos de monitorização, tem enriquecido largamente2.Como consegue conciliar as o estudo (em termos estruturais eaulas/investigação e a vida pessoal? recentemente funcionais) destes ecossistemas. Difícil, muito difícil.Aulas/investigação… vai-se alternandoentre épocas mais dedicadas a uma 4.Numa perspectiva geral, como descreveactividade ou a outra. O tempo de o mestrado em Ecologia?investigação fica frequentemente reduzidoem detrimento das aulas e de actividades O mestrado de ecologia é umburocráticas. Quanto à vida pessoal, mestrado integrador, internacional e capaznomeadamente familiar, tento (nem sempre de abrir novas perspectivas aos alunos.consigo) ter tempo e sobretudo ter tempo Parece-me particularmente relevante ode qualidade. facto de muitos cursos funcionarem com a colaboração de professores (e alunos) Em 2012, o maior Encontro Nacional de Estudantes estrangeiros que trazem novas perspectivas e realidades e abrem portas a futuras de Biologia acontecerá na cidade dos estudantes… colaborações que implicam deslocações e estadias em laboratórios de outras …fica atento! Universidades dentro e fora do País.
  • 6. 6 entrevista NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 20115.Quais são as suas perspectivas como http://www1.ci.uc.pt/imar/ribeiras/; site empossível futura regente do Mestrado em actualização). Nós num curso de águaEcologia? estamos sempre a jusante… Julgo que o mestrado está afuncionar de um modo eficiente ecientificamente lucrativo para os alunos. Há 7. Deixe uma mensagem aos alunos deno entanto espaço para ajustes em termos Biologia…de duração dos cursos e sua distribuição notempo, mas terá de ser feito um estudo Qualquer que seja a vossa escolhacuidado sobre esse assunto. em termos de prossecução dos vossos estudos (claro que têm de me desculpar se eu disser que o mestrado de ecologia seria6. Qual a importância da investigação na uma excelente escolha), optem por fazer osua área? Porquê cativar os futuros que gostam e sobretudo, gostem do queinvestigadores para a mesma? fazem para o poderem fazer bem. Se eu disser que os sistemas de Entrevista por Ana Vaz e Inês Amaralágua doce são dos sistemas maisafectados do planeta, chega? Se eu disserque a água é um bem essencial e que apopulação humana depende largamente dapequena percentagem que circula nos riosé suficiente? Se eu disser que há cursos de Gostavas de escrever uma noticia eágua cujo modo funcionamento é vê-la publicada no Biótopo??totalmente desconhecido desperta a É escreveres,curiosidade? Talvez não… parecem ser que nós publicamos!clichés actualmente. Vou simplesmentedizer que trabalhar num curso de água é (à Envia parasemelhança da história) um percurso de informacao.neb@gmail.comdescoberta de segredos individuais ecolectivos que se devem partilhar. Estepercurso é aliciante e implica muitas vezeso recurso a outras áreas do saber (ver
  • 7. 7 opinião NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011 A minha crítica é dirigida aos pseudo- 3) onde é que se pode estacionarpoliciais que integram a polícia municipal de indevidamente? Em todo o lado menos naCoimbra. zona da Universidade (e perto da Loja do No que respeita à permissão de Cidadão). Mais uma vez, se a marca doestacionamento de veículos fora do "local carro for de impacto, o local é irrelevante.reservado para o efeito", algo que já melesou em alguns euros, há coisas que ainda Para não me alongar demasiado,não percebi: apelo que se faça cumprir a lei, independente da hora, do clima, da marca1) que locais são estes? Em grande parte do carro, da zona da cidade, entre outros,da cidade não existem marcas longitudinais pois qualquer dia os carros andam noa delimitar o local, sendo o estacionamento passeio e os peões na estrada (o que me énormalmente efectuado à direita da faixa de obrigado frequentemente).rodagem. Se a marca do carro for deimpacto, tanto faz... O autor deste artigo pretende ficar no anonimato  2) quando é que se pode estacionarindevidamente? À noite existe umaprobabilidade elevada de se poderestacionar onde se quiser, já que estes http://nucleoestudantesagentes têm medo de trabalhar à noite biologia.blogspot.com(como já disseram a colegas meus, têmmedo dos estudantes embriagados). Seestiver a chover ou demasiado calor Blogue do Núcleo detambém a probabilidade é boa, se bem que Estudantes de Biologiao calor é um problema menor pois os da AACagentes já andam de Segway... Para mais, no mês de Agosto há umrelação directa entre a ausência de Sei o que fizeste no ENEB passado!...estudantes na cidade de Coimbra e aausência de agentes a multar.  XV ENEB – Coimbra (informações para breve)
  • 8. 8 livro... NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011 The Voyage of the Beagle, Charles Darwin “Durante a minha viagem a bordo do navio HMS (His/Her; Majestys; Ship) Beagle, na condição de naturalista, fiquei profundamente impressionado com certos factos relativos à distribuição das populações da América do Sul e com as relações geológicas existentes entre os habitantes do presente e do passado desse continente. Estes factos pareciam-se lançar alguma luz sobre a origem das espécies – esse mistério dos mistérios”   Quando o Beagle – um bergantim de  Um objectivo secundário era odez canhões comandado pelo capitão levantamento próximo às enseadas nasFitzRoy – partiu de Davenport no dia 27 de Ilhas Malvinas e, se fosse possível, nasDezembro de 1831, Charles Darwin, com Ilhas Galápagos.  Um objectivo secundáriovinte e dois anos, tinha-se recentemente era o levantamento próximo às enseadasmatriculado na Universidade de Cambridge, nas Ilhas Malvinas e, se fosse possível, nasno curso de Artes, no entanto, passava Ilhas Galápagos. Mas a expedição ficariagrande parte do seu tempo passear, a ler na história por razões bem diferentes... Olivros de história natural e a coleccionar seu diário revela pacientes observações deescaravelhos. A expedição, entre o geologia e história natural, bem como decientífico e o colonial, estava prevista para pessoas, lugares e acontecimentos, dedois anos. Acabou por durar 5, tendo Cabo Verde aos vulcões das IlhasDarwin passado a maior parte do seu Galápagos, das aranhas da Patagónia aostempo a explorar terra. Darwin odiava o recifes de coral da Australásia. Asmar, «odiava cada uma das ondas», como investigações feitas ao longo desta viagem,escreveu em carta, mas tornou-se um deram mais tarde origem a um dos livrosobservador apaixonado e um naturalista mais controversos da época vitoriana, Aatento. O principal objectivo da expedição Origem das Espécies, uma obra fundadorafoi fazer um levantamento cartográfico da do pensamento científico contemporâneo,América do Sul, com vista à produção de com a sua teoria da evolução através dainformação passível de ser utilizada em selecção natural. A Viagem do Beagle foiguerras navais e em comércio. elaborada a partir dos diários de Darwin. Foi publicado pela primeira vez em Portugal dois séculos após o nascimento do seu autor, sendo um dos melhores livros de aventuras alguma vez escrito e a narrativa de uma viagem científica que mudou o nosso modo de ver o mundo. João Carlos Filipe
  • 9. 9 em análise... NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011 , novo disco de Florence + The Machine Florence Welch, a britânica de voz “Ceremonials”, nas palavras dainigualável, surge em 2008 e desde cedo própria cantora, está construído nos temasjuntamente com a sua trupe de produtores “amor, morte, violência, culpa e ainda naincansáveis que começa a causar o confissão de que se supera os seusburburinho pelo meio musical e a grande demónios pessoais encontrando na músicaexpectativa naquele que seria o seu a cura para a sua ressaca”. As duasprimeiro trabalho, Lungs, apresentado ao primeiras faixas (Only If For A Night epúblico em 2009. Florence and The Shake it Out) apresentam bem esse outroMachine lançava assim luz ao pop britânico lado da ruiva, contrastando bastante comda época. Com bastante “experimental”, Lungs onde as duas primeiras faixas eramharpas e vocais envolvidos em universos de total êxtase e transcendência. A jáparalelos, a ruiva de vinte e poucos anos apreciada harpa, instrumento tão evidenteconsegue criar um punhado de canções no primeiro álbum, passa despercebida eépicas como Dog Days are Over, Drumming deixa um pouco a cena, fazendo-se notarSong e Cosmic Love que a projectam para apenas em poucos momentos muitoo patamar dos grandes nomes da música particulares. A sua voz poderosa e únicamundial.Em Outubro de 2011 chegou continua a ser abraçada por cordas e“Ceremonials”, segundo álbum de percussões cada vez mais nebulosas àoriginais.Com todo o legado deixado pelo medida que avançamos. Mas essaprimeiro trabalho, a fasquia para combinação torna-se quase perfeita. Neversurpreender novamente os seus seguidores Let Me Go, Seven Devils e Spectrum sãoera bem alta. Mais solta, versátil e exemplo disso, assim como Hearlines e Nocarismática, porém sombria, Light, No Light, estas já com batidas mais energéticas que se tornam quase impossíveis de ouvir imóvel. O disco encerra com duas demos e três faixas acústicas onde a artista se envolve num “bem estar” estranho como se nos resgatasse das sombras onde nos envolveu até ao fim. Mesmo não sendo um trabalho de continuidade, a qualidade da banda continua inegável e garante sem dúvida o seu lugar entre os melhores discos de 2011. João Carlos Filipe
  • 10. 10festa das latas NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011
  • 11. 11 festa das latas NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011
  • 12. 12 lazer NEB/AAC - Publicação nº4 – Outubro 2011 G8 – A primeira lei da termodinâmica refere-se à… H4 – Apelido do professor de Bioquimica J1 – Morte celular programada K8 - Dinucleótido de nicotinamida-adenina oxidado Enigmas Qual o número que vem a seguir? 1 11 21 1211 111221 … Na frase seguinte deverá ser colocado UMF1 – Darwin casou com Emma Wedgwood, PONTO FINAL e DUAS VÍRGULAS paraque era sua... que a frase tenha sentido.J2 – Letras iniciais das fases da mitoseA4 – ...deu o nome a um ciclo metabólico MARIA TOMA BANHO PORQUEE6 – Freguesia mais conhecida pelos SUA MÃE DISSE ELA DÊ-ME Aalunos de Licenciatura em BiologiaB8 – Microscópio usado na câmara escura TOALHA.B11 – Conjunto da informação hereditáriade cada organismo Pelouro da Informação:G13 – Filo das esponjasB15 – A Pangeia separou-se em Laurasia Ana Afonso; Ana Pires; Ana Vaz;e… Filipa Brito; Inês Amaral; JoãoC3 – Pai da Genética Carlos Filipe ;João Diogo Mina;E8 - Em 1675 o alemão Henning Brandestava convencido de que era possível Marta Frazão.destilar … a partir de urina humana

×