1




                       MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP

 DIRET...
2



                          COMPETÊNCIAS GERAIS


F1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos histórico...
3




H1 - Identificar diferentes formas de representação de fatos e fenômenos histórico-
geográficos expressos em diferen...
4

H18 – Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do
passado, aos valores éticos e morais na ...
5

H36 - Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou região, a
partir de indicadores socioeconômicos ...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Mat Enc Hist Geog Ef

1,222

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,222
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Mat Enc Hist Geog Ef

  1. 1. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja/2002 Matriz de Competências e Habilidades de História e Geografia - Ensino Fundamental EIXOS COGNITIVOS I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
  2. 2. 2 COMPETÊNCIAS GERAIS F1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos. F2 - Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar. F3 - Compreender a importância do patrimônio cultural e respeitar a diversidade étnica. F4 - Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, de forma a favorecer uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. F5 - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira. F6 - Interpretar a formação e organização do espaço geográfico brasileiro, considerando diferentes escalas. F7 - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. F8 - Compreender a organização política e econômica das sociedades contemporâneas. F9 - Compreender os processos de formação das instituições sociais e políticas a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades e do espaço geográfico. HABILIDADES I II III IV V F1 H1 H2 H3 H4 H5 F2 H6 H7 H8 H9 H10 F3 H11 H12 H13 H14 H15 F4 H16 H17 H18 H19 H20 F5 H21 H22 H23 H24 H25 F6 H26 H27 H28 H29 H30 F7 H31 H32 H33 H34 H35 F8 H36 H37 H38 H39 H40 F9 H41 H42 H43 H44 H45
  3. 3. 3 H1 - Identificar diferentes formas de representação de fatos e fenômenos histórico- geográficos expressos em diferentes linguagens. H2 – Reconhecer transformações temporais e espaciais na realidade. H3 - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais. H4 - Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos. H5 – Considerar o respeito aos valores humanos e à diversidade sócio-cultural, nas análises de fatos e processos históricos e geográficos. H6 – Identificar fenômenos e fatos histórico-geográficos e suas dimensões espaciais e temporais, utilizando mapas e gráficos. H7 – Analisar geograficamente características e dinâmicas dos fluxos populacionais, relacionando-os com a constituição do espaço. H8 – Interpretar situações histórico-geográficas da sociedade brasileira referentes à constituição do espaço, do território, da paisagem e/ou do lugar. H9 – Comparar os processos de formação socioeconômicos e geográficos da sociedade brasileira. H10 – Comparar propostas de soluções para problemas de natureza socioambiental, respeitando valores humanos e a diversidade sociocultural. H11 – Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos. H12 – Reconhecer a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos em diferentes sociedades. H13 - Interpretar os significados de diferentes manifestações populares como representação do patrimônio regional e cultural. H14 - Comparar as diferentes representações étnico-culturais e artísticas. H15 – Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico- cultural e artístico para a preservação das memórias e das identidades nacionais. H16 – Identificar em diferentes documentos históricos os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social. H17 – Caracterizar as lutas sociais, em prol da cidadania e da democracia, em diversos momentos históricos.
  4. 4. 4 H18 – Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, aos valores éticos e morais na vida cotidiana. H19 – Discutir situações da vida cotidiana relacionadas a preconceitos étnicos, culturais, religiosos e de qualquer outra natureza. H20 – Selecionar criticamente propostas de inclusão social, demonstrando respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural. H21 – Identificar em diferentes documentos históricos e geográficos vários movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformação da realidade. H22 – Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade brasileira. H23 – Interpretar o processo de ocupação e formação da sociedade brasileira, a partir da análise de fatos e processos históricos. H24 – Analisar relações entre as sociedades e a natureza na construção do espaço histórico e geográfico. H25 – Avaliar propostas para superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pela sociedade brasileira na construção de sua identidade nacional. H26 – Identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens, fotos, gráficos, etc. H27 – Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e organização do espaço geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo. H28 – Analisar interações entre sociedade e natureza na organização do espaço histórico e geográfico, envolvendo a cidade e o campo. H29 – Discutir diferentes formas de uso e apropriação dos espaços, envolvendo a cidade e o campo, e suas transformações no tempo. H30 – A partir de interpretações cartográficas do espaço geográfico brasileiro, estabelecer propostas de intervenção solidária para consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental. H31 – Associar as características do ambiente (local ou regional) à vida pessoal e social. H32 – Identificar a presença dos recursos naturais na organização do espaço geográfico, relacionando transformações naturais e intervenção humana. H33 - Relacionar a diversidade morfoclimática do território brasileiro com a distribuição dos recursos naturais. H34 - Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos. H35 – Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos histórico-geográficos específicos, tendo em vista a conservação do ambiente.
  5. 5. 5 H36 - Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou região, a partir de indicadores socioeconômicos graficamente representados. H37 – Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço. H38 - Comparar os diferentes modos de vida das populações, utilizando dados sobre produção, circulação e consumo. H39 – Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade. H40 – Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, na identificação de propostas que propiciem eqüidade na qualidade de vida de sua população. H41 - Identificar os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam a sociedade e o espaço geográfico brasileiro. H42 - Estabelecer relações entre os processos de formação das instituições sociais e políticas. H43 - Compreender o significado histórico das instituições sociais considerando as relações de poder, a partir de situação dada. H44 – Discutir situações em que os direitos dos cidadãos foram conquistados, mas não usufruídos por todos os segmentos sociais. H45 – Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

×