SlideShare a Scribd company logo
1 of 77
Organização: Fatima A. Carvalho – CEJEN-S.J.Campos – Set.2011
A lenda de Narciso  ( uma das versões ): Criada pelos gregos, diz respeito a superstição grega, segundo a qual contemplar a própria imagem prenunciava má sorte. Possui um simbolismo que fez dela uma das mais duradouras da mitologia grega.
Narciso, personagem lendário,  filho do rio Cefise  e da ninfa Liríope.  Dizem que no dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura .
Narciso: jovem que segundo a mitologia grega,  se enamorou da própria imagem ao ver-se refletido num lago.  Ao tentar abraçar a si mesmo caiu nesse lago, afogando-se. 
Narcisismo  :  (de Narciso - mitologia grega) Do Grego  narke ,  "entorpecido"  de onde também vem  a palavra narcótico
Narcisismo  : Para gregos e troianos  e na atualidade: Narciso simboliza a vaidade e a insensibilidade,  visto que ele era emocionalmente entorpecido às solicitações daqueles que se apaixonaram pela sua beleza.
Narcisismo  - análise psicológica: Incapacidade de ouvir, de dialogar, de considerar a opinião dos outros, de duvidar de si próprio.  O narcisismo representa  a autoidolatria.
Narcisismo  : Esse distúrbio pode atravessar uma fase de vida da criança ante a imagem no espelho.
Infância: período de apoio dos pais estímulos ao esforço  de fazer melhor; elogios de incentivo para despertar autoconfiança
O NARCISISMO COMO TENDÊNCIA EXIBICIONISTA .  Nela se propaga a crença, vinculada ao narcisismo infantil, de que, por seus próprios atributos, ele é superior aos outros em beleza.  Daí o exibicionismo exacerbado visto hoje na internet, onde, sem pudor, se deixam fotografar  em poses sensuais, colocando à mostra seu lado narcisista, fruto da imaturidade do espírito. 
Narcisismo  : ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Se permanecer, já na fase adulta, demonstra insegurança e incapacidade em amar alguém. Tornam-se exageradamente exigentes quanto aos seus parceiros  atuais. Com frequência, os narcisistas têm preferência pela masturbação, em vez da prática sexual normal.
 
Atormentado pela ausência de valores pessoais, quão inseguro no comportamento, apega-se às atitudes afugentes da autopromoção,  passando a viver em contínua inquietação, porque sempre insatisfeito.
Essa "fuga" para o interior de si mesmo parece revelar que em vidas anteriores, tais pessoas teriam abusado de sua jovialidade, de sua saúde, de sua bela aparência.
Renascendo agora sem o aparente brilho de então,  seu comportamento transparece insegurança,  pois não conseguem sair do refúgio íntimo,  que são as recordações inconscientes do passado. Prudente seria que relembrassem São Francisco:  "É amando que se é amado..."
 
Complexo de Superioridade Tentativa de compensar sensações de inferioridade que lhe são inerentes.
ESTIMULADA PELA SOCIEDADE ATUAL  Competição acirrada por um “lugar ao sol” num mundo em que impera a lei do mais capaz e do sucesso ou da aparência dele.  A ânsia de reconhecimento faz com que a aparência tenha um enorme valor;  quando somos confrontados com a diferença entre aquilo que pretendemos ser e aquilo que somos verdadeiramente,  a nossa autoestima sofre, tornando-nos  vulneráveis à depressão .
PREGAÇÃO, DESEJO E MOTIVO:  UM ALERTA PARA OS  JOVENS PREGADORES  NUMA CULTURA NARCÍSICA  E NA SOCIEDADE  DO ESPETÁCULO
CULTURA  DO  ESPETÁCULO  multiplicação de ícones e imagens, principalmente através dos meios de comunicação de massa, dos rituais políticos, religiosos e hábitos de consumo, de tudo aquilo que falta à vida real do homem comum:
CULTURA  DO  ESPETÁCULO  celebridades, atores, políticos, personalidades, gurus, mensagens publicitárias – tudo transmite uma sensação de permanente aventura,  felicidade,  grandiosidade e ousadia.
CULTURA  DO  ESPETÁCULO  O espetáculo é  a aparência que confere integridade  e sentido a uma sociedade esfacelada  e dividida ,  enfatizando a exterioridade  e o autocentramento.
Os homens que não costumavam ser tão afeitos ao espelho também podem ser vistos nas redes sociais com o torso desnudo ensaiando poses sensuais.
Sigmund Freud
Jung, sua cartografia da  psique humana retrata cinco arquétipos Que desempenham papel fundamental  na compreensão do ser humano.
O "narciso" sendo vaidoso, necessita da aceitação e aplausos dos outros, porque nos neurônios do  seu inconsciente se encontram diversas gravações  de fatos e fatores negativos da sua nulidade  cultural e do seu vazio existencial.  Por isso, o seu Inconsciente exige que o seu Consciente busque lá fora os aplausos e a  aceitação dos outros, para neutralizar a ansiedade latente dessas gravações (antigas ou recentes) contidas nas células nervosas da sua mente Inconsciente. 
NARCISISTA : para receber e continuar atraindo a atenção,  aplausos,  aceitação, elogios e bajulação de terceiros para  a sua fragilizada personalidade ( que  o mantém vivo), necessita manter-se sempre atraente e belo para todos,  a fim de  receber esses aplausos e essa aceitação que o alimentam.  É aí que o narcisismo se associa com a vaidade,  que lhe custa muito e o onera com gastos extravagantes, como:  roupas,  sapatos,  perfumes,  enfeites,  adornos,  penteados, cosméticos  e mil outros atrativos para ser notado,  olhado, invejado e aplaudido. 
 
 
NARCISISMO  COMO FATOR DE DISTÚRBIO PSICOLÓGICO
Jovens narcisistas nem pensam em mudar o mundo, tão pouco em mudar pessoalmente, a única mudança com que sonham é a do corpo.  CORPOLATRIA – CULTO AO CORPO Massa muscular, silicone, cirurgia plástica Hipervalorização da aparência. Valores espirituais inexistentes.
MÍDIAS SOCIAIS : ajudam a exacerbar esse fascínio  com a própria imagem .
NIVEL DE NARCISISMO EXACERBADO – repetido em vários perfis no Orkut. GOSTOU?  PEGA A SENHA… PEGOU A SENHA?  FINAL DA FILA… CHEGOU SUA VEZ?  PEGA DE JEITO… PEGOU DE JEITO?  DÁ VALOR… NÃO DEU VALOR?  ABRIU PRA CONCORRÊNCIA… NÃO QUER?  TEM QUEM QUEIRA… QUER DE NOVO?  DESCULPE MAS FIGURINHA REPETIDA  NÃO COMPLETA MEU ÁLBUM… ME ODEIA?  TENTE ME SUPERAR…   ACIMA DE MIM SÓ DEUS  !!!!!
Alguns achados comumente observados  entre pacientes narcisistas:  NA ESFERA SEXUAL:  fantasias perversas, perda de interesse pelo sexo;  NA ESFERA SOCIAL:  inibições no trabalho, incapacidade para  formar e conservar relações significativas, atividades  delituosas;
NOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE MANIFESTA  perda de humor,  perda de empatia a respeito das  necessidades e sentimentos dos demais,  perda no sentido de proporção,  tendência a ataques descontrolados  de ira e mentira patológica;  NA ESFERA PSICOLÓGICA  : preocupações hipocondríacas com a saúde física e psíquica, perturbações vegetativas em diversas áreas orgânicas.
  Neste caso, esse comportamento doentio vai lhe causar inúmeros transtornos de saúde, econômicos e social.  Apresentam conflitos típicos dessa natureza, sofrendo por não terem um viver adequado às exigências da vida em sociedade.  Sofrem demais com depressão e outras calamidades psicossomáticas, quando os anos, traumas e doenças as atingirem. 
Antes: distúrbios causavam sintomas existenciais negativos e prejudiciais, somente quando os doentes atingiam a idade adulta.  Hoje: bilhões de estímulos nocivos e condicionadores que nos atingem pelos meios de comunicação, em particular, da televisão,  causam distúrbios principalmente nas mentes infantis e imaturas;
NA  ATUALIDADE:  Cada vez mais precocemente as crianças são induzidas e permitidas por pais imaturos, inconsequentes e mentalmente enfermos  a  exibirem,  publicamente,  seus corpos "bonitos" e maquiados aos olhares e desejos de bilhões de degenerados de toda espécie, na passarela global do Narcisismo,  Vaidade,  Orgulho,  Pretensão e  Egocentrismo. 
MÍDIAS SOCIAIS : ajudam a exacerbar esse fascínio com a própria imagem.  ÁLBUM DE FOTOS:  O álbum de fotos é o lugar de deleite de um narcisista.  Nele se pode expor a própria imagem ao mesmo tempo em que se curte cada comentário.: Como estás bonita na foto! Uau. - Ai, brigaduuuu!  responde a menina,  embriagada  com o elogio
 
 
RECURSOS TERAPÊUTICOS  PARA AS TRANSFORMAÇÕES E AS EMOÇÕES NORMAIS DA ADOLESCÊNCIA À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
JOANNA DE ÂNGELIS  – Característica de imaturidade psicológica  do indivíduo: PREOCUPAÇÃO EM PROJETAR  O PRÓPRIO EGO.
Espírito imortal, momentaneamente cercado de sombras e envolto em tormentos de insatisfação,  pode canalizar todas as energias decorrentes dos instintos básicos para os grandes voos da inteligência, superan­do os patamares mais primitivos da evolução com os olhos voltados para a realidade transcendente.
Por mais rudes que forem os golpes  a que a grandiosidade da  criança estiver exposta, diante da realidade da vida,  o sorriso orgulhoso dos pais mantém vivo  um resto de onipotência original,  que será conservado como núcleo da autoconfiança  e da segurança interna,  a respeito do próprio valor,  o que sustentará a personalidade sadia  por toda a vida.
O mesmo pode ser dito a respeito de nossos ideais,  por maior que sejam as desilusões, à medida que vamos descobrindo as  fraquezas e limitações dos objetos idealizados por nosso íntimo, no início de nossa vida,  a autoconfiança  dos pais, quando nos sustentava com sua segurança quando nos permitiam fundir nossa ansiedade com sua tranquilidade,  por meio de suas vozes serenas  ou de nosso estreito contato com seus corpos,  quando nos seguravam no colo,  continuará a ser o núcleo de nossa fortaleza, de nossos principais ideais e da serenidade que sentimos, enquanto vivemos uma existência orientada por nossas metas internas.
 
 
Por isso,  a Evangelização Infanto-Juvenil é uma das primeiras atividades a serem encetadas  como base para a construção do Mundo Novo.
" Têm-me informado os Benfeitores Espirituais, entre as quais Dr. Bezerra de Menezes, Joanna de Ângelis e Amélia Rodrigues, que este necessário labor é o " sêmen" fecundante do Bem no organismo da criatura humana, produzindo "frutos " de sabedoria e de paz.  No setor doutrinário-educacional a obra se agiganta quando dirigida às gerações novas, ainda não comprometidas emocionalmente com os problemas da atualidade e receptivas às orientações que lhes chegam. A divulgação do Espiritismo sob todas as formas é o grande desafio para os espíritas e suas instituições neste momento grande da Humanidade.  Divaldo P. Franco, inspirado por Joanna de Ângelis - - extraída da "Separata do Reformador”, outubro 1982.
[object Object]
 
Fórmula infalível de captar ajuda divina:  dedicação a obras assistenciais a benefício do próximo. A partir daí, os problemas vão aos poucos  sendo resolvidos, as angústias se dissipando,  alegria de viver crescendo.
Aprendizado  Quanto mais cedo melhor,  para não deixar germinar a indiferença
 
" Para os Espíritos Superiores  evangelizar a criança e o jovem, à luz da Doutrina Espírita significa : resposta do  Espírito Áureo :  "Nenhum Espírito atinge culminâncias evolutivas, nos círculos Superiores da Vida Eterna, sem que, ao longo de sua extensa jornada ascensional, haja tecido indestrutíveis laços de profunda afetividade com numerosas outras almas.  Nada pode ser mais promissor, mais construtivo, nem mais belo, do que plantar as sementes do amor, da fraternidade, da virtude e da paz, no coração das crianças e dos jovens que renascem para a vida, na seara do mundo. Extraída do "Reformador",  FEB
Em razão disso,  e sem embargo do essencial universalismo que lhes caracteriza as generosas provisões de amor fraterno,  soem guardar,  nos imos de si mesmos, sublimes ascendente s de carinhosa tutela sobre seres que se lhes demoraram à retaguarda,  os quais,  à feição de afilhados que o Eterno Pai lhes confiou,  gravitam,  à moda de satélites vivos,  em torno de centro estelar do seu devotamento.
O  Espiritismo  possui a chave para o problema, educando o homem, moral e espiritualmente, auxiliando-o a sair da faixa dos instintos para os sentimentos e destes para a razão. Proclama a revolução moral, imediata, cujas vítimas são os vícios e as imperfeições, os atavismos ancestrais negativos e as paixões dissolventes... Eurípedes Barsanulfo ( extraído do livro "Antologia Espiritual")
Para esse cometimento, ninguém se pode eximir, porquanto, membro do organismo social, cada homem em se transformando para melhor está realizando o programa de revolução espiritual da nova ordem pela qual todos lutamos. Eurípedes Barsanulfo ( extraído do livro "Antologia Espiritual")
Sem mecanismos de evasão à responsabilidade, mas sem a violência geradora do caos, não se apoia em pieguismos narcisistas e ergue a flama da verdade, demonstrando que o homem integral não é o vencedor transitório do mundo, mas o conquistador de si mesmo, assim fomentando o trabalho digno como alavanca propulsora dos objetivos que levam à nova ordem social, que é de paz, de amor, de liberdade com responsabilidade,  de bem. Eurípedes Barsanulfo ( extraído do livro "Antologia Espiritual")
PROGRAMA AUTOREEDUCATIVO
 
Pensamento e Vida Cap.  13 - Filhos filhos
Reflexos dominantes  recebidos pelos filhos 13  Cap. Os Reflexos  dos Pais e Mestres. .. ... São reflexos  que imprimirão  à nova chapa cerebral  as imagens que lhes influenciarão a existência inteira .  filhos
Agentes   poderosos   dos estímulos externos 13  Cap. ...são a palavra  e o exemplo direto . ...Jazem impregnados do  magnetismo indutivo,  operando significativas transformações para  o bem ou para o mal .  filhos
Lentes da alma 13  Cap. Imagens  projetadas sobre a mente infantil A Mente infantil  é como um espelho renovado  em que se conjugam  visão e observação, atenção e meditação   por lentes da alma.  filhos Na nova  aparelhagem Neuro cerebral
Base da conduta 13  Cap. Imagens refletidas ... À feição de máquina fotográfica, a mente infantil, absorve os reflexos das mentes que a rodeiam fixando-os em si própria, como elementos básicos de conduta.  filhos
Moldes  espirituais São moldes  espirituais 13  Cap. Os reflexos  dos pais e dos mestres ... Os pequeninos acham-se  a mercê dos moldes espirituais,  assim como  a argila frágil e viva ante as ideias do oleiro.  filhos
Companheiros 13  Cap. ...nossos filhos  são companheiros  que nos retomam transitoriamente  o convívio,  quase sempre para  se reajustarem conosco, aos impositivos da Lei Divina, necessitados, quanto nós mesmos, de provas e ensinamentos...
Até à morte... (Com raras exceções) 13  Cap. Os reflexos  dos pais ... Todos os nossos filhos nos sofrem os reflexos, assimilando impressões perduráveis que, às vezes, lhes acompanham os passos desde a meninice até a morte do corpo .  filhos
Tratá-los como enfeites do coração... 13  Cap. reflexos  da sombra...   filhos ... será induzi-los a funestos enganos, porquanto se tornando ineficientes para a luta redentora facilmente se ajustam ao reflexo dominante das inteligências aclimatadas na sombra ou na rebeldia, gravitando para a influência do pretérito que mais devíamos evitar e temer.
É nosso dever:  traçar-lhes  as noções de ... 13  Cap. ... Justiça e Trabalho Fraternidade e Ordem Disciplina e exercício do Bem ...Sem furtar-lhes o clima  de otimismo e esperança.  filhos
Nossa colheita 13  Cap. Reflexos Incorporados hoje  por nossos filhos ... Seremos  “herdeiros das  nossas próprias obras.” Acolhamos a criança com amor.   filhos Nós no futuro
“ Não olvides que a criança, No caminho, vida afora, Vai devolver-te mais tarde, O que lhe deres agora. João de Deus - Chico Xavier
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Slides livro Pensamento e vida de Emmanuel (Chico):  www.cefak.org Autoestima, autoajuda e narcisismo social: http://www.4shared.com/document/Dn9X3sAM/Auto-estima_auto-ajuda_e_narci.html Dificuldades do ego – livro  O SER CONSCIENTE -JOANNA de ÂNGELIS Alguns tópicos de outros sites sobre narcisismo (via Google)

More Related Content

What's hot

Intervenção em crises
Intervenção em crisesIntervenção em crises
Intervenção em crisesAroldo Gavioli
 
Sigmund Freud - Psicanálise
Sigmund Freud - PsicanáliseSigmund Freud - Psicanálise
Sigmund Freud - PsicanáliseCatarinaNeivas
 
INSTÂNCIAS PSÍQUICAS E ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISE
INSTÂNCIAS PSÍQUICAS E ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISEINSTÂNCIAS PSÍQUICAS E ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISE
INSTÂNCIAS PSÍQUICAS E ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISERafael Almeida
 
Saúde do professor - Fajesu
Saúde do professor - FajesuSaúde do professor - Fajesu
Saúde do professor - FajesuAnaí Peña
 
Diagnosticos em psicologia lpcc 2
Diagnosticos em psicologia lpcc 2Diagnosticos em psicologia lpcc 2
Diagnosticos em psicologia lpcc 2Rui Pedro Dias Ruca
 
FREUD E O DESENVOLVIMENTO DA PSICANÁLISE
FREUD E O DESENVOLVIMENTO DA PSICANÁLISEFREUD E O DESENVOLVIMENTO DA PSICANÁLISE
FREUD E O DESENVOLVIMENTO DA PSICANÁLISE09108303
 
Transtorno de Personalidade Borderline
Transtorno de Personalidade BorderlineTranstorno de Personalidade Borderline
Transtorno de Personalidade BorderlineNilson Dias Castelano
 
Donald super e o desenvolvimento profissional
Donald super e o desenvolvimento profissionalDonald super e o desenvolvimento profissional
Donald super e o desenvolvimento profissionalpsicologiaazambuja
 
Transtornos de personalidade - neuropsicologia
Transtornos de personalidade - neuropsicologia Transtornos de personalidade - neuropsicologia
Transtornos de personalidade - neuropsicologia amamikoi
 
Dependência emocional
Dependência emocional Dependência emocional
Dependência emocional juliacaciano
 
Neuroses
NeurosesNeuroses
NeurosesUNICEP
 
Freud e a Psicanálise
Freud e a PsicanáliseFreud e a Psicanálise
Freud e a PsicanálisePaulo Gomes
 
Freud e os mecanismos de defesa
Freud e os mecanismos de defesaFreud e os mecanismos de defesa
Freud e os mecanismos de defesaFábio Vasconcelos
 
DoençAs PsicossomáTicas
DoençAs PsicossomáTicasDoençAs PsicossomáTicas
DoençAs PsicossomáTicasenfermagem
 
Eros, Tânatos, Id, Ego, Superego, Freud...
Eros, Tânatos, Id, Ego, Superego, Freud...Eros, Tânatos, Id, Ego, Superego, Freud...
Eros, Tânatos, Id, Ego, Superego, Freud...João Marcelo
 
Introdução à Psicologia: História da Psicologia
Introdução à Psicologia: História da PsicologiaIntrodução à Psicologia: História da Psicologia
Introdução à Psicologia: História da PsicologiaEdgard Lombardi
 
Erikson e o desenvolvimento psicossocial
Erikson e o desenvolvimento psicossocialErikson e o desenvolvimento psicossocial
Erikson e o desenvolvimento psicossocialpsicologiaazambuja
 

What's hot (20)

Intervenção em crises
Intervenção em crisesIntervenção em crises
Intervenção em crises
 
Sigmund Freud - Psicanálise
Sigmund Freud - PsicanáliseSigmund Freud - Psicanálise
Sigmund Freud - Psicanálise
 
INSTÂNCIAS PSÍQUICAS E ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISE
INSTÂNCIAS PSÍQUICAS E ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISEINSTÂNCIAS PSÍQUICAS E ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISE
INSTÂNCIAS PSÍQUICAS E ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISE
 
Personalidade
PersonalidadePersonalidade
Personalidade
 
Saúde do professor - Fajesu
Saúde do professor - FajesuSaúde do professor - Fajesu
Saúde do professor - Fajesu
 
Diagnosticos em psicologia lpcc 2
Diagnosticos em psicologia lpcc 2Diagnosticos em psicologia lpcc 2
Diagnosticos em psicologia lpcc 2
 
FREUD E O DESENVOLVIMENTO DA PSICANÁLISE
FREUD E O DESENVOLVIMENTO DA PSICANÁLISEFREUD E O DESENVOLVIMENTO DA PSICANÁLISE
FREUD E O DESENVOLVIMENTO DA PSICANÁLISE
 
Transtorno de Personalidade Borderline
Transtorno de Personalidade BorderlineTranstorno de Personalidade Borderline
Transtorno de Personalidade Borderline
 
Donald super e o desenvolvimento profissional
Donald super e o desenvolvimento profissionalDonald super e o desenvolvimento profissional
Donald super e o desenvolvimento profissional
 
Transtornos de personalidade - neuropsicologia
Transtornos de personalidade - neuropsicologia Transtornos de personalidade - neuropsicologia
Transtornos de personalidade - neuropsicologia
 
Dependência emocional
Dependência emocional Dependência emocional
Dependência emocional
 
Neuroses
NeurosesNeuroses
Neuroses
 
Freud e a Psicanálise
Freud e a PsicanáliseFreud e a Psicanálise
Freud e a Psicanálise
 
Freud e os mecanismos de defesa
Freud e os mecanismos de defesaFreud e os mecanismos de defesa
Freud e os mecanismos de defesa
 
Aula - Introdução à Psicologia 1
Aula - Introdução à Psicologia 1Aula - Introdução à Psicologia 1
Aula - Introdução à Psicologia 1
 
DoençAs PsicossomáTicas
DoençAs PsicossomáTicasDoençAs PsicossomáTicas
DoençAs PsicossomáTicas
 
Saúde Mental
Saúde MentalSaúde Mental
Saúde Mental
 
Eros, Tânatos, Id, Ego, Superego, Freud...
Eros, Tânatos, Id, Ego, Superego, Freud...Eros, Tânatos, Id, Ego, Superego, Freud...
Eros, Tânatos, Id, Ego, Superego, Freud...
 
Introdução à Psicologia: História da Psicologia
Introdução à Psicologia: História da PsicologiaIntrodução à Psicologia: História da Psicologia
Introdução à Psicologia: História da Psicologia
 
Erikson e o desenvolvimento psicossocial
Erikson e o desenvolvimento psicossocialErikson e o desenvolvimento psicossocial
Erikson e o desenvolvimento psicossocial
 

Viewers also liked

Narcisismo
NarcisismoNarcisismo
Narcisismoanarpi
 
Narcisismo 97 2003
Narcisismo 97 2003Narcisismo 97 2003
Narcisismo 97 2003miguek126
 
História e Filosofia das Ciências no Ensino de Química
História e Filosofia das Ciências no Ensino de QuímicaHistória e Filosofia das Ciências no Ensino de Química
História e Filosofia das Ciências no Ensino de QuímicaAlcione Torres
 
Narcisismo individual y social
Narcisismo individual y socialNarcisismo individual y social
Narcisismo individual y socialyaneth1973
 
Personalidades narcisistas dependiente
Personalidades narcisistas dependiente Personalidades narcisistas dependiente
Personalidades narcisistas dependiente Elii OrozKo
 
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. Soares Junior
 
GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE PÓS-MODERNA
GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE PÓS-MODERNAGLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE PÓS-MODERNA
GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE PÓS-MODERNACarlos Benjoino Bidu
 
Trabalho, alienação e consumo - Capítulo 6 - Filosofando
Trabalho, alienação e consumo - Capítulo 6 - FilosofandoTrabalho, alienação e consumo - Capítulo 6 - Filosofando
Trabalho, alienação e consumo - Capítulo 6 - FilosofandoAbraão Carvalho
 
Trabalho alienação e consumo
Trabalho  alienação e consumo Trabalho  alienação e consumo
Trabalho alienação e consumo Myllena Domingos
 
Antropologia filosofica
Antropologia filosoficaAntropologia filosofica
Antropologia filosoficaAgostinhofilho
 
PSICOPATOLOGIA II: Aula 01 (introdução à CID-10)
PSICOPATOLOGIA II: Aula 01 (introdução à CID-10)PSICOPATOLOGIA II: Aula 01 (introdução à CID-10)
PSICOPATOLOGIA II: Aula 01 (introdução à CID-10)Alexandre Simoes
 
Filosofia PolíTica (IntroduçãO)
Filosofia PolíTica (IntroduçãO)Filosofia PolíTica (IntroduçãO)
Filosofia PolíTica (IntroduçãO)profpallaoro
 
Aula sobre Psicanalise/Freud - FPE
Aula sobre Psicanalise/Freud - FPEAula sobre Psicanalise/Freud - FPE
Aula sobre Psicanalise/Freud - FPERodrigo Castro
 

Viewers also liked (20)

Narcisismo
NarcisismoNarcisismo
Narcisismo
 
Narcisismo 97 2003
Narcisismo 97 2003Narcisismo 97 2003
Narcisismo 97 2003
 
História e Filosofia das Ciências no Ensino de Química
História e Filosofia das Ciências no Ensino de QuímicaHistória e Filosofia das Ciências no Ensino de Química
História e Filosofia das Ciências no Ensino de Química
 
Narcisismo individual y social
Narcisismo individual y socialNarcisismo individual y social
Narcisismo individual y social
 
ZR-BRASIL E A NOVA ORDEM MUNDIAL
ZR-BRASIL E A NOVA ORDEM MUNDIAL ZR-BRASIL E A NOVA ORDEM MUNDIAL
ZR-BRASIL E A NOVA ORDEM MUNDIAL
 
Personalidades narcisistas dependiente
Personalidades narcisistas dependiente Personalidades narcisistas dependiente
Personalidades narcisistas dependiente
 
Psicanálise
PsicanálisePsicanálise
Psicanálise
 
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
 
GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE PÓS-MODERNA
GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE PÓS-MODERNAGLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE PÓS-MODERNA
GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE PÓS-MODERNA
 
Trabalho, alienação e consumo - Capítulo 6 - Filosofando
Trabalho, alienação e consumo - Capítulo 6 - FilosofandoTrabalho, alienação e consumo - Capítulo 6 - Filosofando
Trabalho, alienação e consumo - Capítulo 6 - Filosofando
 
Trabalho alienação e consumo
Trabalho  alienação e consumo Trabalho  alienação e consumo
Trabalho alienação e consumo
 
Narcisismo
NarcisismoNarcisismo
Narcisismo
 
Antropologia filosofica
Antropologia filosoficaAntropologia filosofica
Antropologia filosofica
 
Introdução À Psicanálise
Introdução À PsicanáliseIntrodução À Psicanálise
Introdução À Psicanálise
 
PSICOPATOLOGIA II: Aula 01 (introdução à CID-10)
PSICOPATOLOGIA II: Aula 01 (introdução à CID-10)PSICOPATOLOGIA II: Aula 01 (introdução à CID-10)
PSICOPATOLOGIA II: Aula 01 (introdução à CID-10)
 
Filosofia PolíTica (IntroduçãO)
Filosofia PolíTica (IntroduçãO)Filosofia PolíTica (IntroduçãO)
Filosofia PolíTica (IntroduçãO)
 
Freud aprendizagem desenvolvimento e fases
Freud aprendizagem desenvolvimento e fasesFreud aprendizagem desenvolvimento e fases
Freud aprendizagem desenvolvimento e fases
 
Freud e o desenvolvimento
Freud e o desenvolvimentoFreud e o desenvolvimento
Freud e o desenvolvimento
 
Aula sobre Psicanalise/Freud - FPE
Aula sobre Psicanalise/Freud - FPEAula sobre Psicanalise/Freud - FPE
Aula sobre Psicanalise/Freud - FPE
 
Sociedade De Consumo
Sociedade De ConsumoSociedade De Consumo
Sociedade De Consumo
 

Similar to Narcisismo na juventude 09 2011

Adolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espíritaAdolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espíritaSilvânio Barcelos
 
O mundo narcisico
O mundo narcisicoO mundo narcisico
O mundo narcisicoGiba Canto
 
Material de revisão
Material de revisãoMaterial de revisão
Material de revisãoFelipe Serra
 
Pelo que Vale a Pena Viver
Pelo que Vale a Pena ViverPelo que Vale a Pena Viver
Pelo que Vale a Pena ViverCarlos Correa
 
A imensidão dos sentidos ( Leonardo Pereira).
A imensidão dos sentidos ( Leonardo Pereira). A imensidão dos sentidos ( Leonardo Pereira).
A imensidão dos sentidos ( Leonardo Pereira). Leonardo Pereira
 
O mal estar na civilização
O mal estar na civilizaçãoO mal estar na civilização
O mal estar na civilizaçãoJorge Miklos
 
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2Beth2819
 
Desenvolvimento da autoconsciência 11
Desenvolvimento da autoconsciência 11Desenvolvimento da autoconsciência 11
Desenvolvimento da autoconsciência 11Fatoze
 
Storytelling INFNET | Elis Anjos | Setembro 2014
Storytelling INFNET | Elis Anjos | Setembro 2014Storytelling INFNET | Elis Anjos | Setembro 2014
Storytelling INFNET | Elis Anjos | Setembro 2014Elis dos Anjos
 
Diálogos Sexualidade.pptx
Diálogos Sexualidade.pptxDiálogos Sexualidade.pptx
Diálogos Sexualidade.pptxssuserbfbaf4
 

Similar to Narcisismo na juventude 09 2011 (20)

Adolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espíritaAdolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espírita
 
5 o jovem_sua_visao_imortalidade
5 o jovem_sua_visao_imortalidade5 o jovem_sua_visao_imortalidade
5 o jovem_sua_visao_imortalidade
 
O mundo narcisico
O mundo narcisicoO mundo narcisico
O mundo narcisico
 
Material de revisão
Material de revisãoMaterial de revisão
Material de revisão
 
Pelo que Vale a Pena Viver
Pelo que Vale a Pena ViverPelo que Vale a Pena Viver
Pelo que Vale a Pena Viver
 
Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1
 
Pelo que vale a pena viver
Pelo que vale a pena viverPelo que vale a pena viver
Pelo que vale a pena viver
 
A imensidão dos sentidos ( Leonardo Pereira).
A imensidão dos sentidos ( Leonardo Pereira). A imensidão dos sentidos ( Leonardo Pereira).
A imensidão dos sentidos ( Leonardo Pereira).
 
O mal estar na civilização
O mal estar na civilizaçãoO mal estar na civilização
O mal estar na civilização
 
Apostila obsessão lar rubataiana -2009 .doc - 10 doc
Apostila obsessão   lar rubataiana -2009 .doc - 10 docApostila obsessão   lar rubataiana -2009 .doc - 10 doc
Apostila obsessão lar rubataiana -2009 .doc - 10 doc
 
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
 
Desenvolvimento da autoconsciência 11
Desenvolvimento da autoconsciência 11Desenvolvimento da autoconsciência 11
Desenvolvimento da autoconsciência 11
 
Storytelling INFNET | Elis Anjos | Setembro 2014
Storytelling INFNET | Elis Anjos | Setembro 2014Storytelling INFNET | Elis Anjos | Setembro 2014
Storytelling INFNET | Elis Anjos | Setembro 2014
 
Pelo que vale a pena viver?
Pelo que vale a pena viver?Pelo que vale a pena viver?
Pelo que vale a pena viver?
 
Adolescência
AdolescênciaAdolescência
Adolescência
 
Adolescência
AdolescênciaAdolescência
Adolescência
 
Sonhar dia 13 2.0
Sonhar dia 13 2.0Sonhar dia 13 2.0
Sonhar dia 13 2.0
 
Diálogos Sexualidade.pptx
Diálogos Sexualidade.pptxDiálogos Sexualidade.pptx
Diálogos Sexualidade.pptx
 
Preconceito
PreconceitoPreconceito
Preconceito
 
Le vida de insulamento voto de silencio
Le vida de insulamento   voto de silencioLe vida de insulamento   voto de silencio
Le vida de insulamento voto de silencio
 

More from Fatima Carvalho

Depois da travessia - depoimentos esclarecedores
Depois da travessia -  depoimentos esclarecedores Depois da travessia -  depoimentos esclarecedores
Depois da travessia - depoimentos esclarecedores Fatima Carvalho
 
Valores do trabalho em equipe segundo a Doutrina Espírita
Valores  do trabalho em equipe segundo a Doutrina EspíritaValores  do trabalho em equipe segundo a Doutrina Espírita
Valores do trabalho em equipe segundo a Doutrina EspíritaFatima Carvalho
 
Mulheres novos rumos 2015
Mulheres novos rumos  2015Mulheres novos rumos  2015
Mulheres novos rumos 2015Fatima Carvalho
 
As mulheres no evangelho
As mulheres no evangelho As mulheres no evangelho
As mulheres no evangelho Fatima Carvalho
 
Eurípedes Barsanulfo e a Educação
Eurípedes Barsanulfo e a EducaçãoEurípedes Barsanulfo e a Educação
Eurípedes Barsanulfo e a EducaçãoFatima Carvalho
 
Libertação da sombra (Joanna de Ângelis)
Libertação da sombra (Joanna de Ângelis)Libertação da sombra (Joanna de Ângelis)
Libertação da sombra (Joanna de Ângelis)Fatima Carvalho
 
Transformacao interior e regeneracao 2013
Transformacao interior e regeneracao 2013Transformacao interior e regeneracao 2013
Transformacao interior e regeneracao 2013Fatima Carvalho
 
Superação das dificuldades final (out 2012)
Superação das dificuldades final (out 2012)Superação das dificuldades final (out 2012)
Superação das dificuldades final (out 2012)Fatima Carvalho
 
A força da convicção do amparo dos benfeitores espirituais (animação só vista...
A força da convicção do amparo dos benfeitores espirituais (animação só vista...A força da convicção do amparo dos benfeitores espirituais (animação só vista...
A força da convicção do amparo dos benfeitores espirituais (animação só vista...Fatima Carvalho
 
Vazio existencial (Joanna Angelis) Conflitos Existenciais
Vazio existencial (Joanna Angelis) Conflitos ExistenciaisVazio existencial (Joanna Angelis) Conflitos Existenciais
Vazio existencial (Joanna Angelis) Conflitos ExistenciaisFatima Carvalho
 
Resiliência e Burnout (Teoria e Superação) parte 5
Resiliência e Burnout (Teoria e Superação) parte 5Resiliência e Burnout (Teoria e Superação) parte 5
Resiliência e Burnout (Teoria e Superação) parte 5Fatima Carvalho
 
Resiliência e Burnout (teoria e superação) parte 4
Resiliência e Burnout (teoria e superação) parte 4Resiliência e Burnout (teoria e superação) parte 4
Resiliência e Burnout (teoria e superação) parte 4Fatima Carvalho
 
Resiliência e burnout teoria e superação parte 3
Resiliência e burnout teoria e superação parte 3Resiliência e burnout teoria e superação parte 3
Resiliência e burnout teoria e superação parte 3Fatima Carvalho
 
Resiliência e burnout (teoria e superação) parte 2
Resiliência e burnout (teoria e superação) parte 2Resiliência e burnout (teoria e superação) parte 2
Resiliência e burnout (teoria e superação) parte 2Fatima Carvalho
 
Resiliência e Burnout (teoria e superacao) parte 1
Resiliência e Burnout (teoria e superacao) parte 1Resiliência e Burnout (teoria e superacao) parte 1
Resiliência e Burnout (teoria e superacao) parte 1Fatima Carvalho
 
Casimiro Cunha POESIA No Santuario Interior
Casimiro Cunha POESIA No Santuario InteriorCasimiro Cunha POESIA No Santuario Interior
Casimiro Cunha POESIA No Santuario InteriorFatima Carvalho
 
O PAPEL SOCIAL DA CASA ESPÍRITA
O PAPEL SOCIAL DA CASA ESPÍRITAO PAPEL SOCIAL DA CASA ESPÍRITA
O PAPEL SOCIAL DA CASA ESPÍRITAFatima Carvalho
 

More from Fatima Carvalho (20)

Depois da travessia - depoimentos esclarecedores
Depois da travessia -  depoimentos esclarecedores Depois da travessia -  depoimentos esclarecedores
Depois da travessia - depoimentos esclarecedores
 
Valores do trabalho em equipe segundo a Doutrina Espírita
Valores  do trabalho em equipe segundo a Doutrina EspíritaValores  do trabalho em equipe segundo a Doutrina Espírita
Valores do trabalho em equipe segundo a Doutrina Espírita
 
Mulheres novos rumos 2015
Mulheres novos rumos  2015Mulheres novos rumos  2015
Mulheres novos rumos 2015
 
As mulheres no evangelho
As mulheres no evangelho As mulheres no evangelho
As mulheres no evangelho
 
Eurípedes Barsanulfo e a Educação
Eurípedes Barsanulfo e a EducaçãoEurípedes Barsanulfo e a Educação
Eurípedes Barsanulfo e a Educação
 
A arte de ouvir 08 2015
A arte de ouvir 08 2015A arte de ouvir 08 2015
A arte de ouvir 08 2015
 
Libertação da sombra (Joanna de Ângelis)
Libertação da sombra (Joanna de Ângelis)Libertação da sombra (Joanna de Ângelis)
Libertação da sombra (Joanna de Ângelis)
 
Transformacao interior e regeneracao 2013
Transformacao interior e regeneracao 2013Transformacao interior e regeneracao 2013
Transformacao interior e regeneracao 2013
 
Superação das dificuldades final (out 2012)
Superação das dificuldades final (out 2012)Superação das dificuldades final (out 2012)
Superação das dificuldades final (out 2012)
 
A força da convicção do amparo dos benfeitores espirituais (animação só vista...
A força da convicção do amparo dos benfeitores espirituais (animação só vista...A força da convicção do amparo dos benfeitores espirituais (animação só vista...
A força da convicção do amparo dos benfeitores espirituais (animação só vista...
 
TODOS APRENDENDO
TODOS APRENDENDOTODOS APRENDENDO
TODOS APRENDENDO
 
Vazio existencial (Joanna Angelis) Conflitos Existenciais
Vazio existencial (Joanna Angelis) Conflitos ExistenciaisVazio existencial (Joanna Angelis) Conflitos Existenciais
Vazio existencial (Joanna Angelis) Conflitos Existenciais
 
Resiliência e Burnout (Teoria e Superação) parte 5
Resiliência e Burnout (Teoria e Superação) parte 5Resiliência e Burnout (Teoria e Superação) parte 5
Resiliência e Burnout (Teoria e Superação) parte 5
 
Resiliência e Burnout (teoria e superação) parte 4
Resiliência e Burnout (teoria e superação) parte 4Resiliência e Burnout (teoria e superação) parte 4
Resiliência e Burnout (teoria e superação) parte 4
 
Resiliência e burnout teoria e superação parte 3
Resiliência e burnout teoria e superação parte 3Resiliência e burnout teoria e superação parte 3
Resiliência e burnout teoria e superação parte 3
 
Resiliência e burnout (teoria e superação) parte 2
Resiliência e burnout (teoria e superação) parte 2Resiliência e burnout (teoria e superação) parte 2
Resiliência e burnout (teoria e superação) parte 2
 
Resiliência e Burnout (teoria e superacao) parte 1
Resiliência e Burnout (teoria e superacao) parte 1Resiliência e Burnout (teoria e superacao) parte 1
Resiliência e Burnout (teoria e superacao) parte 1
 
Casimiro Cunha POESIA No Santuario Interior
Casimiro Cunha POESIA No Santuario InteriorCasimiro Cunha POESIA No Santuario Interior
Casimiro Cunha POESIA No Santuario Interior
 
A IMPORTANCIA DA DOR
A  IMPORTANCIA DA DORA  IMPORTANCIA DA DOR
A IMPORTANCIA DA DOR
 
O PAPEL SOCIAL DA CASA ESPÍRITA
O PAPEL SOCIAL DA CASA ESPÍRITAO PAPEL SOCIAL DA CASA ESPÍRITA
O PAPEL SOCIAL DA CASA ESPÍRITA
 

Recently uploaded

Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusVini Master
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19PIB Penha
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............Nelson Pereira
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequeseanamdp2004
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadofreivalentimpesente
 

Recently uploaded (12)

Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significado
 
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina EspíritaMediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 

Narcisismo na juventude 09 2011

  • 1. Organização: Fatima A. Carvalho – CEJEN-S.J.Campos – Set.2011
  • 2. A lenda de Narciso  ( uma das versões ): Criada pelos gregos, diz respeito a superstição grega, segundo a qual contemplar a própria imagem prenunciava má sorte. Possui um simbolismo que fez dela uma das mais duradouras da mitologia grega.
  • 3. Narciso, personagem lendário, filho do rio Cefise e da ninfa Liríope. Dizem que no dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura .
  • 4. Narciso: jovem que segundo a mitologia grega, se enamorou da própria imagem ao ver-se refletido num lago. Ao tentar abraçar a si mesmo caiu nesse lago, afogando-se. 
  • 5. Narcisismo  : (de Narciso - mitologia grega) Do Grego  narke , "entorpecido" de onde também vem a palavra narcótico
  • 6. Narcisismo  : Para gregos e troianos e na atualidade: Narciso simboliza a vaidade e a insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido às solicitações daqueles que se apaixonaram pela sua beleza.
  • 7. Narcisismo  - análise psicológica: Incapacidade de ouvir, de dialogar, de considerar a opinião dos outros, de duvidar de si próprio. O narcisismo representa a autoidolatria.
  • 8. Narcisismo  : Esse distúrbio pode atravessar uma fase de vida da criança ante a imagem no espelho.
  • 9. Infância: período de apoio dos pais estímulos ao esforço de fazer melhor; elogios de incentivo para despertar autoconfiança
  • 10. O NARCISISMO COMO TENDÊNCIA EXIBICIONISTA . Nela se propaga a crença, vinculada ao narcisismo infantil, de que, por seus próprios atributos, ele é superior aos outros em beleza. Daí o exibicionismo exacerbado visto hoje na internet, onde, sem pudor, se deixam fotografar em poses sensuais, colocando à mostra seu lado narcisista, fruto da imaturidade do espírito. 
  • 11.
  • 12. Se permanecer, já na fase adulta, demonstra insegurança e incapacidade em amar alguém. Tornam-se exageradamente exigentes quanto aos seus parceiros atuais. Com frequência, os narcisistas têm preferência pela masturbação, em vez da prática sexual normal.
  • 13.  
  • 14. Atormentado pela ausência de valores pessoais, quão inseguro no comportamento, apega-se às atitudes afugentes da autopromoção, passando a viver em contínua inquietação, porque sempre insatisfeito.
  • 15. Essa "fuga" para o interior de si mesmo parece revelar que em vidas anteriores, tais pessoas teriam abusado de sua jovialidade, de sua saúde, de sua bela aparência.
  • 16. Renascendo agora sem o aparente brilho de então, seu comportamento transparece insegurança, pois não conseguem sair do refúgio íntimo, que são as recordações inconscientes do passado. Prudente seria que relembrassem São Francisco: "É amando que se é amado..."
  • 17.  
  • 18. Complexo de Superioridade Tentativa de compensar sensações de inferioridade que lhe são inerentes.
  • 19. ESTIMULADA PELA SOCIEDADE ATUAL Competição acirrada por um “lugar ao sol” num mundo em que impera a lei do mais capaz e do sucesso ou da aparência dele.  A ânsia de reconhecimento faz com que a aparência tenha um enorme valor; quando somos confrontados com a diferença entre aquilo que pretendemos ser e aquilo que somos verdadeiramente, a nossa autoestima sofre, tornando-nos vulneráveis à depressão .
  • 20. PREGAÇÃO, DESEJO E MOTIVO: UM ALERTA PARA OS JOVENS PREGADORES NUMA CULTURA NARCÍSICA E NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
  • 21. CULTURA DO ESPETÁCULO multiplicação de ícones e imagens, principalmente através dos meios de comunicação de massa, dos rituais políticos, religiosos e hábitos de consumo, de tudo aquilo que falta à vida real do homem comum:
  • 22. CULTURA DO ESPETÁCULO celebridades, atores, políticos, personalidades, gurus, mensagens publicitárias – tudo transmite uma sensação de permanente aventura, felicidade, grandiosidade e ousadia.
  • 23. CULTURA DO ESPETÁCULO O espetáculo é a aparência que confere integridade e sentido a uma sociedade esfacelada e dividida , enfatizando a exterioridade e o autocentramento.
  • 24. Os homens que não costumavam ser tão afeitos ao espelho também podem ser vistos nas redes sociais com o torso desnudo ensaiando poses sensuais.
  • 26. Jung, sua cartografia da psique humana retrata cinco arquétipos Que desempenham papel fundamental na compreensão do ser humano.
  • 27. O "narciso" sendo vaidoso, necessita da aceitação e aplausos dos outros, porque nos neurônios do  seu inconsciente se encontram diversas gravações de fatos e fatores negativos da sua nulidade  cultural e do seu vazio existencial. Por isso, o seu Inconsciente exige que o seu Consciente busque lá fora os aplausos e a  aceitação dos outros, para neutralizar a ansiedade latente dessas gravações (antigas ou recentes) contidas nas células nervosas da sua mente Inconsciente. 
  • 28. NARCISISTA : para receber e continuar atraindo a atenção, aplausos, aceitação, elogios e bajulação de terceiros para  a sua fragilizada personalidade ( que  o mantém vivo), necessita manter-se sempre atraente e belo para todos, a fim de  receber esses aplausos e essa aceitação que o alimentam.  É aí que o narcisismo se associa com a vaidade, que lhe custa muito e o onera com gastos extravagantes, como: roupas, sapatos, perfumes, enfeites, adornos, penteados, cosméticos  e mil outros atrativos para ser notado, olhado, invejado e aplaudido. 
  • 29.  
  • 30.  
  • 31. NARCISISMO COMO FATOR DE DISTÚRBIO PSICOLÓGICO
  • 32. Jovens narcisistas nem pensam em mudar o mundo, tão pouco em mudar pessoalmente, a única mudança com que sonham é a do corpo. CORPOLATRIA – CULTO AO CORPO Massa muscular, silicone, cirurgia plástica Hipervalorização da aparência. Valores espirituais inexistentes.
  • 33. MÍDIAS SOCIAIS : ajudam a exacerbar esse fascínio com a própria imagem .
  • 34. NIVEL DE NARCISISMO EXACERBADO – repetido em vários perfis no Orkut. GOSTOU? PEGA A SENHA… PEGOU A SENHA? FINAL DA FILA… CHEGOU SUA VEZ? PEGA DE JEITO… PEGOU DE JEITO? DÁ VALOR… NÃO DEU VALOR? ABRIU PRA CONCORRÊNCIA… NÃO QUER? TEM QUEM QUEIRA… QUER DE NOVO? DESCULPE MAS FIGURINHA REPETIDA NÃO COMPLETA MEU ÁLBUM… ME ODEIA? TENTE ME SUPERAR… ACIMA DE MIM SÓ DEUS !!!!!
  • 35. Alguns achados comumente observados entre pacientes narcisistas: NA ESFERA SEXUAL: fantasias perversas, perda de interesse pelo sexo; NA ESFERA SOCIAL: inibições no trabalho, incapacidade para formar e conservar relações significativas, atividades delituosas;
  • 36. NOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE MANIFESTA perda de humor, perda de empatia a respeito das necessidades e sentimentos dos demais, perda no sentido de proporção, tendência a ataques descontrolados de ira e mentira patológica; NA ESFERA PSICOLÓGICA : preocupações hipocondríacas com a saúde física e psíquica, perturbações vegetativas em diversas áreas orgânicas.
  • 37.   Neste caso, esse comportamento doentio vai lhe causar inúmeros transtornos de saúde, econômicos e social. Apresentam conflitos típicos dessa natureza, sofrendo por não terem um viver adequado às exigências da vida em sociedade. Sofrem demais com depressão e outras calamidades psicossomáticas, quando os anos, traumas e doenças as atingirem. 
  • 38. Antes: distúrbios causavam sintomas existenciais negativos e prejudiciais, somente quando os doentes atingiam a idade adulta. Hoje: bilhões de estímulos nocivos e condicionadores que nos atingem pelos meios de comunicação, em particular, da televisão, causam distúrbios principalmente nas mentes infantis e imaturas;
  • 39. NA ATUALIDADE: Cada vez mais precocemente as crianças são induzidas e permitidas por pais imaturos, inconsequentes e mentalmente enfermos  a  exibirem, publicamente, seus corpos "bonitos" e maquiados aos olhares e desejos de bilhões de degenerados de toda espécie, na passarela global do Narcisismo, Vaidade, Orgulho, Pretensão e Egocentrismo. 
  • 40. MÍDIAS SOCIAIS : ajudam a exacerbar esse fascínio com a própria imagem. ÁLBUM DE FOTOS: O álbum de fotos é o lugar de deleite de um narcisista. Nele se pode expor a própria imagem ao mesmo tempo em que se curte cada comentário.: Como estás bonita na foto! Uau. - Ai, brigaduuuu! responde a menina, embriagada com o elogio
  • 41.  
  • 42.  
  • 43. RECURSOS TERAPÊUTICOS PARA AS TRANSFORMAÇÕES E AS EMOÇÕES NORMAIS DA ADOLESCÊNCIA À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA
  • 44. JOANNA DE ÂNGELIS – Característica de imaturidade psicológica do indivíduo: PREOCUPAÇÃO EM PROJETAR O PRÓPRIO EGO.
  • 45. Espírito imortal, momentaneamente cercado de sombras e envolto em tormentos de insatisfação, pode canalizar todas as energias decorrentes dos instintos básicos para os grandes voos da inteligência, superan­do os patamares mais primitivos da evolução com os olhos voltados para a realidade transcendente.
  • 46. Por mais rudes que forem os golpes a que a grandiosidade da criança estiver exposta, diante da realidade da vida, o sorriso orgulhoso dos pais mantém vivo um resto de onipotência original, que será conservado como núcleo da autoconfiança e da segurança interna, a respeito do próprio valor, o que sustentará a personalidade sadia por toda a vida.
  • 47. O mesmo pode ser dito a respeito de nossos ideais, por maior que sejam as desilusões, à medida que vamos descobrindo as fraquezas e limitações dos objetos idealizados por nosso íntimo, no início de nossa vida, a autoconfiança dos pais, quando nos sustentava com sua segurança quando nos permitiam fundir nossa ansiedade com sua tranquilidade, por meio de suas vozes serenas ou de nosso estreito contato com seus corpos, quando nos seguravam no colo, continuará a ser o núcleo de nossa fortaleza, de nossos principais ideais e da serenidade que sentimos, enquanto vivemos uma existência orientada por nossas metas internas.
  • 48.  
  • 49.  
  • 50. Por isso, a Evangelização Infanto-Juvenil é uma das primeiras atividades a serem encetadas como base para a construção do Mundo Novo.
  • 51. " Têm-me informado os Benfeitores Espirituais, entre as quais Dr. Bezerra de Menezes, Joanna de Ângelis e Amélia Rodrigues, que este necessário labor é o " sêmen" fecundante do Bem no organismo da criatura humana, produzindo "frutos " de sabedoria e de paz. No setor doutrinário-educacional a obra se agiganta quando dirigida às gerações novas, ainda não comprometidas emocionalmente com os problemas da atualidade e receptivas às orientações que lhes chegam. A divulgação do Espiritismo sob todas as formas é o grande desafio para os espíritas e suas instituições neste momento grande da Humanidade. Divaldo P. Franco, inspirado por Joanna de Ângelis - - extraída da "Separata do Reformador”, outubro 1982.
  • 52.
  • 53.  
  • 54. Fórmula infalível de captar ajuda divina: dedicação a obras assistenciais a benefício do próximo. A partir daí, os problemas vão aos poucos sendo resolvidos, as angústias se dissipando, alegria de viver crescendo.
  • 55. Aprendizado Quanto mais cedo melhor, para não deixar germinar a indiferença
  • 56.  
  • 57. " Para os Espíritos Superiores evangelizar a criança e o jovem, à luz da Doutrina Espírita significa : resposta do  Espírito Áureo : "Nenhum Espírito atinge culminâncias evolutivas, nos círculos Superiores da Vida Eterna, sem que, ao longo de sua extensa jornada ascensional, haja tecido indestrutíveis laços de profunda afetividade com numerosas outras almas. Nada pode ser mais promissor, mais construtivo, nem mais belo, do que plantar as sementes do amor, da fraternidade, da virtude e da paz, no coração das crianças e dos jovens que renascem para a vida, na seara do mundo. Extraída do "Reformador", FEB
  • 58. Em razão disso, e sem embargo do essencial universalismo que lhes caracteriza as generosas provisões de amor fraterno, soem guardar, nos imos de si mesmos, sublimes ascendente s de carinhosa tutela sobre seres que se lhes demoraram à retaguarda, os quais, à feição de afilhados que o Eterno Pai lhes confiou, gravitam, à moda de satélites vivos, em torno de centro estelar do seu devotamento.
  • 59. O  Espiritismo  possui a chave para o problema, educando o homem, moral e espiritualmente, auxiliando-o a sair da faixa dos instintos para os sentimentos e destes para a razão. Proclama a revolução moral, imediata, cujas vítimas são os vícios e as imperfeições, os atavismos ancestrais negativos e as paixões dissolventes... Eurípedes Barsanulfo ( extraído do livro "Antologia Espiritual")
  • 60. Para esse cometimento, ninguém se pode eximir, porquanto, membro do organismo social, cada homem em se transformando para melhor está realizando o programa de revolução espiritual da nova ordem pela qual todos lutamos. Eurípedes Barsanulfo ( extraído do livro "Antologia Espiritual")
  • 61. Sem mecanismos de evasão à responsabilidade, mas sem a violência geradora do caos, não se apoia em pieguismos narcisistas e ergue a flama da verdade, demonstrando que o homem integral não é o vencedor transitório do mundo, mas o conquistador de si mesmo, assim fomentando o trabalho digno como alavanca propulsora dos objetivos que levam à nova ordem social, que é de paz, de amor, de liberdade com responsabilidade, de bem. Eurípedes Barsanulfo ( extraído do livro "Antologia Espiritual")
  • 63.  
  • 64. Pensamento e Vida Cap. 13 - Filhos filhos
  • 65. Reflexos dominantes recebidos pelos filhos 13 Cap. Os Reflexos dos Pais e Mestres. .. ... São reflexos que imprimirão à nova chapa cerebral as imagens que lhes influenciarão a existência inteira . filhos
  • 66. Agentes poderosos dos estímulos externos 13 Cap. ...são a palavra e o exemplo direto . ...Jazem impregnados do magnetismo indutivo, operando significativas transformações para o bem ou para o mal . filhos
  • 67. Lentes da alma 13 Cap. Imagens projetadas sobre a mente infantil A Mente infantil é como um espelho renovado em que se conjugam visão e observação, atenção e meditação por lentes da alma. filhos Na nova aparelhagem Neuro cerebral
  • 68. Base da conduta 13 Cap. Imagens refletidas ... À feição de máquina fotográfica, a mente infantil, absorve os reflexos das mentes que a rodeiam fixando-os em si própria, como elementos básicos de conduta. filhos
  • 69. Moldes espirituais São moldes espirituais 13 Cap. Os reflexos dos pais e dos mestres ... Os pequeninos acham-se a mercê dos moldes espirituais, assim como a argila frágil e viva ante as ideias do oleiro. filhos
  • 70. Companheiros 13 Cap. ...nossos filhos são companheiros que nos retomam transitoriamente o convívio, quase sempre para se reajustarem conosco, aos impositivos da Lei Divina, necessitados, quanto nós mesmos, de provas e ensinamentos...
  • 71. Até à morte... (Com raras exceções) 13 Cap. Os reflexos dos pais ... Todos os nossos filhos nos sofrem os reflexos, assimilando impressões perduráveis que, às vezes, lhes acompanham os passos desde a meninice até a morte do corpo . filhos
  • 72. Tratá-los como enfeites do coração... 13 Cap. reflexos da sombra... filhos ... será induzi-los a funestos enganos, porquanto se tornando ineficientes para a luta redentora facilmente se ajustam ao reflexo dominante das inteligências aclimatadas na sombra ou na rebeldia, gravitando para a influência do pretérito que mais devíamos evitar e temer.
  • 73. É nosso dever: traçar-lhes as noções de ... 13 Cap. ... Justiça e Trabalho Fraternidade e Ordem Disciplina e exercício do Bem ...Sem furtar-lhes o clima de otimismo e esperança. filhos
  • 74. Nossa colheita 13 Cap. Reflexos Incorporados hoje por nossos filhos ... Seremos “herdeiros das nossas próprias obras.” Acolhamos a criança com amor. filhos Nós no futuro
  • 75. “ Não olvides que a criança, No caminho, vida afora, Vai devolver-te mais tarde, O que lhe deres agora. João de Deus - Chico Xavier
  • 76.
  • 77. Slides livro Pensamento e vida de Emmanuel (Chico): www.cefak.org Autoestima, autoajuda e narcisismo social: http://www.4shared.com/document/Dn9X3sAM/Auto-estima_auto-ajuda_e_narci.html Dificuldades do ego – livro O SER CONSCIENTE -JOANNA de ÂNGELIS Alguns tópicos de outros sites sobre narcisismo (via Google)